Ir para conteúdo

Aeroccino vale a pena?


Caio Incau

Postagens recomendadas

Olá pessoal, estou pensando em comprar um máquina de cápsulas e uma Aeroccino para fazer expresso macchiato em casa, como vivo de dieta, ele é perfeito para mim, pois vai pouco leite.

 

Vocês acham que vale a pena comprar um Aeroccino+Nespresso para este fim? No momento estou "vaporizando" leite com um mixer pequeno e por hora usando café solúvel para quebrar o galho, até investir em uma Nespresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do café solúvel para nespresso evidente que é um grande salto de qualidade.

 

Recentemente, o Rodrigo comandou uma terça expressa sobre leite (evento que ocorre mensalmente em Poa com a temática do café).

Depois de testarmos diversos métodos, inclusive a aeroccino, cheguei à conclusão que o melhor custo beneficio é esquentar leite e aerar com mixer. O aeroccino é legal, o leite fica numa temperatura boa, mas não fica homogêneo, gera espuma espessa na superfície e deixa o leite muito líquido no fundo.

A minha sugestão é continuar com o mixer e aguardar uma promoção da aeroccino, que volta e meia ocorre. A minha mesmo ganhei de "graça " gastando uns 400 reais em cápsulas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim, considerando o preço cheio da aeroccino eu ficaria com o mixer, que dá um resultado mais homogêneo e é infinitamente mais barato. A aeroccino ganha na facilidade de esquentar o leite.

Eu tenho, mas uso muito pouco a aeroccino, e quando uso sempre é para dois cafés. Na próxima, vou ver se rola com tão pouco leite, não saberia responder a tua pergunta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu aero o leite com French Press. Sinceramente, prefiro do que a Aeroccino. O principal é escolher um leite com o maior percentual de gordura possível (ex: Marvin, Leitíssimo). Se vc está de dieta, provavelmente vai tentar aerar o leite desnatado, mas não terá bons resultados.

Prefiro a French Press ou a cremeira da Bialetti do que a Aeroccino. O importante é, logo após aerar o leite, transferí-lo pra uma pitcher ou qualquer leiteirinha de inox e dar umas batidinhas para assentar a espuma. E cuidar da temperatura, pois o leite deve estar morno.

Quanto ao café, experimente a moka ou a Aero Press. Eu resisti muito adquirir uma italianinha, pois achava que o café sairia amargo, mas acabei comprando e estou muito satisfeita. É ótima para cappuccino, caffe latte, macchiatos pois entrega um  café mais intenso. A aeropress é muito legal também, pois te dá possibilidade de variar entre um café mais suave, próximo ao coado, ou mais encorpado.

E não se esqueça de excelentes grãos! Café solúvel é complicado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem testei o Aeroccino com 20ml e não funciona. Já 40ml dá certo. A cremeira funciona com tao pouco leite?

 

Discordo quanto ao leite desnatado, pois costuma aerar com mais facilidade que o semi e mais ainda que o integral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certa vez, navegando na internet, li num blog que agora não recordo o nome um teste de aeração do leite aplicado em um aeroccino, um mixer, uma cremeira convencional e uma prensa francesa.

 

De todos, o que apresentou melhor resultado foi a cremeira tradicional. Eu tenho em casa um cappuccinador da Espressione (uso quando vou preparar drinques à base de leite e café), prensa francesa e uma cremeira de aço inox de 400 ml que adquiri no mercado livre, além de duas máquinas de café expresso que possuem tubo vapor para aerar o leite.

 

Depois da máquina de expresso da ECM que utilizo regularmente, a cremeira de aço inox que comprei no mercado livre por R$ 75,00, na época, é a que produz o melhor leite para o cappuccino com a vantagem que você pode esquentar o leite no próprio recipiente antes de começar a prepará-lo. A desvantagem é o bate-bate manual, mas que é bastante rápido.

 

O cappuccinador da Espressione é imbatível no preparo de drinks, mas para o cappuccino propriamente dito ele produz um creme muito denso, a vantagem é que é tudo automático e o leite já sai na temperatura adequada. Ele é equivalente ao Aeroccino da Nespresso, optei pelo primeiro apenas porque comprei em uma promoção do Black Friday.

 

Quanto ao mixer eu não conheço, mas lembro que neste teste efetuado no blog citado anteriormente ele não se saiu muito bem.

 

Caso tenha interesse na cremeira inox tem um outro vendedor no mercado livre oferecendo por um preço mais caro. Segue o link:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-675386863-cremeira-importada-em-aco-inoxidavel-400-ml-similar-bialetti-_JM

 

Porém, segue uma ressalva, nunca fiz cappuccino com uma quantidade tão pequena de leite (20 ml). Mas, se é para jogar uma nuvem de creme de leite (espuma) sobre o café, como faço nos drinks, o aeroccino com certeza resolverá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só prepara capuccino com leite.

e a cremeira pra isso ta de ótimo tamanho.

To tentando aprender vaporizar na pavoni.

mas ta difícil.

achei interessante a cremeira em inox.

da pra lavar na lavadora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faço aqui somente uma ressalva em informação prestada anteriormente quanto ao uso de recipientes de aço inox. Eles podem ir ao fogo, caso seja necessário, mas nunca devem ir ao microondas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigoks,

Claro que é possível aerar o leite desnatado, já que praticamente qualquer líquido pode ser aerado.

