Ir para conteúdo

Single shot na Delonghi EC220


Postagens recomendadas

Olá Marcio, gostaria de saber de vc que tem essa maquina se ela vale a pena para um iniciante sem prática alguma, vi esse modelo

por um bom preço no Submarino, mas tb posso optar pela Saeco Poemia que custa 130,00 a mais.  Não tenho pretenção de me aprofundar

muito, despressurizar, no maximo comprar um moedor dos bem simples, é coisa para uso esporádico.

Eu vi uns vídeos dela no Youtube e gostei, gostei tb da aparência dela.

PS: ela permite fazer 2 xícaras ao mesmo tempo, vi que na Poemia da para fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Halvaro,

 

fazer 1 ou 2 xícaras depende se o seu porta-filtro tem um bico ou dois. Da mesma forma, é recomendável filtro single ou duplo (pois alguns são capazes de extrair duplos usando o filtro unitário, só complementando, pois já vimos tudo quanto foi bizarrice neste universo).

 

Então, todas permitem, desde que acompanhadas destes acessórios.

 

Bem-vindo ao Clube.

 

Falta só completar seu perfil com local, equipamentos e uma foto simpática. Ajuda os outros a te ajudarem.  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show, camarada. Quando tiver moedor quero tirar uns assim na minha De'Longhi! Esse filtro é o original dela? e esse pf bottomless, é gambiarra? como faz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Halvaro, 

A Anita já disse tudo.

Eu gosto bastante dela, mesmo antes de fazer as modificações já gostava.

Ela funciona muito bem com os filtros pressurizados, assim, acho que vale a pena.

Benvindo e bons cafés!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que modificações exatamente o colega fez?

 

P.S. Talvez fosse interessante mover esses posts pro tópico da De'Longhi Ec220

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jaum,

Vou tirar umas fotos e postar aqui. Comprei os filtros na NS Shop, seguemlink abaixo:

http://www.nsshop.com.br/

O porta-filtro é o original cortado o fundo de plástico e lixado o local do parafuso. Tudo muito simples de fazer.

Mais tarde posto as fotos, ok?

Abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas informações amigos, e desculpem qualquer coisa.

 

Entre essa Delonghi e a Poemia, a ultima vale 130,00 a mais ?

 

Outra coisa,  achei uma Gaggia Dose semi-nova por 450,00, vale a pena ?  Se der algum problema

existe possibilidade de assistência ou pelo menos ter peças para ela ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jaum, seguem as fotos:

 

Cafeteira com o vaporizador da Silvia:

 

 

Fotos do porta-filtro modificado:

 

 

 

 

 

As modifcações no porta-filtro são bem simples: basta cortar o plástico junto ao parafuso na parte inferior; por dentro da parte metálica, utilize um lima para retirar o suporte onde o parafuso se fixa e está feito. Eu não consegui um arame daqueles que fixam o filtro no porta-filtro, aqueles que funcionam como mola, então fui em um serralheiro e pedi que fizesse um anel de aço na medida exata para entrar justo entre o filtro e o port-filtro. Assim, o filtro não fica frouxo.

 

Em relação ao vaporizador da Silvia, tendo a chave correta para tirar os parafusos (aquela que parece uma estrela) é tranquilo de fazer, mas tem esse tipo de chave de parafusos.

 

Qualquer dúvida é só falar.

 

Abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Halvaro,

 

Não sei lhe dizer se há grandes diferenças entre a Delonghi e a Poemia. Acho que não. Geralmente essas máquinas de entrada têm um nível semelhante. Muitos daqui do Clube utilizam também a Mondial. Se gosta da aparência da Delonghi, eu ficaria com ela. Mas sou suspeito...  :D

 

Sem dúvida as Gaggia são de qualidade superior a ambas, Delonghi e Poemia. A questão é saber se a máquina está em boas condições...

 

Abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pena que nesse site da nsshop não tem o filtro duplo disponivel há meses. E o filtro single no caso é o que está relacionado a EC200!

 

Márcio, tu tens algum link de como colocar o braço do vaporizador da Silvia na Delonghi? O meu tá pra chegar, e como tu já fizeste a troca seria bastante útil!

 

De fato o tópico poderia ser movido para o da máquina, mas isso é só com a moderação!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou show, Márcio. Só não entendi o lance do arame... E quanto ao vaporizador, notou alguma diferença em relação ao original?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SecoJoner,

Eu vi um vídeo no YouTube da modificação de uma Gaggia Baby Twin e tive uma idéia de como faria. Não lembro se vi vídeo de alguma Delonghi...

