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Em novembro do ano passado, o rbcassani divulgou aqui no Buscafé do fórum um baita achado: uma Gaggia Internazionale de 4 grupos. Logo eu fiquei alucinado pela máquina. Mas por diversos motivos (valor, localidade, tamanho do trambolho, incertezas sobre sua conservação, falta de caldeira) eu não encarei a compra sozinho. Num encontro que fizemos no KOF para distribuição de cafés verdes de uma compra coletiva, eu sondei o pessoal para saber se alguém se animava em encarar o desafio dessa reforma. O Carneiro estava lá e disse que topava, mas não tinha onde deixar a máquina. Eu também não tinha. E eis que numa noite, o tópico da máquina foi movimentado pelo viniciusfm. Ele mencionou o interesse de um colecionador australiano pela máquina. No momento que li os comentários no fórum e no anúncio do Mercado Livre fiquei desesperado. Havia um risco real dessa máquina raríssima sair do país. Já era por volta da meia noite quando isso ocorreu. Eu mandei mensagem pro Marcio e ele não me respondeu. Acabei discutindo com o viniciusfm achando que ele estava melando o negócio... Mal sabia eu que ele estava, na verdade, era me ajudando a fechar o negócio com o vendedor. Depois conversei com ele em particular e pedi desculpas pela confusão. Peço aqui desculpas publicamente e agradeço a ele a ajuda.

 

No dia, eu ganhei uma dor de estômago forte de tanta ansiedade. E "ganhei" também uma máquina de uns 60 anos de idade e mais de 100kg!!! :D

 

Sem ter confirmação do Marcio, sem ter onde deixar a máquina e nem como transportá-la, fiz a compra! Foram mais alguns dias de ansiedade, pois o contato com o vendedor foi bastante confuso a princípio. Eu fiquei imaginando mil coisas, que ele já estava em negociação com o australiano, ou que estava querendo me enrolar. Nada disso. O vendedor só não estava no mesmo pique que eu. Hehehe!  :P

 

A compra da Gaggia coincidiu com a compra de um carro (usado, pra combinar) que eu estava negociando há mais de um ano. O carro, um Honda Fit, comportaria perfeitamente a máquina, já que com os bancos tombados, ele acaba virando uma "mini Fiorino".  ^_^

 

Meu sogro gentilmente cedeu espaço em seu escritório para que eu deixasse a máquina.

 

E o Marcio enfim topou entrar nessa restauração junto comigo!  :)

 

Resgate

QyUqJsfl.jpg

 

Comemoração

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4 grupos da Gaggia Internazionale ao lado da Mini Gaggia

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Durante esses 9 meses desde que a máquina foi comprada, já fizemos algumas coisas. Ainda em dezembro, junto com o Gilberto, desmontamos a máquina toda, com exceção dos grupos que são um desafio a parte.

 

lbfakmhl.jpg

(a foto panorâmica ficou ruim, mas dá pra ter uma ideia geral da máquina desmontada)

 

 

Dos 4 grupos, até o momento desmontei dois. Lógico que não fiz isso sozinho. Hehe... Foi com a ajuda do meu pai, que é engenheiro mecânico, que tem uma empresa com várias ferramentas úteis e que conhece bastante sobre artimanhas mecânicas.

 

 

Logo eu escrevo mais, pois estou aproveitando minhas férias para correr atrás da reforma. :) Por isso, enfim estou conseguindo relatar aqui o andamento do projeto.

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Simplesmente espetacular. Parabéns por esse belo projeto, a máquina é realmente magnífica, fico imaginando a história dela. Nos mantenha atualizados na medida do possível sobre esse projeto, agora até eu fiquei ansioso!

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Eu me comprometo a pagar R$ 20,00 no espresso tirado nesta belezura! Manda bala, hôme!! Tenho certeza que outros membros do CDC ajudariam… Pq vc. não abre um projeto de crowdfunding?

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Muito bacana, lembro até hoje como você estava eufórico aquele dia que fui buscar os cafés na sua casa, tinha acabado de "adotar a criança".

 

Boa sorte na restauração, se precisarem de ajuda com alguma coisa é só falar.

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Aquilo foi uma das coisas mais bizarras que já me aconteceu. Foi uma noite mal dormida, acreditando que tinha mesmo ferrado o negócio, que o pessoal iria passar a me odiar etc Recém tinha começado com o hobby e iniciado minha participação no fórum.

Quando vi que o anúncio tinha sido finalizado no ML mandei um email para o australiano, parabenizando pela compra, mas "reclamando" pelo fato de ter se intrometido no negócio, depois de eu haver perguntado sobre a caldeira da Gaggia Internazionale.  Então ele me respondeu que não havia sido o comprador, e que antes do meu email ele já tinha visto o anúncio, o que acredito em razão de algumas evidências.

