Ir para conteúdo

Moinhos Rancilio MD-40/50


lipe_oa

Postagens recomendadas

Só por curiosidade, qual moinho vc tem José Alexandre?

Compre o MD-50 e faça os testes e comparaçoes, poste e seja feliz! Kkkkkkkk...

Ai qualquer coisa vende pelo msm preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois que compre o forte, o md40 ficou de escanteio. Não tenho o que reclamar da moagem, mas o dosador pra uso doméstico é chato, ter que ficar empurrando café através dele com um pincel também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só por curiosidade, qual moinho vc tem José Alexandre?

Compre o MD-50 e faça os testes e comparaçoes, poste e seja feliz! Kkkkkkkk...

Ai qualquer coisa vende pelo msm preço.

compak k6

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, que oportunidade. Eu também estou querendo um 2º moinho, principalmente para moer uma quantidade um pouco maior de café, pois ultimamente tenho presenteado parentes e amigos com as minhas torras e o Encore tem feito hora extra. Mas ainda to me segurando. Com o post do Carlos Eduardo não vai sobrar MD nenhum, pois pelo visto eles estão em ótimo estado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapazzz... Nao perde nao, os krups GX6000 estao 400,00, olha q diferença de qualidade de um krups para um MD-40/50... Fale com o Fabiano (sim eh seu chará) o gerente da empresa e agiliza um pra vc! Hahahahahaha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahahahahah... Igual o Carlos dalou, nao acho q sera necessario, mas alguem ja comentou q uma loja brasileira tinha por 200,00 e pra importar eh U$38 ja com frete pelo ebay, pq pelo ebay as chances de nao pagar imposto sao bemmm.maiores já q vc paga na compra pela amazon e, lá na amazon eh 36 obamas

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Importar na Espresso Parts

 

https://www.espressoparts.com/rancilio-rocky-md40-obel-bregant-espresso-grinder-burrs

 

no Brasil veja com eles (maqexpress) ou na Coffeemix , não vai ser difícil de achar , tem muito Rancilio no Brasil.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso não é novidade, acho que já escrevi no tópico do Rocky e parte do assunto já foi abordado nesse tópico, mas vou colocar aqui de novo pois acho que também vale pro MD40 e MD50.

 

Pro pessoal que tem com problema de inconsistência nas moagens finas e/ou que não está conseguindo moer fino o suficiente para torras mais claras (mós se tocando antes de chegar na regulagem necessária), há 2 dicas que podem ajudar a resolver o problema:

  1. Conferir (e corrigir, se necessário) o alinhamento das mós. Se você ou alguém antes de você (pra quem comprou usado) já retirou as mós do suporte para limpeza, pode ter deixado-as desalinhadas ao remontar e, com isso, o moedor vai começar a moer sem consistência e não chegar em moagens suficientemente finas. Isso ocorre porque, se as faces das mós não estão totalmente paralelas, haverá sempre um ponto de maior aproximação entre ambas diametralmente oposto a outro ponto de menor aproximação. Assim, além de o café sair moído mais grosso por um lado da mó do que pelo outro (inconsistente e com excesso de fines), na regulagem mais fina do moinho, as mós irão se tocar em um ponto específico enquanto que, em outro ponto, elas ainda estarão relativamente afastadas (o que fica pior se as 2 mós estiverem perpendicularmente desalinhadas em relação ao eixo de rotação). Por isso as mós acabam se tocando antes de chegar na regulagem fina desejada. O que normalmente pode causar esse problema é não limpar bem as peças antes da remontagem e algum grão minúsculo de café moído ficar entre a mó e o suporte, não deixando ela assentar corretamente. Aperto incorreto/insuficiente dos parafusos também pode prejudicar o assentamento. Outra coisa aconselhável pra evitar esse problema é, antes de desmontar as mós, marcar a posição delas em relação à base para, na remontagem, voltá-las exatamente para a mesma posição e evitar que qualquer ínfimo erro de usinagem possa gerar desalinhamento (considerando que estava alinhadas anteriormente).
    Uma forma de verificar o alinhamento da mó superior é tirar o hoper pra acessar o suporte da mó superior. Com o moedor ligado, ir fechando a regulagem até o ponto em que as mós começam a se tocar e voltar levemente para o ponto exato em que elas estão prestes a se tocar. Ainda com o moedor ligado, pressionar o suporte da mó para baixo com o dedo (e com cuidado) em pontos diferentes por todo o perímetro (principalmente onde estão os parafusos de ajuste) e ver se em algum ponto específico as mós tem mais facilidade de se tocar ao aplicar pressão. Isso pode indicar que naquele ponto a mó superior está mais baixa do que deveria. Nesse vídeo dá pra ter uma boa ideia do problema:



