Ir para conteúdo

Tamper dinanometrico Bravo


Gilberto

Postagens recomendadas

Opa, vamos lá:

 

Rodrigo, serve sim o diametro externo do copo é 56,5 mm.

Miyamoto, fiz WDT pois estes dias estava dando estática e grudando um pouco na parede do copo, mas o pó sai solto.

 

Eu fiquei ancioso em não experimentei, e nem vi a folga nos meus filtros, como uso um VST fiz com 58,5 mm e ficou perfeito, preciso ver se entra nos filtros normais.

 

A borda da base do tamper e bem fina, tem só 3 mm, se quizer ter outros tipos terei que fazer, bem como se quizer outros diametros, o desenho da base acompanha o desenho do suporte superior, mas talvez não precise ser assim, vou pensar.

 

O tamper parece maior do que é pois na foto o tamper de 58 mm esta enfiado dentro do filtro, na realidade ele é 1 cm maior, no é pequeno mas o manuseio é legal, o tamanho não incomoda.

 

Sergio, vou rever as forças, eu tenho 18 kg na mola superior e 2 kg na mola inferior, somei para ter a força total , pode ser que tenha que subtrair. O tamper foi projetado para que o bolo tenha uma profundade maxima de 12 mm com relação a borda, se por ventura quem cor usar tiver um bolo xom uma profundidade maior terá que optar por uma base com 6mm de borda ao invés de 3 mm. Continuando, até que a base toque o bolo a única mola ativa é a mola inferior, a mola superior só entra em ação após o bolo apresentar resistência, não existe a possibilidade de não se comprimir o bolo a não ser ele estar a uma profundidade ( compactado) maior que 12 mm da borda.

Mortari, medi errado mesmo, mas da para medir certo, mas não hoje pois levei o tamper para anodizar. Mas vou separar as forças e chegar a alguma conclusão, ressaltando que minha única dúvida é se vou somar ou subtrair a força da mola inferior o que daria 16kg ao invés de 20 kg na regulagem mais dura.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, aqui uso sempre 15 g. Já peguei café que o pó desce 5 mm mais que outro café. A altura do pó é variável com massa fixa.

 

O conceito não funciona a não ser que o cara regule a mola para cada tipo de café/dose.

 

Imagine que vc queira 14 kg no pó. Isso só é possível se a força no cabo é 14 kg mais a força da mola que está apoiando na borda do filtro.

 

E como que se regularia a força no pó se a força na mola é variável com seu deslocamento?

 

Para abaixar o tamper vc está brigando com a mola + pó, não apenas o pó...

 

Outro detalhe. Ele para quando dá o batente. Isso significa uma altura fixa no pó. E uma variação mínima nessa altura muda demais a força no pó em si.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A mola variável tem uma carga de 0,1 kg por mm de compressão, logo terá sim uma diferença de +- 0,5 kg dependendo da profundidade, podendo ficar 13,5 kg ou 14,5 kg, o que considerei irrelevante no resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz Sergio, obrigado por ter indentificado o detalhe das molas, pensando um pouco aqui, sem colocar no papel, as forças vão subtrair mesmo, eu não peguei os calculos mas acho que deixei a mola superior com 18, 5 kg no curso máximo, dai será descontado a pré carga da mola inferior que é de 1,5 kg, ou seja partiria de 17 kg menos o curso da base, ficando +_ 16,3 kg regulado na carga máxima podemdo cIr mais 5 kg. A pré carga da mola superior é mAior que a carga total da mola inferior, fazendo com que ela só seja atuada no final de curso da mola inferior ou quando a base encontrar resistência no pó de café.

 

Depois, se puder eu passo o desenho em corte e conferimos juntos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vamos supor que eu faça a medida sem pó de 2 maneiras:

 

Supondo uma força de 18 kg feita pelo barista.

 

 

Um apoiando a base do tamper direto na balança : ficaria os 18 kg menos a pre carga inicial de 1,5 kg da mola inferior.

 

Apoiando na aba do tamper ( que foi o que fiz) , ai daria 19,5 kg.

 

Certo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não. Dei uma "ligeira" editada na minha msg anterior pois ficou contraditória com a frase abaixo =)

 

Não tem mágica. Colocar 18 kgf no cabo, a balança vai marcar sempre 18 kgf.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, se apoiar a base do tamper direto sobre a balança ela vai indicar a força real de calçamento que o tamper faz sobre o bolo que teoricamente será a mesma calibrada pela mola principal) e não a força que o barista está colocando no tamper.

 

Pra saber essa segunda, basta colocar a balança embaixo do suporte do PF e fazer a compactação com café, aí sim terá a força que está sendo colocada no tamper (independente de em quanto esteja calibrado o calçamento).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A gente tem que tomar cuidado quando pensar no problema. É fácil misturar forças internas e externas.

 

Se a balança marca X, no cabo também tem X, independente da maracutaia no meio. Só ficaria diferente se algo está apoiado fora da balança, ou seja apoiado no chão via algum suporte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah sim, faltou eu escrever na mensagem anterior que, apoiando a base do tamper direto sobre a balança, ela mostra a força real de calçamento contanto que o movimento esteja dentro do limite de curso da mola principal.

 

Não sei o quanto de curso tem a mola principal do tamper, mas imagino que essa situação seja perceptível na prática: você vai aplicando força e a balança vai aumentando na mesma proporção, ao chegar no ponto de calibragem da mola, o cabo do tamper deve descer e a balança continuar subindo, mas bem mais devagar (aí devem entrar os tais 0,5kg que o Gil citou) e, ao atingir o limite de curso, aí sim ela volta a subir na mesma proporção do aumento de força no cabo (mas essa situação já não aconteceria na aplicação prática pois o curso da base estaria travado pelo batente externo).

