Ir para conteúdo

Clube das Máquinas ECM - Problemas, Dúvidas, Novidades e Soluções


Postagens recomendadas

12 horas atrás, felipejack disse:

@LUW, isso do shot sair pelando depois de 20 mins não é pelo fato de ser HX? 

É essa a minha dúvida. Pois se for isso, se baixar a pressão, não vai fazer muita diferença em termos de precisar ou não (e no tamanho) do expurgo. O que tenho feito é basicamente expurgo e usar PF frio, sem deixar aquecido antes de compactar, e as vezes até xícara mais para fria também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ajuste no pressostato fiz ontém pela manhã e até o momento que perguntei aqui sobre o assunto só tinha feito testes preliminares.

A noite pude fazer uma rodada de expressos completa e, assim, testar melhor. Do meu ponto de vista, só alegrias, ficou bem melhor de trabalhar com a máquina. Em momento algum precisei de um flush longo, flushes curtos deixavam tudo no ponto, é bem nítida a redução da "violência" da água nesses flushes. A temperatura do café na xícara ficou perfeita também,  nada de café frio e nada de café pelando. Só estou devendo ainda uma vaporização.

Dito tudo isso, só posso recomendar esse ajuste. Me sinto seguro em ter feito ele por que está dentro do que é descrito no próprio manual. Alem disso, em vídeos que vi na net, alguns do Whole Latte Love, notei que a máquina estava nesse ajuste. Imagino que essa diferença observada aqui no Brasil possa ser derivada de alguma coisa relacionada ao local onde a máquina é fabricada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu trabalho com a minha ( vfa ) em 1,2 Bar, os flushs são de 1 a 3 s, nesta pressão para vaporizar precisa esperar que a caldeira esteja a mais de 1 BAR, mas estando dá para extrair e vaporizar ao mesmo tempo. Trabalhei um tempo a 1,5 BAR , mas é um exagero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E apareceu outro problema. Onde diabos é a regulagem da pressão da caldeira na Barista :wacko:? Tinha certeza que era como na Classika PID, embaixo da bandeja de xícaras, mas fui ver agora e não é ali. O manual também não cita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que vi de fotos das ECM, tem um Sirai. Ao remover a tampa de cima, tera uma caixinha grande, preta, ao lado da caldeira, com uma tampinha amarela. Ali tem um parafuso pra regular o pressostato. Normalmente anti horário diminui a pressão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso não vai estar no manual mesmo. Para acessar o pressostato, tive que abrir a tampa de cima da Mechanika. É bom tentar ver vídeos mostrando o interior da Barista, mas deve ser bem parecido.

O ajuste não é tão simples quanto o da pressão da bomba e, pelo menos na Mechanika, uma pequena mexida no ajuste já reflete bastante no resultado.

O ideal e avaliar com a máquina bem aquecida e estabilizada. Também deve se observar o ciclo de aquecimento e resfriamento, sendo que o 1,25 bar são atingidos quando no máximo no ciclo de aquecimento no que fiz aqui. Deste modo a pressão fica oscilando dentro dessa faixa de 1 bar e 1,25 bar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/11/2018 at 16:50, paulohvs disse:

Uma dúvida ao pessoal que tem máquina com medidor de pressão da caldeira, qual é o valor de pressão que está dando em suas máquinas quando estabilizam?

 

Notei que na minha estava batendo em quase 1,5 bar. No manual fala de a máquina estar pronta com a pressão entre 1 bar e 1,25 bar.

Por conta disso e também de eu achar a temperatura da água muito quente, mesmo após longos flushes, resolvi mexer na regulagem do pressostato e fiz ficar dentro dessa marem do manual.

Ao abrir a válvula para vaporização,  fica algo na casa de 1 bar. Não cheguei a vaporizar leite, mas o vapor me pareceu ok e ao testar com água teve força de sobra pra manter um bom giro.

