Ir para conteúdo

Você usa balança de cozinha para preparar café? Qual?


Beto Origens

Postagens recomendadas

Tenho duas. Uma barata, de capacidade 7 kg, digital, modelo SF - 400 , marca CE, deve ser made in china. Precisão 1g. Unidades de peso: grama e libra. Tenho há anos e funciona super bem, até banho de café já tomou. A outra é beeem cara, da Silit. Comprei porque mede também ml, alem de fl.oz, lb.oz e g. Queria algo que medisse ml com precisao pois nao confio nas jarras medidoras. Precisão 1g e capacidade 5 kg. O modelo desta Silit é El Modo e o design é lindo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa, a água não apresenta diferença em grama ou ml. Já o café, creio que sim, devido aos sólidos. Vou testar o cafe preparado e posto aqui. é possível que cada metodo de preparo (coado, espresso... ) apresente diferença um do outro. A silit me é muito útil para converter automaticamente gramas em mililitros para determinadas receitas de confeitaria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei curioso em como ela vai conseguir medir o volume.

 

Imagino que ela deva usar apenas um fator de conversão pra estimar o volume baseado no peso. Você tem que selecionar o que está medindo (tipo água, óleo, leite etc.)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Parece que ela tem alguns bugs ainda (review no Kaffeenetz; ela faz um tara durante da medição ...). Vale a pena esperar a 2a versão.

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posta o review, sim. Uma vez eu vi uma interessante, acho que chamava Luna ou algo assim. Pra mim tem que ser à prova d´água, geralmente protejo a minha Hario com um destes saquinhos plásticos descartáveis para alimento, do tamanho dela, já me salvaram umas duas ou três vezes. Agora, essa Brewista Smart Scale é genial, vou comprar uma quando comprar uma cafeteira expresso de verdade, quanto menos coisas pra se preocupar, melhor! e aquele video-comédia dela (na pág. anterior) é de se escrachar de rir, e, por isso mesmo, convincente! kkkkk

 

Genial e espacial é o copo Wessyl! kkkk se medisse %TDS eu comprava! rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, a Silit modelo El Modo tem apenas a opção de selecionar g, lb, ml. Não consegui fazer a conversão correta porque os alimentos nem sempre apresentam a mesma densidade e volume, ou seja, 100g (densidade) de manteiga não equivale a 100 ml (volume) de manteiga. Há uma tabela de conversão nos livros de técnicas culinárias que funcionam bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cassiane conversão de kg para ml só vale para água pura , nesse caso vc tem 1 kg = 1000 ml , para todo o resto vc pode usar um site de conversão como esse :

 

http://www.convert-me.com/en/convert/cooking/

 

Vc seleciona o alimento e ele converte para vc.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

E aí pessoal!

Alguma recomendação de balança a se comprar nos EUA? Essa da Hario é boa? A Brewista não achei (ao menos pela Amazon e SCG). Vi a Acaia no site da SCG, mas $129 acho meio exagerado... Alguma outra recomendação de site?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com a Brewista faz uma semana. Comprei na pre-order com o descontinho. Recebi na caixa de correio, sem imposto.

 

Comprei mais pq precisava de uma melhorzinha para culinária (pretexto).

 

Ela é bem responsiva, liga rápido, bons botões (fazem click). Boota no último modo que foi usada.

 

Único inconveniente é que para mudar de modo é um pouco lenta, talvez 1 segundo por modo. Tirando esse detalhe faz exatamente o que promete.

 

Uso no modo "dumb" que seria para culinária ou no modo espresso 1o pingo (raramente).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muraro,

 

A Hario é um ótimo custo beneficio. Mas dependendo do uso

por exemplo se for para medir massa de espresso na extração

vai depender do espaço da sua maquina de espresso. Eu tenho que

usar uma xing ling vagabunda mas q é bem fininha e cabe na Poemia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... Tô pensando exatamente na questão de pesar a massa da extração, ainda mais depois de uns tópicos que andei lendo (single, double, proporção massa grão/massa na xícara). O espaço que tenho é de aproximadamente 15cm da grade da Unica. Atualmente tenho usado uma basicona daquelas de R$40 no ML, de 1g a10000g (utilizo pra pesar lúpulo na fabricação de cerveja), só que fora da grade. Só pra ver o peso depois mesmo...

 

 

Estou com a Brewista faz uma semana. Comprei na pre-order com o descontinho. Recebi na caixa de correio, sem imposto.

Comprei mais pq precisava de uma melhorzinha para culinária (pretexto).

Ela é bem responsiva, liga rápido, bons botões (fazem click). Boota no último modo que foi usada.

Único inconveniente é que para mudar de modo é um pouco lenta, talvez 1 segundo por modo. Tirando esse detalhe faz exatamente o que promete.

Uso no modo "dumb" que seria para culinária ou no modo espresso 1o pingo (raramente).

 

Sergio, sabes se vou conseguir encontrar a Brewista em algum site nos EUA?

 

 

Outra questão totalmente off-topic, mas aproveitando que as duas pessoas que me responderam são bastante ativas aqui no fórum: em que momento devo pensar em mexer na temperatura de extração no PID? Ainda estou me familiarizando com a máquina, moedor, grão, etc. Hoje por exemplo consegui algo que considerei uma proporção legal pra um doppio (que depois de ter lido o tópico sobre proporção lá, vi que não bate muito): 14g, 25mL em 25s. Mas como já conheço o grão, sei que tem mais alguma coisa pra tirar (em termos de ''apertar'' mais). Pensei que talvez aumentando a temperatura da água, conseguisse puxar algum dos sabores que sei que ainda estão faltando. Mas lendo alguns tópicos, tô chegando a conclusão que de repente deva esquecer essa variável 1mL/s pra alcançar o que quero. De repente afinar mais um pouco e perder nessa razão...

