Ir para conteúdo

Forno Elétrico Digital - Philco Rotisserie 32 litros


Postagens recomendadas

Salve Guilherme.

 

Boa ideia, mas ficará difícil observar a cor dos grãos, então teu único sinal será o som dos estalos.

Terás que ficar muito atento. Ouvidos alertas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que até que dá para furar mais a lata. É que na hora não tive saco. Estou pensando em utilizar um termômetro infravermelho. Não sei se dará certo. Ruston, se fosse nescau seria ótimo. Era leite ninho. Portanto, haja late (he he).

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, muito legal mesmo!

 

Eu também faria mais uns furos na lata, acho que fica show. Se tiver filhos pequenos um dica: lata de Mucilon é um pouco maior e pode dar um tombamento mais eficiente...

 

Boa sorte e por favor nos conte como foi!

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje de manhã terminei meu projeto e tentei fazer uma torra com ele. Ficou até legal para algo tão improvisado, com bom tombamento dos grãos. Mas meu forno simplesmente não tem a potência necessária. Esquenta apenas até 200 graus, e não dá para ligar o gás junto com o grill superior (esse é outro problema, só tem grill em cima). Depois de 20 minutos a torra ainda estava muito clara, sequer chegou ao primeiro crack. Amanhã tentarei pré-aquecer bastante antes de tentar de novo. De qualquer forma, já tenho um tambor para usar em outro forno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei como é o posicionamento do eixo rotatório no seu forno e se ele permitiria a solução que vou propor, mas eu, quando asso pizzas no meu forno a gás, ganho temperatura diminuindo o tamanho da câmara com tijolos refratários. Mas acho que por causa do posicionamento do eixo não funcionaria para a tua aplicação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Hoje repeti o procedimento. A solução que eu encontrei para conseguir torrar um pouco mais rápido, alcançando uma torra entre city+ e full city, foi aquecer bastante o forno, ligando a chama no máximo, por uns 15 minutos antes da torra. Em seguida, abro o forno, encaixo o espeto e deixo +- 5min sem ligar a rotisseria, ainda no gas. Depois, desligo o gas, ligo a resistência (e a rotisseria) no máximo (200º) e deixo até uns 8min depois do primeiro crack, chegando a +- 20min de torra. Com esse procedimento, consegui torrar mais ou menos 150g de café verde hoje cedo. Não consegui esperar muito (tomei uma xícara no final da manhã). Tenho a impressão que o café ficará gostoso (equilibrado na xícara), embora ainda com amargor um pouco superior do que eu gostaria (dessa vez, por ter ficado um pouco mais clara, remanesceu um pouco de acidez, mas nada que chegue a incomodar - até gostei do resultado).

 

Abraço,

 

Guilherme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...e o espeto também não gira com o gás ligado... às vezes eu fico pensando porque projetam diversos equipamentos domésticos com tão pouca flexibilidade. Alguém poderá dizer que é por segurança, mas isso não me convence muito, não!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse caso, é para complicar minha vida (kkkkk). Mas, vou adaptando. Talvez coloque uma pedra refratária de calor em baixo (meu forno é razoavelmente grande) e acho que talvez caiba na prateleira inferior, logo abaixo do tambor (nesse caso, foi bom fazer um tambor estreito, no diâmetro de uma lata de leite ninho de 400g).

 

Ou quem sabe... daqui a um mês ou dois, comprar o forno da phico, testado e aprovado pelo Foguinho).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

O Forno Philco com o tambor ainda é um projeto amigos.

 

Quanto ao mod do espeto giratório já está resolvido e provendo torras uniformes.

 

Agora no fim de semana farei mais testes de gerenciamento de temperatura X controle do giro do tambor a fim de diminuir o tempo de torra para 15 minutos.

 

Como o forno não supera 230 graus em sua forma original, terei que estudá-lo e entendê-lo a fim de controlar vários batchs de torras até chegar em um resultado satisfatório.

 

Enfim, preciso estudar mais a torra controlada neste brinquedo.

 

O que posso comentar é que, por menos de 400,00, parece ser possível fazer excelentes torras domésticas com este projeto.

