Ir para conteúdo

Você usa balança de cozinha para preparar café? Qual?


Beto Origens

Postagens recomendadas

Obrigado, lipe_oa.

 

Encontrei esta aqui, Diamond, um pouco maior, boa precisão e que, acredito, pode comportar a base da Chemex, mas o ideal seria vê-la pessoalmente ou saber se alguém já usou.

https://www.walmart.com.br/mini-balanca-digital-alta-precisao-diamond-portatil-500gr-cbr1051-mh-501/2770199/pr

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa que o Luis postou,eu compro ela numa loja aqui em Goiânia por 40 reais. Comprei duas pros colegas aqui.do CDC. Eu não gosto do delay dela,mas no resto é bem legal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faço coro aos relatos dessa que o Luis postou.

 

Comprei uma igual no DX e usei por muito tempo, até minha esposa esquecer ela em cima do forno elétrico ligado. A carcaça derreteu e entortou toda, mas a balança continuou funcionando. Acabei comprando outra igual no Ebay mas para 3Kg (precisão de 0.1g tb) e é a que uso hoje pra espresso, coado, torras etc. A que derreteu minha esposa continua usando pras aplicações culinárias dela tb e funciona normal, apesar do apoio ter ficado meio capenga.

 

O lag na leitura é realmente chato, mas não chega a atrapalhar demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Faço coro aos relatos dessa que o Luis postou.

 

Comprei uma igual no DX e usei por muito tempo, até minha esposa esquecer ela em cima do forno elétrico ligado. A carcaça derreteu e entortou toda, mas a balança continuou funcionando. Acabei comprando outra igual no Ebay mas para 3Kg (precisão de 0.1g tb) e é a que uso hoje pra espresso, coado, torras etc. A que derreteu minha esposa continua usando pras aplicações culinárias dela tb e funciona normal, apesar do apoio ter ficado meio capenga.

 

O lag na leitura é realmente chato, mas não chega a atrapalhar demais.

Pessoal,

 

Finalmente chegou a minha balança igual à postada pelo Luís. Tenho pesado o café e a água nela mas fiquei na dúvida se poderia fazer a extração com a Chemex sobre a balança.

 

Como ela parece frágil e tem a bandeja de metal, imaginei que o calor nesta região, da base quente da Chemex na bandeja, poderia danificar. Ou não?

 

Obrigado novamente.

 

Abs!

 

Enviado do meu Samsung Galaxy Grand Prime com Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Eu também fazia direto sobre a balança, mas de uns tempos pra cá comecei a usar um porta-copos de rattan sobre ela pra evitar aquecer demais.

 

Pode ser paranoia, mas fiquei preocupado se o excesso de calor não poderia prejudicar (momentaneamente ou permanentemente) a calibração da célula de carga e, consequentemente, a balança começar a apresentar leitura incorreta. Na dúvida, já guardo o "isolante" junto com a balança e não me custa nem 1/2 segundo colocá-lo sobre ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua preocupação é justa, Mortari.

 

Dependendo do modelo da balança, durante a medição já dá pra "ver" algumas variação por conta da temperatura afetar a célula de carga. Se o efeito pode ser cumulativo ou não eu não pesquisei, mas também passei a usar um porta-copos ou a própria "tampa invertida" sobre a minha, dependendo do que estou fazendo.

 

Certa vez a "mesa" da minha balança de cozinha (até 5Kg, div 1g) subiu junto com o fundo da jarra em que estava medindo a massa de água quente, antes do pouring na French-press grande. A fita dupla-face que prendia o acabamento superficial na estrutura soltou com o calor e o "vácuo" do fundo molhado do jarro bastou pra erguer a peça. Deixei a jarra quente em cima da balança por um tempo acima do normal justamente por notar que, mesmo depois de parar o despejo de água, o mostrador continuou subindo a indicação de massa lentamente, o que deduzi ser a leitura adulterada pela transferência de calor na célula... Então há também outros problemas com relação à transferência térmica, além do mero "descolar de peças".

