Ir para conteúdo

Cafeterias em Brasília - DF


Mardenmb

Postagens recomendadas

Que pena entao que o sombreado veio meio fraquinho, cházinho e nao pude apreciar...

 

Pode ser a barista inexperiente que não sabia extrair no Hario. Mas não espere Brew Ratios altos em casas de café especial, eles usam os BR corretos normalmente, a barista novata deve ter errado a mão na extração. Num Brew Ratio de 6 a 7, a %Ext fica entre 18 e 22, e é isso que se deve esperar como padrão numa extração de Coado. Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claroo, tipo, pela pouca experiencia q tenho nos coados bem preparados e tals, eu diria que foi na casa dos 6% tendendo a menos pq eu tomo a 7,5~8,5% e fica bem melhor... Masss, paciencia... Volto la nas ferias de janeiro...

 

Esit: a menina q anotou o pedido nao foi a msm q fez os cafes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

La no Los Baristas, os cafés extraídos em métodos manuais tendem a ser bem suaves. A concentração é de 10%, mas como eles usam moagem muito grossa e não fazem pré-infusão, a tendência é de que quem gosta de cafés com mais corpo saia insatisfeito. Particularmente, gosto dos cafés filtrados de lá, mas acho que a opinião da maior parte das pessoas vai coincidir com a do lipe_oa.

 

Imagino que quem deva ter feito a extração ou foi a Conceição ou a Heloísa, que é a proprietária. Ambas são baristas muito competentes.

 

Quanto ao Café Cristina, Rafa Rocks, há quanto tempo você não vai lá? No momento, para espresso, é minha cafeteria predileta. Gosto muito dos espressos do Los Baristas e do Grenat, mas os do Cristina são muito mais previsíveis, e não menos interessantes. Realmente, o café que eles comercializam para os estabelecimentos como docerias e afins é de torra escura. Mas o que eles servem lá, não.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre faz tempo que não vou no Café Cristina...já fui muito lá no passado,comprei todos os cafés que eles vendiam,várias vezes, até que vi que eu não gostava do café deles,de torra escura com gosto de torra...se mudaram na minha proxima ida dou uma conferida e digo aqui o que achei. Esses dias bebi um espresso deles num shopping que é servido gratuitamente pros clientes do Banco do Brasil, acho que era no Iguatemi,mas lembro que não gostei também. Já até conversei com o dono de lá aqui no forum sobre a torra e ele concordou comigo na época sobre a torra ser muito escura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O orgânico tem a torra bem nórdica, clara mesmo. Já o Grand Cru, que é o que eles servem no espresso, costuma ter torra média. Caso vá tentar comprar café deles novamente, vá direto no orgânico, acredito que você vá gostar mais. É um café bem ácido, mas doce. Tem notas florais e de frutas cítricas bem acentuadas. As bebidas que já preparei com ele tinham umas notas aromáticas que lembravam flor de laranjeira.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapazzzz... Hj tive a oportunidade de passar e tomar um "espressinho" na Ernesto,
que que issoo, que café bommm...
muito peculiar o sabor do mesmo, tanto que até comprei 250g pra mim...

a foto dos 3 que estão na mala pra degustar a partir de amanha...

http://i.imgur.com/HmnkkCk.jpg

http://i.imgur.com/EdV85gJ.jpg

 

Unica critica, no café da Ernesto nao tem nenhuma referencia a dia de torra nem nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deu sorte, o Ernesto anda uma loteria. Das últimas três vezes que estive lá, o café estava ruim. Da última, quem me atendeu - e o barista, o que é ainda mais grave - sequer sabia o que é ristretto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse café do Ernesto torrado pelo Hugo Wolff deve ser muito bom, ele num brinca em serviço não. Antigamente os cafes do Ernesto,torrados por ele mesmo,eram muito escuros,queimados,com óleo mesmo,agora nas mãos do Hugo Wolff a coisa muda de figura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa, e que o Probatino entupia o ciclone e sobreaquecia no final da torra, agravado pelo fato de terem de torrar back to back por duas ou três horas seguidas desde que a capacidade e só de 1kg.

