Ir para conteúdo

Moinhos Rancilio MD-40/50


lipe_oa

Postagens recomendadas

Estou namorando um MD80(usado), será meu primeiro moedor. Será usado basicamente para coados,

moka e FP. Será que vai atender bem esses métodos? Talveeeeez lá bem pra frente role uma

máquina de espresso. Mas nada certo, tbm a atenderia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Precisa ser um MD80 ?

 

A série MD todose eles atendem todos os métodos, mas para uso residencial um MD40 já é mais que suficiente, um 80 é muito grande, um 40 pesa 9 quilos o 80 pesa 18 kg , enquanto o 40 produz 3,5kg/h o 80 produz 14kg/h.

 

Para uso residencial um MD 80 é exagero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Precisar do MD80 tbm acho que não precisaria, mas apareceu uma oportunidade que ele sairia por 200 reais a mais que um MD40 que encontrei. Só não vi ainda a questão do frete. Fora o peso, ele é muito maior que o 40/50? O bocal que o pessoal vem adaptando feito na impressora 3D é o mesmo que o 80?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pega o md40. Com os 200 vc. faz o nariz (o projeto, a adaptação, instruções, tudo pronto) e participa de um grupo de usuários do md40 que é bem ativo aqui no fórum.

 

Enviado de meu XT1650 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Precisar do MD80 tbm acho que não precisaria, mas apareceu uma oportunidade que ele sairia por 200 reais a mais que um MD40 que encontrei. Só não vi ainda a questão do frete. Fora o peso, ele é muito maior que o 40/50? O bocal que o pessoal vem adaptando feito na impressora 3D é o mesmo que o 80?

 

 

Desculpe a pergunta, quanto esta saindo o MD40? Eu se tivesse um Rocky acredito que já estaria feliz da vida!

Conhece o vendedor? É de confiança?

Caso for comprar pede para eles tomarem cuidado redobrado com os acrílicos, muitos aqui receberam o acrílico quebrado em decorrência da "delicadeza" do transporte e o não cuidado no embalamento.

Abraços,

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Md 80 e muito maior que o 40 ,enquanto o 40 tem 44cm de altura o md80 tem 61cm , outro problema é retirar o dosador no 40 são 3 parafusos , no 80 a peça não separa do corpo , é um conjunto único o dosador e o corpo do 80.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O MD80, o vendedor queria 1500. Consegui negociar por 1200. Ele tbm tem uma Rancilio Classe 6 S de 02 grupos, disse

que apenas foi usada numa feira de 2 dias, consumindo no máximo 60Kg de café.

 

O MD40 está sendo vendido por 1000. Esse não sei o nível de uso dele.

 

Minha preferência era o La Spaziale Astro OnDemand, mas o preço dele não me agrada. Rocky não vi nenhum a venda.

 

Pensei que o dosador do 80 saisse igual ao irmãos menores. Olhando a vista explodida vi que a tampa superior é unida 

a tampa superior do motor. Teria que cortá-la ou mandar fazer uma tampa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos esses MD tiveram uso comercial , portanto são bem usados , mas são muito resistentes , em um MD40 ou 80 as mós estarão gastas vc vai precisar trocar elas , e se os acrílicos não estiverem quebrados ,não tem muito o que quebrar .

 

O preço do md 40 está bom , se estiver como os comprados nesse tópico, vale o preço.

 

Quanto a alterar o 80 , esquece , a peça que une os dois é de alumínio fundido , vai ser necessário reconstruir a parte superior .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O vendedor do MD40 me respondeu. Ele tem nada menos que 10 anos de uso. O 80 está bem mais novo. Mas acho que para moagem individual de pequenas quantidades o dosador me roubaria muito café. Acho que a única solução seria o funil preso nessa peça superior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a modificação, na verdade pode ser bem fácil, só precisa pensar diferente... Bastaria desmontar a parte de baixo do dosador, composta pelo anel de acrílico e pela base com dispositivo de dosar, substituindo-os pelo "funil" de inox.

