Ir para conteúdo

Cafeterias em Brasília - DF


Mardenmb

Postagens recomendadas

Oi Rafa, a Ernesto estava já a um bom tempo com problemas no Probatino, e acho que a dona ainda não arranjou alguém para consertar.

Veio alguém que falou que devia ser uma obstrução no ciclone, mas de fato não conseguiam consertar.

Sei que estava esquentando demais e ela não conseguia controlar a temperatura e tinha que parar constantemente para não torrar demais, possivelmente é o que deve ter acontecido com o teu.

 

O Guilherme poderia dar uma passada por lá, o forno dele pode ser o que estão precisando ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o GTTC1 não daria conta do recado. O probatino torra até 1,2kg por vez; o GTTC1, 500g no máximo e eu não recomendaria torrar essa quantidade., porque, com a expansão, não sobraria muito espaço para os grãos se movimentarem adequadamente. 350g está de bom tamanho.

 

Mas, quanto à capacidade de fazer uma boa torra, ele não perde por muita coisa, já que permite controle do fluxo de ar quente. Demora um pouco para esquentar, partindo da temperatura ambiente, em torno de 8 minutos para chegar a 200 graus, se a velocidade do ar quente for moderada.

 

Seria, no entanto, um quebra galho, até ele consertar o probatino. Valeu por lembrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que pena, Rafa, que o microlote do Ernesto esteja com a torra além do ponto. Acho que problema todo mundo pode ter, mas poderia haver um pouco de informação por parte do vendedor quanto à possibilidade de ocorrer tal problema. Tenho certeza que, mesmo decepcionado, a situação teria outro viés pra vc.

Quanto ao Grenat, eu comprei o Tozan e tb não achei grande coisa. Prefiro o Catuaí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já eu gosto bastante do tozan, por ser um pouquinho exótico. A torra dele tem que ser clara para mostrar seu potencial, algo próximo a 13% de perda de massa. Acho aromático. Vou ver se compro o catuai no futuro, para comparar.

 

No momento, estou tomando o unique frutado, café bem diferente. Muito gostoso tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já eu gosto bastante do tozan, por ser um pouquinho exótico. A torra dele tem que ser clara para mostrar seu potencial, algo próximo a 13% de perda de massa. Acho aromático. Vou ver se compro o catuai no futuro, para comparar.

 

No momento, estou tomando o unique frutado, café bem diferente. Muito gostoso tb.

 

Guilherme,

 

O unique frutado é um dos meus preferidos.

 

Vc consegue os cafés da Grenat pra torrar em casa?

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Logo após a inauguração do Ernesto eu peguei umas duas torras boas, mas os últimos grãos que peguei realmente me decepcionaram.

A melhor torra que peguei lá foi de um café da Alta Mogiana, foi só uma vez. Esse café desapareceu da prateleira e ficou só o blend da casa.

Vamos torcer para que isso melhore, pois aqui em Brasília tem praticamente só Grenat e Ernesto com o porte de cafeteria de verdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem fui na Grenat.

Pedi um ristretto de Bourbon vermelho (cerrado mineiro) e veio muito bem tirado, crema ótima, medida certa porém ...

estava bom ... mas ácido de fazer careta, acho que exageraram com a temperatura baixa.

De todas formas foi o melhor dos que experimentei da Grenat até hoje.

Tinham uma promoção do Blend Grenat por 50% do preço, o pacote dizia torra de 28/10/2013.

Desde que os cafés que compramos fora chegam com até mais tempo que 18 dias, e sempre foram bons, achei que dava para comprar sem problemas.

Mas foi uma decepção, o blend consegue ser muito ácido e amargo simultaneamente, não posso acreditar que a torra tenha somente 18 dias, e não da para chamar essa espuminha rala de crema ...

Com todo respeito, este não é café para promoção, é para descarte. Muito menos anunciado como Blend Grenat ...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o Blend Grenat não é ruim. Acho que lotes mal torrados deveriam ter outro destino. Não necessariamente o lixo, mas não vendidos como café especial, mesmo que em promoção.

 

Estou com um Bourbon Amarelo deles. Torra de 7 de novembro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há alguns dias tb comprei um Bourbon lá no Grenat e achei muito ácido. Como a minha máquina, ainda sem PID, tá difícil de regular a temperatura, julguei que o problema fosse meu aqui, mas vejo que não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô esperando chegar. Já tem 15 dias que está na unidade de tratamento alfandegário. Fico só imaginando o tamanho do valor de imposto que vou ter que pagar... Já estão há 15 dias calculando o valor... kkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com um Bourbon Amarelo deles. Torra de 7 de novembro.

 

Rodrigo,

 

estou com um Bourbon Amarelo desse aqui em casa. Já bebi tanto bourbon amarelo que já conheço o caminho da roça.

