Ir para conteúdo

Cafeterias em Brasília - DF


Mardenmb

Postagens recomendadas

O Belini teve, durante muitos anos, a única torrefeção com cafes de boa qualidade em Brasilia.

Torrava toda semana, na própria loja e à vista do público (era um Átilia ?)

No bar, uma das funcionárias tirava um espresso bom, as outras nem tanto.

Tinham Mogiana, Sul de Minas e algumas vezes Orgânico, Chapadao de Ferro e algum outro menos conhecido.

Anos após e que abriu a Quittinite, que também torrava (acho que era um Probat ou um Diedrich, não lembro direito) e que comprava o micro lotes duma fazenda conhecida, e que nos permitiu ter mais uma opção.

 

De todas formas, a Belini é antiga no ramo e sabe bem o que faz.

À época os torradores mudavam bastante e tinham um preparo muito básico, e ainda, em determinado momento os preços. (injustificadamente a meu ver) começaram a aumentar bastante, ficando até mais caros que comprar pela internet.

Mas este (a carestia) é um mal de Brasília, onde tudo acaba custando muito mais caro ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do Laika nem ouvi falar ...

 

A Belini é uma padaria / empório (chutaria que uma das melhores e, possivelmente a maior do Plano Piloto) que visa as classes A e B, com três restaurantes acoplados: um chique no primeiro andar, que vejo sempre vazio, o do térreo com bufete no almoço, chá da tarde e sopas à noite (além de cafetería, doces e salgados a la carte) e ao lado outro restaurante natural, muito mais caro que os outros naturais e de baixo movimento.

Um dos poucos lugares com razoável sortido de frios e queijos da cidade, porém bem mais caro que em SP.

 

Devem estar revitalizando a seção de café para tentar retomar o lugar que já teve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

   A bellini, no comércio em frente e um pouco mais para baixo, abriu o Café Belinni, muito bom, que dá para tomar vários tipos de preparos de café.

   O espresso eles têm o moinho versalab, k30 e máquina la marzocco. Lá foi onde eu tomei o café Globinho, além de contar também com todos os quitutes da loja principal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Povo de BsB, o Laika Café oferece de tempos em tempos cafés estrangeiros em sua carta (não sei a frequência).

 

Neste sábado 21 entra no moinho um café peruano que prospectaram em recente visita para lá.

 

De repente vale ir lá conhecer.

 

Bons cafés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Anita. Quanto tempo!

 

O Laika Café fica no Gilberto Salomão, um centro comercial aqui em Brasília. Apesar de ir frequentemente ao Gilberto, nunca fui com calma pra sentar e tomar um café, por isso, não posso opinar sobre essa cafeteria. Agora, com sua indicação, foi ir lá pra experimentar o cafezinho.

Beijinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Agora há pouco, ao meio dia, passei pelo Café Cristina e estava um burburinho, cheio de gente.

Do lado de fora uma mesa grande cheia de caixinhas , algumas revistas Espresso é um senhor, bem vestido, dando informações.

A revista estava aberta numa página mostrando fotos duma fazenda, o senhor me disse que era uma reportagem sobre a fazenda dele, em Cristina - MG, cujo café ganhou o Cup of Excellence do BSCA.

Do lote campeão, arrematado pela Starbucks a preço recorde, teriam sobrado duas sacas que ele estava vendendo ai e nesse momento.

Perguntei o preço: $R160 ...

Perguntei se era o kg, me respondeu que era a caixinha (me pareceu pequena para 250mg), dai agradeci.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

OLá pessoal,

 

Sou recém-chegado no fórum e no universo de baristas. Espero conseguir êxito em ambos. Eu fiz o cuso no Antonello Monardo aqui na cidade (Brasília) e desde então tenho estudado sobre café e tentado adquirir mais experiência, pretendo ser barista em algum local na cidade, porém ainda estou um tanto receoso com a falta de experiência(fora do curso pratico as técnicas mais rudimentares em casa). Percebi que oi Grenat sempre é o mais indicado, e com razão, eles tem um excelente trato com o cliente e com seu produto. O café no Monardo me apetece pelo fato de ser honesto, um amigo acima disse que não teve uma boa experiência, uma pena, de repente a mão do barista no dia não estava legal, ou até máquina pode ter tido algo, porém lá sempre tomei um bom café, além de ter um local para compra de grãos também.