 

 

Aguardem novidades.

 

 

PS: Alexandre, obrigado pela inspiração..... se tudo der certo, considere-se o pai do brinquedo...... eu fico sendo a mãe.... :lol: :lol: :lol:

 

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(...)

Como o forno não supera 230 graus em sua forma original, terei que estudá-lo e entendê-lo a fim de controlar vários batchs de torras até chegar em um resultado satisfatório. (...)

 

Fogo,

 

Esses dias, no youtube, vi um cara que modificou um forno da polishop (george foreman com rotisserie), fazendo um buraquinho na parte de trás do forno e incluindo uma heat gun no processo de torra. Ele disse que, com isso, conseguiu acelerar bastante a torra. É algo a se pensar, se continuar achando que 230 graus externos é pouco.

 

Abraço,

 

Guilherme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fiz um novo tambor com lata de nescau. Desta vez, utilizando uma tela de arame com furação pequena para poder visualizar os grãos no processo de torra. Poderia ter ficado melhor se eu tivesse pensado mais demoradamente o design antes de executar os cortes na lata. Mas, até que ficou razoável. Quando chegar o meu philco (chega até dia 13) e eu modificá-lo em uma eletrônica para ligar a rotisseria diretamente, postarei um video de uma torra com ele. Seguem fotos

http://m.flickr.com/photos/85044844@N05/7978243512/lightbox/

 

7978228496_e5816bd6d4_b.jpg

7978226498_995057f88d_b.jpg

 

 

 

Abraços,

 

Guilherme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkk, depois eu é que sou o figura...é cada invenção melhor que a outra...

 

Depois faremos uma enquete para eleger o torrador mais feio do CDC, kkkkkkkkkkk. E minha pipoqueira é uma concorrente competitiva!!

 

:P :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente o bicho ficou feio kkkkk. Mas, como diz o ditado, beleza não é tudo. Meu frankstein, por incrível que pareça, acelerou muito a velocidade da torra. Talvez por deixar o calor passar mais fácil. Hoje, ao usa-lo no forno antigo, em trinta minutos, meu café carbonizou. Joguei 100g de grãos verdes fora, prestes a pegarem fogo. O óleo havia saído todo e fez muita fumaça. Tomei um susto. Antes, em trinta e cinco min, eu alcançava apenas uma torra city+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme,

 

Eu concordo com você. Mas no meu caso estou 100% sujeito ao chamado WAF - Wife Approval Factor.

 

Aqui em casa não entra nada com cara de frankstein. A pipoqueira eu escondo dentro do armário da varanda pois se minha esposa ver aquilo ela joga no lixo na mesma hora, kkkkkkkkk.

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje estreei o philco. Fiz uma torra de 100g com o café da serra da Mantiqueira da Nuance. Meu frank (tambor) esta me imprecionando. Sem qualquer mod no forno, em 24min, alcancei torra city+, como mostra a foto.

 

 

http://www.flickr.co...@N05/7982343884

 

 

 

Abraços

Editado por Guilherme Torres
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leonardo,

 

A foto, por ter sido tirada do iphone, desfavoreceu um pouco a aparência real do grão. Há, sim, alguns grãos mais claros do que outros. Não ficou uniforme, porque eu ainda não modifiquei o forno para girar a rotisseria independentemente da modalidade escolhida - e, para não correr o risco de assar os grãos (torra muito demorada), preferi alternar entre rotisseria e 230º (sem girar, no último caso, em médias de 2 min). Mas, predominaram grãos mais escuros, como você pode ver alguns na foto. Penso que, de qualquer forma, seria melhor a classificação city+, até porque, extraído o café, quase não se identifica acidez presente, já existindo algum amargor. Utilizei, como parâmetro, o gráfico juntado por último no guia iniciante de graus de torra.

 

Guilherme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza Guilherme.

 

Eu pedi aquelas réguas da ABIC pensando que nos ajudaria a padronizar as discussões sobre ponto de torra, mas acho que não ajudou, pois a impressão delas é ruim. Continuo desejando que criássemos um padrão de cartela de cores para ajudar na troca de informações entre os membros, assim como fizeram os usuários do Coffeesnobs.

