Ir para conteúdo

Clube das Máquinas ECM - Problemas, Dúvidas, Novidades e Soluções


Postagens recomendadas

13 horas atrás, carlos eduardo disse:

?????? Não entendi , se a temperatura no termômetro esta 84,5°C , e antes de você perceber mudança estava mais alta , como pode estar normal. 

Após a limpeza voltou ao normal, necessitando, inclusive, de realizar alguns flushes para baixar a temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eis as fotos. Apesar de haver pouca sujeira, tinha uma leve poeirinha como se fosse "cascalho", depois que fiz a descalcificação no sábado tudo na máquina voltou a funcionar normalmente.

36464832633_1c3ecb834d_b.jpg37279857605_ccf404be9b_b.jpg36464831903_dfa86e7f00_b.jpg

36464832183_8c86e9c49d_b.jpg

 

37088992036_c5cb83e498_b.jpg

 

36881721960_fb027d8a94_b.jpg

 

Se olhar bem dentro do grupo dá para perceber uma leve poeirinha branca e, acho, que as fotos foram tiradas depois que passei o algodão umedecido, mas antes também estava pouco sujo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela sua válvula cogumelo a sua máquina não tem calcificação , esse cara abaixo pergunta no HB se pela válvula cogumelo a máquina precisava de descalcificacao,  e a resposta era que não,  a máquina tinha um ano de uso com água de sistema de osmose reversa.

15924_photo.jpg

Se você digitar , "descale e61 mushroom" , "calcification e61 group" ou palavras chaves similares e selecionar imagens , vc vai ver o que é  calcificação.

A sua válvula não tem corrosão (descascar o cromo deixando o latão a mostra) nem incrustação,  nas fotos vc encontra todo o tipo e de todas as cores de incrustação e corrosão .

Nos HBs da vida aparece algumas pessoas com problemas similares ao seu , mas as discussões são  looooongas e inconclusivas com soluções que vão desde usar um filtro xingling até montar uma estação de tratamento de água que nem laboratório farmacêutico tem.

Se vc tiver saco retira a cogumelo e tira uma foto dela depois da descalcificacao para ver se alterou alguma coisa e para referência se o problema voltar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Caê, também achei-a bem limpa para 2 anos e sete meses de uso, mas como disse antes, havia alguns pequenos "cascalhos", bem diminutos mesmo, que podiam estar dificultando a passagem da água já que os dutos de passagem são filetes quase como o de uma agulha usada em injeções, além de, talvez, haver algumas incrustações na resistência que fica no interior da caldeira.

Não abri a caldeira para verificar o seu interior, mas o fato é que há pouco mais de dois meses a máquina vinha com um desempenho abaixo do normal e o termômetro apontava valores na leitura da temperatura cada vez menores e com o aumento substancial no tempo de aquecimento, refletindo um pouco até no valor da minha conta de energia elétrica.

Muita coincidência que, instantaneamente e como num passe de mágica, após a realização do processo de descalcificação, a máquina voltou a funcionar de forma idêntica ao dia que chegou em minha casa.

Há pouco tempo a temperatura do termômetro mal passava de 84,5 a 85 graus Celsius e logo após ter sido religada, ao final da descalcificação, voltou a apontar para valores de 89, 90, 91, 92 e 93 graus Celsius e suas frações. O manômetro voltou a registrar pressões de 9 a 10 bar sem que eu tenha mexido na regulagem da bomba. Portanto, não tenho dúvidas que o retorno à normalidade se deu pela descalcificação da máquina.

Como estou agora à procura de um filtro de água da Everpure, para melhorar o processo de filtragem, estive conversando com o consultor do Coffee Bar (empresa local do ramo de café) e ele me falou que a empresa faz descalcificações preventivas e corretivas constantemente nas máquinas vendidas, locadas ou que eles dão manuntenção aqui em Recife.

