Ir para conteúdo

Clube das Máquinas ECM - Problemas, Dúvidas, Novidades e Soluções


Postagens recomendadas

Apenas hoje pude fazer o teste sugerido por Alexandre e, como imaginava, ao esgotar a água do circuito o manômetro imediatamente passou a indicar 0 bar de pressão, demonstrando não haver nenhum problema com ele, de fato, estava marcando após a ligação direta na rede hídrica, a pressão da rede que coincide com a pressão da válvula redutora. No entanto, durante a extração ela vai a 9,0 bar por alguns poucos segundos e depois se desloca para 10 bar. Não sei se este comportamento é normal.

 

Desta forma, como estava percebendo que o café estava sendo extraído um pouco mais rápido já de alguns dias, imagino que provavelmente seja necessária uma nova regulagem da bomba, porém, antes disso, farei no final de semana a limpeza do grupo que não faço há algum tempo e verei se o comportamento da bomba melhora, além de efetuar uma nova calibragem no moinho que está moendo em torno de 1B e 1C para os cafés atuais, indicando que também pode está contribuindo para esta mudança na extração.

 

Bom, tentarei eliminar o maior número de variáveis, antes de chegar a alguma conclusão.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Murilo.

Bom que fizestes o teste para verificar o funcionamento do manômetro.

Será mais confortável, diminuir a pressão do circuito antes da bomba, com a instalação de um redutor de pressão após os fitros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Alexandre, 

 

Na realidade já fiz a limpeza da máquina, no final de semana, e efetuei uma nova calibração no moinho, que pode não ter ficado perfeita mas ajudou a subir as marcações de moagem.

 

Quanto à pressão do circuito, desde o início instalei a bomba após o filtro, exatamente para evitar um maior risco quanto a pressão final de saída para a máquina. Mesmo com eventuais oscilações da rede, tendo em vista tratar-se de um prédio residencial em que as pessoas tem suas necessidades de água em horários e quantidades diferentes uns dos outros, a válvula redutora tem segurado a pressão do circuito sempre entre 0,8 a 1,4 bar (regulagem efetuada por mim), seguindo a sugestão do fabricante. Em nenhum momento a máquina trabalhou recebendo pressão superior a 1,5 bar.

 

Mesmo assim, a pressão de extração continua elevada e próxima de 10 bar. Porém, após a limpeza da máquina e a calibragem do moinho, a qualidade do café extraído melhorou sensivelmente. Continuarei a fazer algumas observações e somente farei a regulagem da bomba se entender extremamente necessária, caso em que pedirei algumas orientações suas.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me parece que as máquinas de bomba vibratórias da ECM a regulagem é bem simples na parte superior perto do reservatório de água, com uma chave vc a regula, já as de bombas rotatórias se não me engano tem que tirar a carcaça da máquina  para poder regular, poderiam ter facilitado e deixado em um lugar mais acessível, pois isso também pode ser uma questão de gosto pessoal, podendo sair do padrão e aumentar ou diminuir um pouco a pressão da bomba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Murilo lendo a sua descrição eu diria que tem algo errado na sua instalação , vc disse que instalou essa válvula :

 

http://www.asolar.com.br/detalhe-produto.php?id=76

 

Se vc instalou essa valvula ela é uma redutora/reguladora/intercepdadora , ou seja ela serve como registro para isolar a agua da maquina e quando o registro aberto ela reduz a pressao para um valor que vc regulou no parafuso em cima da valvula.

 

Ou seja se a pressão da água do seu prédio oscilar digamos entre 2 e 3 bar , a valvula vai reduzir esse valor e ele ficará constante não importa a variação da entrada.

 

Vc disse que a pressão varia entre 0,8 e 1,4 bar , não pode , a pressão no manômetro no corpo da valvula tem ficar fixa , se esse valor oscila a válvula não esta regulando nada , o valor no manometro no corpo da valvula tem que ser constante .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CaÊ, segundo o revendedor a mudança é normal.

Na realidade não é que ela fica oscilando, empreguei a expressão errada. Caso eu acione a alavanca do grupo com o porta filtro cheio de café e fixado no grupo, a válvula vai sempre apontar para algo em torno de 1,3 bar. Caso acione a alavanca com o grupo sem porta filtro ou com o porta filtro vazio, a pressão cai a aproximadamente 0,8 bar. Se acionar novamente a alavanca do grupo com o porta filtro com pó compactado ela retorna a 1,3 bar.