 

Existe um café novo, o "Los Baristas, casa de cafés"

(61) 3033-6183
 
Alguém já conheceu?Tem alguma informação sobre o local e cafés servidos?Estou curioso sobre a casa.
 
No mais, espero poder contribuir em breve com posts e demais questões que aqui envolvem nossa comunidade, e com certeza já estou vasculhando o fórum com intuito de conhecer mais coisas sobre esse mundo.
 
Um grande abraço a todos!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Bem vindo, Leandro!

Então, eu conheci o "Los Baristas" e achei o lugar muito legal. A cafeteria fica voltada pra residencial então é bastante tranquila; dá pra estudar, trabalhar, etc. Além das mesas tem um balcão na parte interna onde você pode sentar, conversar com os donos (que são bastante simpáticos) e ver seu café ser preparado (nos mais variados métodos). Eles trabalham com grãos da Lucca, da 4Beans e acredito que alguns do Wolff também, e você ainda pode comprar os pacotinhos se quiser. Vale a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por acaso nestes últimos três últimos dias fizemos um tour em boa parte das cafeterias de Brasília, e fiquei agradavelmente surpreso com as novidades.

Primeiro fomos no Clandestino, onde conhecemos Liana, uma das sócias, muito agradável, super atenciosa e de ótima prosa.

Um cappuccino para minha mulher é um ristretto do 785 da Isabella para mim, bom, tanto que comprei um pacotinho branco com torra de 15 dias.

Uma passada ao meio dia no Cristina Café. O Saulo, super gente boa, até lembrava de meu nome ! Também conheci a Narja (acho que escreve assim) uma barista bem competente que me preparou um normale na Synesso, que aliás: extrai que é uma beleza; é uma pena que não utilizem um grão mais interessante ...

Hoje na Ernesto, que estava fechada, encontramos com a querida Juliana, que estava preparando uma reunião para de noite, que deverá trazer boas novidades ao mundo das cafeterias de Brasília: as donas vão se encontrar para implementar um cartão "infidelidade", para promover que os aficionados passem a conhecer e frequentar as outras cafeterias, onde também se encontram os bons cafés da cidade.

Após um bom papo, Juliana me mandou conhecer Os Baristas, que casualmente é pertinho de casa.

De cara encontrei a Conceição, barista que já trabalhou com Juliana, que preparou um normale, comercializado por Hugo Wolf (o blend do moedor), correto, mas de torra um pouco escura para meu gosto, boa acidez e que ficou muito melhor no cappuccino da minha mulher, que acompanhou com um queijo de coalho com melado.

Conheci Heloisa que junto com o marido Victor são os donos, ela é muito agradável, e conversamos quase uma hora sobre café, evidentemente!

Me ofereceu, muito gentilmente, para experimentar um restinho de um café muito aromático (capim Santo e frutas vermelhas), mas, como eu tinha ultrapassado minha dose diária de café (a dieta é rigorosa) tive de declinar e deixar para a próxima.

Percebi que devemos as "poderosas" esta nova fase do bom café de Brasília !

Não em vão e que as mulheres têm mais papilas gustativas e consequentemente, um paladar bem apurado, e o discernimento de colocar o sabor acima do simples custo / benefício dos modelos mais tradicionais de cafés locais.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante seu relato, Bernardo. Vou compartilhar um pouco das minhas impressões sobre as mesmas cafeterias.

