Ir para conteúdo

Gaggia Baby Class e Porlex Mini: boa escolha para um iniciante?


Curioso

Postagens recomendadas

Pessoal, sou novo aqui!

 

Comecei a gostar de café há pouco tempo, cerca de 2 anos. No começo só tomava para acompanhar os colegas na hora do cafezinho. Com o tempo criei gosto, convenci o pessoal do trabalho a comprar uma máquina de espresso (bem básica – mesmo–, Philco Expresso) e agora estou decidido a investir um pouco mais.

 

Queria a opinião de vocês sobre a escolha que fiz para começar. Depois de ler os tutoriais, outros tópicos básicos, o tópico do Clube Gaggia e este aqui, pensei em comprar uma Gaggia Baby Class e um Porlex Mini (na verdade até já comprei esse moinho). Vou usar a máquina em casa e servir pouco, só para mim em geral e alguma visita. Por isso, pensei que por enquanto talvez pudesse me virar com um moinho manual. A máquina é a que cabe melhor no meu orçamento e também na minha mala, porque devo comprar aqui nos Estados Unidos. Essa é uma boa escolha?

 

Também aceito indicações de portafiltro "naked" e, claro, outras dicas e recomendações que vocês tenham pra dar a um completo iniciante!

 

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ratteware 58 milimetros.

aqui no forum vc também encontra um rapaz que faz tampers caprichados.

ou digite no ggogle jc tampers.

porta filtro vc não tem muitas opções.

procure uma empresa chamada imeltron.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço mais uma vez! O tamper Ratteware 58mm que você diz é esse emborrachado, ou esse de alumínio? Esse preço (um 40 dólares, outro 25) é o esperado mesmo? Vi o JC Tampers, mandei uma mensagem.

 

Sobre o portafiltro, vale a pena comprar alguma coisa no exterior? Talvez outro portafiltro da Gaggia?

 

Filtro em si eu preciso comprar algum pra começar? Vejo que muitos usam VST ou La Marzocco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, para registro (quem sabe ajude alguém no futuro): comprei o Hario Slim e a Gaggia Baby Class. Tinha encomendado o Porlex, mas ele não chegou ainda; como tinha ganhado o Hario, usei ele mesmo.

 

Para os grãos, recorri a uma loja aqui em São Paulo porque não ia aguentar até chegar café de loja online – ansiedade de criança com brinquedo novo. Comprei o house blend do CoffeeLab, recomendado pela Anita. O grão, aliás, é excelente!

 

Fiz três testes, com o filtro comercial duplo, 14g, razão de extração 50%. Nenhum deu certo, claro! Faltou la mano dell'operatore hahahah Com base nas informações deste tópico, achei melhor tentar a moagem no quarto ajuste do Hario Slim.

 

Na primeira tentativa, a extração foi muito rápida: em menos de 13s já tinha alcançado 28g de café na xícara. A crema mal cobria o copo todo e se dissolveu em poucos segundos; mau sinal. Como esperado, pelo tempo de extração, o café estava muito fraco, ácido e amargo. Não foi o pior que já provei, mas certamente ficou muito aquém do mínimo mesmo de um iniciante.

 

Na segunda tentativa, descobri que, sem perceber, na verdade tinha deixado o moinho no quinto ajuste, porque não apertei o suficiente o parafuso e não contei um clique. Para compensar, decidi ir no terceiro clique dessa vez. Também não deu certo, a máquina engasgou.

 

Na terceira – e última, porque já era mais de 1h da manhã! – tentativa, ajustei o moinho no quarto clique e então voltei mais ou menos metade de uma volta. De novo a máquina engasgou.

 

Amanhã de manhã vou tentar novamente, com quatro cliques completos.

 

Apenas para referência, para moer 14g no Hario Slim, levei cerca de 6min no terceiro ajuste. Não é uma maratona, mas não é para todo mundo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pela minha experiência os moedores hario vão te dar pouca variação para expresso.

Você vai conseguir fazer um expresso aceitável, mas com poucas opções de granulometria.

Poderá acontecer de a melhor razão de extração para um grão ser sacrificada em prol da satisfação de algum outro parâmetro.

Eu tenho também um moinho_F00013b.jpg e nunca levei 6 minutos pra moer essa quantidade.

Melhor se certificar de que tudo esteja certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

José Alexandre: acho que estou com algum problema com o Hario mesmo. De uma hora pra outra, ele começou a não moer, mas triturar os grãos. O recipiente inferior mal enchia, enquanto no superior (onde ficam as mós) os grãos eram destroçados sem qualquer uniformidade. Desmontei o moedor e montei novamente. Ajustei em quatro cliques. Dessa vez os grãos foram moídos efetivamente, mas demorei mais de 10min. Mesmo assim a Gaggia engasgou. Alguma ideia? Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Descobri meu erro. Eu estava contando errado o ponto zero:
 
 

O ponto zero é quando você vai girar a manivela e ela gira com dificuldade, raspando muito as mós. Se você definir o ponto zero como "não girar mais o seletor", corre o risco de apertar demais dependendo de sua força.


Fiz exatamente isso que o Rodrigo disse pra não fazer (tinha lido essa instrução aqui, mas talvez tenha interpretado mal). Conclusão: meu 0 na verdade era um -2, digamos; então o 4 era na verdade 2! Fiz um novo teste com 4 e depois outro com 5 cliques. O primeiro ainda assim engasgou a Gaggia – e eu quase junto! tanto café excelente desperdiçado... –; o segundo finalmente saiu!


 
primeira-extra%C3%A7%C3%A3o.jpg?dl=1
 

 

Longe de ser uma maravilha, como dá pra ver. A crema não chegou a cobrir toda superfície, nem durou muito, e o café estava bem pouco desenvolvido. Ainda assim, pelo menos agora já provei um café! [=

 

Como o José Alexandre tinha dito, realmente o tempo de moagem caiu bastante, para cerca de 2min, agora que eu encontrei o ponto zero correto.

 

Enfim, por enquanto é isso aí! Ah, agradeço se alguém puder dar indicações de portafiltro e filtro. Postei tanto aqui que essas dúvidas ficaram perdidas acima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Gilberto falou engraçado, mas falou tudo.

Faz tempo que não uso o hario, mas acho que dois minutos ainda é bastante.

Acho que filtro o pessoal varia mais pra entrar na pira.

eu tinha bons resultados com os da gaggia, da rancilio e outro triplo que esqueci agora.

porta filtro, não vejo motivo para ter outro que não o da gaggia.

Claro sempre existe a pira...

abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, este corretor ..... O texto ficou esquisito mesmo, corrigindo:

 

Quando demora muito para moer e porque esta moendo muito fino, normalmente quando se moe para expresso você sente na alavanca o café moendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...