O manual da máquina orienta fazer descalcificação em períodos que variam de 45 a 90 dias, dependendo do grau de dureza da água, o que sugere que este procedimento, se bem aplicado, não faria mal nenhum ao equipamento.

Por outro lado, por melhor que seja a qualidade da água, não é possível que após um ou dois anos de uso não seja saudável para o equipamento fazer uma descalcificação.

Por fim, vi diversas fotos na internet e, talvez, essas máquinas que aparecem com a caldeira bastante esbranquiçada necessite já de uma desmontagem para realização de manutenção corretiva e não de uma manutenção preventiva. Também li no Home Barista que, uma vez detectado alguns sintomas inerentes à formação de cálcio no interior da maquina, não se deve esperar muito para agir sob pena de não haver mais possibilidade de se realizar uma manutenção preventiva.

O fato inconteste é que, após efetuado o processo de descalcificação, minha máquina voltou a funcionar como nova e se havia pouca calcificação no equipamento, por conta da qualidade da água, melhor ainda, mas, a partir de agora, ficarei mais atento aos parâmetros de comportamento da máquina e procurarei realizar descalcificações preventivas periódicas, sejam de 6 em 6 meses, de ano em ano ou a cada dois anos. Se mal não faz, bem já mostrou que pode fazer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha tinha dado um problema de aquecimento também, mas era o gicar e rele com vicio oculto, foi trocar e resolver o problema na hora. Agora em relação a descalcificar na minha nunca fiz, talvez seja interessante fazer, qual produto que você usou Murilo, em pó, líquido? joga proporcional a água do tanque e foi fazendo flushs? Fiz descalcificação apenas na Jura superauto com pastilha e em uma Briel que foi a primeira máquina que tive, mas essa fiz com vinagre branco que dizem que tem o mesmo efeito, vai saber... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rogério, havia comprado há cerca de 1 ano e meio uns potes de descalcificante produzidos pela MG do Brasil que me parece que fechou, pois ontem um amigo estava procurando por ele e o site da empresa não estava ativo, apesar de ainda estarem vendendo o produto no Mercado Livre com o nome de "Descalcificador Três". Porém, no dia em que efetuei o processo não lembrava onde minha esposa havia guardado o produto e acabei usando o envelope com 30g de pó descalcificante que acompanha a máquina no momento da compra. Nele não há especificações da fórmula utilizada, mas tão-somente orientações sobre o cuidado que se deve ter em relação ao contato do produto com a pele ou a ingestão da substância por descuido, particularmente, com crianças, além do logotipo da ECM. Também não havia data de validade informada, por isso resolvi utilizá-lo mesmo sendo bem antigo. Também tem o Dezcal em pó que dizem ser muito bom, porém, com o preço bem salgadinho.

Além de ter lido alguns textos à respeito do tema espalhados pela internet, achei dois vídeos sobre o processo de descalcificação em máquinas HX, um deles da empresa americana Whole Latte Love:

 

 

 

Se você observar no segundo vídeo, o instrutor orienta a desligar o sensor de controle do nível de água do tanque, se eu bem entendi a orientação, o que não fiz porque não sabia qual seria o conector correto a ser desligado e preferi não arriscar. Deste modo, acabei sendo pego meio de surpresa durante o processo de descalcificação, pois, em todas as situações indicadas, o usuário é orientado a esvaziar toda a água da caldeira, do grupo e do tanque, essa orientação faz parte, inclusive, do manual da ECM e somente depois deve-se adicionar a solução descalcificante no tanque da máquina que possui 3 litros de capacidade. Como preparei apenas um litro de solução descalcificante, em um dado momento, a máquina apagou a luz laranja e desligou a bomba, pois mesmo havendo ainda solução no tanque, o nível da boia estava baixo indicando falta de água na máquina. Tive que complementar com um pouco mais de água pura para que a máquina voltasse a funcionar normalmente e pudesse finalizar todo o processo, pois não tinha, no momento, mais descalcificador para fazer uma outra solução.