Ou seja, o que interfere na pressão da válvula não é a água da rede hídrica, pois essa ela mantém constante, mas se deixar o chuveirinho do grupo aberto o tempo todo ou por pouco tempo a pressão cai porque a vazão da água que passa pela válvula para reposição da pressão inicial é inferior à da saída da água pelo grupo. O mais importante é que independente das duas situações postas à válvula não deixa a pressão ultrapassar o que foi regulado anteriormente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me parece que as máquinas de bomba vibratórias da ECM a regulagem é bem simples na parte superior perto do reservatório de água, com uma chave vc a regula, já as de bombas rotatórias se não me engano tem que tirar a carcaça da máquina  para poder regular, poderiam ter facilitado e deixado em um lugar mais acessível, pois isso também pode ser uma questão de gosto pessoal, podendo sair do padrão e aumentar ou diminuir um pouco a pressão da bomba.

Roger, creio que para regular a pressão da ECM com bomba rotativa não há necessidade de abrir a carcaça da máquina. O parafuso de regulagem encontra-se no fundo da máquina e deve ser usada uma chave de fenda. O problema é que por ser embaixo da máquina, acredito que a regulagem se dê por tentativa e erro, pois a máquina deverá está deitada ou inclinada e, desta forma desligada, sendo assim não tem como vc observar a variação do manômetro.

 

Esta é a minha impressão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Bom dia, gente

Apareceu a oportunidade de comprar um kit, ECM Classika II e moinho demoka, ainda não vi qual é o modelo dele certinho, mas me parece ser bem parecido com o Nemox, com a diferença de o anel de regulagem ser de ferro e já vem com regulagem infinita.

A ECM, visualmente, está em excelente estado, como nova, não há nenhum detalhe no cromado e sinal de uso no portafiltro. A ex dona falou que o marido dela raramente usava e acredito.
Tirando o fato de estar suja, com marcas de água e de mão no cromado e de insetos dentro do reservatório de água, o que comprovada o fato de não ser usada, o resto está bem cuidada.

O moinho, como não sei se ele era cromado, ele apresenta o metal fosco. Não sei se desgastou, se está sujo também ou se ele é assim.

Hoje eu vou limpar a máquina. Quando comprei, testei e vi que estava funcionando normalmente. Quando testar, vou saber a real condição.

Dando uma pesquisa, vi que essa ECM Classika é single boiler ne? Vi também que, para vaporizar, tem que ativar a chave de vapor, para esquentar, e, após vaporizado, tem que fazer sair água pelo braço de vapor para diminuir a temperatura.

Estou certo?

Dessa forma, essa máquina também extrai água quente a partir do braço de vapor ou não é recomendado?
Alguma outra dica?

 

Fotos:

 

http://imgur.com/vsdiGDO

 

http://imgur.com/Lv0P7vl

 

http://imgur.com/HnGWEIf

 

http://imgur.com/5lEHt5q
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Vini, você fez uma excelente aquisição, Tenho uma Technika IV a cerca de 2 anos e me sinto muito feliz com a minha aquisição. A Technika é HX e tem um funcionamento de vaporização diferente da Classika II que não conheço muito bem, mas sei que é single boiler. Na Technika não se faz necessário ativar chave de vapor que nem existe, a vaporização é imediata, mas talvez se você der uma olhadinha no manual da tua máquina deve te ajudar mais um pouco a entendê-la melhor. Daqui a pouco algum proprietário te auxilia mais quanto ao uso.

 

Por enquanto, vou te passar o link com o manual da tua nova máquina:

 

http://www.ecm.de/uploads/media/BA_Classika_II__81044_81084_-_03.2014_01.pdf

 

Boa sorte por aí.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É SB , com boiler de 750ml , vc tem que drenar um pouco de água e depois vaporizar.

 

Faz agua quente sem problema , aqui tem o manual dela :

 

http://www.ecm.de/uploads/media/BA_Classika_II__81044_81084_-_03.2014_01.pdf

 

Vista explodida :

 

http://www.1st-line.com/store/pc/Diagram-ECM-Germany-Classika-II-Classika-PID-c841.htm

 

O PF , a alavanca de acionamento da E61 e a válvula do braço são de design antigo , mas isso é apenas cosmético.

 

Não tem muito o que possa apresentar problema.

 

Eu tiraria o tanque limparia ele , desmontaria a válvula do fundo para limpeza , verificaria se o sensor magnético está ok .

 

Faria um backflush com cafiza e pronto , mais 20 anos sem problema. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos Eduardo, Onde fica esse sensor magnético? Ele serve para detectar se a máquina está sem água ne? Esqueci de perguntar se ela tinha isso.

Dando uma olhada rápida no reservatório de água, não vi nenhum sensor ou imã, igual ao que a minha quickmill tem, o qual fica no canto inferior do reservatório.

 

Murilo, vc pergunto o tempo de uso da minha ECM?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Embaixo da bandeja tem a placa com o número de série.

 

Se eu entendi a formação do número, os 4 primeiros são o ano e os 2 seguintes o mês.

 

Na minha os 6 primeiros números são 201405 , maio de 2014.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o sensor de nível que desliga a máquina.

