Ir para conteúdo

Tamper dinanometrico Bravo


Gilberto

Postagens recomendadas

Gil, sem querer tumultuar seu processo criativo, mas como o tamper dinamométrico já está finalizado, não seria interessante você oferecer para venda apenas as bases em diversos modelos, tais como: Ripple, C Ripple, Convexo, C Flat, entre outros.

 

Desta forma, atenderia as mais diversas preferências e os usuários poderiam escolher e usar o modelo de tamper que mais lhe convir, de acordo com o seu gosto pessoal, bastando para isso substituir a base do tamper.

 

Eu mesmo teria interesse numa base do tipo Ripple.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Há tempos que estou para dar meu depoimento aqui, mas havia me esquecido: gostaria de parabenizar o Gilberto pelo desenvolvimento do Bravo. Produto de qualidade, muito bem acabado. Funciona muito bem e tem ajudado muito na repetibilidade das extrações.

 

Além disso, me enviou uma mola em inox extra para que eu alcançasse os 20kg que havia pedido, tendo em vista as características técnicas utilizadas pelo INEI. Contudo, essa semana troquei a mola pela original. Percebi que com a força maior aplicada ao bolo, automaticamente tive que aumentar a granulometria, o que no meu equipamento fazia com que o início da extração se desse numa pressão abaixo da esperada (4 bar), chegando só depois de alguns instantes a 9/acima. Diminui então a granulometria e a força aplicada sobre o bolo e melhorou bastante.

 

Parabéns Gil!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, como sugestão, você já pensou em produzir algum distribuidor / nivelador para ser usado no porta filtro antes da compactação e logo após a moagem. Uso sempre o dedo indicador, porém, mesmo o dedo estando sempre limpo, confesso que fico um pouco constrangido quando tenho que preparar um espresso para alguma visita e uso esse procedimento.

 

Quem não é apreciador e hobbysta de café pode não compreender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta lendo pensamentos Murilo, rsrsrrs

 

É o que estou fazendo agora.

Desde que ví aquele nivelador no Instagran do Socratticoffee venho pensando em como faze-lo.

 

 

https://www.instagram.com/p/_hDHTVyuNE/?taken-by=socraticcoffee

 

Só que este do Socraticcofffee acaba que compactando um pouco também, e eu não quero isto, como pensei em faze-lo ?

 

Vou fazer um funil usinado mais alto, como o da Tidaka, para fazer WDT, após o WDT feito colocarei dentro do funil um dispositivo parecido com o do socraticcoffee, que entrara justo e terá uma guia de alinhamento de forma que eu girando o funil eu gire a base niveladora.

A pressão da base no pó será unicamente seu peso, que será leve pois vou faze-la de aluminio.

 

Espero que funcione.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complicado, hein? Acho uma cafeteria aqui tem uma Casadio. Vou dar uma olhada amanha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Diogo,

 

Tem quem use algo parecido para nivelar antes da compactação, como se o estivesse fazendo usando o dedo, mas da forma como é feito não tem função alguma, imagine:

 

Você colocou 19 grs de pó compactou e após passar o nivelador viu que esta alinhado, nem sobrou, nem faltou pó, mas você resolve que quer um perfil diferente de café e resolve que quer moer mais grosso, mas para isto teria que colocar mais que 19 grs, mas isto não é possivel neste processo, as 19 grs do mesmo pó moido mais grosso já teria uma parte desprezada pois ira ocupar um volume maior no filtro, logo você que teria que colocar mais de 19 grs ira acabar ficando com menos de 19 grs, ou seja ele vai no caminho inverso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Razor é um brinde que não fiquei triste de não ganhar... só incluíram o Razor de brinde na Breville Dual Boiler depois que adquiri a minha, até recebi um cupom pra pagar apenas 50% com frete grátis pro EUA, e o mesmo cupom dava ele de brinde em qq compra acima de 50 doletas na loja online da Breville.

 

Esse foi o vídeo que me fez dispensar, nunca iria usar algo assim. Gil descreveu bem o problema, e nem mencionou que raspar o bolo depois de compactado favorece a canalização. Sem falar no risco de, com um café de moagem mais fina, com menor necessidade de socamento, após a ruptura da integridade da superfície do bolo pela raspagem as chances do bolo demontar na hora da "inversão" pra jogar fora o excesso é enorme...  :rolleyes:

 

---

 

Voltando ao foco do tópico do Bravo Tamper, estou usando o meu desde o último encontro de Sampa.

 

Excelente!

 

Na minha rotina, com o funil alto (Ipanema do OE) ainda encaixado, assim que despejo o pó eu dou uma leve encostada de 2 segundos num massageador vibratório pra uniformizar bem a superfície do café, então bato levemente o tamper, reto no eixo vertical, pra baixar o pó antes do socamento, que começa com nutation.

 

Só que como não dá pra fazer nutation com o tamper dinamométrico, passei a fazer um rápido nutation quase sem pressão com o tamper convencional, terminando por "nivelar descompromissadamente"  :P e usando o Bravo pra finalizar pra valer.

 

Por incrível que pareça, ficou mais rápido que antes, pois pra ter consistência eu ia aumentando a pressão progressivamente e olhando o valor na balança da bancada, pra sempre fazer igual. Agora o Tamper faz isso, então é uma "socada" só, rápida, sem "delongas".

 

Tô muito contente! ^_^  Socamentos sempre nivelados e sempre com a mesma pressão! Show de bola.

 

Gil tá de parabén! O Tamper ficou mesmo um espetáculo: lindo de ver, ótimo de usar.  :)

 

Como fiquei de dar um feedback, depois de testar com todas combinações de mola e base, tô usando com a mola mais forte, ajuste no máximo (24,6 Kg), e com a base euro-curve.  B)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou querer , mais tarde mando uma mp e faço uma transferência.

 

Gil vc tem que despedir o diretor de marketing da Gildaka , já tinha a base nova e eu não sabia.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho interesse no Euro Curve, mas gosto também do Ripple ou do C-Ripple. Queria pegar pelo menos dois para otimizar o frete. Seria possível?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...