Ir para conteúdo

Pote à Vácuo.


jrsloboda

Postagens recomendadas

O meu da Consul eu forrei, como na foto a seguir (ficou bem tosco, não me atentei a tirar rebarbas etc, queria mesmo tirar a transparência, dá para fazer algo bem melhor, evidentemente). De qualquer forma, deixo no armário, ao abrigo da luz. Os potes são baratos e o vácuo se mantém por tempo razoável, mas, não custa alertar, fujam dos saquinhos a vácuo da Consul, são horríveis.

 

 

GD5eydll.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já testei vários potes herméticos, como os da Oxo, por exemplo. O problema da Oxo é que são transparentes.

Os melhores que encontrei são da Guzzini. Aqui em JF vende na Magnólia Design que atende também on line. 

Tenho dois da Guzzini, da linha Art et Café, desenvolvidos em parceria com a Lavazza. Além de lindos, são 100% herméticos, de acrílico não transparente, com capacidade para 250g de café, encontrados em várias cores. Tenho um vermelho e um grafite.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com relação a potes a minha política é relaxar.

só penso em congelar café se eu tiver no mínimo 1 kl dele.

os que compro armazeno na embalagem mesmo.

os que torro guardo em vidros com tampa emborrachada,

alguns com 80 outros com 250 gr.

Não descarto guardar os grãos em lata como as da Illy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com vc, alexandre, quanto a armazenar os grãos na própria embalagem. Às vzs faço isso também, e ainda prendo com fita crepe. Já as latas da illy não creio que seja uma boa ideia pois não são herméticas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na época que eu estava atacado da síndrome eu aproveitei uma viagem e trouxe varios desses containers , airscape , tithvac e esses que vendem por aqui.

Na época eu não congelava café , o alexandre me avisou que guardar grão de café nesses containers ou em uma lata de leite ninho , não faria nenhuma diferença , a dura realidade é que realmente não faz nenhuma diferença.

 

Depois desse aprendizado eu criei uma regra parecida com a do Zé , se eu receber café fresco que eu vou levar mais de 30 dias para consumir , congelo o excesso, o que será consumido em 30 dias fica no saquinho original.

 

Para congelar eu uso a embalagem original ou um ziplock.

 

Os containres caros estão conservando açúcar , arroz , feijão , farinho de trigo e etc. Nenhum vê café faz tempo :)

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai.... sério? não faz diferença se o pote é ultra hermético ou se é uma lata de leite ninho?

Putz... paguei caro nos potes da guzzini... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, escolhi os potes da Guzzini (mas tem que ser os da linha Art et Café) porque são os mais herméticos que já vi. Eles realmente têm pressão forte. Nunca fiz teste, mas percebo que o café se mantém bom durante o tempo que levo pra consumir 250g (de cada pote, pois uso 2, com diferentes grãos), uma média de 10 dias.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que os tem e são bonitos, faça bom uso.

Pode até comparar duas porções de grãos do mesmo café

uma guardada em um de seus potes e outra parte equivalente

armazenada numa lata de leite ninho.

depois conta o resultado pra gente.  ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://magnoliavirtual.shopping.marketup.com/produto/porta-po-de-café-lj-111

Vou testar logo que chegar das férias e conto os resultados!

Aí está o link da loja que comprei os potes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Putz, preciso agradecer @Cassiane. Estava eu gastando buscas e mais buscas e não achava nada similar à sua descrição nem mesmo a própria loja; Magnólia existem aos montes. Mesmo somando até quatro palavras na busca...

Enfim, mesmo assim, realmente são caros e os comentários acima estão desanimando a compra. Preciso prestar mais atenção nos que comprei da Consul e fazer um teste só com as embalagens originais, não sou bom com estas pesquisas técnicas que ficariam perfeitas em um capítulo de  O Mundo de Beakman :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pessoal do SCG fez um teste desse , tem em video.

 

Não perceberam diferenças .

 

Se alguem achar um experimento realmente científico na web seria interessante .

 

A minha experiência foi essa . No momento o airscape esta conservando açúcar demerara para preparo de cubano. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Palpitaria: quando os potes estiverem com muito café, não faz muita diferença a tecnologia de retirada do ar. Mas quando predominar ar, passa a ser uma variável importante. SCG, eles não usam métodos muito, digamos, científicos...

 

Se o consumo for rápido também, não deve haver grande diferença. Por isso seria importante medir em diversos estágios de envelhecimento e de preenchimento do recipiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por aqui constumo colocar o café dentro de saquinhos antes de guardá-lo nas latas de leite ninho :D. Tiro o máximo de ar possível e "enrolo" bem o saquinho para mininizar ao máximo a entrada de ar.

 

Normalmente depois de uma semana que torro congelo o restante. Depois disso o café praticamente não muda mais de característica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesquisa beeeem antiga sobre a armazenagem do grão verde.  Ok, ok... não é o que estamos discutindo no tópico, mas foi o que eu achei! rs

 

http://repositório.ufla.br/bitstream/1/1555/1/DISSERTACAO

http://scielo.br/pdf/brag/v3n1/07

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Castilho, vc viu o teste da Gail que os meninos postaram aqui? To começando a achar que realmente não faz tanta diferença assim um pote tão hermético de uma lata de leite ninho... rs O café vai envelhecer de qualquer jeito...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei mais esses testes .

 

Esses eles comparam entre deixar o cafe ao ar livre exposto ate colocar em uma jarra opaca e tampada , algo bem parecido com uma lata de leite ninho  :D

 

http://www.coffeelovershq.com/coffee-storage-test/

 

Nesse da blue bottle ele compara os diversos tipos e chega s mesmas conclusões , o que ele prefere é um container opaco e com tampa (como uma lata de leite ninho  :D por exemplo) .

O problema é que isso não é resultado de um teste é a opinião do autor.

 

https://bluebottlecoffee.com/frequency/store-coffee?tonx=1

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai jesuis... Ao menos 3 quilos de cafe recem-torrado eu compraria com a grana absurda que torrei (trocadilho infame!) nos dois potes da guzzini. Uns 200 reais, os dois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc esta estressando a toa , esse container se não ajuda na conservação pelo menos não atrapalha , além de ser bonito.

 

Afinal de contas a lata de leite ninho pode ser prática , mas é também bem jeca, imagina vc preparando um café para visita tirando o cafe de uma lata de ninho ou do seu container caro ,só em mostrar o container a visita já vai achar o café excelente. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...