 

Aqui : https://wiki.wholelattelove.com/ECM_Classika_PID

 

No item 3.3.3 vc tem a localização do sensor no tanque e no corpo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos Eduardo, Onde fica esse sensor magnético? Ele serve para detectar se a máquina está sem água ne? Esqueci de perguntar se ela tinha isso.

Dando uma olhada rápida no reservatório de água, não vi nenhum sensor ou imã, igual ao que a minha quickmill tem, o qual fica no canto inferior do reservatório.

 

Murilo, vc pergunto o tempo de uso da minha ECM?

 

Isso Vini, não por vc, mas o tempo total de uso desde a primeira compra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje deu tempo de uma olhada na máquina, abri para verificar possível vazamento e como poderia estar dentro dela. Parece que nem foi usada.

Lavei o reservatório de água e vou ligar e passar cafiza.

Desconfio que o boiler esteja vazio, só ligar, ele enche normalmente ou aciono o botão para forçar água dentro da caldeira?

Carlos Eduardo, se olhei certo, acho que a máquina foi fabricada em 2004 ou 2049, qualquer um dos dois.

Vou mandar as fotos que tirei agora, já vou avisando, vai rolar nudes da máquina:

 

Etiqueta:

http://imgur.com/5NY6XYx

 

Reservatório:

http://imgur.com/EXHibe5

 

Local onde encaixa o reservatório e com o sensor de reservatório vazio (eu acho):

http://imgur.com/iOXMnyk

 

Nudes

http://imgur.com/tMAThvq

 

O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá, o serial number tem formato diferente com letras .

 

O diagrama qué eu passei não serve para nada ela é muito diferente.

 

O tanque não tem saída, válvula ou sensor , ela recebe como o da silvia e tantas outras duas mangueiras se silicone , a aspiração da bomba e o retorno da opv.

 

A OPV é diferente e localizada em posição diferente , não aceita regulagem a partir do aquecedor de xícaras , parece a da Bezzera.

 

A segurança de nível não é magnética , eu acho que é por peso de água no tanque que fecha a microswitch no fundo ( parece ser assim) verifica essa chave no fundo.

 

A caldeira é diferente , de latão sem revestimento , ela parece com a da Bezzera , deve ser ainda de 500ml.

 

Ela é posterior a 2005 ano que passou a usar a placa atual com o logo , e anterior a 2010 ano que passou a usar a E61 atual , o ano de fabricação da bomba 2007 parece ser o real.

 

Como eu falei , esse modelo não tem nada para quebrar , eu colocaria água no tanque se ela ligar ( chave de peso ok) ligaria a bomba e a briga o braço de vapor e encheria ela. Acho que ela vai funcionar sem problemas.

 

Vazamentos em uma ECM acho difícil.

 

Boa sorte , 10 anos para uma ECM não é nada , esse vai virar herança para seus netos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dando uma olhada, realmente acho que ela passou muito tempo parada sem usar. Não há nenhum sinal de uso, o portafiltro esta sem nenhuma marca e o grupo não tem sinal algum.

Ou a pessoa é muito cuidadosa ou a maquina não foi usada. Sou bem cuidadoso, mas a minha quick inevitavelmente tem alguns sinais de uso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo com o brac6 de vapor aberto ligue a bomba, vai levar 50 ou 60 seg para encher , quando começar a sair água pelo braço , deixe sair uns 600 ml .

 

Depois disso desligue a bomba e feche a valvula do braço .

 

Acione a E61 e veja se sai água, e ela está limpa.

 

Se tudo estiver ok , ela estará pronta , espere uns 20 min , ou até o termostato desarmar e pronto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, fiz esse procedimento, mas não deu certo. Recorri para a seringa, como fiz com a fiamma, e deu certo.

A seringa tem o bico grande e encaixou na mangueira.

Coloquei agua na seringa, apertei e destravou a bomba.

Sem brincadeira, passei quase 1 hora fazendo backflush, até a agua ficar quase transparente, ainda não esta 100%, mas esta excelente.

No inicio a agua saiu escura feito carvão, demorou, mas melhorou.

Retirei o filtro para colocar no cafiza, para tirar os café presos, e vi que o portafiltro também esta como novo. Realmente essa maquina quase nunca foi usada.

Amanha eu tento fazer um espresso nela.

 

Foto do portafiltro

 

https://imgur.com/gallery/OEP4O

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na sua é no corpo dela mas eu não conheço esse modelo de opv , mas deve ser igual as outras , na rosca que esta conectada com o retorno para o tanque vc regula a pressão.

 

Eu só não entendi essa ligação da bomba com a OPV , na foto parece ser uma rede de plastico , deveria ser uma rede metálica.

 

Aqui tem o vista interna da classika pid :

 

http://www.1st-line.com/store/pc/ECM-Germany-Classika-Espresso-Machine-single-boiler-pid-tank-p7433.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...