Fiz exatamente isso @paulohvs, regulei o pressostato para ficar entre 0,9 e 1,25 no ócio e 1 bar na vaporizaçao. No meu caso mais do que suficiente para vaporizar o leite e reduz um pouco a temperatura da água no grupo na hora de extrair o café.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Toda máquina HX precisa de um flush quando fica um tempo sem usar. A minha quick está regulada em 1.25 bar, como 99% das vezes eu faço latte, prefiro ter mais força na vaporização, mas o flush precisa ser de mais tempo.

Sempre deixo ela uns 20 minutos ligadas e o expurgo é em torno de uns 5 a 10 segundos até no primeiro flush.

Eu deixaria a máquina regulada como está, há um video no whole latte love que eles alteram o pid da profitec pro 700 e da ecm synchronika para ficar em torno de 2.

Vai do seu gosto agora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu disse antes, reparando vários vídeos de máquinas similares, a configuração estava em 1,25 bar. Além disso, é o que está no manual no caso da Mechanika IV.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que não, @LUW...

Citar

Barista

Heat Exchanger System with Vibration Pump

A Barista usa bomba Vibratória. Isso foi mencionado quando você pesquisava antes de comprar. Aliás, eu mesmo mencionei... :rolleyes:

É uma Ulka.

Sua caldeira é de Cobre.

E o pressostato das caldeiras de cobre da ECM costuma ser da Matter.

A histerese do modelo Matter utilizado é menor (~0,2 BAR) que o do Sirai utilizado na ECM (>0,3 BAR), o que permite comutações mais rápidas e regulação mais precisa da pressão/temperatura. A chave do Matter é também mais silenciosa...

Curioso essa fixação com Sirai.

Na minha opinião (fundamentada nos meus testes pessoais e alguns achismos), num ambiente doméstico pode ser até uma desvantagem, pois raramente a máquina via ficar ligada períodos de 12hs~16hs seguidas diariamente, situação em que a maior durabilidade das chaves usadas por essa marca se justificaria. E a larga histerese causa essas anomalias, se deixa a pressão boa pra extrair nas caldeiras pequenas (em torno de 2L com termosifão de 120ml~180ml), os tais 1,25 BAR, a pressão cai depressa pra menos de 1 BAR e não fica bom pra vaporizar simultaneamente, começa a sair vapor úmido e depende muito do elemento aquecedor pra manter a temperatura na "faixa útil" de vaporização.

As WTWC vem com caldeira de inox e passaram a vir com Sirai depois de um certo ponto, antes era Matter também. Parece que quem paga o surplus das WTWC tava reclamando nos forums gringos que pelo preço deveria vir com Sirai. Daí a regulagem próxima de 1,5 BAR, pra não cair demais e prejudicar a vaporização.

A minha Technika não é WTWC, tem caldeira de cobre e usa Matter, veio regulada pra limitar em 1,35 BAR (rearma entre 1,10 e 1,15 BAR), fica ótimo pro meu uso.

Encantado com a fama do "queridinho", cheguei a trazer um Sirai em 2016 pra testar e ver a diferença. Não gostei da histerese alta nem do barulho. Coloquei o Matter de volta. Aliás, vendi o Sirai em seguida pra um colega. Recentemente comprei um outro Matter (também em importação Samsonite)  pra ficar de reserva em casa, pra quando o que está em uso vier a pifar. Por desajeito meu, deixei cair o Matter que está em uso enquanto desmontava pra colocar o Sirai, então pode ter diminuído o tempo de vida...

Ah! O Matter foi 1/3 do preço do Sirai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah!

Só pra completar que a 1st-line tinha uma versão que eles classificavam como "comercial":

https://www.1st-line.com/buy/ecm-germany-barista-commercial-espresso-machine-switchable-tank-direct-connect-rotary-pump/

 

Essa é WTWC, com caldeira de Inox e bomba rotatória. Provavelmente com pressostato Sirai, mesmo... Se a sua for dessa, então é tudo diferente do que conversamos antes de vc comprar, sua máquina seria muito mais completa e pesada.

A que comentamos antes da sua compra seria como essa aqui:

https://www.bellabarista.co.uk/brands/ecm-barista.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, LUW disse:

@RogerioD, nunca abri a minha para verificar, mas a Barista é para ter bomba rotatória.

