Ir para conteúdo

Vendo café torrado ou cru de Castelo-ES


elcambur

Postagens recomendadas

Eu preferi comprar 250g torrado de cada para conhecer e o restante eu torrar em casa, ate mesmo pra ter uma referencia. A principio posso dizer que gostei mais do que os cafes do atelie. A torra muito homogenea, sem pontos de oleosidades e um crema muito bom.

Falta eu saber as datas da torra e em cada pacote qual grao é. :)

Marcelo agora me lascou pq se eu gostar de um ou outro como vou saber p proxima vez???

O tal banana nao tem nem como saber.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixei passar uns dias para ter uma opinião mais consistente.

Gostei muito do café, a torra está ótima, o café é como o Marcelo falou, licoroso e com um sabor complexo, doce e com um residual prolongado.

Fiz uma torra na pipoqueira ontem e depois eu digo como ficou. Não achei o café verde com cheiro de banana.

Se a embalagem tivesse a data da torra e o nome do café ganhava 10, o preço está ótimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa.

 

Provei hoje as torras que fiz domingo. Comprei o Banana, Caxixe e Forno Grande. As torras foram na faixa de 12 minutos, com 2:30 no final, ou seja, primeiro estalo em 9:30. Queria ter feito algo mais rápido, mas não foi. A temperatura de finalização também foi um pouco além do que eu queria, mas nada que tenha prejudicado demais, considerando que a idéia é comparar as 3.

 

Não achei identificação dos grãos, então vou chamar de A, B e C. Não sei qual é qual...

 

O café B foi o melhor dos 3, com um corpo bom, licoroso, provavelmente pela acidez alta e saborosa. Aroma e fragrância lembram frutas em compota. O café C ficou em segundo, com doçura alta, mas menos presença do corpo, lembrando mais chocolate e caramelo. Apareceu algo também de amêndoas. Fiquei com impressão que ficou até um pouco sub-torrado... O café A parecia ter potencial com aroma e fragrância, algo na linha de melaço, mas ao provar foi mais decepcionante, corpo mais fraco que os outros e algum gosto estranho que pode ser 1 ou outro grão com defeito. Infelizmente fiz apenas 1 xícara de cada...

 

Curioso é que as torras, muito próximas, deram perda de massa diferente. Do A para o C, coincidentemente, foi algo como 82,5%, 84% e 85%, razão entre massa final e inicial. Normalmente, nesse tipo de torra que fiz e no meu torrador, é bem raro eu passar de 84%. Esse café A perdeu menos mais massa. Será que ele tinha mais umidade, e por isso tive essa diferença maior? Os grãos estavam mais esbranquiçados que os outros.

 

Depois faço coado para beber com calma, bem como expresso daqui uns dias...

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tudo bem Amigos?

 

Estou comprando 5 novos cafes, com perfiles muito diferentes mas todos eles extraordinários em sabor, quero assegurar de corrigir tudo que deu errado em esta primeira experiencia de vendas online pra mim e compras pra vcs. Sei que os pacotes não forem identificados do jeito certo, não informei os números de seguimento rápido suficiente e a data de torra faltou também. Acho que pra a semana que vem podere oferecer os novos cafes e ademas com tudo o que saio errado corregido.

 

Muito obrigado pelos seus comentários, estou tomando em conta tudo suas considerações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio,

 

Se vc conseguir identificar qual o café da amostra B por favor avise, que fiquei bem interessado em encomendar uma prova do Marcelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fucei nas embalagens e encontrei as anotações, sob a aba central do pacote (onde é colado verticalmente).

 

Café A - Forno Grande

Café B - Banana

Café C - Caxixe

 

Não sei se o Marcelo me enviou safra nova do Caxixe ou 2011/2012.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprar????????

 

Cadê o cavalheirismo?????

 

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

 

Ô Márcio, deixa de ser mercenário....

 

Brincadeirinha....

 

Abraços a todos e bom café banana pra vcs.....kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Ah, ele tinha me falado que o preço seria este... :)

 

Poderia ser pior: poderiam ser 100 EUROS o kg... daí eu ia abrir mão e compraria pó moído há 5 meses no supermercado...

 

Beijos

 

Ana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio foi o unico que pegou cafe caxixe da safra nova

 

Ah, que legal! Realmente o café tem algo diferente, torrou diferente e parece necessitar de mais algo. As características bateram com o que você descreveu anteriormente dessa safra, promete mesmo, ainda mais para um espresso "single".

 

Legal a classificadora! Usarão no cru e torrado?

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o problema dos cafes frutados e que podem dar um espresso com uma acidez um pouco agressiva na boca porem se precisa queimar eles um pouco na torra pra amortiguar essa acidez (ou blendar). Penso que o perfil do cafe caxixe da safra nova e ideal pra espresso, especialmente porque consegue fazer um excelente espresso sim necessidade de obscurecer o grão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Chegou nesta tarde os 3 referidos cafés.

 

Realmente, o banana é show...bem frutado mesmo, com muita acidez e um leve, bem leve, retrogosto de banana verde, uma delícia!

Usei o torrado. Já o crú farei três níveis de torra para entender melhor suas diferentes características associando ao meu paladar, pois gosto de café encorpado.

 

Ainda não experimentei os outros dois, mas assim que prová-los posto minhas considerações.

 

 

Marcelo parabéns pelos cafés e pelo brinquedo novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Marcio

 

La classificadora eletrônica permite separar os grãos pelo color, qualquer grao preto, ardido, branqueado, imaturo e separado, antes de isso se classificam pelo tamanho, assim a torra e o sabor conseguem ser o melhor que podem ser. Os cafes comercializados como especiais no mercado, penso que o major problema que eles tem e a classificação antes da torra. E impossível fazer uma torra boa e porem um bom cafe se a classificação e ruim. Torrar cafe em bica corrida estraga o cafe. Nos faceamos a seleção de grãos a mão antes de ter a maquina, trabalhoso pra caramba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, legal em Marcelo.

 

Realmente bica corrida é complicado.

 

As tendências do mercado estão voltadas para a pré classificação, tornando a bebida extremamente próxima do que ela realmente pode oferecer.

Mas vejo que há um longo caminho a percorrer, pois nem todos ainda tem condições de ter este alto padrão seletivo.

 

Ano passado quando peguei um kilo de café de um amigo para fazer a seleção manual decidi que NUNCA mais me aventuro nisso. Vai ser trabalhoso pra lá, puxa vida!

 

Fui em uma Beneficiadora aqui em Minas e fiquei muito magoado, pois todas as peneiras (10 a 18) estão desativadas, usando apenas a peneira da bica corrida, o que é lamentável.

Perguntando o motivo de tal desdém, o dono me informou que atualmente a demanda não compensa o trabalho.

 

Acho que ele não possuem uma visão do atual e tendencioso mercado que estamos vivendo...

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Ricardo

 

Tudo o que vc fala e certo, nos tínhamos um cliente dono de cafeteria que comprava uma boa quantidade de cafe mensualmente, eles recentemente decidirem que adquiririam um torrador e fariam a torra eles mesmos e so comprariam grão cru das cooperativas. Infelizmente tem gente que acredita que pra torrar cafe so precisa colocar o cafe dentro de um torrador quente, desconhecem todo o trabalho que esta atrais de um cafe de qualidade. O cafe que vcs comprarem cru, foi aprimorado, desgostado e classificado manualmente por nos, assim que esta pronto pra torrar. Mas quando vc colhe ou compra ele na saca não e assim. O mercado ainda não paga a qualidade do cafe, mas nos temos fé que quando isso mude nos estaremos na frente ;)

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...