 

Inclusive, pra substituir a balança citada acima, comprei aquela que mede até 2Kg com divisão de 0.1g, que indicaram um link no ML lá pra trás.

Chegou com a bandeja "chacoalhando".

Pra soltar o acabamento "metálico", bastou jogar ar quente do secador de cabelos que o acabamento da superfície de pesagem se soltou e pude desparafusar e desmontar o conjunto, podendo assim apertar o "parafuso frouxo" que causada o "chacoalhar" interno.

 

Substituí a fita "vagabunda" por quatro pedacinho bem pequenos da dupla-face 3M "extra-strong" (aquela translúcida, quase gelatinosa, que vem num vinil verde-bandeira) apenas pra prender suficientemente bem sem "travar eternamente" e, graças à espessura e ao material silicoso, dar isolamento térmico.

Dá pra ver o "gap" entre a base e o acabamento quando se olha de lado, bem de perto, mas nessa nem precisa usar porta-copos. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral sempre que terminava minhas torras dava uma esfriada de leve e já colocava em uma pitcher para pesar e notava isso também, o peso ia lentamente aumentando, já desconfiava que poderia ser a temperatura e agora que você relatou tenho certeza, que coisa hein, antes de ver isso acontecer jamais imaginava que a temperatura poderia causar isso na balança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, em termos de física dos condutores, isso faz bastante sentido... digamos que o aumento da entropia é proporcional a qualquer aumento da energia que deforme o material ou mude sua condutância, afetando a célula, mas não acho que isso interesse a todos aqui no CdC. :rolleyes:

 

Não fiquei surpreso de o calor alterar a leitura da célula de carga tanto quanto fiquei surpreso de o projeto da balança não incluir algum tipo de isolamento térmico. <_< É de se esperar que uma balança de cozinha com superfície de vidro temperado, vendida pra pesar até "panela quente", não tivesse essa falha grave de projeto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apareceu a nova Bonavita equivalente a Brewista , mesmíssima funções  , também resistente a água  (nano coat) , bem mais bonita  :)  e 10 dólares mais barata .

 

http://www.williams-sonoma.com/products/bonavita-coffee-scale/?pkey=ccoffee-makers%7Ccoffee-accessories&cm_src=SEARCH_TOPPRODUCT&ccoffee-makers|coffee-accessories#viewLargerSubsetOverlay

 

Em mais um tempo vão aparecer no ML os modelos da prestigiada marca "Xing and Líng" similares bem baratinha.   :D

img36c.jpg

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas infos Cabral! Eu nunca cheguei a notar essa alteração na prática mas já suspeitava por ter pesquisado um pouco sobre as load cells no passado (quando comecei a projetar um pedal de freio pra simulador de corrida, que acabou não vingando).

 

Agora fiquei curioso, será que as balanças mais "renomadas" pra café (Hario, Acaia, Brewista, essa Bonavita etc.) possuem bom isolamento pra evitar esse problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Gostaria de comprar esta Bonavita, mas como comprar hoje algo importado?? Tem que esperar vender por aqui...

Vejam só, isso que o dólar já não está mais a 4 reais,  achei no ebay por R$ 181,00 + 263,00 de frete = 444,00 + IOF = 475,00 + 60% de imposto =  710,00 + 12 reais da taxa de retirada dos correios = 722,00 reais por uma simples balança digital... o governo finalmente conseguiu bloquear importação ao consumidor final, imagina importar uma máquina de espresso que valor ficaria... triste também saber que não tem algo similar no Brasil, ou seja, ficamos sem.

Segue o link do ebay: http://www.ebay.com/itm/Bonavita-BV2100SC-Bonavita-Auto-Tare-Gram-Scale-Glass-/331864767657?hash=item4d44ae7ca9:g:Ib0AAOSwepZXRd7w#shpCntId

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A do ML do Luiz Paulo (Post #209), nao e a prova d'água mas duram em media 3 anos (este ano "morreram" as duas mais antigas (pequenas) e a que é igual a esta esta começando a dar sinais de cansaço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A brewista e a bonavita são boas para trazer de viagem , mas importar é loucura , no fundo elas são só uma balança.