 

Bom, primeiramente, nunca devolvo cafés. O que faço é não voltar mais ao estabelecimento, quando detecto imperícia ou imprudência.

 

Minha última visita ao Clandestino me deixou de cabelo em pé. Primeiro, porque pedi um ristretto ao atendente e ele nem sabia o que era. Pedi então um curto, e o café foi mal extraído, veio quente demais e num copinho horrendo de cachaça, coisa de extremo mal gosto e que queima os dedos.

 

O Ernesto também tem deixado muito a desejar no que concerne ao café. Os baristas atuais não são bons. E, novamente, pedi um ristretto, e o atendente fez cara de interrogação. Então pedi um curto, que também veio bem ruinzinho, café excessivamente amargo, sem crema, puro gosto de cinzas.

 

Também gostei muito do Los Baristas. A Conceição é uma barista competente, que tem a mão "boa", faz bons cafés, independente do método de extração. A Heloisa e o Vitor são realmente muito simpáticos e solícitos, e também tive ótimos papos com ambos sobre café.

 

Por fim, o Cristina tem sido meu café predileto. Primeiro, porque gosto muito da proposta deles, de só servir café e ponto final. Segundo, porque lá eu consigo saber exatamente o que esperar, e minhas expectativas são sempre atendidas, quando não superadas. Eles têm bons baristas, e para mim quem tira os melhores cafés são o Saulo e o Leandro. A Narja também extrai bons cafés. Sobre a Synesso (acho que é uma Cyncra), acho espetacular. Além de toda a tecnologia embarcada, é uma belíssima máquina.

 

Tem mais dois outros cafés que visito eventualmente. O Grenat, que continua com um bom controle de qualidade, e no qual sempre tomo shots de corretos a bons, mas há muito não excelentes, e o Objeto Encontrado, que é uma loteria. Tem dias que os cafés estão azedos de tão ácidos, tem dias que estão no limite do amargor, e tem dias que saem cafés espetaculares. Isso com o mesmo grão, do mesmo lote, mesmo moinho, mesma máquina. Mas, pela falta de consistência, é sempre minha última opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Alexandre, acho que é uma Hydra (tampouco tenho certeza), as duas tem a mesma cara porem a Hydra permite mexer com a pressão de extração (utilizar diferentes rampas) enquanto a Cyncra somente com a pressão de pré-infusão.

 

Acho que com a Synesso e tão boa que e bem difícil errar uma extração :)  , ainda mais com bons baristas e utilizando sempre o mesmo moedor e o mesmo blend, aí acertar o ponto fica fácil, ainda mais com a torra deles.

Naturalmente que desta forma, um café médio mas bem extraído, acaba sendo superior a um café bem superior porém com problemas de extração. 

 

No entanto, desde que trabalham somente com os cafés deles, para mim, que gosto de novas experiências, fica pouco atrativo e acabo indo mais por causa de que gosto muito dos baristas, que além de super gente boa são muito simpáticos, da maquina, e quando estou por perto.

 

Nos tivemos bastante "sorte" no Clandestino,  Liana extraiu direitinho um normale do 785, e um rapaz (me foge o nome, mas foi um dos que participou naquele concurso de AP que fizeram em SP) ja me fez um ótimo AP com o 2SL, do Cofeelab. 

 

Faz tempo que não bebo espresso no Ernesto, mas sei que ultimamente não esta torrando, por falta de tempo e demais, mas Juliana sempre teve uma boa seleção de graõs e numa época comprei bastante café com ela (hoje em dia compro mais grão verde, e  cafes dos que gostei muito ou acredito que vou gostar ou diferentes).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fui à Ernesto e tomei um terra vermelha, da terroá, extraído no V60 e adorei: frutado e com a acidez perfeita.

A torra era bem recente, coisa de 4 dias; tanto que o "blooming" foi uma coisa linda de se ver. 

