Ir para conteúdo

[ENCERRADA] Segunda Compra Coletiva de 2015 - NdA, SStR e Faz. Ouro V. (Café Verde/Cru)


Igor

Postagens recomendadas

Olá colegas Home Roasters, é com grande prazer que dou abertura para a nossa segunda Compra Coletiva de 2015, a última da safra 2013/2014. Como teremos vários novos membros do clube que irão participar da Compra pela primeira vez, irei explicar bem detalhadamente o que é e como funciona.

----

Índice: 

0- Introdução

            0.1 O que é a Compra Coletiva

            0.2 E quem lucra com isso?

            0.3 Riscos

 

1- A Compra Coletiva

            1.1 Como Participar

            1.2 Previsões e Prazos

 

2- Os Cafés

            2.1 Fazenda Ninho da Águia

            2.2 Sítio Santa Rita

            2.3 Faz. Ouro Verde 

 

3- Pagamento           

 

4- Envio

 

5- Agradecimentos

---- 

0- Introdução

            0.1- O que é a Compra Coletiva:

Comprar grãos crus de qualidade e em poucas quantidades é uma tarefa árdua e dispendiosa. Desta forma, a solução mais simples é a união. A Compra Coletiva é na realidade um esforço coletivo, onde nos unimos para comprar bons cafés verdes, em grandes quantidades e a preços mais acessíveis, tentando valorizar, quando possível, a negociação direta com o produtor e o Comércio Justo.

 

            0.2- E que lucra com isso?

A Compra Coletiva não tem fins lucrativos, porém é evidente que há custos operacionais envolvidos, como ligações interurbanas para negociar os cafés, embalagens, caixas e gasolina para transportar as encomendas até os Correios. É complicado estimar o quanto está sendo gasto em cada compra, mas posso afirmar que só tive prejuízos até hoje. Não acredito que eu tenha que bancar todos esses custos sozinho, por isso acrescentarei em cada quilo de café um valor de ajuda de custo de R$ 1,00.

 

            0.3- Riscos:

Há riscos envolvidos na compra e como não há ninguém lucrando com todo o processo, o risco é de responsabilidade de cada participante. Digo isso, pois na última compra coletiva uma das encomendas atrasou bastante e a pessoa que iria receber os cafés ficou me pressionando. No fim o café acabou chegando, mas isso me alertou para o seguinte fato: não é minha responsabilidade restituir o valor pago caso a encomenda seja perdida pelos correios. É claro que acreditando na união que temos aqui no Clube, tenho certeza que haverá um esforço coletivo para ajudar ao máximo a pessoa lesada.

 

1- A Compra Coletiva

            1.1 Como Participar:

Se você está de acordo com os riscos envolvidos e com o valor a ser acrescentado em cada quilo, então basta preencher o formulário a seguir com os dados que lhe serão requisitados. Caso não esteja familiarizado com a Compra Coletiva, peço que leia tudo até final antes de preencher. O prazo limite para preenchimento do formulário é até dia 13/06.

 

Formulário: Encerrado!

 

Respostas: Removido!

 

             1.2 Previsões e Prazos:

De acordo com minhas previsões, todos os cafés estarão comigo até o dia 26/06. Somente a partir do dia 29/06 é que começarei a despachar as encomendas.

 

2- Os Cafés

            2.1 Faz. Ninho da Águia:

Este café não precisa de apresentação. Quem já provou sabe do que estou falando. Dessa vez o Clayton separou para gente um Blend que foi colhido no final de Setembro. Segundo ele é um café para mais de 84pts. Não tive oportunidade de experimentá-lo ainda, mas conhecendo o Clayton e a Faz. Ninho da Águia, imagino que não haverá decepções:

 

Fazenda Ninho da Águia - Frutado Carmem Miranda

Alto Caparaó/MG

Matas de Minas

Altitude: 1.100m ~ 1.400m

Variedades: Catuaí Vermelho e Catuaí Amarelo

Processo: Natural

Produtor: Clayton

Valor da Saca: R$ 1.500,00 com frete e ICMS inclusos

Quantidade disponível: 60kg

 

Valor Final por Quilo: R$ 25,00 + 1,00 = R$ 26,00

 

            2.2 Sítio Santa Rita/Café Campo Mistico:

Este é o café do casal mais querido do fórum, que quando comercializado por eles saí com o nome Campo Mistico. São pessoas que valorizam o que fazemos aqui e acredito que devemos valorizar o esforço deles em produzir cafés de qualidade também. 

Esse café é o mesmo Mundo Novo da última Compra Coletiva, só que dessa vez é referente a um talhão diferente. É um café sombreado que ficou muito especial. Já tive oportunidade de torrar 4 batches dele e todos ficaram excepcionais. É um café muito doce, com corpo razoável, acidez média e notas bem características do cafés do SStR: chocolate, amendoas e nozes. Segue Resumo:

 

Sitio Sta Rita de Cassia - Lote L1 ou Lote do Luke

Bueno Brandão/MG

Montanhas do Sul de MG

Altitude: 1.100m

Variedade: Mundo Novo

Processo: Natural / Seco em terreiro de concreto

Produtor: Valmor e Adriane

Preço da Saca: R$1.500,00 com frete e ICMS inclusos

Quantidade Disponível: o tanto que precisarmos! 

 

Valor Final por Quilo: R$ 25,00 + 1,00 = R$ 26,00

 

2.3 Faz. Ouro Verde:

Este é o café que entrou aos 45min do segundo tempo. Uma boa oportunidade para conhecermos cafés fora do eixo MG/SP, pois se trata de um café baiano. Não cheguei a provar o café que o Cândido irá mandar, mas imagino que se seguir o mesmo padrão de seus outros cafés, será um espetáculo:

 

Faz. Ouro Verde

Piatã-BA

Altitude: 1.300m

Variedade: Catuaí

Processo: CD

Produtor: Cândido Ladeia Rosa

Preço da Saca: R$1.800,00 com frete e ICMS

Quantidade disponível: 60kg!!!

