Ir para conteúdo

Rioy - que raio é isto?


Postagens recomendadas

Desta eu não sabia:

 

 

Rioy (REE-oh-ee)
A harsh, medicinal quality, the term derives from a reference to low quality coffees from Brazil (i.e., Rio De Janeiro). 

 

In General

Over sixty-five percent of the coffee grown throughout the world is arabica, but much of it is unexceptional. On its own, the label "arabica" is no assurance of quality: you will need to know much more about it and find a reputable retailer who can provide much more information, and who has sampled ("cupped") each lot. As noted, although Brazil grows some excellent coffee, a sizeable portion of the arabica grown there is of quite poor quality, to the point where the coffee trade uses a particular term, "Rioy" (from Rio de Janeiro), to describe certain particularly harsh, pungent coffees.

 

Fonte: http://www.thecoffeefaq.com/

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O café bebida pode ser classificada em : estritamente mole , mole , apenas mole , dura , riada , rio e rio zone , essa palavra se refere aos 3 ultimos tipos .

Bebida riada , rio e riozona , são bebidas com gosto de iodoformio , sendo que a rio zona o gosto é tão intenso que a bebida é repugnante.

 

Agora porque essa bebida ruim se chama Rio , tem uma história interessante por trás do termo.

 

Quanto Palheta roubou café da Guiana , ele levou para o Maranhão e posteriormente o café seguiu para a Bahia e em 1760 ele chegou aqui no Rio , na época o Vice Rei achou que esse tal de café tinha futuro , e deu mudas para os frades capuchinhos.

Nessa época o que hoje seriam os bairros da urca , meier e tijuca eram cafezais.

Nos 30 anos seguintes o café foi um sucesso econômico estrondoso por volta de 1790 a região de Vassouras ( vale do paraiba) se tornou a principal região produtora de café e pelos 100 anos seguintes o Rio será o maior produtor de cafe do Brasil .

 

O Rio e a região de Vassouras são bem úmidos , e o café da forma que era colhido , armazenado e posto para secar nos séculos XVIII e XIX , produzia uma fermentação que dava o gosto de iodoformio.

Esse café produzido no Rio era exportado pelo porto do Rio , rapidamente os importadores perceberam que a bebida do porto do Rio tinha esse gosto de iodoformio , daí os termos rio e riado.

 

O cafe de São Paulo exportado pelo porto de Santos não tinha esse gosto , pois a região produtora era mais seca produzindo um cafe com menos fermentação.

 

Na decada de 1890 marcou o fim do café no Rio , o fim da escravidão e o esgotamento da terras do vale do paraiba , levou o café para o norte na região de Juiz de Fora até Caratinga (zona da mata) essa região é mais úmida que a região de Vassouras , a forma de colher e secar continuava a mesma , produzindo uma bebida com gosto de iodoformio mais intenso , nascendo daí o nome rio zona.

 

A partir do final do século XIX e por quase todo século XX o café brasileiro será exportado pelo porto de Santos e Tipo Santos passará a ser sinônimo de cafe brasileiro.

 

Mas a história não acaba aí , atualmente o Rio produz 330.000 sacas de café por ano , o que provavelmente deve ser menos do que o sitio do Valmor vai colher esse ano. :D

  • Curtir 12
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem legal... Tudo tem um porque.. :)

 

Mais legal ainda é o Véio que vivenciou tudo isto aí.. Ele deve saber contar mais detalhes do assunto..  :lol:  :lol:  :lol:

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No curso de classificação que eu fiz, tinha uma moça que trabalhava com café (exportação). Ela contou que o oriente médio compra bastante café riado da gente. Quem já tomou café turco nos EUA ou Europa (num lugar típico), deve ter notado o gosto forte de iodofórmio. Não é acidente. Eles especificam na hora de comprar que querem riado. 

É um horror, mas eles também põe açúcar e às vezes cardamomo, o que já altera bastante o gosto do café.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tradução livre do texto inicial:

 

Rio
Um duro, de qualidade medicinal, o termo deriva de uma referência aos cafés de baixa qualidade provenientes do Brasil (i.e., Rio De Janeiro).
 
Em Geral
Mais de sessenta e cinco por cento do café cultivado em todo o mundo é arabica, mas muito desse café não tem nada de excepcional. Por si só, o rótulo de "arábica" não é garantia de qualidade: você precisa saber muito mais sobre ele e encontrar um varejista respeitável que possa fornecer muito mais informações e que tenha amostrado ("classificado") cada lote. Como se observa, apesar de o Brasil cultivar um excelente café, uma parte considerável do arábica cultivado lá é de muita má qualidade, ao ponto em que o comércio de café usa um termo particular, "rio" (do Rio de Janeiro), para descrever certos cafés particularmente agressivos e pungentes.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não conehcia essa história...

Bela aula de história sobre os cafés brasileiros :lol:

Realmente o café turco tem um sabor mais pungente. Tem uma cafeteria aqui em BH que o barista disse que prefere fazer o turco com robusta, justamente pelo sabor... e adiciona cardamomo a gosto do freguês...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

robusta não tem gosto de iodofórmio. Pelo menos os que eu provei no curso. Não era ruim. Como já se falou aqui, lembra o aroma de milho de pipica não estourado (ou o cheiro que fica na panela depois de estourar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...