Ir para conteúdo

Moinhos Rancilio MD-40/50


lipe_oa

Postagens recomendadas

Cabral, foi utilizado PLA, porém não me ofereceram outras opções, só vi quando chegou a peça pois veio um catálogo e citava o material. Achei muito forte a peça, superou minhas expectativas, inclusive montei ela com uma boa "interferência" no bocal do moedor, se fosse um plástico frágil já teria rachado ao meio. Utilizei espessura de 3mm nas paredes da peça.

 

Sim a logo coloquei de última hora, o fornecedor disse que não mudaria nada o valor da peça agregar este detalhe.

 

Vou observar a estática e a retenção nos próximos dias daí comento aqui.

 

Estou para fazer o hopper também na impressora 3D.

 

Seguem cortes para ilustrar melhor a divisória interna que separa os dois bocais do moedor.

 

FfDAdgl.jpg

 

kN6Vhlq.jpg

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal! :):ph34r: Estava pensando nisto estes dias!

 

Excelente a idéia de uma separação interna que evite a ida e retenção do pó para o bocal cego!  ;)

 

Não achei ruim o fato de vc ter lixado para encaixar, assim deve ter ficado bem justo.

 

A retenção de pó dentro do duto de saída é enorme, pode chegar a até umas 2g ou mais, se não for usado um pincel para ajudar a pôr o pó pra fora. A idéia de uma abertura superior para uso de pincel (ou algo semelhante, como o hashi, palito japonês) acho fundamental durante a moagem.

 

Após o uso, acho essencial (para mim) poder limpar os dutos e arredores (óleo de café deteriora rápido, vai ficando horrível se não for limpo), então se a peça for fácil de encaixar e e desencaixar (ou, melhor ainda, permitir o encaixe de um bico de aspirador de pó :P ) ficaria perfeita. Às vezes nem o aspirador (e olha que é potente!) dá conta de aspirar todo o pó grudado nos cantos do duto (quanto mais fina a moagem, pior), tenho que ajudar a soltá-los com a ponta do hashi. A abertura superior, pelo menos como a do Valmor, é o suficiente para evitar de o pó ser cuspido para fora (quanto mais grossa a moagem, mais isto acontece), e permitir o uso de um pincel ou hashi (pelo menos isso). Uma abertura superior seria ideal, e poderia ser conjugada com uma tampa móvel (tipo dobradiça) de encaixe interno ou externo, ou uma tampa externa de encaixe (encaixa por fora, com abas laterais envolvendo a peça, para ficar firme, ma non troppo). Se precisar eu te mando um desenho feito a mão, horrível! :P

 

Ps.: desculpe, quando escrevi isto tudo aqui não vi que tinha outra página com com seu último post do corte interno. Mas não invalida minhas sugestões. ;) Em cima pode ser, pelo menos, aberto como na primeira foto acima (aberto em cima como no do Valmor, não tem perigo de voar pó por ali), para permitir o uso de pincel ou hashi para limpeza. Salvo se o "bico" for fácil de encaixar e desencaixar, sem desgaste (laceamento) significativo com o tempo, isso resolve quase tudo. Em último caso, pode-se fazer um bocal rígido afunilado (ou flexível tipo mangueira) para o aspirador de pó encaixar como for preciso. :P Ou seja, a questão de usar ou não o aspirador (não abro mão) pode ser resolvida com um bocal adaptado no aspirador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a primeira coisa que reparei foi a mesma abertura superior que o Lisboa notou.

eu também tiro todo o pó que posso do duto depois da moagem.

como na primeira foto da página está perfeito 

sem a parte de cima

afora isso fiou muito bom

é possível fazer sem a parte superior?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passa o contato do fabricante, tenho dois moedores para adaptar para doserless, modelos diferentes é claro, e acho que essa ideia foi genial.

Quais são as medidas do encaixe da peça no moedor? Acho que tenho um moedor aqui que tem uma medida aproximada, senão igual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como era a primeira vez que lidava com este tipo de serviço, preferi fazer numa peça única mais simples. Mas numa próxima versão poderia agregar uma tampa superior com dobradiça.

 

Pontos positivos observados até o momento:

 

- A divisória interna impede acúmulo de pó na saída "cega", que pra mim era um dos piores pontos de retenção.

- Estática praticamente inexistente, porém eu utilizo 90% do tempo pó moído grosso para french/aero. Mas mesmo em moagem mais fina para cafeteira elétrica que esporadicamente levo para o trabalho, achei que a estática não é problema. Nos próximos dias a umidade está prevista para ficar bem baixa, perto dos 30%, vou observar.