Mas a Juliana sempre teve ótimos fornecedores de grão, descontando o pico das entressafras, onde tem de recorrer à Orfeu ou similar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Amigos de Brasília, acho que vou dar um pulinho bate e volta aí amanha o que vcs recomendam? Quais cafeterias estão mandando bem? Los baristas? Ernesto? Belini? Onde tem grãos bons pra comprar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme talvez eu vá amanhã num bate e volta pra resolver uns negócios da minha tia que vai estar comigo. Falei hj com o Otávio da 4beans e ele me disse que vende pra essas 4 cafeterias em Brasilia: LOS BARISTAS, OBJETO ENCONTRADO, CAFÉ CLANDESTINO e LAIKA CAFÉ.Amanhã como vou passar rapidamente quero ir em alguns locais que ainda não fui e comprar alguns cafés preferencialmente esses que tenho visto aqui no tópico: 4beans,terroa,hugo Wolff dentre outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torroa eu comprei na Los Baristas, e o Hugo eu comprei na Ernesto...

Ps: Torroa lote Jairo não passa nem perto do Hugo Wolff.. Achei o terroa com gosto de queimado, nenhum metodo eu consegui tirar o amargo e gostinho de queimado dele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A objeto encontrado fica logo abaixo da casa das artes (102 norte). Já fui lá. Cafeteria normal, mas o café é bem tirado. Na Belini ainda não fui. Fizeram um investimento bom. A cafeteria é moderna, estilo a academia do café. Não sei quanto ao café, contudo. A los baristas é bem competente em relação ao café. Extraído corretamente, no ponto certo. Clandestino e Laika não conheço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em complemento ao post do Guilherme, adiciono as seguintes observações:

 

- Objeto Encontrado, pra mim, é loteria: quando a Luciana está lá, o café é bem extraído. Quando é o Lucas ou as demais baristas, normalmente fica azedo de tão ácido.

- Los Baristas é uma boa cafeteria. Os espressos são muito bons, os filtrados meio sem corpo, pois eles moem muito grosso e não fazem pré-infusão, mas ainda assim gostosos.

- Belini é um bom lugar para visitar. Vários métodos de preparo e torrefação própria. Espresso também é loteria, mas filtrados são sempre bons. A mestre de torra gosta de torras clássicas, não vá esperando encontrar nada nórdico lá, é de médio escuro para a frente, mas para certo cafés fica ótimo.

- Laika não conheço, fica muito longe, numa área de gente esnobe (note que eu não disse rica, não tenho preconceito contra riqueza, só contra arrogância quando em excesso). Se puder e tiver ânimo, vá e comente para nós como foi a experiência, de repente crio coragem.

- Grenat: bons espressos, nunca tomei outra coisa lá. Os cafés você já conhece. 

- Cristina: minha cafeteria predileta pela consistência, quando quero tomar um café sem surpresas, vou lá. Se for, vá pela manhã, pois é quando o Leandro, um ótimo barista - que também é músico - opera o equipamento.

- Ernesto o pessoal fala bem, mas não tenho tido sorte lá. As comidas tem sido melhores, beeeeem melhores que os cafés, na minha opinião.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera acabei de sair da Belini bebi uns cafés muito bons. Recomendo fortemente aos amigos que passem aqui. Bebi um mantissa natural de 88 pontos e um serra da canastra de 89 pontos. Diferenciados e muito acima da média nacional. Guilerme,Bernardo,Alexandre procurem o Gustavo,ele é barista e filho do dono,sabe extrair e muito atencioso e prestativo.Vale a visita!

 

4f1ea8f47b30c7547f32bd79bb1341cc.jpg

4d8c2a98ac2a2eb1b8e64cb732b33571.jpg

3e5a2a523e4c678b831a778f07b06e91.jpg

b7c9638cf7bfa394e24237147d412e8b.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme,Alexandre, Bernardo e amigos de Brasília, dêem uma passada na Belini,que eles estão com dois cafés que justificam a visita. O Primeiro é o Catuai/Catucai da Mantissa (uma saca!) e o outro é o Canastra décimo lugar do COTY.Tem mais alguns cafés lá, mas esses dois justificam uma visita!Estou bebendo eles todos os dias,e me impressiono a cada gole e a cada método de preparo...sensacionais!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui lá também, e catei um Mantissa e um Santa Rita. Tomei o Mantissa, feito na prensa francesa, e achei excelente, bem equilibrado. Um café que eu tomaria todo dia, tranquilamente. Valeu a dica, Rafa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...