Ir para conteúdo

Qual o Melhor Descalcificador Custo X Benefício para Máquinas de Café Expresso


Murilo Lins

Postagens recomendadas

Pessoal,

 

Recentemente fiz a ligação direta de minha máquina de café expresso ECM Technika IV Profi na rede hídrica de meu apartamento.

 

Como vinha usando sempre água mineral para abastecer o reservatório da máquina essa questão de descalcificação, por tudo que já tinha lido aqui no fórum, nunca foi minha preocupação. Aliado a isto, achava que a água do prédio em que moro era mole por ser de um poço artesiano de cerca de 150 metros de profundidade e sempre ouvi comentários que ela tinha as características próximas de água mineral (não que água mineral não possa ter excesso de cálcio) e recentemente tinha visto uma análise que apontava ela própria para consumo e ausente de bactérias.

 

No entanto, pesquisando um pouco neste final de semana, verifiquei que o poço do prédio é abastecido por água do Aquífero Costeiro de Beberibe que é localizado próximo de outro Aquífero Costeiro (Aquífero de Boa Viagem). Este segundo aquífero encontra-se com sinais de sanilização em 20% de suas águas por conta da exploração excessiva de poços artesianos no Recife e pode, no futuro, contaminar o lençol freático de Beberibe.

 

Além do mais, estudos efetuados dão conta de que as águas do Aquífero de Beberibe possui um elevado grau de dureza (http://arquivos.ana.gov.br/planejamento/planos/pnrh/VF%20Qualidade%20AguasSubterraneas.pdf), que, por tudo que já foi discutido por aqui, são bastante prejudiciais às máquinas de café expresso pelo excessivo acúmulo de cálcio e magnésio no seu interior.

 

Desta forma, apesar de a água possuir um sabor muito agradável e está produzindo bons cafés, vou ter que abri esta nova frente de higienização e limpeza e passar a fazer uma descalcificação regular da máquina para evitar maiores prejuízos no  futuro.

 

Enfim, este blá, blá, blá todo é para pedir uma ajuda quanto ao descalcificador mais indicado para o caso, considerando sua eficiência e uma melhor relação custo benefício, haja vista a maior experiência de alguns aqui, a grande subida do dólar e o preço bastante elevado de alguns produtos pesquisados.

 

Para facilitar as dicas, passo a relacionar os diversos produtos oferecidos e encontrados no comércio nacional e peço especial atenção ao segundo produto da relação (Descalcificador da MG do Brasil), pois o preço foi um dos mais atraentes, porém, não conheço a eficiência do produto:

 

Descalcificador Dezcal sachê 200g by Urnex - para Máquinas de Café

http://www.extra.com.br/Eletroportateis/Acessorioseletroportateis/Descalcificador-Dezcal-sache-200g-by-Urnex---para-Maquinas-de-Cafe-4898534.html

 

Descal – Descalcificante 700 gr

http://www.mgdobrasil.com/mostrar_produto.php?id=34

 

Descalcificante para máquinas de café expresso Philips Saeco 250 ml

https://www.jmstore.com.br/descalcificador-descalcificante-saeco.html

 

Descal – Descalcificante Espressione 4 X 25 g

http://www.cafefacil.com.br/acessorios/limpeza/descalcificante-espressione-4x25

 

Descalcificante Líquido DelonghiI

http://www.lojazyba.com.br/descalcificante-liquido-delonghi-caixa-com-2-frascos-de-100ml-cada/p

 

Descalcificante em pó Saeco

http://www.vendingvitrine.com.br/descalcificante.html

 

Descalcificante Pier Coffee com 50g

http://www.cafenanet.com.br/descalcificante-pier-coffee/p

 

Descalcificante Cafeshop p/ Máquinas de Café Espresso - 90g

http://www.cafeshop.com.br/descalcificante-para-maquinas-de-cafe-espresso

 

Abraços,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso já foi feito, mas o filtro por si só é suficiente? Até onde sei todas as cafeterias do país ou pelo menos sua grande maioria utilizam água filtrada. Nenhuma delas faz descalcificação?

 

O ácido cítrico ou qualquer outro produto descalcificante existente no mercado que tenha como seu principal componente o ácido cítrico causa algum prejuízo para as máquinas de café? Corroem os seus metais internos?

 

Qual o principal problema em descalcificar uma máquina periodicamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem problema nenhum ,caso contrário não existiriam cafeteiras na Europa ou nos EUA onde a agua é bem ruim.

A agua no Brasil normalmente não exige e quando colocando um bom filtro aí é que não precisa mesmo.

 

Vc precisa saber a dureza da agua , mas já adianto que se agua for muito dura o seu condomínio deve ter muitos problemas de entupimento nos aquecedores de agua , a maquina de lavar deve ter incrustações , as pias tem marcas e escamas de incrustações.

 

Se for esse o caso use um filtro que reduza a dureza ou em ultimo caso compre um filtro de osmose reversa , é mais caro porem resolve todos os problemas.

 

Investir em filtro é melhor que ficar descalcificando a cafeteira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diante da dúvida com relação ao melhor produto descalcificante do mercado e se é melhor descalcificar a máquina de café apenas quando identificar sinais de calcificação ou em períodos mais longos, como uma vez por ano por exemplo, ou, ainda, organizar um calendário regular de descalcificação a cada dois meses. Aproveitei a visita de um amigo que trabalha com análise de água e falei sobre minha dúvida.

 

Ele se ofereceu para fazer uma análise da água do poço do meu prédio e levou uma amostra de um litro com ele. Antes disso, provou a água diretamente da torneira e achou que ela era até mais saborosa do que a água mineral. Até aí mero gosto pessoal.

 

Hoje ligou para mim e repassou o resultado da análise. Qual a minha surpresa, apesar de alguns textos encontrados na internet, a análise de dureza resultou em 30 ppm ou mg/l de CaCO3 (Carbonato de Cálcio), ou seja, é uma água mole.

 

A explicação informal para o fato constatado é a profundidade do poço que retira a água de uma linha abaixo das rochas carbonáticas encontradas na porção superior do Aquífero de Beberibe.

 

Desta forma, permanecerei sem a preocupação com relação a descalcificação, salvo a máquina venha apresentar algum sinal da presença de cálcio no seu interior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande noticia , se vc medir depois de seu filtro deve ser menor ainda , essa agua não vai gerar calcificação tão cedo .

 

Ela não é mole é muito mole , para ser mole deveria estar acima de 70 ou 75 ppm.

 

reaco-de-precipitao-4-638.jpg?cb=1377608

 

Fique tranquilo essa sua agua é tão mole que nem dissolvendo Viagra nela vc vai ter calcificação   :lol:

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...