Ir para conteúdo

Clube das Máquinas ECM - Problemas, Dúvidas, Novidades e Soluções


Postagens recomendadas

53 minutos atrás, paulohvs disse:

A solução "definitiva" para você seria uma dual boiler com PID, mas aí o investimento sobe bastante.

Pois é, vai ficar na vontade mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LUW vai acabar com algo similar à minha configuração, uma Dual Boiler com PID ao lado da ECM HX... extremos... :rolleyes:

iCCmGUA.jpg

PS: não tirei foto depois que coloquei o T48 no lugar do Vario... que agora está à esquerda do Breville. Nem os acessórios Bravo estão presentes... (pois é, minha esposa vai ser canonizada, eu sei...)

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Prezados, boa noite!

 

Sou novo por aqui. Estou aprofundando meus estudos sobre café, já fiz alguns cursos de barista, métodos de extração etc. Agora quero comprar uma máquina de 1 grupo para ter em casa e conseguir fazer meus expressos e capuccinos de forma “profissional” e sem ter que ficar esperando ou ter que fazer leite e café separados por problemas de pressão. Não entendo muito sobre os sistemas de máquinas, mas quero uma boa e que o valor não seja exorbitante. Por isso me interessei pelas ECMs. Qual modelo vocês me indicariam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LFOB, se você faz questão de vaporizar o leite simultaneamente com espresso, uma single boiler não serve para você. Como você não quer valor alto, estamos falando de hx (heat exchanger). As mais baratas nessa categoria são a Mechanika V Slim (USD 1849) e a Barista (USD 1899).

Acredito que pelas suas descrições de valor e vaporizar ao mesmo de extrair o espresso te colocam nessas duas opções. Modelos superiores são bem mais caros, como a Technika (2549 USD) ou até a Synchronika, que é dual boiler (USD 2999). 

O problema de uma single boiler é justamente não poder vaporizar junto da extração do espresso. Depois do espresso, é necessário expurgar a água da caldeira e esperar chegar na temperatura da vaporização. É preciso fazer o processo inverso para extrair novamente. Por outro lado, a Classika, a single boiler da ECM, tem PID e isso permite definir uma temperatura para extração do espresso e outra para vapor. Com isso você sempre sabe a temperatura da caldeira. Já as Hx, pelo funcionamento delas, normalmente não tem PID. Como a temperatura da caldeira é mais alta para permitir a vaporização, para extrair o espresso, é necessário fazer flushs para baixar a temperatura. Se você não instalar um termomêtro no E61, não há indicativo de temperatura, então você precisa aprender a usar a Hx. Diversas pessoas com Hx no fórum dizem que é fácil aprender a ler a máquina em relação à temperautura e o flush necessário. Tem gente que gosta da variação de temperatura das HXs, pois podem controlar "on the fly" a temperatura da extração. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa nova parece ser a mesma coisa. Inclusive, pelo site da ECM, nem aparece mais a Barista - acho que agora a V Slim é a HX de entrada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LUW, percebi a mesma coisa - que a Mechanika V Slim é a HX de entrada com bomba vibratória. Além disso, me parece que a Technika foi substituída pela Technika V Profi PID: https://www.ecm.de/en/products/details/product/Product/Details/technika-v-profi-pid/

Alguém sabe como o PID está se comportando na Technika?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, LFOB disse:

Pelo que li no tópico, seria interessante instalar um termômetro até pegar o jeito dos flushs/temperatura ideal, correto? E instalar o termômetro é muito complicado?

Não, BEM simples mesmo. Estou me prometendo que vou fazer na minha...

7 horas atrás, felipejack disse:

@LUW, percebi a mesma coisa - que a Mechanika V Slim é a HX de entrada com bomba vibratória. Além disso, me parece que a Technika foi substituída pela Technika V Profi PID: https://www.ecm.de/en/products/details/product/Product/Details/technika-v-profi-pid/

Alguém sabe como o PID está se comportando na Technika?

Se fosse comprar hoje, e tivesse o cacife, seria essa a que compraria. Acho que para a Barista ser perfeita só falta o PID. E sendo ECM, acho muito pouco provável que não desempenhe a contento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até tinha cogitado de instalar um termômetro na minha Mechanika IV, mas depois que ajustei o pressostato da caldeira para 1,3 bar, a coisa ficou tão boa e tranquila que não vejo a menor necessidade. A máquina é muito estável e tendo esse ajuste é facílima de domar, sem contar que não há necessidade de grandes variações na temperatura.

Coisa que gostei demais de ter substituído foram o chuveiro e filtro originais pelos IMS nanotec. A diferença no sabor e textura não é nada absurdo, mas a praticidade de uso sim, tudo fica mais limpo muito facilmente, raramente se tem café grudado em alguma dessas peças.

Só não peguei uma Mechanika V Slim com pq pintou uma oportunidade excelente na minha máquina aqui no meu estado mesmo, o dono anterior entregou aqui na minha casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com o chuveiro da Nanotec faz um tempão em casa, mas ainda não troquei :P. Mas os filtros uso todo dia e são MUITO bons.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, que desperdício, rsrsrsrsrs. Trocar o chuveiro é moleza demais, não vai gastar nem 2 min. As únicas ferramentas que precisará são uma colher e o próprio porta filtro.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/08/2019 at 12:22, Daniel Grosseman disse:

Tem representante no Brasil?