- Com o bico mais alongado para baixo, o pó sai bem mais organizado, antes era mais comum o pó sair espirrando para os lados. Então a a bandeja e arredores do moedor ficam limpos por mais dias.

 

Estou desencaixando quase todos os dias para observar, aparentemente não vai lacear tão fácil. O plástico é muito duro, foi difícil de lixar. Mas só o tempo vai confirmar isso.

 

O serviço de impressão 3D fiz com a empresa www.3dpress.com.br (contato Luiz), eles estão localizados em Chapecó-SC.

 

Segue link para download dos arquivos nas extensões STL (pronto para impressão 3D) e Solidworks 2015 (editável para quem quiser agregar melhorias). Já ajustei um pouco a medida interna do bocal para que não seja necessário lixar muito. Aí cada um pode mandar imprimir no local que achar mais conveniente.

 

STL: https://1drv.ms/u/s!ArzYT-XPmwF1m5pXpOs0SZ7gwN58zg

SOLIDWORKS: https://1drv.ms/u/s!ArzYT-XPmwF1m5pYmOhJNpqd09cD2g

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maravilha! :ph34r: Não tinha me ocorrido que o meu filho tivesse o Solidworks (ele é engenheiro mecânico), então peguei o seu desenho gentilmente cedido (muito obrigado por isso, nem tenho como agradecer ;)) e pedi para ele fazer umas adaptações (abertura superior do lado esquerdo, basicamente). Amanhã posto os rascunhos da adaptação, falta saber da funcionalidade da divisória interna.

 

A divisória está mesmo funcionando bem? ou seja, não está indo nada de pó para o lado direito, da saída cega? Em caso positivo, posso deixar fechada esta câmara (do duto cego), ou então fazer a abertura em toda a tampa superior para eventualmente limpar os excessos com um pincel (ou aspirador). Já vi com um torneiro daqui um bocal adaptado para poder usar o aspirador; considero isto essencial, a retenção de pó no MD é excessiva e o óleo de café degrada muito rápido, tenho passado o aspirador pelo duto de saída e por cima logo após o uso, ou no máximo no dia seguinte, e limpo a câmara das mós toda semana, no mínimo.

 

O material usado foi PLA?

 

Muito obrigado,

Lisboa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou assim, por enquanto, agora vou procurar um serviço de impressão 3D em Sampa para realizar o projeto. Mais uma vez um imenso obrigado ao rbata pela inspiração e desenho básico com as medidas do encaixe já testadas! ;)

 

Bico%20Todos_zpslde97gwz.jpg

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puerra! :blink: Quase caí pra trás! fiz orçamento em PLA (on line, uns 15 seg) na Imprima3D de Sampa e deu R$242,00 com frete! :o  :wacko:  Amanhã vou tentar outras opções, e até mesmo onde o rbata fez, em SC.

 

Teste%20Imprima3D%20AB_zpslixfduyo.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Depende um pouco da granulometria, a que uso mais frequentemente (89, sendo 90 o ponto zero) quase saiu um mínimo umas 4 vezes (só naquele expurgo final, depois da primeira limpeza), em umas 30 moagens, mas que foi possível conter com um dos dedos livres, simples assim de resolver. A abertura pode até ser um pouco mais alta na vertical, mas daí atrapalha um pouco a limpeza durante e pós moagem. Num ajuste de 60 ou menos pode até espirrar um pouco (no primeiro jato, ou quando tem poucos grãos), mas raramente uso menos que 70. Até pra usar o aspirador de pó ficou perfeito, não precisou de nenhum bico especial, o bico normal do aspirador adapta-se perfeitamente à janela e à saida de baixo. Ao final do uso (diário) é conveniente tirar o bico para lavá-lo e passar bem o aspirador, espero que ele não laceie muito com o tempo. Melhor deixar como está que está perfeito, pro meu uso, claro! [emoji14]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou nos teste finais de protótipos, uma versão em PLA preto e outra em PETG (alimentício) branco, este último é tb um material mais resistente (ao tira-põe-deixar-ficar) e por ser branco dá pra ver perfeitamente o pó residual que precisa ser limpo. Apesar de ser esteticamente menos bonito, prefiro o branco ao preto pois eu quero é funcionalidade. ;)

 

Bico%20v5%20preto_zpsqpeocisu.jpgBico%20v5%20branco_zpsmhx6oziz.jpg

 

Se alguém quiser o arquivo, eu posto aqui. Eu acabei deixando só o logo (em alto relevo, pois as letras não ficavam com resolução boa), e a altura interna do encaixe foi reajustada de 27mm para 28mm, que é a correta sem necessidade de lixar, agora está bem justa e firme.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Boa tarde pessoal ! A 3 dias cadastrado aqui e já ficando doido com tanta informação :). Achei o anúncio no ML só que agora por 699. Ainda vale a pena ? Ou será que só ficou refugo ? Vi que bastante gente aqui comprou e tenho este medo. 

