Ir para conteúdo

Graef ES90 ou Sunbeam EM6910


Bernardo B

Postagens recomendadas

Só agora, querendo fazer um "update", e que percebi que não tinha criado este tópico é que tudo que relatei a respeito da Graef ficou espalhado por todo o fórum.

 

Em fim, comprei a Graef faz uns quatro ou cinco anos na Alemanha, após ter lido vários reviews positivos e de me oferecerem uma máquina de mostruário pela metade do preço.

 

A máquina é um projeto australiano, muito avançado tecnicamente com dois termoblocos (funcionam como duas caldeiras) pelo que fica pronta para funcionar muito rápido (por volta dos 10 minutos) regulagem eletrônica de temperatura, dossador, preinfusão, etc, etc.

 

O conceito é similar ao da Breville 900, concorrente na Austrália, e ambas vendidas na Alemanha com outros nomes: Graef e Gastroback.

 

Bem como a Breville, a Graef é capaz de extrair um ótimo café - quando funciona - sendo ainda bem mais fácil de utilizar que outras máquinas da mesma faixa de preço , graças a dispor de preinfussao, regulagem de temperatura e dossador volumétrico, especialmente para iniciantes.

 

O problema é que estas máquinas utilizam material bastante delicado, e que, se não tratados com extremo cuidado acabam dando problemas graves, tem muita eletrônica embarcada e não possuem assistência no Brasil, de forma que se der zebra o problema é teu.

 

A minha funcionou bem uns seis meses, dai deu um monte de problemas, que fui solucionando parcialmente até que recentemente deu uma pane na placa mãe e deixou de esquentar o termobloco do grupo.

 

Desde que além de ter tido bastante sorte, tenho muito bons amigos, o Sergio me jogou um salva-vidas, conseguiu os componentes eletrônicos e consertou a placa mãe :-)

 

Eu já tinha trocado o "colar" e gaxeta, acertado o PF e consertado a bomba de vapor, aproveitei para desmontar, limpar e testar a bomba do grupo (que ficou perfeita) e após cuidadosa remontagem tenho o prazer de relatar que está funcionando perfeitamente !!!

 

Estes dias estou utilizando a Graef quase que exclusivamente, em conjunto como o Macap M4, para testar exaustivamente, é por enquanto estou bem satisfeito com o par.

 

Vejo que hoje, com mais experiência e as máquinas calibradas e amaciadas, estou obtendo resultados bem acima da minha expectativa para equipamentos desta categoria.

 

Ainda, não vou recomendar a Graef para ninguém, desde que a falta de assistência técnica e um grande problema, e nestas circunstâncias só recomendaria máquinas de concepção mais simples e mais robustas.

 

Meu agradecimentos aos colegas pela ajuda é muito especialmente a Sergio que consertou a peça mais cara e que sem cuja ajuda eu possivelmente teria acabado descartando a máquina e que hoje está me dando bastante prazer.

  • Curtir 10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

Encomendei algumas peças para manutenção da Strega e da Graef, no entanto a bomba de vapor ainda não foi a enviada, e pela demora sinto que a fábrica deve estar sem estoque.

Em fim, cansado de aguardar, desmontei a bomba defeituosa, deixei as peças de molho no ácido cítrico por uma hora, lavei tudo direitinho e montei novamente. Funciona que nem um charme !

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Curtos comentários informativos, que também podem servir a quem tiver Breville, desde que ambas tem muitas características no mínimo parecidas, ou até para equipamentos de outras marcas.

1. A gaxeta de silicone do grupo se agarra demais, isso faz que o PF não feche bem e obriga  forçar ao fechar, o que estraga o grupo (que é de material bastante mole). A solução é fácil mas levou muito tempo e reparos para descobrir: coloca-se  um pouco de graxa na borda do filtro e rodando se lubrifica levemente a gaxeta, pronto, o PF fecha que é uma beleza sem precisar fazer tanta força.

2.Os filtros que melhor funcionam com ela são os originais desde que tem uma borda diferente aos normais de 58mm (devo até tentar novamente  com o truque de engraxar a gaxeta. 

3. O filtro single, (eu sou fá de single, não posso abusar em beber muito café ... )  que era muito temperamental, agora funciona perfeito com o Tamper Bravo, que mesmo com os singles comuns consegue ser totalmente paralelo. Eu ainda sobre-calco com um tamper curvo e finalizo com o Bravo, extrai perfeito !

4 Estes grupos não toleram overdossing (vazam, canalizam, quebram, etc.), gosta mesmo de 13,5 a 14gr, ou 7,5 até 8 para single, mais do que isso faz sujeira no grupo,  vaza, canaliza, etc. Por este motivo um moedor plano de muito boa qualidade, que permita doses pequenas e   moer bem fino e o ideal. Isto limita bastante para cafés especiais muito claros, porem funciona muito bem para uso normal.

5. Finalmente chegou a bomba de vapor, o modelo novo, que tem o dobro da capacidade da anterior. Ficou muita boa para texturizar uma dose de leite para cappu, o que estava precisando desde que pequenas quantidades de leite (abaixo de duas doses) são mais difíceis de texturizar bem na Strega, mais um ponto como para fazer rapidamente o cappu urgente.

6. Com todos  estes macetes a fera ficou domada e o uso da maquina ficou muito pratico: a proposta é bem avançada, uma double termobloc, que esquenta em 5', texturiza bem, tem PID, de forma que a temperatura é perfeita, manômetro que permite controlar a extração, com PI é dosagem volumétrica, o que é muito pratico no dia a dia, e ainda ficou fácil de limpar e manter. 

E por cima de tudo extrai muito bem o comfort coffee e o cappu do dia a dia e, se necessário, posso  preparar várias bebidas em pouco tempo.

Era essa a proposta inicial da maquina,  que não conseguia entregar dado o grau de detalhe e a experiencia necessárias, bem como pelas constantes quebras. 

Estou contente de a ter guardado, me serve bem quando desejo algo simples, rápido e pratico, ainda que não a recomende por causa da fragilidade, e dos múltiplos problemas que apresentou.

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...