 

Em pouco tempo eu acho que vão aparecer similares no ML.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu queria uma a prova d´água pois já perdi algumas em função disso, é só cair algumas gotas dentro que dá problema e como usamos na cafeteira o risco é grande, realmente sem chance de importar, o jeito é ir comprando essas xing ling mais em conta aqui no Brasil mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Boa noite pessoal!

 

Recentemente comprei uma Brewista! Estou gostando muuuito da balança! Desde que estou extraindo com ela meus coados estão aparentando estar bem melhores.

Vendo a dificuldade de alguns de importar balanças de qualidade, quem quiser que eu importe mais uma balança da Brewista manda msg no privado pra mim que eu ajudo.

 

Abraço!

 

6a0f9ea33b6303e4e9ca6ec83893721c.jpg

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Realmente é difícil encontrar uma pequena balança decente, principalmente quando você procura uma com cronômetro independente e que mostre tanto a contagem do tempo quanto o peso lado a lado, no mesmo momento.

 

Na Amazon a mais barata que eu encontrei que tenha isso foi a da Hario, que tá saindo por US$ 41,99, o que ainda é bastante caro (ao menos pra mim) pra pagar em uma simples balança com timer.

 

Ocorre que a Brewista, que é vendida por US$59.95 tem realmente umas funções legais que é o auto-tare, e o modo de funcionamento que ativa a contagem automaticamente quando detecta mudança no peso (iniciando a contagem do início da extração). Se fosse pra importar por conta própria, preferiria pagar mais uns dólares já que estou importando e que provavelmente pagaria imposto, pra pegar a Brewista.

 

Pena se tratar de um produto ligeiramente específico. Em novembro estou casando, e viajarei para Cancun para a lua-de-mel com a mulher, seria maneiro encontrar algumas coisas de café no dutyfree ou até mesmo por lá. Mas duvido muito que eu encontre qualquer coisa relativa a café nos freeshops com exceção talvez de máquinas da nespresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Pessoal, estou querendo comprar essa aqui no Ali Express... alguém conhece?  Vou esperar o blackfriday para ver se o preço melhora um pouco.

 

https://pt.aliexpress.com/item/3kg-0-1g-Coffee-Drip-Scale-with-Timer-Digital-Coffee-Scale-Electronic-Kitchen-Balance/32752364301.html?spm=2114.02010208.0.0.3YYnM8

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Pessoal, a quem possa interessar, estou vendendo minha Brewista Scale. Segue o link para o tópico correspondente: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/5292-vendo-brewista-smart-scale/

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Pessoal, acompanho há muito tempo o forum, mas primeira vez que posto aqui. Tenho uma dúvida de iniciante: tenho uma aeropress e um moinho hario slim e estou gostando bastante dos cafés que venho extraindo até aqui, mas sinto que preciso de um controle maior das proporções. Para aeropress, essa balança aqui da Cadence seria suficiente para isso ou nem pensar? Vi que a precisão dela é 1g. Para aeropress teria que ser 0,1 tb?

 

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=72061&origem=52&gclid=Cj0KEQjw6LXIBRCUqIjXmdKBxZUBEiQA_f50PnqCfLYyS3jB3KrFaLjhbYwOpE61kfBsZaT8_VXbshIaAvdz8P8HAQ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reisarrais, eu comprei essa que algumas pessoas daqui já possuem. Estou gostando muito pois ela atende bem.

Mini Balança Digital Alta Precisão Pesa De 0,1g-2000g - Viv

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-704582985-mini-balanca-digital-alta-preciso-pesa-de-01g-2000g-viv-_JM

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reisarrais, eu comprei essa que algumas pessoas daqui já possuem. Estou gostando muito pois ela atende bem.

Mini Balança Digital Alta Precisão Pesa De 0,1g-2000g - Viv

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-704582985-mini-balanca-digital-alta-preciso-pesa-de-01g-2000g-viv-_JM

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

 

 

Valeu Márcio! Gostei desse modelo e preço bem mais interessante que a da Cadence (que só é 1g).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...