Ir para conteúdo

Tamper dinanometrico Bravo


Gilberto

Postagens recomendadas

O Socraticcoffee usa em seus experimentos um tamper parecido com o meu, dinanometrico com base alinhadora, mas sem regulagem de pressão, produzido na Australia, onde fica o Socraticcoffee.

Segue o comentário sobre o tamper.

 

image_zpsf1lyubpj.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu seii.. Mas eu reganhei Galttar, comprei a baby class, conprei a MiniBar, to investindo nos bules... Ai vou esperar os bules sairem pra entrar uma graninha... To loco na dupla bravo.. =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os tampers em preto e azul ficaram realmente muito bonitos, particularmente o preto, mas, como Caê, ainda mantenho a preferência pelo dourado que também ficou show.

 

Legal a preferência da Socraticcoffee pelo Tamper Bravo em seus experimentos. É o produto ganhando o mundo e cada vez mais aficionados. Parabéns Gil e que venham mais Bravos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei o modelo diferente, realmente, mas como era muito parecido com o primeiro protótipo e não vi nenhuma referência no texto, achei que era o Bravo. Mas de qualquer modo vale o registro pelo caminho escolhido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostou do resultado, Gilberto? Como eu te disse, estou mais inclinado para uma mola mais fraca do que uma mais forte, apesar de ainda não ter chegado a uma conclusão.

No final das contas acho que vou perceber que a mola original é a mais adequada.

 

Enviado de meu D6633 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa mola nova a força máxima é de 21,5kg e regulando a rosca dela para o mínimo, de quanto ficaria daí a pressão?

Para quem achar muito forte poderia regular para ter menos pressão no ato da compactação do bolo.

Para mim é tranquilo calcar com 21,5kg.


Acho que a diferença maior mesmo é na granulometria da moagem, na verdade essa questão da pressão da compactação é mais para gosto pessoal mesmo, pois com 10 - 15kg pode-se fazer um espresso perfeito tbm desde que esteja com a granulometria adequada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entao rodrigo, nao sei se foi pra mim mas isso que eu quero saber, essa força maior ou menor vai gerar diferentes perfis de espresso ou vou apenas ter q fazer mais força?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu testei o tamper do Gil em uma balança de banheiro , quando eu fui ate de 19 kg , precisei jogar o corpo , 14 ou 20 kg , acho dificil perceber qualquer diferença relevante,

 

Ja fiz teste com tamper comum aplicando pouca e muita força , com muita força eu conseguia era entortar o bolo e aumentar a BR em 2 ou 3% , se fosse para aplicar essa força toda os baristas teriam alem do  tamper um martelo de borracheiro .  ;)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 ou 3% não é  relevante , a maioria de nos não é capaz de perceber uma diferença dessa (eu não sou mesmo) .

 

Vc não tem um tamper normal ? Pega ele e faz um espresso com um apertinho 7 ou 8 kg , e depois outro jogando o corpo em cima , e depois diz para nos o que vc achou e que diferenças vc percebeu.  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entao rodrigo, nao sei se foi pra mim mas isso que eu quero saber, essa força maior ou menor vai gerar diferentes perfis de espresso ou vou apenas ter q fazer mais força?

 

Não leve a sério, Lipe. Só estava zoando.

 

Geralmente um calcamento mais pesado faz a extração ficar um pouco mais lenta. Mas no frigir dos ovos, se esquecer o tempo e atingir o mesmo BR, o impacto na extração é bem pequeno. É mais fácil outra variável qualquer afetar o resultado de maneira mais contundente.

 

Eu particularmente (não que isso tenha qualquer relevância) prefiro tamping mais leve e controlar o fluxo na moagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Farei Carlos, assim que eu conseguir o surfing da Mini, a bixa ferveee... O primeiro espresso nela saiu na sorte de principiante, depois só jorrooo e fervendo. Veremos...

 

Rodrigo, não levei pro lado ruim não. Eu achei q vc tinha entendido errado a pergunta e realmente nao sabia se era pra mim pq foi um pouco fora do foco do q perguntei.. Mas a verdade eh q eu perguntei erradoo e vc me zuou e eu nem peguei... Hahahhahaahhaah... 2 bobeiras numa mesma pergunta. =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lipe: Acho que não me expressei bem. Eu só tenho a mola padrão, mas já tinha comentado com o Gil que talvez uma mola mais fraca me interessaria.

Tenho usado o tamper na regulagem mais fraca (11,5kgf), porém sendo bem sincero não fiz várias extrações no  mesmo dia, com a mesma granulometria e mesmo café, variando apenas a força de calcamento. Por isso digo que ainda não tenho uma opinião formada.

Estou certo de que haverá uma diferença na extração, porém a regulagem mais fraca se assemelha com a força que usava antes de ter este recurso, e por conveniência optei por calcar assim.

 

Desculpe se não te ajudei. hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...