Eu disse apenas que o resultado com o leite sem gordura não é bom. A cremosidade é obtida pela gordura do leite, sendo que o desnatado produzirá apenas espuma, sem o sabor e cremosidade característicos do leite. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cassiane, lembrei de uma coisa. Conhece maionese de leite (sem ovos)? É como fazer maionese tradicional, mas ao invés das gemas se usa leite. Parece que a proteína do leite é que faz o papel do emulsificante.

 

Aqui, imagino que seja semelhante. A proteína deve fazer a emulsão, segurando as micro-bolhas, não a gordura.

 

(e leite desnatado, dando de graça no mercado, deixo lá =) )

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualquer líquido? Tente com água. No caso do leite, que é um colóide, é possível pela presença da caseína e do soro, que são elementos surfactantes. A presença de gordura dificulta a incorporação de ar e a estabilidade da espuma até a composição de 5%, quanfo começa então a favorecer a sua incorporação (como no caso de creme de leite e da nata). O que acontece com leite desnatado é que a espuma separa mais facilmente da fase líquida e, como é óbvio, é menos gostoso. O efeito na mistura com café também muda. Ao passo em que o leite gordo entrega um sabor mais arredondado e menos pungente, no leite desnatado o gosto do café fica muito mais agressivo e evidente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tanto é possível aerar água que existem até aeradores profissionais/industriais de água, usados para oxigenar reservatórios, tanques de peixes etc. Agora, que a água aerada não vai "engrossar", como um leite aerado, ah! isso não vai não..... ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oxigenar, disse bem, diz respeito a aumentar a quantidade de oxigênio dissolvido na água. No caso, queremos emulsificar ou espumar o leite, formar microespuma, que é o que pretende quem quer "aerar" o leite. Em função da tensão superficial da água, isso só é possível adicionando um elemento surfactante, como por exemplo detergente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o dever de casa: pesquisei, num livro ótimo de confeitaria, o capítulo que trata de sistemas coloidais. Deixo aqui a referência para quem interessar:

CANELLA-RAWLS. Sandra. Espessantes na confeitaria: texturas e sabores. SP: Senac, 2014. 667p.

 

Sergio e Rodrigo, vcs têm toda a razão! Conseguimos aerar o leite, um coloide sob a forma líquida, devido à caseína. A gordura realmente dificulta o processo.

 

Só uma curiosidade, olhem só o que a autora diz sobre emulsão e espuma:

As emulsões, segundo a autora, seriam coloides de gordura e água. "A maionese é um coloide de gordura (gemas e óleo) dispersado em um líquido (suco de limão ou vinagre)". Enquanto que as espumas seriam "coloides de bolhas de gás dispersas em um líquido ou em um sólido (como no colarinho do chope)". (CANELLA-RAWLS, 2014, p.34)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, Cassiane! Obrigado pela bibliografia.

 

Fiz a lição de casa quanto preparei a Terça Expressa sobre leite. Nos eventos, sempre começo com uma base teórica trazendo alguns dados sobre o objeto de estudo. É legal porque, embora lendo bastante sobre café como hobby há bastante tempo, quando a gente se propõe a fazer um encontro sobre o tema sempre é bom organizar o conteúdo de uma forma um pouco diferente, o que envolve estudar elementos de forma a apresentar o tema dentro de um horizonte de sentido. Sempre aprendo algo novo que tinha me escapado ou que tinha preguiça de aprofundar, é bem legal.

 

Sobre emulsão e espuma, é interessante observar que o leite em si é uma emulsão, e na vaporização queremos mesmo é formar espuma (micro).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo Terça Expressa, Rodrigo! Li sobre o evento em outro tópico e fiquei impressionada com o profissionalismo. Um hobby, não raro se transforma em trabalho, tamanha a paixão pelo mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Olá

Adquiri recentemente um aeroccino para utilizar conjuntamente com uma nespresso inissia

A questao é que tenho intolerancia a lactose e só posso ingerir leite zero lactose

Gostaria de saber se há algum jeito de tornar o leite mais cremoso a ponto de tentar fazer um "latte art" com os equipamentos que possuo

Valeu!

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Pedro Nunes

Guitartsu,

 

leio zero lactose funciona do mesmo jeito que o normal. Tbm tenho intolerância. Uso o leite sem lactose às vezes, e uso sempre o leite em pó sem lactose Ninho. Gosto bom e resultados bons tanto na máquina, como no aeroccino e no hand mixer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também estava com intolerância (brava) a gluten e lactose.

Após uma temporada na Alemanha, comendo pão, leite, iogurte e queijos (com gluten e lactose) normalmente, sarei completamente [emoji4]

Agora, de regresso ao Brasil, já estou começando a ter problemas de digestão novamente ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diria que alergia a produtos ruins e caros (acredite se quiser: no Pão de Açucar os mantimentos custam mais do dobro do que os bons produtos na Alemanha) , potencializados pelos aborrecimetos e tensão (somente noticias ruins nos noticiarios) a que estamos sendo submetidos, sem tregua nem clemencia ...

 

PS: ontem sairam os resultados dos exames da minha mulher : comendo chocolate, manteiga e leite integral todos os dias a glicemia, colesterol e triglecerídeos baixaram totalmente :-) Os resultados são fariam inveja a uma menina de 18 aninhos :D 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...