 

Enfim, tenho bastante da escola italiana na cabeça (7g, 14g, 20kg, 25mL, 25s), inclusive fiz os cursos básicos no Istituto Nazionale Espresso Italiano por lá, mas fazendo muita leitura aqui no fórum - e também sugando um pouco o Burny -, tô começando a rever certos conceitos. Se puderem dar uma luz ou me direcionar ao tópico propício, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muraro, não sei onde comprar nos eua.

 

Sobre o OT poste nos tópicos corretos. Deixe por enquanto o PID em 92-94 C mas sugiro ler os tópicos:

Ajustando o espresso - Método do Matt Perger

Tempo de extração é fundamental ?

Razão de preparo (brewing ratio)

Tutorial do Café Expresso

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muraro, comprei aqui, só que na pre-order (12/8) me saiu 30 libras. Enviaram 2/9, chegou 20/10.

 

Mais 20 libras de airmail. Melhor nem fazer a conta de quanto custou =)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi relativamente rápido heim... 30 libras incluindo o frete? Saiu barato... Agora só a balança tá 40...

 

Achei um distribuidor nos EUA: http://brewglobal.com/distributors/

Tô vendo se eles enviam pra fora também...

 

Mas se não conseguir com esse meu amigo, vou encomendar de fora como fizestes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Fui estrear minha Clever com o Caturra do Coffee Lab (chegaram hoje) e.... desastre total! Tenho (tinha, né, já vão saber) uma Hario Scale; no começo por precaução sempre usava um desses saquinhos plásticos de guardar alimentos, bem justinho nela, mas como isso acabava atrapalhando um pouco a precisão deixei de usá-lo há meses, sempre tomando cuidado com o V60 e AP. Estava preparando meu primeiro café na Clever quando de repente, não mais que de repente, ela começou a vazar - e muito - por baixo! horror total! Nunca tinha ouvido falar nisso, pois ela estava quieta na balança plana! Qdo me dei conta, e com a ajuda de Murphy, pois só agora percebi que o canto da pia é ligeiramente inclinado, era café pra tudo quando é lado, principalmente pra dentro da balança! Acreditem, como diz a propaganda do Coffee Lab, o Caturra é doce de dar cárie! Parecia um melado, grudando tudo, e eu desesperado tentando abrir a balança pra secar! Murphy deu mais uma mãozinha e um dos parafusos não soltava... até ler o Manual (que achei em japonês no site da Hario) e conseguir abrir a coitada foi uns 15 minutos. Sequei o melhor que pude, inclusive com secador de cabelos a frio, mas nada! não liga mais, tá perdida! Talvez até ligue amanhã quando secar, mas acho que já era! Vou ter que comprar outra, pois faço tudo por BR (e meço TDS quase todas as vezes), não sei mais viver sem uma boa balança.

 

#fazeroque #ficaadica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fica calmo , vc tirou a bateria o mais rápido possível ?

 

Ela tem que ficar sem bateria , se estiver muito melada por dentro , lava ela com água destiladia ou alcool , deixa secar uns dois dias ou se vc tiver um equipamento que fique morno a noite toda , tipo o console da NET , deixe ela uma noite sobre ele , só então coloque a bateria e tente ligar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Álcool isopropílico não tenho aqui. Fora a parte dos circuitos, o resto limpei bem com uma solução destas de limpar tela de LCD. As baterias foram a primeira coisa que tirei. Ainda está um pouco melada, putz grila que café doce! kkkkkk e olha que a BR tava baixa na hora que ela soltou o café, uns 8% no máximo! kkkk

 

Ah tirei as baterias de novo, Caê! Acredito que nos circuitos ainda esteja melada, posso mesmo lavar com alcão 92º? Pior que tá não deve ficar... :(


Isso, deixa a balança melada pingar dentro da caixa da NET para extragar ela também. Ótima sugestão. Rsrs

Eu não sou bobo não, Burny! Em vez da caixa da NET, vou pôr em cima do modem de banda larga da internet, é bem morninho também! :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal é o isopropílico , mas , gente "normal" não tem essas coisas em casa , eu como não sou normal tenho :)

Nessa situação tentaria água destilada.

 

Uma vez eu deixei uma balança xingling cair dentro d'Água , tirei a bateria abri e sequei , ela não ligou , deixei ela uma 4 horas no aquecedor de xícara da ECM , depois disso ela ligou , o problema era que o tempo para o display de LCD secar e apresentar contraste é bem maior que para o resto do circuito.

De repente a balança está legal ,mas o lcd ainda está úmido e não mostra contraste.

 

Isso, deixa a balança melada pingar dentro da caixa da NET para extragar ela também. Ótima sugestão. Rsrs

:lol: Por isso é que eu digo que alemão é tenso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, a essa altura do campeonato... amanhã cedo eu compro o isopropílico e dou uma lavada nela, se ainda não estiver funcionando. O display foi a primeira coisa que encharcou, tinha um ristretto só nele, vai ver que é isso! rsrsrsrs Vou fazer um cafézinho na Clever no olhômetro mesmo. Embora há meses não assista a NET, enquanto isso pus a balança pra secar sobre o modem que é mais morninho, ê.. êê.... êêêpa, minha internet tá falhando! :huh: Nããããooooo :o

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...