No mais, é seguir o passo a passo, as indicações dos vídeos e, principalmente, as orientações do manual da máquina.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu @Murilo Lins, nem lembrava que tinha esse descalcificante que vinha com a máquina, olhei na sacola hoje com as coisas da máquina e encontrei, vou utilizar ele mesmo... também não irei desabilitar o sensor do tanque não pois terá de abrir a tampa da máquina para ter acesso ao conector, então o processo seria mais ou menos esvaziar o boiler, para isso deixar aquecer a máquina e abrir a torneira da água e vapor simultaneamente, depois encher o tanque com os 3 litros de água e colocar esse descalcificador e ligar a bomba para encher o boiler e deixar agindo por uns 30 min? esvaziar novamente um pouco pelo grupo e pela saída de água e depois encher com água limpa, é mais ou menos isso???

o complicado é que no boiler por mais que você esvazie ele, incline a máquina e tudo mais sempre fica um pouco de água dentro e não sei até que ponto uma pequena quantidade desse descalcificador pode fazer algum mal a saude se ingerido.

Vamos ver se no domingo da tempo de fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma correção  do que eu falei sobre corrosão,  nos grupos E61 da ECM pós 2010 , quando a companhia patenteou o seu novo grupo E61 , nessa nova E61 entre outras coisas a cogumelo passou a ser de inox ao invés de latão cromado , como em vários outras máquinas. 

Portanto não ocorre corrosão nela , só incrustação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rogério, não acredito que precisa fazer 3 litros de solução, não esqueça que a caldeira possui apenas 2,1 litros e, normalmente, utiliza-se de 28 a 32 gramas do produto para cada litro de água. Eu fiz um litro e depois acrescentei um pouco mais de água. Acredito que 1,5 a 2 litros seja suficiente para a solução não ficar muito fraca, se for necessário você depois acrescenta um pouco mais.

Também não abri a válvula de vapor, pois não havia essa orientação no manual, mas poderia tê-la aberto, não vejo problema nisso. Lembra que depois da máquina aquecida ela deve ser desligada e a caldeira esvaziada, através do dispenser de água quente, e logo em seguida deve-se esvaziar também o trocador de calor através da alavanca do grupo.

Em seguida você deve encher o tanque com a solução descalcificante e religar a máquina para encher a caldeira com a solução que se encontra no tanque. Depois deve acionar a alavanca do grupo para encher o trocador de calor (quando sair um pouco de solução pelo grupo indica que o trocador também estará cheio). Em seguida deve inserir o porta filtro no grupo com o filtro cego e acionar a alavanca do grupo algumas vezes por cerca de 20 segundos como se estivesse fazendo backflushes.

No final precisará esvaziar totalmente a caldeira, trocador de calor e o tanque e reintroduzi-lo com água fresca, esvaziando a máquina seguidamente para enxaguá-la até ela ficar totalmente livre da solução ácida.

Isso aqui é um resumão só para você ter uma boa noção, mas não deixe de acompanhar as orientações do manual. Outra coisa importante é que se sua máquina funciona com ligação direta não esquecer de inverter para o modo tanque antes de iniciar todo o processo.

12 horas atrás, carlos eduardo disse:

Uma correção  do que eu falei sobre corrosão,  nos grupos E61 da ECM pós 2010 , quando a companhia patenteou o seu novo grupo E61 , nessa nova E61 entre outras coisas a cogumelo passou a ser de inox ao invés de latão cromado , como em vários outras máquinas. 

Portanto não ocorre corrosão nela , só incrustação. 