 

Alguém se dispõe a ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje, depois de ir a duas eletrônicas e ter negado o pleito de modificação do meu forno para controle isolado do motor da rotisseria, comprei o interruptor (em uma loja de equipamentos para restaurantes) e fiz, eu mesmo, a modificação. Digo de antemão que é muito fácil tal mod, porque o motor da rotisserie é 220v. Basta retirar os conectores (brancos) que ficam logo na entrada da fiação do forno (aquele fio que vem da tomada), retirar os conectores do motor (são de encaixe, assim como os brancos que citei), isolar os conectores do motor (para não correr o risco de curto ou de choque elétrico; usei fita isolante de alta resistência térmica para isso) e, usando três pequenos fios (suficientes para suportarem 220v - os de extensões elétricas servem), ligar dois deles aos demais que vem do fio que vai na tomada (tomando o cuidado para não mexer na ligação já realizada), sendo que a outra ponta de um deles deve ser ligada a um dos conectores do motor (é fácil, pois o encaixe contém um pequeno furo, que serve para passar o fio desencapado e, assim, fazer o contato), bem como a outra, ao interruptor. O último fio sobrando deve ser ligado no outro pólo do interruptor e ao conector restante do motor da rotisseria. Isole todos com fita isolante de alta resistência térmica e pronto - terá um forno com rotisseria que funcionará em qualquer programação escolhida. Depois, é só encontrar o ponto ótimo de realizar a torra, o que farei em seguida. Depois postarei um video do forno funcionando com a modificação realizada.

 

Abraços,

 

Guilherme.

 

Obs: A instalação do interruptor é tão fácil, que demorei em torno de 15 minutos para fazê-la, incluindo o tempo que utilizei para, usando uma furadeira, furar o buraco na lateral do forno para instalação do interruptor (o interruptor é daqueles redondos, que contém parafuso e porcas para fixação). Pena que minha broca não era grossa o suficiente para o tamanho do parafuso do interruptor e, limando a lateral do forno, acabei fazendo um pequeno arranhão. Nada que tenha ficado muito aparente, mas, de qualquer forma, se tivesse tomado maior cuidado, evitaria (tinha pouco tempo, pois já estava chegando a hora de trabalhar). Desculpem a prolixidade e a falta de clareza (é difícil explicar passo a passo o que fazer sem fotos para facilitar a visualização).

Editado por Guilherme Torres
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Ainda não estou satisfeito com o resultado da torra. O uso do Philco Rotisserie possibilitou notável melhora, mas, comparando com o café torrado profissionalmente (sacanagem a comparação, mas meu objetivo é, ao menos, chegar muito próximo), ainda estou longe de aprová-la (minha torra). Hoje, tentei o método que o Bernardo e o Rogério Colt estão utilizando: início da torra no forno e finalização na pipoqueira. Achei que ficou melhor (mas me atrapalhei um pouco, perdendo alguns grãos de café no manejo forno-pipoqueira). Penso que encerrei a torra um pouco cedo demais (fiquei com medo de queimar o café e ele acabou ficando um pouco ácido - característica que não aprecio quando se sobressai na xícara). Continuarei tentando esse novo método. Gostaria da opinião do Bernardo e do Rogério a respeito de quanto tempo depois de retirado do forno (ou da airfryer) vocês deixam na pipoqueira. O meu café, retirei do forno quando estava começando a bronzear, antes do primeiro crack (acho que o momento - 12min - foi ótimo). Logo quando coloquei na pipoqueira, o primeiro crack iniciou com força (coisa que nunca havia visto antes na torra inteiramente realizada na pipoqueira; nem no forno), demorando pouco mais de 40s para encerrar, momento em que desliguei a pipoqueira e iniciei o processo de resfriamento rápido dos grãos (Valeu, Ricardo Fogo Ruivo, pela idéia do aspirador com caixa da le creuset!)

 

PS: Esqueci de dizer que liguei a pipoqueira ao menos um minuto antes de retirar o café do forno.

