Ir para conteúdo

Espresso Preciso - O adaptador bluetooth de balanca para moedores sem dose


haroldo_psf

Postagens recomendadas

Oi pessoal. Este e' meu primeiro post num forum brasileiro. Sou engenheiro no vale do silicio, brasileiro original de Mato Grosso do Sul. E, como voces, adoro a ciencia do cafe.

 

Como a extracao de espresso necessita de muito cuidado para conseguir consistencia, uma das variaveis e' a dose. Muitas pessoas, eu inclusive, usam balancas, mas sempre tem que dar uma ajeitada no filtro, adicionando ou retirando um grama ou duas. 

 

Depois the uma busca online, percebi que a comunidade teria um uso para um prototipo que fiz. Se eu conseguisse fazer um pacote comercial do plug e estacao do filtro embaixo do funil do moedor, teria algum interesse em sua parte?

 

Descupem o video estar em ingles. Aumentem o som e maximizem a tela por favor:

 

https://youtu.be/-dustqnN-MA

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Santiago! Obrigado pelas palavras positivas. O circuito embaixo da minha estacao tem uma corda macho (para tomada) e uma corda femea (para moedor) saindo do outro lado. Ja consegui diminuir o negocio e agora sera simplesmente um plug que voce conecta na tomada, e conecta o moedor atras. Meu custo esta em tordo de $50 dolares, entao o preco sairia abaixo ou em torno de $100 dolares, incluindo a estacao para o filtro (ainda nao desenvolvida). Estou montando um kit para usuarios em casa, e estabelecimentos comerciais de cafe tambem. 

Editado por Santiago Luz
Removido quote. Favor ler os tópicos da Leitura Obrigatória.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Haroldo,

 

Bem vindo ao fórum, pelo que entendi você faz o controle do moedor via a balança Acaia, é isto né ?

 

Então a maioria de nós pesa os grãos a serem moído e moi dose por dose, já que se vária bastante de grão, ou usamos moedores manual, meu caso.

Tínhamos pensado, certa vez, em fazer algo nesta linha mas controlando a extração por gramas, seria o seu sistema mas ao invés de usa-lo com o moedor, usa-lo com a máquina de expresso, eu havia sugerido as seguintes funcionalidades:

 

Você determinaria no inicio da operação quantas gramas de liquido deseja, tipo 25/50/80 grs, como você faz com o moedor.

 

Se quiser sofisticar:

 

Mas como nem sempre acertamos na moagem, nem sempre a extração sai como planejado, pode ser que em 20s já se tenha 60 grs na xícara e tínhamos planejado ter um ristreto, foi-se o ristreto mas ainda podemos ter um bom expresso ou até um longo, neste momento ( 20S) o sistema calcularia em função do fluxo qual seria o melhor resultado para o café, um ristreto, um expresso ou um longo. è claro se tiver interesse em partir para algo nesta linha teríamos que definir parametros adequados, e eu teria um imenso prazer em ajudar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entao Gilberto, eu pensei nisso sim. Na verdade, aindo penso :)

 

O problema e' que se eu cortar a eletricidade para a maquina de cafe, a valvula 3-way (desculpe o portugues ruim) nao vai acionar no final da estracao, e o filtro vai sempre ficar molhado. A saida seria abrir a maquina e modifica-la, mas assim nao seria um plug and play product.

 

Tem uma compania chamada www.decentespresso.com que esta fazendo uma maquina completamente bluetooth, programavel, e compativel coma acaia, que faz exatamente isso. Eles inclusive estao desenvolvendo um prototypo igual o meu para controlar o moedor. O CEO me contatou pois eles nao tem software ainda para o que fiz, e queria  fazer uma troca pelo meu software e assembly. Mas estou planejando em fazer meu kit assim mesmo. 

 

Claro que para moedores manuais ou que mede graos antes de moer isso nao tem uso, mas acho que muitos estabeleciments comerciais, e ate alguns usuarios em casa teriam interesse. Estabelecimentos comerciais nao usam balanca pois nao tem tempo de ajeitar o filtro (adicionar ou tirar uma ou duas gramas manualmente). Meu kit elimina esse tempo e torna possivel para cafes comerciais usarem uma balanca para moerem com consistencia o dia todo, independentemente da temperatura ambiente e do moedor, do tipo, idade, e torra do cafe, e sintonizacao do moedor (grind setting).

 

Abraco

 

Acho que a ideia do cara e' muito legal. 

Editado por Santiago Luz
Removido quote. Favor ler os tópicos da Leitura Obrigatória.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O projeto é realmente bacana pra quem já tem a Acaia.

 

Pra quem não tem, o custo X benefício pode não ser tão atrativo, pois só a balança já custa $130.

 

Vai uma sugestão: como você disse que ainda vai bolar um suporte pro PF, considere incorporar uma load cell no suporte e já oferecer o kit pronto, sem precisar da Acaia. Talvez seja possível fazer até a comunicação via bluetooth (pra evitar um cabo entre o módulo na tomada e o suporte do PF) e, ainda assim, manter o custo extra abaixo do valor da Acaia.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entao Mortari, algo parecido esta nos planos. Inclusive, a Decent Espresso ja esta fazendo isso. Eu to meio que numa corrida para lancar meu plug antes deles. O CEO me falou que eles nao tem software ainda, entao estou na frente. Eles vao lancar o plug deles compativel com a Acaia, e ao mesmo tempo estao desenvolvendo a balance propria deles para por na stand.

 

Meu plano e' fazer uma pequena quantidade desses adaptadores para usuarios da Acaia (pois tenho tudo pra fazer sozinho sem precisar the eng. mecanica), e mais pra frente eu vou ampliar o projeto mais ou menos pelas linhas que voce mencionou, mas esse projeto ampliado vai precisar the investimento e recursos tequinicos, nao vou conseguir sozinho. 
 

Inclusive, mesmo para instalar o load cell na stand do portafilter ja tem que tem um drafter. Eu so' sou um Ze na garagem... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já integrar a célula ficaria parecido com o Esatto da Baratza. Ele também corta a energia pro moedor via o plug externo.

 

Dá uma olhada aqui em algo just for fun, mas para a extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, boa sorte com o projeto então Haroldo.

 

Verdade Sergio, mas o Esatto é específico pra linha Baratza, né? Penso que algo mais versátil poderia ter um bom mercado pros moedores comerciais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, especifico. Só foi para ilustrar com algo já com a célula.

 

Meu moedor tem saída direta, então não sei como seria quando o moedor tem retenção alta no caminho de saída do pó.

 

Geralmente o pessoal cutuca com pinçel ou dá batidas. Se essa retenção é significativa e variável, de duas uma. Ou tem que sempre jogar no lixo esse restinho, ou a dose não será precisa como é o objetivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio, LEGAL demais sua invencao!!!!! eu estava assistingo perguntado "o qe e' eesse pires laranja ai do lado?", ...kkkk Ai no final do video tudo fez sentido, massa demais!!!!!!!

 

Sobre a retencao no tunel do moinho...Nao e' problema. Numa cafeteria comercial, o cafe rola rapido e nao tem problema. Em casa, e' so dar uma descarga de 2 segundos manualmente andes de moer. Nao tem segredo.

 

Inclusive, na segunda versao da minha App pra Android, ja estou incorporando uma descarga automatica dependendo de quando foi o ultimo uso, e um esquema de calibracao inteligente (em breve posto aqui de novo)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente eu acho muito mais util ter todas as funções num minimo lcd acoplado

do que ter que ficar conectando com smartphone. Na pratica vai ser sempre mais rapido

e eficiente no dia a dia.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...