Resumo da ópera, fiquei muito feliz pelo fato de não ter atrapalhado, mas de certa forma contribuído, o que me rendeu a promessa de um espresso extraído na Gaggia.  :D

Parabéns Santiago pela iniciativa. Acredito que será a única máquina do tipo em funcionamento no país, o que certamente te deixará muito orgulhoso. 

 

Na verdade, ainda tem uma em Santa Maria-RS servindo de sauna:

 

 http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/584-gaggia-no-ml/

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  • 3 weeks later...

Não consegui escrever mais nada sobre a reforma durante minhas férias (que acabaram, infelizmente), mas a reforma andou. Levei o primeiro grupo para a cromação. Estou aguardando me ligarem para eu buscar as peças, já que a previsão era de finalizar a cromação na última sexta-feira. Vou aguardar um pouco mais antes de ligar lá.

 

Como o vendedor da máquina havia jogado fora a caldeira original, eu e o Márcio aproveitamos que teríamos que adaptar uma caldeira e pensamos numa solução mais eficiente para implementarmos nela. A ideia é tornar o controle de temperatura de cada grupo digital e individual. O objetivo é garantir uma maior estabilidade térmica nos shots, independentemente se forem extrações com pequeno intervalo de tempo ou mais espaçadas. Para tanto, quebramos muito a cabeça e o Márcio deu uma ideia muito boa para projetarmos. Mas isso fica para um outro post...

 

 

Vim aqui mesmo para escrever sobre um episódio ocorrido no último domingo. Aproveitei o feriado e convoquei meu pai para desmontar mais um grupo. :ph34r: 

Foi o terceiro grupo, agora resta apenas um. Para desmontar o primeiro, não sabíamos direito como proceder nem o que esperar. Contando com alguma ajuda do Márcio pelo WhatsApp, levamos duas horas para desmontá-lo. Já no segundo, o inocente aqui imaginou que seria bem mais rápido, pois já havíamos aprendido algumas lições com o primeiro grupo. Ledo engano. Tivemos uma grande dificuldade em separar o pistão de uma peça rosqueada internamente que o prende à haste do pistão (cremalheira). Resultado: levamos duas horas para desmontar o segundo grupo. Aí chegou a vez do terceiro. Mais uma vez, o manézão aqui achou que ia ser mais rápido... Mais duas horas para desmontar o grupo!!!  :angry:

 

 

Eis as duas peças dão muito trabalho para serem separadas:

 

MniPV8Nm.jpg

 

 

Para começar, fizemos um corte na peça para criar possibilidade de girar a peça interna usando uma chapa de metal encaixada. Detalhe que nós não tiramos a haste/cremelheira de propósito. Ela é presa a essa peça através de um pino de metal na transversal. Giramos com tanta força que esse pino foi decepado. Isso aconteceu também quando desmontamos o segundo grupo.

 

xz094Yfm.jpg

 

R3tyxlBm.jpg

 

WhecP4mm.jpg

 

Uma das dificuldades é conseguir segurar o pistão externamente, sem riscá-lo ou amassá-lo, ainda assim, sem deixá-lo deslizar. Isso porque o cromo do pistão é de ótima qualidade (cromo duro) e não queremos perdê-lo. O problema é que a peça é redonda e bastante lisa. Reparem na foto abaixo, que colocamos uma cinta de alumínio em torno da parte inferior do pistão. Um dos segredos é usar Super Bonder para colar a cinta de alumínio no pistão, aumentando a fixação das peças sem danificar o pistão. Outro detalhe é utilizar um alicate de pressão tipo corrente. Colocamos o conjunto na morsa para facilitar nossa vida. Além disso tudo, é necessário dar calor externamente no pistão, porém tomando cuidado mais uma vez para não danificar o cromo duro.

 

R6tsi40m.jpg

 

Com o conjunto montado, usamos uma chave inglesa e um tubo prolongador, para aumentar o braço da força. O martelo em cima é apenas para manter a chapinha de metal no lugar. Mesmo assim, foi necessária bastante força para conseguir desroquear a bendita peça!!!  :o

 

ocWRbjTm.jpg

 

leqewcJm.jpg

 

 

Dessa última vez faltou utilizarmos um desengripante para auxiliar a desgrudar as peças...

 

Enfim, conseguimos!!! Agora espero que a gente consiga desmontar o último grupo em tempo recorde!  :P

 

p.s.: Para caso algum gringo possa encontrar esse post, how to disassemble gaggia lever piece that is seized to piston (gaggia orione, gaggia tell, gaggia internazionale, etc)

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É praticamente tudo latão sim. Pra ver que não estou viajando tanto no peso (se não me engano era algo como 10,5kg), resgatei a foto abaixo, com algumas peças do grupo. Das peças grandes, ainda faltam a "tampa superior" do grupo, alavanca, cremalheira e mola.