 

Dá também pra manter o anel de acrílico do dosador e tirar só a base mecânica, daí dá pra colocar outro tipo qualquer de funil, nesse caso dá pra pensar em várias maneiras de usar os parafusos originais da montagem do conjunto pra prender o funil de modo a segurar o anel de acrílico... mas também dá pra colocar um funil diferente direto na parte superior, da "tampa".

 

No meu T48-Auto, enquanto o funil de inox não chegava da China, eu fiquei usando o anel superior de inox que vem no dosador, com um funil de ABS preto que encaixou sob pressão no rebaixo desse anel superior destinado a segurar o anel de vidro que serve de "visor" do café moído. Basta pensar criativamente.

 

Na minha experiência, um moedor de mós grandes, como as de 75mm desse MD80, tende a esquentar muito menos o café durante a moagem, mantendo mais dos desejados voláteis intactos. Pela qualidade do produto, e característica dos mós, deverá ser mais consistente do que um 40 ou 50. O MD80 é nativamente Stepless com micro-regulagem, sem requerer modificação. Isso ajuda na afinação, mas também dá mais trabalho pra mudar de um método de moagem grossa pra moagem fina e vice-versa, tem de acostumar a contar "voltas" ou "passadas" do botão, são dua "medidas" pra anotar ou lembrar.

 

Curioso é que está saindo o preço de um Breville novo em promoção, que é um moedor intermediário razoável, ou de um Baratza Encore novo, que é um moedor de entrada muito bom, mas que não é indicado pra espresso. Não se vê um "titã" desses muito abaixo de 2 mil reais. Esse preço tá muito bom. Se não for mentira sobre o uso, e os mós estiverem mesmo com 60Kg de uso comercial, considerando o uso caseiro a partir de agora o TAMORIM não vai precisar trocar pelos próximos 20 ou 30 anos... E se precisar, vai gastar uns 200 reais no máximo, e daí terá 20 ou 30 anos de mós bons.

 

Há a questão válida do espaço. Com o porta-grãos encaixado, não cabe na maioria dos espaços entre balcão e armários das cozinhas padrão (em geral entre 45cm e 55cm de vão). Por ser quadrado, também vai ser mais difícil achar um porta-grãos pequeno que encaixe... De área de base, em vez de ocupar um espaço de um "liquidificador", vai ocupar o espaço de um "mini-gril".  Francamente, estou muito contente com o T48, precisei mover as coisas apenas suficientemente pra abrir mais 10cm de espaço em relação ao que o Vario ocupava no mesmo lugar. E não uso porta-grãos, o "pescoço" dele é suficiente pra colocar uns 50g de grãos e ainda tampar com um "filtro cego", encaixa belezinha. De repente uma tampa quadrada, de algum "pote", pode fazer o mesmo pelo MD80...

 

Pra não ficar detalhando testes com peneiras, cálculos e outras nerdices, vou ao ponto: depois de atingir o melhor ponto do moagem, o café moído no T48 é o que fica mais gostoso, entre todos moinhos que tenho. Inclusive o Bravo Mini e o Vario. Creio que o MD80 deva proporcionar resultados similares.

 

Vale comentar que um Vario usado não costuma aparecer abaixo dos 2500 reais. Imagino que o Sette do CaÊ tenha custado uns 3 mil pra mais, talvez perto de 4 mil. É mais ou menos o preço do Vario novo...

 

Acho leviano falar que alguém "não precisa de um moedor tão grande", nesse fórum. Eu também não preciso de uma ECM Technika, eu quero ter uma. Creio que isso também tenha de ser observado no campo dos moinhos. Alguém não precisa começar com um moinho simples e ir comprando e gastando com pequenos upgrades, em geral perdendo dinheiro no processo de troca. Vejam o Murilo, começou com uma ECM top de linha, e não parece que queira fazer upgrade tão cedo. Queria eu ter tido esse tipo de lucidez...