 

Valor Final por Quilo: R$ 30,00 + 1,00 = R$ 31,00

 

3- Pagamento

Após a data limite para preenchimento do formulário eu irei entrar em contato com cada um de vocês passando os dados bancários para transferência assim como o valor completo: Café + Frete. O pagamento é à vista e mediante a uma transferência bancária para minha conta no Banco do Brasil. Assim que eu confirmar a transferência eu colocarei um OK na planilha avisando que o pagamento foi confirmado.

 

4- Envio

O envio será feito logo após a confirmação do pagamento e dentro dos prazos estabelecidos em 1.2. Uma possibilidade que utilizamos para driblar os altos custos do transporte é o Envio Coletivo. Ele funciona da seguinte forma, ao invés de fazer remessas individuais para várias pessoas da mesma cidade, os membros regionais se organizam para que o envio seja feito para um representante e essa pessoa fica encarregada de distribuir localmente os cafés.

 

5- Agradecimentos

Como sempre gostaria de fazer alguns agradecimentos. Primeiro os amigos Valmor, Burny e Torres. Esses caras tão sempre me dando um grande suporte pelos bastidores Compra Coletiva. Em especial para o Valmor, que topou mais uma vez participar da compra com o café dele.

 

Gostaria de agradecer também ao Clayton que tem se tornado um grande parceiro do Clube e ao Cândido, um grande futuro parceiro, assim espero...

 

Att,

Igor 

Editado por Igor
  • Curtir 21
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mandei meu formulário já. Se alguém de GYN pedir, podemos rachar o frete.

 

Weiler bora rachar o frete.

 

Igor, já preenchi o formulário.

 

Obrigado a todos os envolvidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nos e' que mais uma vez agradecemos por mais esta oportunidade de compartilhar experiencias com vcs !  

 

Para nos e' uma honra atende los.

 

Abs

Valmor

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Era era era. Estava esperando uma compra coletiva dessas. Que maravilha. Peguei 2+2+1. Porto Alegre e região, (ou região de Bento Gonçalves) bora se mexer para dividir o frete?! Valeu Igor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bem organizado, parabéns Igor e agradecemos imensamente o seu esforço e os demais que estão ajudando o Igor, já em Umuarama sou a única alma viva que compra cafés, ou seja, não tem com quem rachar o frete, se fosse ao menos Maringá seria mais fácil :(

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vou participar desse compra coletiva pois meu estoque de café verde está bem alto. Até pensei em entrar por conta do café da Fazenda Ouro Verde, mas vou segurar a ansiedade e aguardar a próxima oportunidade.

 

Estou escrevendo mesmo para agradecer ao Igor pelo empenho! A explicação e a organização ficaram excelentes! É legal ver como a cada nova compra o processo está evoluindo, sempre de maneira transparente e com um objetivo muito nobre para nós. :)

 

Meus parabéns e muito obrigado!!!  :)  :)  :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá colegas, obrigado pelo apoio e consideração.

 

A nossa Compra cada vez mais toma proporções maiores, por isso senti a necessidade de tornar os objetivos e riscos mais claros para todos, para evitar possíveis confusões. E vejo que esse esforço está sendo recompensado e a cada Compra Coletiva que passa vejo mais e mais pessoas aderindo a torra doméstica e esse era um dos nossos objetivos também.

 

Quanto as quantidades, peço que continuem preenchendo os formulários com os pedidos normalmente, pois existe a possibilidade de pegar mais café com os produtores e seria bom saber a quantidade exata que terei que negociar a mais. Caso não seja possível buscar mais cafés, terei que limitar as quantidades por pessoa, mas vamos deixar para fazer isso somente em um último momento.

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá colegas, conversei com o Cândido mais cedo e ele disponibilizou mais 30kg pra gente, então o Faz. Ouro Verde tá liberado pra pegar o quanto quiserem por enquanto. Quem quiser acrescentar no pedido inicial é só se manifestar por aqui que eu modifico direto na planilha!!! Pra que não preencheu o formulário ainda, vou modificá-lo para poderem pegar a quantidade que desejarem! 

 

Ainda não consegui falar com o Clayton, mas, se eu não estou enganado, em outra oportunidade ele já tinha comentado que não haveria a possibilidade de pegar mais, que seria só os 60kg. Se isso de fato ocorrer, terei que limitar a quantidade do café do Ninho da Águia para 2kg.

 

Então se planejem aí... 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá colegas, conversei com o Cândido mais cedo e ele disponibilizou mais 30kg pra gente, então o Faz. Ouro Verde tá liberado pra pegar o quanto quiserem por enquanto. Quem quiser acrescentar no pedido inicial é só se manifestar por aqui que eu modifico direto na planilha!!! Pra que não preencheu o formulário ainda, vou modificá-lo para poderem pegar a quantidade que desejarem! 

 

Ainda não consegui falar com o Clayton, mas, se eu não estou enganado, em outra oportunidade ele já tinha comentado que não haveria a possibilidade de pegar mais, que seria só os 60kg. Se isso de fato ocorrer, terei que limitar a quantidade do café do Ninho da Águia para 2kg.

 

Então se planejem aí... 

 

Olá Igor. maravilha hein.

 

Eu quero mais 1kg do ouro verde.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mreis, Leonardoo e Rafa - Alterado.

 

Rafa, caso o Ninho da Águia tenha que ser reduzido para 2kg por pessoa você teria interesse em pegar mais do Ouro Verde, ou esse 1kg a mais já é contando com a redução? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...