Ir para conteúdo

Forno Elétrico Digital - Philco Rotisserie 32 litros


Postagens recomendadas

Conforme prometido, segue o video. Desculpem pela péssima qualidade. Foi realizada e filmada durante a noite, com claridade inadequada. Quando fizer uma de dia, posto aqui.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje dei o primeiro passo para a última modificação que me propus fazer no forno Philco Rotisserie. Encomendei um jogo de resistências para colocar na parte traseira do forno (já vem com resistências superiores e inferiores). Tal modificação tem por finalidade excluir o soprador térmico da equação. Acredito que a inserção de mais um jogo de resistências (as mesmas que vem no forno originalmente, devo destacar, encomendadas na assistência técnica local da philco/britania) possibilitará acrescentar temperatura rapidamente para a segunda fase da torra (pretendo deixar a temperatura externa (interna do forno, externa dos grãos) em torno de 270ºC em um tempo de aproximadamente 3minutos, após acionar a resistência traseira, permitindo, com isso, que, na fase exodérmica (quando o grão libera calor rapidamente no crack) não haja perda de calor e trave a torra. Aliado a encomenda das resistências, já havia encomendado um regulador de voltagem com alta capacidade (1800w) - para controle da temperatura da citada resistência (há possibilidade de, no futuro, trocá-lo por outro que possui termostato incluído - com capacidade de 3800w), bem como um motor de 50 rpm para girar uma ventoinha instalada na parte superior do forno (logo acima do tambor), adicionando a convecção na torra. Se tudo der certo e eu conseguir alcançar bons resultados com tais modificações, no ano que vem pretendo vender o forno philco modificado para torra de café aqui no clube do café, a um preço bem inferior do BEHMOR 1600, que seria equipamento com características similares.

Bom, vamos ver o que isso vai dar. Até agora, o uso do soprador térmico, com as modificações até então realizadas, tem me permitido exercer um ótimo controle sobre o processo de torra, possibilitando obter excelentes torras (ao menos para meu paladar, dos meus familiares e colegas de trabalho).

Quando realizar as últimas modificações, postarei novas impressões e video aqui nesse tópico.

 

Guilherme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Forno Philco com o tambor ainda é um projeto amigos.

 

Quanto ao mod do espeto giratório já está resolvido e provendo torras uniformes.

 

Agora no fim de semana farei mais testes de gerenciamento de temperatura X controle do giro do tambor a fim de diminuir o tempo de torra para 15 minutos.

 

Como o forno não supera 230 graus em sua forma original, terei que estudá-lo e entendê-lo a fim de controlar vários batchs de torras até chegar em um resultado satisfatório.

 

Enfim, preciso estudar mais a torra controlada neste brinquedo.

 

O que posso comentar é que, por menos de 400,00, parece ser possível fazer excelentes torras domésticas com este projeto.

 

 

Aguardem novidades.

 

 

PS: Alexandre, obrigado pela inspiração..... se tudo der certo, considere-se o pai do brinquedo...... eu fico sendo a mãe.... :lol: :lol: :lol:

 

Abraços

 

Fogo, e seu Forno, como anda ?

Qual o processo que você mais usa para torrar hoje ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil e Lucas.

 

Abandonei o forno pois eu teria que fazer várias modificações como fez o Guilherme para que a torra pudesse acontecer, pois o forno é fraco de resistências devido aos programas pré estabelecidos pela fábrica.

 

Enquanto não comrpomeu torrador de prova $$$$, uso quase sempre a bolinha pois as torras com ela ficam excelentes.

 

Sou suspeito para falar pois gosto muito do ritual... Tenho maior controle da torra como a percepção de perda de massa do grão, cor e odor exalado a cada minuto progredido. Não existe torra que não dê certo no bolinha, porém demanda muito treino. Vou esperar o Chapadão que o Márcio postou e coloco fotos.

 

Minha dica: Vão de bolinha!!! Aprendam bastante aguçando percepções olfativas e visuais e controlando temperatura e depois partam para um torrador de prova ou um semi pró.

 

Abraços

 

Vou bater uma foto de uma torra que fiz anteontem

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, Lucas

 

Aí vão duas fotos de uma torra que fiz de 250 gramas de um café Nespresso que possuo para me salvar nas horas de escassez.

 

Fiz no bolinha em 12:25 m. Por se tratar de um grão que possui alguns defeitos devido escassez de chuvas, dá para ver a homogeneidade da torra.

 

http://www.flickr.co...s/87925239@N06/

 

Espero que os ajudem na decisão.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, Lucas

 

Aí vão duas fotos de uma torra que fiz de 250 gramas de um café Nespresso que possuo para me salvar nas horas de escassez.

 

Fiz no bolinha em 12:25 m. Por se tratar de um grão que possui alguns defeitos devido escassez de chuvas, dá para ver a homogeneidade da torra.

 

http://www.flickr.co...s/87925239@N06/

 

Espero que os ajudem na decisão.

 

Abraços

 

A torra parece muito boa mesmo. Mas o bolinha pra dentro da minha cozinha é inviável. Porém o torrador de prova é uma possibilidade, o preço é bem competitivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha dica: Vão de bolinha!!! Aprendam bastante aguçando percepções olfativas e visuais e controlando temperatura e depois partam para um torrador de prova ou um semi pró.

 

uhm... parece q realmente ficou boa a torra....

 

Minha mãe tem um bolinha... Vou pegar emprestado para experimentar...

 

vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o Fogo disse, o Philco original é inviável para realizar torras. O café certamente ficará com gosto de pão assado nele, uma vez que os grãos assarão, ao invés de torrar.