 

Verdade Caê, essa informação serve também para a Syncronika e provavelmente todos os outros modelos da marca.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grato novamente meu caro @Murilo Lins, o processo é simples só um pouco demorado, nunca fiz a descalcificação em uma HX, vamos ver se vai dar tempo no domingo.  Um dos motivos que gosto das maquiinas ECM, o grupo e também o boiler todo em inox, ou seja, é máquina para durar por muito tempo se tiver os devidos cuidados :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz ontem, com o descalcificante que veio  na ECM, utilizei uns 2 litros de água, um esqueminha que fiz para o sensor de água do tanque ser desativado foi colar uma fitinha internamente na boia deixando ela sempre acima, ai foi tranquilo para trabalhar com a máquina, esvaziar, flushs etc, deixei uma hora a água com o químico com a máquina aquecida para limpar bem, o problema é que não tinha nada de fragmentos devido a calcificação, saiu uma água do grupo um verde quase imperceptível, mas da caldeira a água saiu branquinha, talvez a água na minha região sofra menos com essa questão da calcificação, aproveitei e fiz a limpeza do grupo com cafiza, esta zera zera funcionando a todo vapor rsss  É lento o processo de descalcificação, esvaziei 5x o boiler para não ter qualquer resíduo desse químico :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O verde é da reação do ácido com o cobre das partes de latão e da rede de cobre.

Nas partes de inox não tem reação portanto a água não tem cor .

Quanto ao descalcificante , pode beber sem susto :D ele é  basicamente ácido cítrico e a gente come muito ácido cítrico em embutidos e enlatados .

Quanto aos "ansiosos" donos de ECM , para uso residencial usando um bom filtro ou água mineral , descalcificação é exceção , tem um tópico  sobre água no CDC que tira as dúvidas.

Mas para os "realmente ansiosos"  vai uma dica , se você quer checar a máquina e ver se tem  calcificação,  limo , mau olhado , encosto , praga e etc.

Pega uma chave de boca ajustável protege a válvula para não arranhar e retira a cogumelo , vem junto um filtro tubular , se eles estiverem ok , relaxa.

Essa da foto não é  ECM , mas dá para entender do que eu estou falando.

FE1340-4T.jpg?1449732215

Minha intenção não é  abrir essa válvula antes de 5 anos de uso , faltam 2 ainda. :D

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RogerioD, o fato de a água ter saído verde clara não significa, necessariamente, que não havia nenhum processo de calcificação se iniciando, a minha também saiu com essa tonalidade e se você observar os vídeos verá que nos dois casos a água também fica com a tonalidade verde clara.

O ácido tem a função de dissolver as pequenas partículas de minerais que possam ter se formado ao longo do tempo de uso, além de realizar apenas uma descalcificação preventiva. Se a máquina chegar em um estágio avançado de calcificação não se deve nem realizar esse procedimento, sob pena de fazer com que as partículas não totalmente dissolvidas pela solução descalcificante provoquem o entupimento dos canais de passagem da água dentro da máquina (que são bem finos) e até mesmo danificá-la gravemente. Portanto, esse processo que fazemos é para que a máquina nunca chegue nesse estado.

No caso de elevada calcificação na máquina, por dureza excessiva da água ou negligência em realizar as manutenções preventivas, a saída é fazer uso de uma manutenção corretiva com a desmontagem da caldeira efetuada por um profissional da área, fato que, espero nunca precisemos fazer.

Desde o início de uso da minha ECM optei rapidamente pela ligação direta da água. A simples mudança de comportamento dos parâmetros de minha máquina com o passar do tempo me deixou de cabelo em pé, tendo em vista o longo tempo que passei sem fazer a descalcificação preventiva. Hoje venho monitorando o comportamento da máquina bem de perto na esperança de que os sintomas não voltem mais e que tenha sido apenas um susto com ares de alerta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Caê, essa semana encontrei por acaso com um amigo barista que é instrutor de cursos para formação de profissionais da área e dono de uma excelente cafeteria aqui em Recife, possui uma La Marzocco no local e um invejável sistema de filtração da Everpure, além do uso de pré-filtro, e me falou sem pestanejar que se deve fazer descalcificação ao menos uma vez por ano para que não haja problema com a máquina nem maiores gastos com energia elétrica.