 

O Sérgio está certo, a balança mostrará sempre a força aplicada no cabo, mas apoiando a base do tamper diretamente sobre a balança, acho que você consegue perceber exatamente o ponto de calibragem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cheguei a conclusão final:

 

Existe uma única força para baixo, que será exercida na manopla, transferida para a mola, transferida para o eixo que está fixado na base, esta mola esta regulada para dar 18,5 kg no curso final.

Já para cima pode existir 2 forças, uma na base encostada no café, ou na balança, e a outra no aro quando encostado no filtro, este aro transferi S força para a mola, que transfere a força para o eixo no sentido de baixo para cima.

 

Portanto , estando a base apoiada na balança o valor marcado na balança será 18,5 kg no aperto final.

Estando a base apoiada no café e o aro apoiado no filtro a força no café será os 18,5 - a firçaxda mola inferior naquele deslocamento, aproximadamente 16,5 kg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que ainda não está certo o raciocínio. Se o projeto está como desenhei aqui, pense da seguinte maneira.

 

Imagine 100 kgf no cabo. Os cursos vão diminuir totalmente encostando os batentes. Uma balança embaixo vai marcar 100 kgf.

 

E no pó? A única coisa que pode se movimentar é o calcador. E o que movimenta o calcador é apenas a mola principal! A força no pó depende apenas de quanto essa mola está comprimida. Esqueça o resto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rsrsrsrsr.

 

Não, deixe esclarecer primeiro uma coisa, qualquer tamper dinanometrico vai ter um fim de curso quando chegar no valor determinado, dai para frente se você colocar 100 kg, todos vão para 100 kg no pó, bem o meu é igual, você sente o deslocamento da 1º mola, sente quando entra na 2ª mola, e sente quando chega no fim de curso, dai para, se continuar ele vai ter a força que você colocar.

 

No meu a mola principal é a superior, a de 18 5 kg no deslocamento projetado, a inferior é pouca força pois tem como único objetivo manter a base alinhadora permanentemente encostada no filtro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então aqui desenhei diferente. Não precisaria nem de 2a mola. Os cursos estão fora de escala e há folgas. Eu teria que desenhar melhor, mas tente sacar o conceito.

 

TayPXHZ.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio.. Neste seu desenho aí, a mola não iria comprimindo aos poucos durante todo o calcamento? Se bem entendo de tamper dinamométrico, o sistema só dá o click quando atinge a força calibrada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esquecendo a 2ª mola, o conceito esta correto, ressaltando que determinei o quanto a mola pode ser comprimido para que eu tenha o resultado desejado, mas se a pessoa quizer continuar forçando a força vai aumentando.

No meu eu não coloquei um "click", como seria este click ? Em alguns o pessoal coloca uma esfera com mola que na distancia planejada ele entra em uma canaleta fazendo um " click" . Não achei necessario, mas poderia fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto, com 2 kgs o pó já chega quase em seu ponto final, dai para afrente a força sobe de 2 para 16 kgs para compactar mais 1mm.

Sem eu colocar o desenho vocês não vão chegar a conclusão alguma, rsrsrsr.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas se a pessoa quizer continuar forçando a força vai aumentando.

No meu desenho, deu batente, o cara pode subir em cima que a força no pó será sempre a calibrada. Não é mais interessante?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, com certeza, fiz assim mas não tinha me atentado a este detalhe, quando chega na força máxima da batente interno, mas tem o externo que não lembro se deixei zero ou com 1 mm de folga que daria mais 1,3 kg de força, posso deixar zerado de uma vez caso não tenha feito., pois como no seu desenho a manopla encosta no " planador" que esta encostado no filtro, logo não aumentaria a força no pó.

 

Isto só não seria valido caso eu resolva deixar com menos kg que o máximo, neste caso eu teria que colocar uma porca embaixo alterando o batente.

 

O Sergio fazendo eu descobrir meu proprio tamper, rsrsrsr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe, é a mesma coisa mesmo =)

 

Vendo agora o meu desenho, é importante sim uma segunda mola para manter o apoiador sempre com um pouco de força ou o cara teria que usar as duas mãos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem eu não estava em casa, não conseguia ver os dados corretos do tamper.

 

A mola principal ( superior) deixei de fato na regulagem máxima com 18 kg, e a inicial deixei com uma pré-carga de 2 kg, considerando um deslocamento médio da mola inferior de 4 mm teria mais 0,5 kg, portanto a carga inicial máxima seria de 15,5 kg, podendo descer até 11,5 kg, bem acho que esta ok assim, não precisaria alterar os valores.

 

O batente externo que o Sergio comentou ontem limitando a força ao máximo de 15,5 kg não funciona no meu projeto, lembrava que não tinha feito isto mas vagamente, este  batente existe mas só quando o deslocamento do calço embaixo for o máximo e isto provavelmente nunca ira acontecer, logo funciona como eu havia descrito mesmo, chegando no "click" se continuar aumentado a força a mesma será transferida para o pó, o que não vejo problema já que não difícil identificar o "click".

 

Tamper_zpswqqrbzq3.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também achei que fosse como o Sérgio desenhou, ao dar batente externo (no anel de alinhamento) o que determinaria a força de calçamento seria sempre a mola principal, mesmo que o cara monte em cima do tamper.

 

Acho que se a mola principal tivesse um curso maior (no mínimo igual ao da mola externa), poderia forçar sempre o batente sem prejudicar a pressão de calçamento no pó. Não sei se daria pra fazer isso na prática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...