 

Esse da Grenat está muito bom. Doce pra caramba. Um absurdo de doce.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Acho o Tozan ótimo. Porém não conheço os outros e já estou na expectativa de experimentá-los.

 

Mudando de assunto, estava passando pela confeitaria Amor aos Pedaços no Park Shopping na semana passada e vi que eles vendiam o Orfeu, que por sinal é o café servido na loja, em pacotes de 1 kg em grão por 45 R$. Como estava com pressa não parei para tomar um espresso, mas outro dia volta. Tb levei um pacote do orfieu (com data de fabricação, creio que seja a torra, de 18/12), já tomei dele no Daniel Briant.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Se fosse Lima Sette, diria que é meu primo. Bem-vindo ao fórum Fernando.

Não conheço essa cafeteria. Já foi à Grenat e à hernesto cafés especiais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conheçi o local mas nunca bebi café lá.

As referências são muito boas, acho que a dona (ou uma das sócias) seria a Bebel, que representa a La Marzocco em Brasília, de quem só ouvi elogios, e pelo que sei tráta-se de uma profissional competente e bem conceituada.

Os cafés seriam da Grenat, que são bons, mas não muito do meu estilo, é que em Brasília não bebo muito cafe fora de casa ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fui sim à Ernesto e à Grenat, mas na Ernesto acabei não tomando café. Gostei bastante lá da Grenat. 

 

Perguntei da Objeto Encontrado porque outro dia estive lá e bati um papo legal com a Bebel, gostei do lugar. E o café me agradou bastante tb (tomei o espresso!). 

 

Os sócios lá são ela e o irmão dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seja bem-vindo Fernando.

 

Conheço sim o Objeto Encontrado, fui lá uma vez para conhecer.

Tomei um expresso single lá, bem tirado por sinal.

Perguntei qual o grão que estavam usando, é o bourbon vermelho do Grenat.

Só não gostei muito do valor da conta no final.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quem quiser mais detalhes sobre as cafeterias de Brasília pode acessar o blog Cheirinho de Café (cheirinhocafe.blogspot.com.br), mantido pela cafeinada Thays.

Tem um menu na direita com o título Comentários do "Cheirinho de Café", que tem a lista de vários estabelecimentos aqui de brasília que servem café.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Acabei de voltar do Objeto Encontrado.

Estou sem café fresco torrado e como estava por perto, decidi experimentar.

Tomei dois ristrettos.

O primeiro estava ácido demais, pedi para fazer o segundo mais quente para diminuir a acidez, saiu bem melhor.

O café foi o Acid Lover do Martins, aroma entre floral e frutado, sabor de avelãs com doçura ligeiramente acaramelada, acidez pronunciada, ligeiro fundo adstringente, crema ótima, bom corpo e aftertaste correto. Caiu muito bem. Gostei.

Conversei com Lucas, irmão da Bebel, muito agradável e interessado.

Me disse que a GB5 estava regulada para 89°C, e sugeri que, para este café, experimentase aumentar um pouco a temperatura para diminuir um pouco a acidez.

Me fez uma pergunta inteligente, se diminuindo a acidez aumentavam os outros sabores, pensei um pouco e acho que dei uma boa resposta, não é que diminuindo a acidez aumentem os outros sabores, e que diminuindo a acidez conseguimos perceber melhor os sabores que estão aí porém "escondidos" pelo excesso de acidez.

Em síntese gostei do lugar, um local relativamente pequeno mas que tenta oferecer o melhor produto (este ML da Martins é um dos grãos mais caros do mercado), e a pesar de não ter comido nada, fiquei bem impressionado só de ver a Chef, uniformizada e de lápis em mão discutindo muito profissionalmente com um fornecedor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...não é que diminuindo a acidez aumentem os outros sabores, e que diminuindo a acidez conseguimos perceber melhor os sabores que estão aí porém "escondidos" pelo excesso de acidez.

 

Excelente!  ^_^

 

Ganhou um like..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se é uma conclusão correta. Me parece que aumentar a temperatura extrai mais do café, se extrai mais aumenta alguma coisa na xícara, que são os sabores mais do lado do amargor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho que a colocação do Bernardo tenha sido tão extremista..

 

Acredito que o sentido de extrair com temperatura maior, significaria uma extração com temperatura acima de uma extração com baixa temperatura que tenderia à acidez, porém mais baixo que uma temperatura onde o amargor apareceria..

 

Entendi como sendo uma temperatura mediana que tenderia ao equilibrio do café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi como sendo uma temperatura mediana que tenderia ao equilibrio do café.

Sim, equilibra porque aumenta o lado do amargor em cima dos componentes acidos. Acho que não tem como vc tirar algo do café e por outro. Vai passando água só vai incluindo, nunca tirando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...