    Com a mó inferior é um pouco mais chato de descobrir. Tem que ver se não já alguma marca de desgaste irregular no topo da mó. Se não houver nada muito aparente, uma forma de descobrir é, com uma caneta de escrever em CD (ou qualquer outra coisa que não saia com tanta facilidade mas que seja possível remover depois sem muito trabalho), "pintar" todo o perímetro da superfície que entraria em contato com a outra mó (apenas as "pontas triangulares" do topo da mó). Depois montar o suporte e, com o moedor ligado, forçar as mós a se tocarem levemente (mas o suficiente pra desgastar a tinta). Desmontar e ver se a tinta foi "raspada" de forma regular por todo o perímetro. Se a mó estiver desalinhada, é possível que haja desgaste da tinta apenas em um trecho da mó, ficando intocada no resto, por exemplo:

    2058_burr_cu.jpg

     
  2. Passar 2 ou 3 voltas de fita de teflon (veda-rosca) na rosca de ajuste do suporte da mó superior. Mesmo o moedor sendo bem construído, a rosca do suporte da mó superior pode costuma apresentar uma certa folga que acaba gerando um jogo no suporte e, consequentemente, na mó superior. Nesse vídeo dá pra ter uma boa ideia do problema (aliás, nesse acho que está acentuado, com mais jogo que o normal):



    Teoricamente, imagino que a força que os grãos exercem contra as mós durante a moagem deveria ser suficiente pra assentar a rosca e não permitir que tenha esse jogo durante a moagem. Na minha experiência prática, tenho a impressão que eliminar totalmente esse jogo não só torna o moedor bem mais silencioso (diminui significativamente o nível de ruido durante a moagem) como melhora a consistência das moagens. Acredito que ocorra melhora na consistência principalmente pra quem mói por dose, onde, no final da moagem, provavelmente não haverão grãos suficientes sendo moídos pra garantir o assentamento total da rosca e o jogo tende a aparecer mais, o que imagino que prejudique a moagem. Lembrando que isso é apenas uma observação empírica minha e penso que, mesmo que eu esteja errado quando à consistência e não melhore nada, colocar o teflon deixa o moedor bem mais "justo" e reduz significativamente o barulho, então pra mim já vale a pena, já que dá um trabalho ínfimo pra fazer. Costumo trocar o teflon a cada 1 ou 2 limpezas que faço no moedor. Lembrando que 2 ou 3 voltas já são suficientes, a folga ali não é muito grande e se passar muito depois não vai conseguir rosquear o suporte no moedor. Vai ficar algo assim:

    2089_RR_Teflon2_1.jpg

 

Eu já tive problemas similares aos que o Rafa Rocks e o Gil relataram aqui e resolvi com esses procedimentos. No meu caso, acredito que a principal razão do desalinhamento tenha sido eu desmontar as mós sem me preocupar em voltá-las para a mesma posição depois. Talvez eu tenha até invertido a superior com a inferior que, apesar de teoricamente serem idênticas, num moedor usado acho que não é uma boa prática. Pra resolver eu fui alterando a posição da mó superior e fazendo o teste de pressão com o dedo até achar a melhor posição, que ainda não estava 100%. Aí, sabendo o ponto em que deveria chegar mais com a mó na direção do suporte, dei um aperto mais "bruto" naquele parafuso pra fazer um ajuste fino e ficou excelente. Testei com café e achei tão bom que nem cheguei a mexer na mó inferior, qualquer dia eu verifico por desencargo de consciência. Depois que acertei, ainda não encontrei uma torra que o Rocky não desse conta e eu sou fá de torras claras no espresso.

 

De qualquer forma, como o pessoal está comprando os moedores usados, eu aconselho que vocês não tirem as mós dos suportes na hora de fazer a limpeza se não for realmente necessário. Acho que a forma mais fácil de arrumar dor de cabeça com o alinhamento das mós em moedores usados é fazendo isso.

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele me mandou um email com fotos pra que eu escolhesse, foi uma das coisas que pedi na pergunta,

mais o Lisboa correu mais que eu e comprou na frente e dai nós colocamos uma pressão

sobre a galera do CdC e tals... ai no email de escolha eu dei uma leve pedida,

falando pra mandar para que eu experimentasse a fim de postar no CdC e

quem sabe arranjar compradores pra ele, nessa ele mandou pra mim e pro Lisboa...

Mas parece que ele mandou pra td mundo que já falou que era do CdC pq o Carlos nem pediu e já ganhou de cara...
Então reforce que foi pelo CdC e fale que eu mais o Lisboa que eindicamos e fala que tmb aprecia brindess... kkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, no email pedi um pacote como cortesia haha. Disse ser aqui do forum que soube da venda desses moinhos. Vou ver o que ele responde amanhã. Vai que o café é bom, ai podemos mesmo sugerir para incluir na lista de café torrado aqui do fórum.