O meu caso não foi de ansiedade, senão não teria esperado 2 anos e 7 meses para fazê-lo, mas de sintomas anormais apresentados pela máquina sem que houvesse um diagnóstico preciso. Com a realização da descalcificação houve um retorno à normalidade e o desaparecimento desses sintomas (ainda não sei se definitivamente, só o tempo dirá).

Então, até que apareça outra explicação plausível ou os sintomas ressurjam, só posso atribuir a melhora de desempenho ao processo de descalcificação e não podemos nos esquecer que muitos usam água mineral nas suas máquinas que difere um pouco da água filtrada que, no meu caso, passa por, pelo menos, duas grandes caixas d'água de um edifício que não sei, exatamente, o quão limpas estão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua máquina estava com defeito , isso é  um caso outro caso é fazer um procedimento por nada , fazer uma vez por ano na Europa ou América do Norte tem lógica , mas no Brasil sem nem abrir a válvula cogumelo e olhar não é  lógico. 

O Brasil é um continente , deve ter água "dura" em alguns lugares , mas Rio, SP e MG não , a água é  "muito mole" nessa região e na maior parte do Brasil.

Mas eu não tenho a intenção de criar uma "Gestapo" :D contra a descalcificação e não conheço  a água de Recife.

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só um detalhe... O ácido cítrico (ou outra solução ácida que se use) remove sim óxido de cromo do aço inox (aço "inox" é um nome meio impreciso, já que ele oxida, mas não sacrifica o ferro). Logo formará outra camada de óxido que não deveria reagir com água em condições normais.

A preocupação maior nessa caldeira de inox seria com a resistência acumular cálcio, mas concordo com o Carlos que deve ser ínfimo com boa água e uso doméstico.

Cuidado com muito tempo de ácido no grupo. Mesmo que muito lentamente, o ácido remove a cromação e mais rapidamente o níquel (e super rápido o cobre que é a primeira camada da "cromação"). Não sei bem o que pega por dentro do grupo no processo da fábrica, provavelmente cromo não pega. Já nas peças que são cromadas separadamente pega externamente, claro, como podemos ver no cogumelo etc. 

O cálcio depositado, em geral, vai revestir o metal e até diminuir a quantidade de metal que vai pra água (por exemplo, se a água estiver levemente mais ácida ou mais básica, pode trazer mais coisa). Não é um problema pro café e só se torna o problema pra máquina se entupir algo, diminuir a eficiência da resistência (provavelmente pouco) ou fazer um sensor de nível ou de temperatura parar de funcionar ou funcionar mal.

Se me lembro bem, a única parte muito pequena que pode entupir fácil no E61 é o restritor (giclê) do grupo, que costuma ser 0,5-0,6 mm. Se houver restritores de fluxo no termossifão devem ser na faixa de 2-3 mm, menos problemático, também deveriam ficar limpos para não mudar a temperatura de estabilização do grupo etc. Eu limparia essas peças individualmente (restritores no termossifão podem ser mais chatos de tirar...). Estamos falando de problema quando forma *craca*, não só um pó branco. Infelizmente apenas olhar o grupo não é garantia de que outras partes não estão mais calcificadas, é um mistério como o cálcio se acumula mais em alguns cantos... :ph34r:

Márcio.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Ontem resolvi o último sintoma de anormalidade de minha ECM.

Essas ações podem parecer insignificantes para muitos, mas para quem passou a vida longe das ferramentas domésticas e de oficinas, acreditando que essa área definitivamente não era sua praia, tenho conseguido alguns progressos consideráveis e o hobby de café tem me proporcionado algumas mudanças significativas em prol da sobrevivência do próprio hobby.

Após sanar os sinais de mudança de pressão e temperatura no comportamento da máquina, restava ainda resolver os pequenos estalos provocados pelo acionamento da alavanca do grupo, relatados em postagens anteriores, e que começaram pequenos e foram aumentando com o passar do tempo.