 

A descrição da Barista no site oficial da ECM indica que ela possui por padrão de fábrica bomba vibratória, salvo para os modelos comerciais de 2 ou 3 grupos.

O curioso é que o modelo de um grupo com bomba rotativa citado por @Cabral e vendido no site da 1 st-line não aparece entre os modelos produzidos pela ECM Alemã.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa Barista no site da 1 st-line tem outras diferenças ainda, parece que usa o grupo E61 "padrão" no lugar do customizado pela ECM, o que vemos pelo formato do cogumelo, alavanca de acionamento e outros detalhes.

A minha Mechanika internamente é igual à Technika do @Cabral, então também não usa pressostato Sirai, mas sim o da Matter. Não tenho do que reclamar, após o ajuste, de fato, ela fica oscilando na faixa entre 1 bar e 1,25 bar. Também é bem indicado junto ao parafuso de ajuste a sinalização para onde aumenta e para onde diminui a pressão. O único detalhe é que com bem pouco giro no parafuso já se tem uma mudança considerável, então fazer o ajuste fino é um pouco trabalhoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Escrevi errado, pensei em vibratória mas escrevi rotatória, perdão :wacko:. E é vredade, essa da 1st Line é diferente mesmo. Agora que percebi que até os pezinhos são diferentes da minha.

Mas voltando à vaca fria (ou quente demais), a minha bomba é Ulka vibratória e o pressostato é Matter. Entonces, vamos às questões:

  1. Adianta eu baixar a pressão da caldeira?
  2. Se sim, baixar para quanto? ~1,3 bar?
  3. Se sim, onde fica o pressostato? Lá em cima, como na foto dessa da 1st Line?

Gostaria de baixar um pouco a temperatura porque basicamente tenho de fazer expurgo em TODAS as extrações. Depois que ela esquentou e estabilizou, o tempo que levo para moer, compactar e colocar o PF já é suficiente para a água sair fervendo. E para diminuir a temperatura gasta quase uns 200 ml de água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve adiantar sim. Talvez tentar jogar pra uns 1,2 bar. No ritmo lento que fazemos café em casa, talvez tenha que fazer expurgo de qualquer maneira, mas volume menor. Limite aí seria 0,8 bar, mas aí o vapor fica bem fraco.

O pressostato deve estar numa posição parecida. Tem um parafuso que também diminui a regulagem no sentido anti-horário.

 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, obrigado @Carneiro! Quando tiver um tempo livre (acho que só semana que vem :() vou mexer. Com ela quente e estabilizada é só ir virando o parafuso até o relógio do pressostato chegar no ponto? Ou é preciso virar um pouquinho e esperar um tempo para a mudança aparecer no relógio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pressostato é uma chave de liga e desliga. A pressão da caldeira varia numa pequena faixa, repare. Ao diminuir, espere o ciclo de liga/desliga pra ver no que deu. Muito cuidado com chave de fenda e contatos elétricos!

Não precisa esperar ela estabilizar temperatura do grupo etc antes de alterar a regulagem. Ai já espera o grupo estabilizar com a nova pressão e testa.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não me aguentei e agora na hora do almoço, depois do espresso, abri a parte de cima:

45205530075_85ed9bf26f_o.jpg

Não entendo muito de máquina de café, mas não estou vendo nada parecido com a foto acima :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ali no canto direito, encostado na proteção do tanque e perto dos fios dos termostatos e sensor de nível. É preto, redondo e com um parafuso no meio. 

O parafuso tem um tinta branca, que deve ser da regulagem de fábrica.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha é o modelo wtwc com ligação também na rede hídrica, a caldeira é em inox, bomba rotatória fluid-o-tech, pressostato Sirai, a minha o Alexandre fez um up no Gicar e Relay uma versão mais nova que na primeira leva começou a apresentar problemas muito cedo ai o Maykon da ECM enviou. Mas nunca mexi na pressão da caldeira não pra mim até o momento está bom, tanto para vaporizar quanto para espresso, nada que um bom flush não resolva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...