 

Eu conversei com a esposa aqui e ela concordou que é um bom negócio. Com ela é tranquilo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tmb tive essa cv com a namorada aqui, que já controla, imagina quando a aliança entrar no dedoo... Ferrouuuuu-se

 

Carlos

... e fiz uns espressos com o café que eles deram de brinde , tudo ok , sem problema.

 

Diga-nos, por favor, suas impressões sobre o café...  B)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari, legal este tutorial, eu não lembro de te-lo viato antes.

 

Para saber se a inferior esta desalinhada pode-se fazer da seguinte maneira:

 

Chegue próximo ao zero, como mostrado no primeiro video, aperte próximo aos parafusos e veja se algum pega, como no vídeo, supondo que algum parafuso pegou gire um pouco e aperte para ver se continua pegando apertando no local do parafuso, se sim é a superior que esta desalinhada, se o barulho continua na posição em que o parafuso estava antes de girar ai o desalinhamento esta na mó inferiror.

 

A Rosca de meu Rocky era justissima, mas parece que não é o padrão, no HB o pessoal coloca a fita também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não pedi , mas perguntei quanto custava , e que eu gostaria de provar , a moça no telefone ofereceu para ir como bonificação , foi esse o termo que ela usou.

O café é feito pelo Café do Centro o nome é  Barista Gourmet e custa normalmente 39,90 o quilo.

 

Como disse é bom , aromático , mas , sempre tem um mais , ele como todos esses café que não são sob demanda tem torra velha , o meu é de 3 de julho , faz crema , tem aroma e um gosto legal , mas loooonge do que ele deve ter sido quando tinha 10 / 15 dias de torrado.

 

Meu conselho não estressa com o café , se derem , ok , se não , não será uma perda grande.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem nem comparação , esse café é um bom Arabica (100%) mineiro , esse de supermercado é mais de 40% conilon , como  diria o Burny é Scheisse , melhor Scheiβe .

 

Pode fazer espresso com ele que vai ficar legal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuando os testes o MD 40, é realmente bom para coados ,falta testar para FP , mas não tenho duvida que ele vai se sair bem .

 

Para espresso ele como disse antes ele vai bem , fico imaginando como ele se sairia com mós novas

 

Esse moedor tem um projeto da época que balança digital era ficcão cientifica portanto , ele fica facil de operar trabalhando por volume , ou seja estou moendo para espresso em 4 , extração de 18g com um BR altissima , ao inves de ir para 5 e gastar mais um bocado de café , ate acertar , bastou reduzir para 17g e ficou perfeito com 27seg e 45%.

 

Como eu uso o Forté e o Nemox stepless , qualquer moedor de steps vai parecer ter um grande espaço , mas isso é falta de habito , uma vez acertando o ponto ele em termos de repetitividade é tão mais repetitivo quanto o Forté.

O nivel de ruido dele é bem baixo , sem grão é um zumbido abafado , fiz uma comparação entre ele e o Forté , nem fiz com o Nemox pois serie covardia. :)

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Noooo... Que toppp...

 

To loco pro meu chegar mas desde o dia q foi postado (sexta-feira) não moveu um dedo ainda...

Ta foda esses correios..

Mesmo assim valeu muito os relatos ai Carlos...

=D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os correios do RJ estão me preocupando, sim. Eles me passam uma insegurança sem tamanho. Enfim, acho que só eu aqui do clube optou pelo md-50. Ainda estou sem a tomada na cozinha... ai, ai, ai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puxa essa tomada logo cara.... Ahahhahaha

não sei se o seu chegou mas acho q o meu vai demorar viu?!?

Igual falei, só nao fui de 50 pelo doser, mas eu queria..

Tmb to sem uma balança de 0,1g, até hj os cafes q comprei nao pediam,

ou pelo menos dava pra acertar sem essa precisao mas os da Unique são absurdamente chatos.

Cinco cafés e o mais próximo ficou ralo demais e ainda com um pouco de amargor...

Fds vou comprar essa balança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caê, só para ir adiantando e economizando algum tempo de testes no futuro, já que eu vou ter que experimentar por mim mesmo, será que o MD40 vai se dar bem com mudanças de ajustes de granulometria? Por ex., se vc ajustar pra coados, depois mais grosso pra FP e voltar pra coados? Até por causa da simplicidade do meu moedorzinho elétrico (que, aliás, quebrou), eu estava usando a mesma granulometria para V60 e AP, mas esta semana comecei a moer mais fino para AP. A diferença não é muita, e devo fazer café na AP 90% das vezes; esse vai-e-vem (ainda que pouco) não atrapalharia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...