Ir para conteúdo

Tamper dinanometrico Bravo


Gilberto

Postagens recomendadas

Hehe, desculpe a brincadeira meio sem graça, que sequer foi dirigida a vc, Murilo, mas não vejo função nenhuma nesses sulcos. O que não quer dizer wue eu esteja certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha experiência, base C-Ripple tende a tornar a extração menos uniforme e a diminuir a taxa de aproveitamento do pó. Depois de algumas semanas achando ruim, fiz um teste com "visitas-cobaia"... :ph34r:

 

Mantendo tudo igual, grão, moagem, dose, temperatura, pressão de socamento e técnicas de preparação (WDT, assentamento com batida vertical e 3 voltas idênticas de nutation), numa sequencia de 6 extrações alternadas, 3 com C-Ripple e 3 com C-Flat, todas com C-Ripple ficaram subextraídas (minhas visitas-cobaia não sabiam o que esperar, não falei do que se tratava). Depois de cada extração, ao partir o bolo, notei que os "cantos inferiores" estavam quase secos e o terço superior do bolo estava bastante irregular na coloração/umidade.

 

Talvez precise mudar muito a técnica, talvez eu não saiba usar. Não ficou bom, não gostei, passei pra frente com prejuízo, pois avisei que estava vendendo pq não gostei. Se fizerem testes e descobrirem que fica melhor que plano ou curvo, por favor compartilhem e ensinem a técnica, estou aberto pra tentar de novo, se o ganho de qualidade se justificar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Boa tarde pra quem é de tarde.

 

Estou de acordo com a experiência C-Ripple descrito pelo Cabral, também tenho um. Comparando o mesmo com o Flat, o ultimo sai em disparada em melhor desempenho. Reforçando, também presenciei canalizações e extrações não uniformes do bolo compactado.

 

Creio que os picos do bolo gerem diferentes pressões comparadas com o vale das regiões compactadas em formato de onda.

 

Engraçado que, dando uma ligeira olhada no HomeMarista, alguns do HB enfatiza que o formato do punho e o peso do tamper é mais importante que o formato da base... uahhusahusa

No mais, também estou aberto a sugestões. Lendo os posts de outros tópicos, há pessoas que dizem que isso foi mais uma forma encontrada pela indústria de vender mais tamper pra compor sua “coleção”... uahhsuahusha

 

Conclusão. Neutra e imparcial. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De repente o Gil descobre as vantagens da canalização no sabor do café .

 

Imagina se Gil descobre que a canalização é o que melhora o sabor desses cafés da região de xurume. :D

Já comprei esse , pode vender os outros 4 para os outros Gil. :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mas li certa vez, não me lembro onde, mas acho que foi a uns links atrás que esse formato serve para distribuir e fazer o tamping com a mesma ferramenta.

 

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei:

https://www.instagram.com/p/BF9vlO1k-ct/

 

Segundo o fabricante:

reggietamper(distribution tamper)

 

This is our new distribution tamper. It distributes and tamps the coffee with one tool. Place the tamper on the coffee grounds in the porto filter, rotate and then tamp.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Boa, Gil!

 

Esse formato já ficou bem legal, um bom meio termo entre os atuais...

 

Mas essa textura é a "madeira" do SW??? ficou parecendo cortiça no meu monitor! :D

 

Viu essa idéia que o Ricardo encontrou e postou num outro tópico?

 

 

Bem interessante! Fiquei babando pra arrumar um cabo desses...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, na realidade ele colocou um tubo atravessando, tipo 3mm de diâmetro, o pó passa por baixo e por cima deste tubo.

Um parafuso alem, que se vê na lateral é para regular a altura deste tubo, para que fique na altura adequada.

 

O OCD foi testado pelo Socrati e o resultado em %ext foi pior com ele do que sem ele, este eu tenho certeza que vai se comportar melhor, pois acaba só distribuindo o pó e não comprimindo parte dele como o OCD, vamos ver.

O meu esta atrasado, pois resolvi fazer os molde em 3D para ir para a usinagem mais perto do que será mesmo, devo receber esta semana a impressora ai vou acelerar os testes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li recentemente um comentário de um Juiz do último WBC e ele disse que não viu vantagem no uso do OCD (que eu me lembre o Léo Moço usou antes do dinamométrico do Gil), e que, ao contrário, pode até atrapalhar a uniformidade de densidade da distribuição antes da compactação propriamente dita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...