Nanotech ou ECM? ECM é o Café Espresso Brasil, do Alexandre (aqui do fórum) e Nanotech não tem, é preciso importar.

 

E rapaz, esses dias de noite estava de varde e resolvi trocar o chuveiro. Serviço de 20 segundos, levei mais tempo procurando as peças da Nanotech do que trocando. Fiquei abismado com a diferença - melhorou MUITO (mas MUITO!) a distribuição de água sobre o bolo. Não que eu tivesse muito problema com canalização antes, mas volte e meia fazia lambança com o PF naked. Porém agora o índice caiu para ZERO, a não ser que eu faça bobagem na compactação. E os flushes que sempre faço depois do shot, para limpar o grupo, agora ficaram muito mais limpos, pois o café não gruda mais na tela.

Em suma, achei que fez mais diferença o chuveiro do que os filtros da Nanotech. Altamente recomendado trocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Oi, pessoal, venho pedir ajuda aos experts :)

Minha Classika PID me atende muito bem nos espressos diariamente há mais de dois anos, mas de uns tempos para cá tenho feito um cappuccino pela manhã antes de sair de casa. O problema é que entre terminar de tirar o shot e terminar de vaporizar o leite chega a levar uns 7 - 8 minutos para a bebida ficar pronta.

O PID está regulado para 93 graus (espresso) e 123 (vapor). Antes de começar a vaporizar libero a águas duas vezes: na primeira saem cerca de 100ml e na segunda uns 50 ou menos.

Enfim, gostaria de saber se esse é o tempo normal para conseguir a vaporização na Classika ou se há alguma regulagem que pode diminuir esse intervalo.

Caso esse seja mesmo o tempo normal, estou pensando em fazer um upgrade para uma HX, a Mechanika V Slim. Alguém tem experiência com esse modelo?

Abs,
Fernando


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho experiência com a Slim, a minha máquina é a Mechanika IV. A questão do vapor estar disponível "sempre" é de fato a grande vantagem de uma HX e, se quiser, pode vaporizar ao mesmo tempo em que está tirando o shot. Se esse tempo é o que lhe incomoda, então de fato a V Slim será um bom upgrade, mas tenha em mente que perderá o PID e terá que surfar a temperatura de extração. Pessoalmente, regulei o pressostato da minha em 1,3bar e minha única preocupação é em fazer expurgo da água excessivamente quente quando a máquina fica muito tempo parada. Em extrações seguidas isso não é necessário, apenas faço o flush para limpeza do grupo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado,@paulohvs. Realmente, o fato de perder o PID pesa na decisão. Ele ajuda muito nos espressos. Tenho lido sobre a experiência com HX e pelo visto tem um tempo de aprendizado para domar a máquina, mas parece ser ok também.

Ainda estou analisando se o upgrade vai valer a pena para mim. Naquela fase entre a razão e a emoção.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...
Em 30/08/2019 at 09:38, LUW disse:

filtros da Nanotech

onde posso encontrar esses filtros?

 

 

 

PS: O tópico das ECMs morreu ?? :(

Em 12/01/2020 at 14:50, paulohvs disse:

Pessoalmente, regulei o pressostato da minha em 1,3bar

@paulohvs estive meio afastado do forum (mas não dos cafés) tenho usado bastante minha Mechanika 80% nos espressos, poucos lattes. 

 

Poderia comentar porque você fez essa altração do pressotato e como faz isso?

 

 

obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Fala povo!

Seguinte, fim de mês e hoje fui usar detergente na minha Barista. Terminado a limpeza com detergente, fiz vários flushes para enxaguar e então desmontei o grupo para lubrificar e remontei tudo. Aí liguei para esquentar novamente e fazer mais uns flushes para enxaguar o excesso de Molikote. O grupo esquentou e subiu a pressão da caldeira, mas ao levantar a alavanca a bomba não liga :o. Não faz nem sinal, como se o reservatório tivesse sem água.

Mas ela esquenta a caldeira e há pressão para vapor, portanto imagino que seja a bomba ou alguma coisa entre a alavanca e a bomba, mas de origem elétrica. Alguém pode me dar uma ideia do que possa ser?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
Em 24/11/2021 at 06:27, Draegir disse:

Paz a todos a minha ecm deu ruim ficou sem pressão subo a manivela e nada, sem pressão alguem conhece uma assistência técnica?

Procure o @cabeca

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/11/2021 at 06:27, Draegir disse:

Paz a todos a minha ecm deu ruim ficou sem pressão subo a manivela e nada, sem pressão alguem conhece uma assistência técnica?

Pode me chamar no 11993860033

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Pessoal, sou novo por aqui e gosto muito de tomar um cafézinho... atualmente em casa tomo coado e na prensa francesa, mas queria uma máquina de expresso, das que existem no mercado, essas de entrada, quais as melhores? Que use pó e se tiver suporte para cápsula também, é bom.

estive observando a mondial C08, é uma boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...