 

No meu caso preciso dele para moer pouco para meu uso em casa, porem a ideia é quando eu vou para minas, sempre trago uns 30 kgs para amigos. Será que consigo moer de kg em kg de uma só vez ? 

 

Agradeço os conselhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal ! A 3 dias cadastrado aqui e já ficando doido com tanta informação :). Achei o anúncio no ML só que agora por 699. Ainda vale a pena ? Ou será que só ficou refugo ? Vi que bastante gente aqui comprou e tenho este medo. 

 

No meu caso preciso dele para moer pouco para meu uso em casa, porem a ideia é quando eu vou para minas, sempre trago uns 30 kgs para amigos. Será que consigo moer de kg em kg de uma só vez ? 

 

Agradeço os conselhos.

Pra moer uma quantidade dessas, seria muito melhor um moinho mais voltado ao uso comercial (por exemplo um Mazzer Super Jolly, que é bem popular). São maiores, mais potentes e mais robustos.

O bom é que esse tipo de moedor aparece constantemente no OLX (eu postei 2 boas ofertas do OLX esses dias, por exemplo), então, acho é só ficar de olho que você provavelmente consiga algo bom por uns 800 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkk valeu mesmo pela ajuda. Se por acaso não dormir essa noite é sinal de que terei que comprar esse MD40 A 699 mesmo deles lá no RJ. Mas de olho nas oportunidades de em breve uma máquina também. Estava pensando na ARAM, mas vou começar a vasculhar o olx talvez apareça uma boa italiana para comprar com o troco do moedor rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigos! Comprei hoje o último MD40 que o Fabiano tinha lá. Apesar de estar 699 consegui o brinde que os amigos conseguiram, alem de uma limpeza geral por dentro e a troca da tomada que era bem antiga.

 

Já li bastante sobre os amigos que adquiram e vi que vem provavelmente ficarei satisfeito para meus coados e molas :) depois se os amigos puderem indicar boas praticas para a utilização agradeço se coração!

 

Abração e obrigado.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Olá Thobias, eu fiz o projeto do @rbata ele está disponível algumas páginas pra trás aqui neste tópico. Parabéns pela compra, o MD40 é uma baita máquina !

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, esta foi minha última versão, em 20/09, e a que estou usando desde então. Acho fundamental a abertura, tanto para ajudar com um palito (ou pincel) a ir tirando o máximo possível do pó que fica no duto no momento da moagem (diminui a perda por retenção), quanto após o uso para passar o aspirador de pó pois, caso contrário, vai acumulando uma oleosidade que vai contaminar as extrações futuras. O óleo do café degrada muito rapidamente, é só cheirar no dia seguinte dentro da câmera das mós, caso não tenha feito a limpeza com aspirador, por baixo pelo duto, e por cima (não uso o hopper), para perceber o que estou querendo dizer.  ;) A cada 15 dias, tiro e limpo bem as mós também. Esse moedor é pra uso comercial, então moendo sem parar durante o dia, e fazendo uma boa limpeza ao final do expediente, não tem problema; mas para nós que usamos pouco não dá para não limpar após o uso diário ou quando se troca de café. Às vezes a retenção chega a quase 1g, mas com o auxílio de um palito (ou pincel) ela fica em menos de 0,5g na 1ª moagem.

 

Aqui estão os links, se não derem certo me avisem:

Bico-tubular-LKL-V5.STL

Bico-tubular-LKL-V5.SLDPRT

(editado, links atualizados em 09/01/2016 às 16:02h)

Editado por Lisboa Santos
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, estão muito bons pra uso, que é o que interessa! ;):ph34r:

 

Trimonte, atualizei com novos links acima, veja se agora funcionam (pra mim estavam funcionando antes, também). :rolleyes:

 

Não se consegue "visualizar" os arquivos, mas aparece o botão para download, e os endereços ficam respectivamente:

https://drive.google.com/file/d/0B2pF1Qb1PLrBWFVxVWo4blFYcDA/view (para o STL)

https://drive.google.com/file/d/0B2pF1Qb1PLrBNWcyS2JmcU8wMjA/view (para o STLPRINT)

 

Copiando e colando estes endereços acima, ou clicando neles, também funciona, pelo menos para mim mesmo quando estou no celular, e não estou logado no Google Drive. Já passei para outras pessoas e funcionaram. Dê um retorno, por favor.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 1 month later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...