Ir para conteúdo

A verdade sobre as máquinas superautomáticas


viniciusfm

Postagens recomendadas

O vídeo é em alemão, o título do tópico é a tradução do título do vídeo. As imagens falam por si...

 

Desde que comecei a educar o paladar passo longe das máquinas superautomáticas, depois desse vídeo vou passar mais longe ainda. Definitivamente, preferível uma nespresso na rua do que espressos ou capuccinos em máquinas do tipo...

 

O que me refiro começa a partir do quinto minuto

 

 

Aqui, a mesma matéria, mas focada na higiene das superautomáticas:

https://www.youtube.com/watch?v=wJlELnoaqII

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Higiene é um assunto complicado. No trabalho temos acesso à máquina superautomática, inclusive para limpá-la, então está em nossas mãos.

 

Na rua você precisa confiar no estabelecimento, e não é por que o lugar é caro, é "chique", que preza a higiene. Já tomei café com borra seca o fundo da xícara (na faculdade, lanchonete bem suja mesmo) e chá gelado em copo com "marca de nível" (quando vc larga o suco no copo e demora para lavar, fica a marquinha lá - num steakhouse). Fora cabelo em comida (já nem ligo mais) ou larva no yakissoba (tb não dei muita bola, mas as mulheres não quiseram mais, kkkk).

 

O interessante é que a legislação é bem rigorosa. Milha família tinha um restaurante/lanchonete e a cozinha era bem limpa, seguindo estas leis. Eu sempre dizia que a taxa de aprovação das cozinhas domésticas, caso vistoriadas, seria próxima de zero =) Caso vc se preocupe mesmo é só denunciar o lugar.

 

Agora, em casa, faço questão de limpar os apetrechos de café, inclusive estou agora preocupado na verdade com restos de sabão nas coisas, que também é ruim (acho que li algo do tipo em algum post do Alexandre Velloso). Mas na rua é isto, não há muito além de ficar de olho e evitar lugares já "reconhecidos" pelos colegas e se surpreender de vez em quando. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso não é muito diferente com maquinas semi automáticas ou manuais. Sem limpeza e manutenção elas podem ficar bem nojentas. O video também deixa claro que são "algumas maquinas especificas", só acho que donos de superautomáticas em geral se talvez preocupam menos com a limpeza da maquina (é uma superautomática, ne?) e muitas vezes nem usam o produto de limpeza do fabricante.

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro, o asseio é fundamental, não importa o equipamento. Mas nas semiautomaticas, ao menos na minha, não há tantos nichos onde possa ficar resto de pó, o que não dispensa um eficiente protocolo de limpeza.

Ontem gastei meia dúzia de cotonetes de bebê, tirando resíduos entorno do chuveiro, grudado na borracha de vedação, isto que cuido da borda do pf antes do engate, faço flushes depois do uso etc.

Até mesmo a nespresso precisa de certos cuidados... Se a pessoa depois do uso não tirar um copo de água, a máquina fica bem nojenta com o tempo. Deu um trabalho do cão para limpeza na minha , mas mostrei para minha mãe toda a sujeira retirada e desde então tem antenado para boa prática de higiene com o equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o problema da higiene pode realmente ser mais crítico nas superauto pelo fato de normalmente elas não serem operadas por quem entenda ou se preocupe demais com o café, mas semi-auto mal cuidada fica tão nojenta quanto.

 

Já vi lugares em que os operadores da máquina de espresso (não dá pra chamar de barista) sequer sabiam que o filtro saia do PF. Você acha que um lugar desse faz backflush ou qualquer outro tipo de limpeza na máquina de vez em quando? Uma máquina dessa só deve ver limpeza quando quebra e chamam o técnico pra dar uma olhada. Idem para os moedores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem uma unidade do McCafé aqui em Brasília, na 405 Sul, em que uma vez, por pura necessidade de cafeína, pedi um café. O café estava com aroma de peixe. Nem lembro qual a máquina lá, mas não vê limpeza há seculos. É um ótimo exemplo de que não importa de se superauto ou semiauto, o que importa é o cuidado que o proprietário ou operador tem com o equipamento.

 

Dito isso, também acredito que as superauto, por serem muito mais difíceis de limpar, normalmente acumulem mais sujeira e recebam menos cuidados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehehe, esse "barista " que não sabe que o filtro sai do pf deve ser o mesmo que extrai três cafés com o mesmo pó (alguém já contou aqui este causo). Isso tudo me fez lembrar daqueles baldes com água quente onde o barista pescava as xícaras. Na época me lembro que foi publicado na imprensa, pois formava cultura de bactérias etc. e essa prática nojenta caiu em desuso.

 

Bem, corrigindo o meu post inicial, não vou fugir das superauto se o local me passar confiança, como é o caso do mercado brasco aqui em Poa, que conta com a assessoria do Jonathan da w&s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso da larva a gente mostrou pro garçom. Ele disse ser possível que viesse do brocolis, que era bem lavado, mas as vezes escapa. Minha esposa disse "ah, se é natural então deve dar para comer". Daí o garçom comeu  :D

E depois disse que  comeu coisa pior servindo o exército  B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso da larva a gente mostrou pro garçom. Ele disse ser possível que viesse do brocolis, que era bem lavado, mas as vezes escapa. Minha esposa disse "ah, se é natural então deve dar para comer". Daí o garçom comeu  :D

E depois disse que  comeu coisa pior servindo o exército  B)

 

16c08673c5917a0df9048f86e5a5ca71.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O negócio é não tomar em lugares que você não conhece, qualquer coisa que não seja limpa vai ficar nojenta,ter uma limpeza mais frequente das partes é essencial para todas máquinas de café,estou entrando no mundo da super automáticas :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...