 

Abraços,

 

Guilherme.

Editado por Guilherme Torres
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Guilherme,

Eu uso um forno Continental 2001 à convecção.

Isto significa que é igual aos outros, porém muito bem isolado e com um ventilador que faz o ar quente circular dentro do forno com bastante velocidade.

Desta forma consigo bom calor e as torras demoram normalmente de 13 a 15 minutos.

Eu utilizo Double Roasting pelo seguinte motivo: Se começo a torra a 200ºC, temperatura boa para a etapa de secagem, mesmo colocando no máximo não consigo atingir em tempo a temperatura para o 1º Crack e o café sai "Baked" com cheiro de grama e sabor a cozido (não torrado). Ainda: neste caso a torra demora muito mais, chegando até 22 - 25 minutos, e evidentemente que não fica com bom sabor.

Se pelo contrario coloco a temperatura muito alta, a secagem não fica boa e o café perde as nuances, grande parte do sabor frutal, aroma, etc. ficando uma bebida sem muita graça.

Fazendo o Double Roasting consigo "secar" na temperatura certa, daí eu tiro do forno para não continuar "cozinhando", aumento a temperatura e, quando chego nos meus 230 - 235º, coloco novamente para torrar até o 1º Crack, o que vai levar 7 - 10 minutos mais, já que o grão deu uma esfriada.

Daí o procedimento é o normal, deixar a temperatura constante por 1 minuto (para não interromper o 1º Crack) e depois abaixar até o ponto que estou procurando (City, Full City, etc.)

Com um forno menor, mais fácil de esquentar (ou com dois fornos, como no teu caso), o esquema seria colocar nos 200ºC (ou ainda 180ºC) 5 - 6 minutos de secagem e enseguida aumentar a temperatura (ou colocar na pipoqueira, no teu caso) até o Crack, para esquentar bem o forno.

Começou neste instante aqui em casa a Primeira Chuva em Brasília, interrompendo a seca !! Que bom cheiro de terra molhada !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, depois que retiro da airflyer a torra dura entorno de 4 min a pipoqueira (é que pelo dimmer diminuo um pouco a potencia dela) no teu caso acredito que deva durar uns 3 min.

 

Realmente, tente diminuir o tempo da torra no forno 5 a 7 min com 180C e outra no mesmo tempo com 200C, é o que tenho feito aqui e coloque o café após o forno atingir a temperatura desejada. Como o teu forno tem rotisserie acredito que a torra deva se comportar muito semelhante com a airflyer, sendo suficiente este tempo descrito.

 

Outra coisa o crack ocorre mesmo rápido neste método, mas acredito que ele ocorrendo por volta de um minuto e meio seja o ideal na pipoqueira. Aqui ocorre em torno de uns 2 min e meio (mas é que diminuo a potencia dela).

 

O que certamente influencia o crack é a quantidade de café, a que considero ideal é 100g, menos fica bom também, mas mais que isso (105, 110, 120) perco o controle da torra na pipoqueira. As ultimas quatro torras começando com 100g de café verde ficaram muito boas e todas bem parecidas.

 

 

Utilizando esse método faço o controle da finalizada da torra visualmente, após o primeiro crack monitoro retirando uns grãos de café e começo a comparar a cor dos grãos com a tabela da régua da ABIC, chegando ao ponto deseja do interrompo e coloco no ventilador.

 

Como vc coloco o café na pipoqueira com ela já aquecida, no meu caso nem desligo ao despejar o café.

 

O que posso te dizer é que depois que comecei a utilzar esse método consegui mais facilmente obter repetição das torras ficando todas muito semelhantes, o que não conseguia só com a pipoqueira onde cada uma saia de um jeito.

 

Para não perder tantos grãos ao colocar o café na pipoqueira tente fazer um cone, ai vai conseguir direcionar melhor os cafés e evitar que caiam fora.

 

 

ABCS, e qualquer dúvida estamos aí

 

OBS: Bernardo fiz uma torra com suas sugestóes (diminui o tempo e a temperatura 180C) ficou boa inclusive demorou um pouco mais para o crack ocorrer na pipoqueira, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...