 

De meu lado, fui gastando progressivamente mais, com Delonghi, Aríete, Gaggia, outra Gaggia, SGL, NS Oscar (que ficou apenas 1 mês antes de ir pra outra casa), Breville Dual Boiler e, finalmente, a ECM. A Delonghi foi de 2001 a 2009, o restante de 2009 até agora. Fora a Oscar, todas geraram perda financeira.

 

Moedor foi parecido. Interno da Aríete, Hario Slim, Hario Skerton, Vario, Krups pra coados, Breville Smart e Baratza Preciso como "segundo moedor" e, finalmente, o T48. O único upgrade atraente pra mim seria um Mythos, que apesar dos mós de 74mm serem menores que os 84mm do meu, tem um desenho muito diferente, são de titânio e operam inclinadas, o que parece zerar a retenção... e talvez um Ceado E37S se o preço for muito bom, só porque é eletrônico e acho mais bonito do que o T48. E se o TAMORIM quiser, e puder, começar com um moedor definitivo, como fez o Murilo?

 

Do mesmo modo que tentamos dissuadir o novato de usar aqueles porcarias de lâminas em "hélice", achei que deveríamos também incentivar o caminho de "começar com o melhor moedor possível", que já foi nosso argumento por aqui por muitos anos. Mostrar os contras deveria ser balanceado com mostrar os prós. O cara quer comprar algo que mói com mais qualidade do que os modelos que vocês estão recomendando como alternativa, pelo mesmo preço, e ainda está tentando pensar antecipadamente em como modificar o troço. E está sendo dissuadido do caminho do melhor moedor... Não dá pra entender.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei um MD40 depois de conhecer este tópico, a uns 8 meses atrás lá do Fabiano no RJ. Estava antes disso só esperando a Black friday para comprar o Breville. Porem de tanto ler aqui e pelo moedor sair 699,00 comprei. Fiz a modificação imprimindo o dosador na 3D com o projeto daqui mesmo do amigo RBata, e estou mil por cento satisfeito. Foi a melhor coisa que fiz! O moinho é um trator, chego moer 4 kgs direto nele quando chego de MG e trago café que torro lá para os amigos e ele mau esquenta!!! Resumo: indico Rancilio até debaixo dagua!! Seja qual modelo for mas o MD40 modificado é minha paixão!!

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edgar, peço a gentileza de rever a foto aí acima. Creio que os moinhos são  MD 80, MD 40 e Rancilio Rocki. Tenho o MD 50 e, ele é parecido com o MD 80.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oogway, não sei quem é o Edgar, fui eu quem postou.  :P

 

Mas, seguindo a página de materiais de divulgação do Rancilio Group, a foto saiu daqui:

https://www.ranciliogroup.com/DB_Files/RM/Classes/2/Images/MD_iso_1.jpg

 

do site do próprio fabricante, como sendo o grupo de moedores da "família" MD para divulgação e marketing dos MDs 80, 50 e 40...

 

Contudo, parece que você está certo.

 

Na divisão Rancilio da empresa, a mesma foto foi usada pra identificar MD80, MD40 e Rocky, respectivamente, como aparece aqui:

https://www.ranciliogroup.com/2-Rancilio-Dosing-Grinders--MD_80-40-ROCKY

 

Valeu pelo toque. Já editei a postagem da foto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei desistindo do MD80, mas não pelo tamanho ou dificuldade a mais de retirar o dosador.

Mas sim pelo fato de ser stepless, vou usá-lo pra diversos métodos, inicialmente não para espresso.

Isso me faria ter problemas em saber em que regulagem está e me daria um baita trabalho pra

passar de uma à outra. Se fosse pra deixar regulado só para expresso ou pra quem tem comércio, 

ele é show. Se alguém quiser eu posso passar o contato da pessoa.