 

Mas com algumas modificações, não tão difíceis de realizar, para alguém que possui alguma habilidade com ferramentas, e a introdução de algumas peças, gastando em torno de R$ 370,00, dá para se obter excelentes torras, sem fazer muita sujeira, algo crucial para quem torra dentro de casa.

 

Abaixo vejam video da fase do primeiro crack, do chapadão do ferro, o grão mais difícil de torrar que peguei até agora. Segue, também, foto dos grãos torrados para expresso:

 

 

Torra Chapadão do Ferro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, tem um resumo final das alterações?

 

Lembrando:

 

Soprador vai ser abortado, entra nova resistência atrás.

Termomêtro, qual você usou.

Aumento da rotação, como foi feito mesmo?

Ligação independente da resistência, já não lembro mais se foi feito.

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RESUMO

 

RESISTÊNCIAS acionadas e controladas manualmente;

TROCA DO MOTOR, DE 3RPM PARA 40RPM;

CONFECÇÃO DE UM TAMBOR (CAPACIDADE MÁXIMA 250G);

INTRODUÇÃO DE MAIS UMA RESISTÊNCIA (TRASEIRA, AINDA POR FAZER)

INTRODUÇÃO DE MAIS UM MOTOR (PODE SER DE 50RPM A 100RPM; ACHO QUE 50 PRODUZIRÁ EFEITO MELHOR - COM VENTOINHA DE FERRO);

O PAINEL AINDA SERÁ TROCADO POR OUTRO, COM TERMÔMETRO COM SONDA (PROBE) E OS INTERRUPTORES E CONTROLADORES DE VOLTAGEM, QUE HOJE, ESTÃO NA LATERAL DO FORNO;

O TERMÔMETRO ATUAL É ANALÓGICO, PRÓPRIO PARA FORNOS - VEJA O ÚLTIMO VIDEO, TEMPERATURA EXTERNA NO PRIMEIRO CRACK PASSANDO UM POUCO DE 270 GRAUS CELSIUS - PARA QUE NÃO OCORRA PERDA DE CALOR NA FASE EXODÉRMICA).

TEMPO TOTAL DE TORRA - 13MIN30S (OUTRO GRÃO, QUE NÃO O CHAPADÃO, DARIA PARA TORRAR EM 11MIN)

Editado por Guilherme Torres
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O painel, eu vou confeccionar. Não será necessário duto de ar. A ventoinha será interna (dentro do forno). Sua função é apenas movimentar o ar quente, para melhor distribuição de calor nos grãos. Dai ser 50rpm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto,

 

O tambor tem duas abas internas que levam os grãos até a metade da altura do tambor, antes de tombá-los na parte inferior. Como ele da quase uma volta completa por segundo, parece que eles estão sempre na parte de baixo do tambor, impressão causada também pelo giro em sentido anti-horário, uma vez que os grãos elevam-se do lado traseiro do tambor, que não enxergamos pelo vidro do forno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao falar em isolamento da resistência, acabei por gerar confusão. As resistências foram isoladas da programação do forno. Elas agora são controladas diretamente (manualmente) por meio de interruptores. Por isso, retirarei o painel que veio originalmente com o forno, uma vez que, depois do isolamento das resistências, ele, atualmente, só tem função de timer, que será substituído pelo contido no termômetro que pretendo comprar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensando no meu futuro projeto, comprei um PID digital duplo e dois sensores termoplars para altas temperaturas, com hastes metálicas de 5 cm cada, para colocá-los no interior do forno. O PID, que suporta de 110V a 240V, será instalado no painel que substituirá o que vem com o PHILCO, junto aos demais controles (quatro interruptores e um controlador de voltagem de alta potência). Uma pena que não tenho como substituir o espeto que faz girar o tambor (seria ótimo se eu pudesse colocar um dos sensores (pode ser de até 20 cm) dentro do tambor, utilizando um cano oco como espeto - é algo a se pensar para o futuro, talvez em uma segunda versão ....). Hoje, contabilizei melhor o gasto: FORNO - R$ 229,00; Motores - R$ 80,00; RESISTÊNCIA - R$40,00; CONTROLADOR DE VOLTAGEM - R$10,75; INTERRUPTORES - R$20,00; PID+sensores - R$ 55,00. Total: R$ 434,75. Tambor - R$10,00 (o leite em pó, eu fiz um caputino com chocolate do padre, café instantâneo e bicabornato de sódio lol). Ainda tenho que ver quanto sairá a chapa de aço que vou cortar para fazer o novo painel, mas isso não sairá caro. Sei que poderia comprar um tambor melhor no ebay, mas isso acresceria em torno de R$ 100,00 no preço final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O PID é o seguinte: http://www.ebay.com/itm/Dual-Digital-PID-Celsius-Temperature-Control-Controller-Thermocouple-0-400-/120960400656?_trksid=p5197.m1992&_trkparms=aid%3D111000%26algo%3DREC.CURRENT%26ao%3D1%26asc%3D14%26meid%3D3738205882716427406%26pid%3D100015%26prg%3D1006%26rk%3D1%26sd%3D120960400656%26

 

Acho que a única função dele é ler temperaturas, tendo possibilidade de instalação de alarme (com inclusão de caixa de som) para temperatura máxima e temperatura mínima. Nada muito tecnológico. Por isso o preço baixo. Mas, para o forno, acho que dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PID digital duplo, pelo preço que comentou, imagino que seja com 1 entrada de termopar mas visor com leitura de SV e PV, certo?

 

Carneiro, duas entradas de termopar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...