Ir para conteúdo

Roastmaster: aplicativo para iPad / iPhone


leonardopm

Postagens recomendadas

E aí galera,

 

Alguém usou ou usa o Roastmaster para iPad / iPhone?

 

Baixei na semana passada e ontem finalmente tive um tempo para testar. A versão do iPhone fica meio apertada para a telinha do aparelho, mas no iPad é bem confortável.

 

Gostei muito do aplicativo. É possível cadastrar desde os fornecedores de grãos até fazer inventário dos grãos crus, registrar sessões de cupping, montagem de blends, etc.

 

Mas o que achei mais bacana mesmo é o módulo de torra. Ele permite inserir parâmetros completos para a torra (temperatura e umidade ambiente, peso dos grãos antes e depois, nível visual e Agtron da torra, parâmetros do torrador utilizado, etc.) Permite também montar curvas e perfis de torra, tanto antes quando em tempo real, mesmo para quem não tem uma interface data logger, como eu. Através de uma interface simples pode-se inserir rapidamente as temperaturas lidas em um termômetro qualquer em intervalos de tempo e com isso ele vai montando a curva. Eu testei ontem com a pipoqueira e consegui inserir mais de 20 pontos de controle, bem bacana.

 

Segundo o desenvolvedor o software utiliza o histórico das torras anteriores para prever o tempo e resultado da torra atual, sendo que as torras melhor avaliadas pelo usuário são as que tem maior peso relativo na estimativa. Isso não testei ainda porque só fiz uma torra até agora, mas achei bem bacana.

 

Fica a dica. Quando tiver mais tempo usando pretendo colocar impressões mais detalhadas sobre o aplicativo.

 

Custa 9.99 dólares na App Store.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica Leo !

Gostei bastante do Roastmaster para iPad, ainda que na primeira torra me deixou na mão.

Eu configurei ele todinho para a torra e quando quis começar ele decidiu que a torra já tinha acontecido !

Ainda bem que a caderneta e os timer estavam de prontidão ...

Na próxima vez vai dar para testar melhor.

Fiz um cupping da torra, coloquei os valores individuais e ele calcula o total.

Não sei como faz mas achei ele muito generoso com as notas, eu dei 5 pontos à menos :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo,

 

Ele explica o critério da pontuação. À sua nota final ele adiciona 50 pontos, por isso que no final gera uma nota maior. Se não me engano esse procedimento é o padrão nos cuppings profissionais, mas não tenho certeza.

 

Quanto ao console de torra eu também caí nessa armadilha da primeira vez, mas hoje fiz mais duas com ele e descobri como solucionar o problema. Configure todos os dados iniciais da torra no painel de baixo mas deixe os campos da seção "Timing" sem preencher. Ao final da configuração clique no botão azul de salvar e clique no botão verde (início) ao mesmo tempo em que você ligar seu torrador / forno. Isso fará com que ele comece a contar o tempo a partir de zero segundos.

 

Da primeira vez eu acho que mexi nesses campos de Timing e quando acionei o botão verde ele começou a contar a partir de 9 minutos! Acredito que quando mexemos nesse campo ele "engana" o software e o faz pensar que a torra começou naquela hora indicada.

 

Teste e me diga se funciona. Se for o caso você pode apenas fazer uma simulação de torra para ver o que estou dizendo.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí Bernardo, tudo bem?

 

Como vão os testes com o Roastmaster? Confesso que a cada vez que uso ele fica melhor.

 

Hoje ele previu com precisão de segundos o final da torra. Minha impressão é que quando o banco de dados estiver mais populoso ele vai funcionar melhor ainda, já que usa as torras anteriores para calibrar a torra atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Leo,

Esta semana já torrei 500gr ! Preciso diminuir o estoque antes de continuar torrando :-)

E olha que estou me esforçando: aumentei dois cafezinhos por dia :-)

Mas devo aguardar mais uns dias para torrar novamente.

Boa sorte,

Abraços,

Bernardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Leo, continuo apanhando do Roastmaster !

Nao tem como editar o tempo de duração e quando colocas a data ele ja dispara.

Até não acertar estou usando como banco de dados e anotações.

Na próxima vou colocar a data com o grão dentro do forno ...

Tem jeito de editar os tempos ? Do contrario acho melhor apagar as curvas porque deixando vão estragar toda a media.

 

Hoje a torra foi melhor, comecei com 210 -215 (em vez de 200) e chegou aos 230 - 235 durante o 1o crack. ainda nao experimentei mas o cheiro esta bom (nada de baked).

Torra bastante homogênea, deu um Full City +1 -1 (nomenclatura que inventei hoje para caracterizar uniformidade, quer dizer que a maioria e Full City com menor parte de Full City Plus (+1) e outra de City Plus (-1). Usei bandeja grande de inox, tem maior condutividade termica que o aluminio, aparentemente esquenta mais os grãos, porem o resultado parece ser um pouco menos uniforme.

 

Ha ! acabei de reler tua mensagem: então, simplesmente posso esquecer do campo timming que quando aperte o botão para iniciar ele fará isso sozinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Bernardo, é isso mesmo, teste sem preencher o campo time.

 

Quanto as curvas e o tempo, ambos são editáveis, veja um botão EDIT que aparece na parte de cima da tela.

 

Abraços,

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Oi Leo.

Mais ou menos ...

Não consigo editar os tempos e curvas para corrigir os tempos e tmp que de fato acontecaram. Mas continuo tentando, de todas formas meu ponto fraco ainda é uniformidade de torra. Aguardo a chegada do Gene, ainda sem novidades de Alexandre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo,

 

Na tela "roast" toque no botão "edit", no canto superior direito da tela.

 

Vá até a curva (ou curvas) que vc criou na torra e toque em cima dela. Se abrirá uma tela especifica daquela curva.

 

Toque novamente no botão "edit", no mesmo local da tela, que dessa vez abrirá a curva para edição.

 

Vá até o ponto que vc quer corrigir e toque em cima dele. Se abrirá uma caixa de seleção para você informar o novo tempo ou a nova temperatura.

 

Tente e me diga se consegue. Por aqui eu consigo tranqüilamente.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 years later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...