 

Mas é muito tranquilo, a máquina é simples.

Por via das dúvidas, faça anotações e fotografe as etapas que vc for efetuando para depois fazer o caminho de volta montando da última para a primeira foto.

 

É importante ter a chave que parece uma estrela para tirar os parafusos de fixação, alicate para tirar a presilha da borracha no vaporizador e alguma habilidade manual :)

Ah, sim, é interessante desmontar a máquina em cima de uma toalha macia para não arranhá-la.

Procure vídeos de outras Delonghi tipo EC155, BAR 42, pois são muito parecidas.

Abs

 

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou show, Márcio. Só não entendi o lance do arame... E quanto ao vaporizador, notou alguma diferença em relação ao original?

A vaporização fica muuuuito melhor que a do original.

Vc só precisa aprender a fazer. Veja vídeos que ensinam e siga a técnica empregada.

O leite fica com uma consistência excelente, sem aquele aspecto aerado, mas com um verdadeiro creme em cima.

Consigo fazer, inclusive, com leite desnatado, o que muitos dizem não ser possível. Mas é!

Só não postei vídeo nenhum porque minha habilidade no latte art está ainda lamentável [emoji23].

 

Em relação ao arame, é que muitos porta-filtros utilizam um arame de pressão para segurar o filtro. Como não consegui, fiz os anéis que fazem com que o filtro entre justo no porta-filtro.

Abs

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, valeu Márcio!

 

Outra coisa, conhece alguma balança que caiba abaixo do porta filtro já "naked"? A minha não cabe ali, ai só retiro pela cor e tempo de extração mesmo, e ai a peso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho essa do link abaixo. Mas só cabe uma xícara...

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-678987695-mini-balanca-digital-de-bolso-preciso-01g-ate-1kg-_JM#D[s:ADV,L:VQCATCORE_QCT,V:1]

 

Procure preço melhor. Acho que vc acha.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto,

A diferença no capuccino é proporcional à diferença entre o leite desnatado e o integral, ou seja, ele não tem a mesma consistência do integral e sabor não fica tão bom também.

Acho que o leite desnatado tem menos açúcares (posso estar falando a maior bobagem ) e por isso na vaporização não há tantos açúcares para caramelizar, ficando menos doce. Repito, é a minha impressão...

Eu gosto muito de leite no café, e como existe o tal do colesterol, não posso tomar diariamente leite integral. O que me resta, né....

Fazer o quê, quem não tem cão caça com gato...

Mas, não ficar tão bom quanto o integral não quer dizer que fique ruim. Muito pelo contrário. :)

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, Sérgio.

Como nada está muito certo... diariamente vou ficando com o desnatado e, eventualmente, me delicio com o full. ;)

Mas valeu!

Provavelmente a diferença de sabor é porque o integral é muuuuito melhor...

Abs

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha aí!

Capuccino na Delonghi com o braço vaporizador da Silvia.

O latte art não foi dos melhores mas ficou muito saboroso. E foi com Molico (0% de gordura) :D .

 

http://youtu.be/WFYag4sgXCY

 

Abs

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal , não ficou perfeito , mas eu nunca consegui algo nem parecido nos anos em que usei delongui , tanto é que eu passei a usar cremeira , só voltei a usar vapor quando comprei a Twin.

 

Muito bom .  :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal , não ficou perfeito , mas eu nunca consegui algo nem parecido nos anos em que usei delongui , tanto é que eu passei a usar cremeira , só voltei a usar vapor quando comprei a Twin.

 

Muito bom . :)

Valeu, Caê.

Vi seus duplos também. SHOW!!!!!

Vou trilhar um caminho semelhante ao seu. Ficar um tempo com a Delonghi aprendendo e, quando der, fazer um upgrade.

No meio tempo, vou fazendo as modificações possíveis pra ir melhorando...

E agradeço qualquer dica ou sugestão [emoji16].

Abs

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

9g do Ouro Verde, com torra de 02/08/2015 com 16% de perda.

 

Aos poucos chego lá... [emoji12]

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

 

Amigo, quanto essa extração deu, em massa?

Tô numa dúvida cruel aqui: O utilizado normalmente é um BR de 50%, você utiliza 9g de café, a massa final deveria ser de 18g, não é? Isso não é muito menos que 30ml, o normal de um single shot? Tô com um Ouro Verde aqui também e estou esperando o meu Hario Mini chegar, vou testar com um blend antes pra não gastar o ouro verde, que comprei a preço de ouro mesmo,rs!

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...