Amparados em alguns vídeos disponíveis na internet, resolvi desmontar a alavanca do grupo, limpar suas conexões, lubrificar os pontos de contato móveis de metal com metal e substituir o principal anel o'ring do sistema por outro original (enviado da Alemanha e trazido pelo pai de um amigo que mora na Áustria). Infelizmente, como fico ainda um pouco receoso quando vou mexer na máquina, acabei esquecendo de tirar as fotos da alavanca desmontada.

A alavanca ficou com o movimento bem suave e acabaram os estalos no acionamento. O comportamento hoje da ECM como um todo está excelente e não é exagero dizer que similar ao dia em que a recebi, com a vantagem que conheço um pouco mais o equipamento a cada dia.

Mesmo sabendo que o pessoal aqui é bastante experiente nessa questão de manutenção de acessórios, moedores e máquinas de café, deixo o vídeo mais embaixo para quem precisar de uma consulta futura. 

A seguir as fotos do anel substituído e da alavanca remontada:

Anel O’ring

Anel o’ring

 

Alavanca do grupo

 

 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TEnho o Molykote em casa sem abrir para futuramente fazer essa lubrificação, ainda não abri a minha está boa, sem barulho nem nada, também fico com o pé atrás em abrir qualquer equipamento meu, sou péssimo nisso... mas o vídeo ajuda bastante, legal o tutorial.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi o Molykote 111 que usei também @RogerioD.

O vídeo orienta para uma lubrificação de um modo geral, pois quando fazemos a limpeza com detergente eliminamos os óleos de café do grupo e, pelo menos, durante um dia a alavanca fica um pouco dura e vai normalizando à medida que vamos extraindo novos cafés e, consequentemente, acumulando óleo que serve como lubrificante para a alavanca. Para essa situação não acho muito válido ficar desmontando a alavanca de tempos em tempos, pois volta a ficar leve muito rápido.

Não sei se é por conta de minha limitação com algumas atividades manuais, mas reencaixar o eixo da alavanca no grupo é que foi um pouco chato, pois tem uma posição bem específica e tênue para fixá-lo, o restante da montagem é bem tranquilo. Como no meu caso a alavanca estava fazendo uns estalos durante a extração, por puro desconhecimento, achava que tudo derivava de um único problema e não foi bem assim, então acabei descobrindo mais essa novidade.

Acredito até que foi um caso muito pontual que não deve, necessariamente, acontecer com outras máquinas, mas que acabou me servindo como aprendizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lançamento mesmo , ainda nem está no site da ECM , vai ser lançada hoje na Host 2017 em Milão,  a máquina é  do exato tamanho da Classika,  mesma bandeja , tanque e só 4,5 kg mais pesada , agora só falta fazer uma DB do tamanho da Classika que eu começo a pensar em trocar.

Eles já fazem uma DB compacta a Profitec 300 que é  menor que a Classika , só que é  muito feia , parece uma cafeteira bunn.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fica melhor para acomodar em casa ou na bancada, mas do ponto de vista operacional confesso que prefiro elas maiores do que essa tendência de miniaturizá-las.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Domingo passado eu descalcifiquei a minha quickmill.

Como eu comprei ela usada, estava pensando em descalcificar há um tempinho atrás.

Descalcifiquei com ácido cítrico mesmo, coloquei cerca de 60g para 1,1 l de água, deixei 20 minutos.

Saiu uma água meio azulado, acredito eu que deva ser por causa da caldeira dela. No mais não notei alguma diferença nela depois. 

Sei que esse tópico é das ECM, mas essas máquinas tem muita coisa parecida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É  a reação do ácido com o cobre , nas ECM atuais não acorre , a caldeira é  de inox.

Porque vc não usou um liquido descalcificante ao invés de uma gambiarra com diluição carteada. :o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...