 

Liguei pra maqexpress que foi onde o pessoal comprou uma leva, mas eles não tem nenhum usado

pra vender, disse que caso tivesse venderia por uns 500, pois as cafeterias só querem agora os 

eletrônicos. Vou tentar garimpar algum MD40.

Caso não ache vou de Breville/Tramontina mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oogway, tranquilo! Achei mesmo engraçado, o único Edgar que conheci foi um professor de Geografia que tinha o apelido de "múmia paralítica" entre os alunos. Só de lembrar dele fiquei dando risada.  :D

 

@TAMORIM, sendo esse o caso, boa decisão, stepless de micro-ajuste não é moleza pra ficar mudando entre métodos que exigem granulometrias muito diferentes. Boa sorte na sua busca!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei uns MD40 pra comprar. Porém não terei como ver pessoalmente.

Usado em cafeteria por bastante tempo mas sem defeitos, mas com 

desgaste natural, trocou eles por eletrônicos.

Ele tem 3 MD40 pra venda. Acho que cada moinho moía um tipo de café fixo, visto

que em cada um tem adesivo de um café específico.

1º Suplicy torra média

2º Café Tabaco

3º Café Terraza torra clara

 

Dicas de como devo escolher?

aHaVQ9.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Boa tarde senhores

 

Estou de MD 40 agora rsrsrs, comprei 1 usado. Como avaliar a necessidade de trocar as mós? Parecem ter quinas meio vivas ainda, claro que uma 0km seria melhor, mas eh realmente necessário trocar?

 

Vou imprimir um "bico" também e achei o do Lisboa bem funcional. Alguém tem bico ja impresso para me enviar?

 

Obrigado

Mateus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Boa tarde,

Alguem sabe se é possível comprar as mós do MD40 aqui no Brasil ? Não gosto (ei ) muito de comprar fora do país não. Sou muito ansioso rsrs. As minhas estão ainda boas, porem gostaria de troca-las.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra falar a verdade não medi isto na época, pois no olho não dá pra ter muita certeza. Acho que enquanto esperava a chegada do MD40 já comprei as mós novas, e assim que o MD40 chegou eu o usei algumas vezes e logo as substituí. Aparentemente não estavam ruins, por uns testes que fiz conforme sugerido em algum lugar deste tópico. Mas queria aproveitar que tinha comprado o moedor bem barato e dar uma turbinada nele, ad cautelam. Aproveitei um estoque de café velho que eu tinha por aqui, e moí rapidinho (em alguns dias) uns 5 ou 6 Kg de café, pra amaciar o bichinho.

Vc já tem, então não preciso falar muito sobre a robustez, o baixo ruído, e a lerdeza pra moer rsrsrsrs Mas, tempos depois, medindo com as granulométricas constatei que ele é bimodal (tem um pico grande de volume de uma determinada granulometria, e outro menor, dentro da faixa total de moagem), em algumas faixas mais do que em outras. Estava buscando uma faixa que tivesse melhor consistência e uniformidade, mas logo comecei a moer o mais fino possível então esta bimodalidade passou a não fazer a menor diferença.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, eu gosto muito desse moedor. Não pretendo desfazer nem quando comprar um melhor. No máximo o levo lá pra MG. E agora que comecei a moer para espresso continua me atendendo muito bem. Estou usando o 5 depois do 0.

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Bom pessoal, sou novo no fórum e tenho alguns equipamentos que estão anunciados no mercado livre e Olx e em breve no enjoei. Encaixo neste tópico os meus dois moinhos Rancilio. Um é MD-40 que encontra-se extremamente bem conservado, sem detalhe ou pegadinha alguma. Só ligar na parede e trabalhar.

MercadoLivre: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-928367120-moinho-moedor-cafe-rancilio-modmd-40-italiano-profissional-_JM

Olx: http://www.olx.com.br/vi/406621021.htm

Já o outro ainda estou devendo fotos. É um daqueles modelos que circulam mais exclusivamente na Europa. Aguardo contato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...