 

KUCTve2l.jpg

 

Ou seja, só de grupos seriam 42kg! É muito peso!

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Gil , eu entendo cromo duro em cilindro de moto , mas em cafeteira , as pressões e temperaturas são baixas , o atrito é entre metal e borracha , não justifica.

 

Eu fico pensando se na época (anos 50) a Gaggia comprasse esses cilindros da indústria de motocicletas e Vespas que estava no seu auge na Itália.

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  • 3 weeks later...

Hoje fui buscar o grupo que mandamos para cromação. Apenas um, por enquanto, para testarmos o protótipo. Só depois é que iremos cromar o restante das peças.
Eu estava bem ansioso pra ver como a transformação ia ficar. Fiquei muito feliz com o resultado!  Agora fico só imaginando como ficará a máquina toda quando finalizada a reforma!  :wub:
 
Vamos as fotos, que é o que interessa! Fiz uma montagem "falsa", só pra ter um gostinho de como ficou.
 
Fx9FLSRl.jpg
 
XKohmoul.jpg
 
7SwhTXol.jpg
 
prnCq0Gl.jpg
 
:wub:  :wub:  :wub:
 
De quebra, aí está a estrutura do protótipo. Dá pra ver o fio vermelho das duas resistências de cartucho que são inseridas dentro da peça que fizemos para sustentar e aquecer o grupo! Mas sobre isso eu irei relatar em um outro post.  ;)

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Santiago, muito bom. A peça ficou magnífica.

 

Quanto a ansiedade, não é só sua. Acho que todo mundo aqui vai ficar um pouco ansioso para ver essa máquina finalizada.

Não esqueça de guardar bem as fotos do antes para podermos compará-la com as do depois.

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CaÊ, uma das dificuldades da cromação do grupo é que eu precisava desmontar tudo, porque algumas peças são de latão e outras (poucas) de aço. E o desplacante de um corrói o outro. A alavanca foi o mais complicado, pois metade é latão e metade aço. Dá pra ver bem na terceira foto do primeiro post que a metade inferior da alavanca está com o cromo opaco, e a metade superior está bem oxidada. Justamente onde há diferença nos materiais. Mas na cromação eles devem ter desgastado a parte de cima da manivela sem usar o desplacante. Enfim, o que importante é que a cromação da alavanca ficou ótima! :D

 

Ana, ainda falta desmontar o último grupo. Os 3 primeiros levaram 2h cada...

 

Sergio, não está funcional, não. Não tenho graxa para colocar nos rolamentos, vou deixar para montar de verdade quando tiver isso tudo direitinho. O legal é que, apesar de o cara ter cromado aquelas roscas das peças grandes do topo do grupo, a rosca não emperrou. O nosso medo era que emperrasse, por isso eu havia pedido que não fosse cromado. O cara acabou se esquecendo, mas por sorte ficou deslizando muito bem! :)

 

Murilo, o que não faltam são fotos!!! Estou tirando muitas fotos da reforma. ;)

 

Gilberto,

O orçamento da Metalúrgica São João (Butantã) foi de R$300. Não fiz lá pois era muito longe de casa e não gostei muito do atendimento.

No Nakahara Nakabara (Butantã) foi orçado em R$200, mas estava sem o profissional que faz o polimento, então não estavam pegando serviço. E fica mais longe ainda da minha casa. 

Na Conicrom (Aclimação) foi orçado em R$300, o cara foi bem gente fina. Mas...

Acabei fazendo no Meneghin Restaurações (Ipiranga), que fica aqui bem perto de casa. O Sr. Meneghin foi bastante atencioso, me explicou um monte de coisa e me convenceu a fazer lá. Foram cromadas outras peças além dessas, mas o orçamento para as peças do grupo foi de R$300,00. 

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Santiago , se vc agora decidisse transformar esses 4 grupos em 4 strietman , fixadas em 4 suportes de madeira , venderia tudo em 2 minutos .

 

Essa maquina quando ficar pronta vai ficar linda .

 

A partir de agora se eu encontrar uma maquina sucata , mas que tenha um grupo antigo desse , eu já sei que o grupo é eterno , e dá para recuperar e pelo menos fazer uma strietman.

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Jogo dos 7 erros: pratos no escorredor; pano de prato no fogão; lata vermelha; cor do grupo...

 

Tá lindaço. Só faltam 3. Passa rápido.

 

Um like virtual, pois já esgotei meus 2 likes verdes de hoje.

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Não é lata, é caneca! :P

 

Tem 5 erros nos grupos...

 

 

 

 

 

Estão faltando os 2 parafusos para travar as roscas das peças grandes, falta uma porca no topo (que esqueci de colocar), falta a tampa do rolamento (nem coloquei o rolamento todo pra dentro, aí não coloquei a tampinha) e falta a mola de trava da alavanca. ;)

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