 

Preciso conhecer o Clandestino, principalmente agora que fiquei sabendo que eles têm o café da raposeiras!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, talvez as extrações em métodos diferentes do espresso estejam sendo feitas a contento por lá. Minhas avaliações se concentraram nos espressos, pois como não tenho equpamento em casa, é sempre minha primeira opção quando visito uma cafeteria. Se estiver passando por lá um dia, vou dar uma chance ao filtrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • 1 month later...

Ja fui,tres tipos de café, tudo torra escura...ja até conversamos com o dono de lá num topico aqui do forum,tem conversa com ele aqui no forum sobre as torras serem escuras...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhh... Eu ja vi essa discussao com ele sobre os cafes de torra escura dele... Entao darei preferencia por essas 3 q vc citou Rafa... Asa norte onde? La no iguatemi shopping? Pq la ja eh lago norte...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1-Los baristas SCLN 404 Bloco C Loja 38 - Asa Norte, Brasília - DF, 70845-530

2-Grenat 315Norte Bloco B Loja 10

3-Ernesto Cafés CLS 115 Bloco C Loja 14

 

Vá nos dois primeiros e deixe o Ernesto por último(contramão)

 

Aproveitando a distância se quiser visitar Goiania estamos a duas horas daí, venha beber um café aqui com a gente!

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou fazer isso mesmo... Deixar pra ir na Ernesto e imendar direto no park shopping na tarde... Hahahhaha

Rapaz, só 2 horinhas... Se desse iria, muito obrigado pelo convite..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá, breve e preciso...

  • Los Baristas - Atendente em seu primeiro dia de serviço, ou seja, ela não soube explicar nada sobre os cafés nem de nada, nem preço ela sabia...

Espresso

Grão: Piatâ (não sei quem torrou, não me informaram)

Café equilibrado, acidez aparente mas nada desagradável, doçura leve... só senti um leve caramelo...

 

Coado V60 100ml

Grão: Sombreado (não sei quem torrou, não me informaram)

Café muito gostoso, porém o BR tava muito baixo e foi mais pro lado do cháfé, então não deu pra pegar boas características, só o básico mesmo.

 

  • Grenat - Barista super simpática e atenciosa, me explicou cada grão que eles tinham para a venda e suas características, gostei muito mais. 

Espresso

Grão: Mundo Novo DOT (Dry On Tree)

Café muito bom, gostei muito apesar de não ter revelado a doçura que esperava, pq ela me disse num entusiasmo sobre a doçura do café que até me empolguei, o doce estava mais para médio mesmo.

 

Coado V60

Grão: Bourbon Vermelho

Café muito bem preparado, acidez média, sabor me lembrou de frutas citricas, o amargor apareceu mas nada que matasse o café.

 

  • Fran's café (fnac)

espresso

Grão: não souberam informar (já viu onde vai dar nehh!?)

Café amargo de doer, num gosto de queimado sem fim... só isso que me lembro da péssima experiencia...

 

Resumo: Meus coados no V60 não perdem em nada dos que tomei, mas o espresso... O espresso eu tenho muitooo o que aprender ainda na minha gaggia evo...

 

Ahhh... Tem um Terroá microlote Jairo Typica e um Grenat Catucaí Açu na mala para degustação... =D

 

Ps: Na Amor em Pedaço do ParkShopping vende café Orfeu por 49,90 o Kg, o que estava lá hj era com torra de 10 dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No los baristas os cafés eram da 4beans. Esse sombreado é muito bom,bem acima da média nacional.O piata deles eu não conheço...a grenat tem me decepcionado ultimamente...não gostei muito do que bebi de lá ultimamente.Gostei do Tozan Premium e do African Bed...e só...já o sombreado da 4beans é muito bom! Frans café nem de graça...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse Terroá eu comprei no Los Baristas, as vezes estao trabalhando com o Terroa... Que pena entao que o sombreado veio meio fraquinho, cházinho e nao pude apreciar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...