Ir para conteúdo

Filtro IMS The Single


seiti

Postagens recomendadas

Consegui um par de filtros IMS The Single: um h22.5 (9.5g) e um h22 (12g) e finalmente chegou meu café para brincar.

 

Fotos: https://goo.gl/photos/3YEkgcMh2Xb7dtP2A

 

Extração do Unique Blend (um dos cafés que mais gostei), 12g pó para 16g café extraido:

 

 

 

O sabor ficou show de bola.

 

Fiz algumas extrações com o Fazenda Esperança da Feito a Grão que não ficaram boas... Daí matei o pacote na prensa francesa.

 

Com o uso deste filtro acabei padecendo menos com canalizações (vide sofrência-com-canalizações), embora dê para observar no vídeo uns jatinhos (um dia ainda pega na lente do celular, :rolleyes: ).

 

O mais bacana é eu conseguir este resultado num filtro single. No filtro single padrão da máquina, nunca consegui tirar um café decente. Gasto menos café para ajustar a extração e dá para treinar mais. 

 

Agora preciso de um tamper mais justo no filtro. Deve sobrar 1mm em toda a circunferência do filtro na hora de calcar. Daí acaba a desculpa de sair café ruim.  :P

 

Críticas? Sugestões?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adoro ristrettos. Mas reparei que não é com todo café que consigo um ristretto bebivel. O Unique Descafeinado é um destes... [emoji13]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba , unique descafeinado , no passado eu tentei preparar espressos alguns patentes idosos que só podem beber descafeinado , era amargo demais , ate eu que já encarei muita porcaria achei o espresso do descafeinado imbebível.

 

Por outro lado o espresso do Unique Orgânica e muuuuito bom :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recentemente comprei um funil com tamper de 41mm do JC Tampers para extração do single com filtro LM e já percebi uma boa melhora.  Mas aproveitei a viagem de um irmão meu à Europa e encomendei alguns itens novos, entres eles esse filtro IMS single para o grupo E61 de 9,5 g.

 

Devo receber entre os dias 11 e 12 de julho, mas pelo vídeo já deu para aumentar a ansiedade com a chegada do filtro novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha dose mínima de café por rodada junto com a mulher são dois duplos pra cada :D . Filtro single não faz sentido na minha rotina :rolleyes:

 

Bem interessante o quanto de diferença pode ter uma extração de single com a troca do filtro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa. O single ficou bom, mas depois tomei um duplo ou triplo (20g/36g) que ficou fantástico. Mesmo grão, mesma regulagem no moedor.

 

O rbcassani que havia dito que até a Crema muda, reparei nisto tb. Mais abundante e escura no duplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato deve ter um equilíbrio diferente, a massa de café é menor, o que deve dar mais homogeneidade durante a extração.

 

Fora isso não vejo outras diferenças teoricamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em maio o Burny comentou sobre esse filtro IMS novo , ele tinha gostado muito.

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/57-mostre-aqui-seu-cantinho-do-café/?p=132704

 

Depois de conversar com o Burny eu trouxe um , durante as ultimas duas semanas em venho usando ele , esse filtro é disparado o melhor filtro single que existe , em vinha usando o LM com funil e tamper de 41mm , mas esse filtro é muito superior , trabalha com tamper comum de 58mm .

 

É virtualmente impossível  produzir uma extração com jatos ou canalizações com ele , essa extração eu calcei torto para um lado , depois eu calcei torto para o outro lado e mesmo assim ficou perfeito , eu venho usando ele e calcando com bastante desleixo e nada de problemas.

Essa extração foi com um café do Rio de Janeiro (raridade) , 30 seg , 12 g  e 67% , mesmo torto e moendo bem fino saiu sem problema.

 

 

Outra característica é a borra bem seca , nos outros singles (ECM , Rancilio , Gaggia , LM e VST ) a borra sai bem empapada nesse não a borra sai igual aos filtros duplos.

 

19668055072_25e270d6f4.jpg

 

 

Com esse filtro vc joga 12 g calca de qualquer maneira e pronto , não precisa nem de outro tamper .  :D

 

Grande dica Burny.

 

Seiti eu não sei se vc já acertou a sua extração , mas eu cartearia que a pressão da Fiamma na extração que vc filmou estava bem alta.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem dois modelos esse de 12g e outro de 9,5 g na espresso parts.

 

https://www.espressoparts.com/9-5gr-the-single-portafilter-basket-standard

 

https://www.espressoparts.com/12gr-the-single-portafilter-basket-standard-1

 

Na tidaka tem um terceiro modelo de 7g

 

http://www.tidaka.net/de/Siebe/1er-Sieb-THE-SINGLE-E61-7g.html?action_ms=1

 

Se os outros modelos tem o mesmo desempenho eu não sei , o Burny usa o de 9,5g e gostou muito.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Canalização tem a ver com a torra e o café também. Tem cafés que não canalizam de jeito nenhum, outros que é difícil não canalizar, especialmente em extrações de fluxo maior.

Legal desse filtro IMS é usar o tamper normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é CaÊ, estou com está suspeita também. To loko para arrumar um manômetro e uma OPV para instalar...

 

E se vc acha impossível canalizar com jatos, experimenta um Unique Descafeinado na mesma moagem do Blend... Manchei a camiseta. Kkkk

 

Bom, um tamper encomendei com o JC.

Ja a temperatura estou conseguindo controlar. É meio chato ficar surfando, mas dá para conseguir temperaturas consistentes na faixa entre 92 e 95 graus, dependendo do tempo do flush. PID fica por último ;)

 

Só estou meio triste que consegui um duplo delicioso com o Blend, mas não consegui repetir o sabor até agora... [emoji27] seja duplo, seja single...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom que vc gostou, CaÊ. Para singles quase só uso o IMS agora, mas de vez em quando o LM ainda, porque acho que ele produz um café mais brilhante e destaca a acidez. O IMS produz um café mais equilibrado na minha maquina. Vcs perceberam isso?

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2 semanas não tive tempo de fazer teste comparativo , mas a praticidade de aposentar o funil e o tamper de 41mm e a extração limpa no naked tornam o retorno ao LM muito difícil , a minha suprema preguiça supera a curiosidade :lol:

 

Eu acho que de agora em diante eu só vou usar o LM para fazer cubano , aquela parte superior vazia é perfeita para receber o acucar com uma extração de 7/8 g.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Pessoal que tem o filtro single da IMS que funciona, vocês podem por favor colocar a foto dele e, se possível, principalmente o modelo/part number? O catálogo que o Thiago da Cáfe, Cozinha & Cia me mandou não tem o modelo do filtro do Burny (pelo menos, não tem nenhum que seja parecido visualmente). E não tenho condições de procurar essa informação no site da Tidaka...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 s8001.jpg

 

Xii , o Tiago vai penar com esses italianos pentelhos , part number da ims não tem , eu comprei o meu na espresso parts , mas só tem o part. number deles , a mesma coisa na Tidaka , Cafe kultur e etc.

 

Se vc for no site da IMS vai perceber que esse modelo não tem no site , eu pelo menos não consegui achar , 

 

http://www.imsfiltri.com/en/ims-filtri-e-docce/

 

Se ajudar , na borda do meu que é de 12g , esta gravado com laser " The Single h22.5  137"  agora part number não tem gravado em lugar nenhum .

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu (9,5 g): "The Single h21 137" na borda e "SI", "FA", "RA" e "LF by IMS, made in Italy" embaixo. Nada mais na caixa ou no filtro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...