Ir para conteúdo

Cafeterias em Brasília - DF


Mardenmb

Postagens recomendadas

Acabei de tomar o Santa Rita, filtrado no V60. Ficou bem ácido, com notas de frutas cítricas, bem gostoso. Resultado bem diferente do obtido pelo Guilherme, ao que parece. Talvez seja a água.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato Rafa. O café é mesmo bom e vale o preço cobrado - R$100,00 o kg. Observo que, embora o preço seja superior ao usualmente praticado no mercado, está, por exemplo, mais barato do que o sombreado da 4 beans - R$120,00 o kg (outro café que, para mim, se mostrou extraordinário).

 

Me lembrou muito, na extração de ontem, o primeiro NDA que comprei (na Willian and Sons), o mais azeitado que já tomei até agora. Hoje, por exemplo, errei a mão na quantidade e já não ficou tão gostoso quanto ontem. O fator humano é um problema, rssss.

 

Acabei de tomar o luke (torrado já no STC 4). Lembrei imediatamente da conversa da compra coletiva. Esse você perdeu. Bem gostoso. Nas palavras do meu colega ao lado: realmente diferenciado. Vou adiantar que a safra desse ano (sugiro o lote SOM 05 para o mesmo perfil) está show.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme nem sei o preço, teve café que ele me vendeu por R$200 o kilo, outro R$150,00 e outro R$100...acho que o Santa Rita ele me cobrou mais do que você. E olha que eu pedi 250g de cada,ele me trouxe os pacotinhos já pesados e disse: Esse deu 190g, o outro 220g ...nem era 250g de todos...mas no final ganhei uma amostra do Bourbon Amarelo da Mantissa,tb de uma saca só, dava umas 200g e ele nem me cobrou por ela.Gostei tanto dos cafés dele que deixei o sombreado e o caturra pra outra visita. Quanto aos cafés do Valmor estou de olho, nessa compra eu vou pegar, se tiver mais de um lote pego os que tiver.Só estou aguardando o Igor ...Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, quando você usa o termo "azeitado", você o utiliza como sinônimo de untuoso? Porque se for, realmente, esse café é bem gorduroso, o que o deixa com uma textura "macia", interessante para ingestão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Azeitado = untuoso. Mas, além disso, há também uma nota de aroma que remete a azeite. Daí, ao invés de ter falado apenas untuoso, preferi o termo mais equivalente mesmo. É um café frutado que me lembrou bastante o late haverst do NDA

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre e Guilherme, estamos definitivamente falando do mesmo café.Acho que esse untuoso, descrito pelo guilherme como azeitado se refere a cafés que remetem à especiariais  e uma complexidade não doce, se fosse doce, um termo similar seria licoroso. Não sou um profundo conhecedor dos termos, mas acredito que essa untuosidade é um azeitado quando remete a óleos,especiarias, e licorosos quando remetem a doces. Voltando a falar do café, esses cafés da belini são muito bons. De todos os meus amigos que vieram aqui em casa, nenhum ficou sem querer levar, No final eu tava regulando, e na última partilha, passei 40g pra um amigo e fiquei com 40g.Só tenho mais 40g desse café..Esse vai deixar saudades...Será que o pessoal lá da Belinni sempre mantem uma variedade de grãos assim? Gostei muito de pelo menos 3 cafés que bebi...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa e Guilherme, valeu pela visita aqui na Belini Café!

 

Tirando as dúvidas dos cafés que estamos em casa: 3 lotes da Fazenda Mantissa (pra mim uma das mais competentes e atenciosas hoje em dia, direcionam um capital considerável para aumentar a cada safra a qualidades dos grãos e contam com consultoria constante do Ensei Neto, no meu ver o mestre do sensorial no Brasil, por isso sempre temos os melhores grãos deles na nossa torrefação), bom, os lotes são: Lote 100: Catuai, Catucai e Obatã. CD.

Lote 110: Bourbon Amarelo. CD. Fantástico em acidez e doçura alta. Notas de baunilha quando "espressado" na medida certa e um final que lembra muito frutas vermelhas.

Lote 92: catuai e catucai. Natural. Este pra mim nosso carro chefe ate o fim do ano. 88,92 pontos na tabela SCAA e complexidade que poucas vezes tivemos o prazer de torrar e extrair. Aroma de pimenta e chá preto e acidez lática, o que me deixa louco!

Da Serra Canastra temos dois: Sitio Armadillo, mundo novo, mokinha. Café com acidez boa, doçura nao tao intensa e final de boca lembrando mascavo, não é dos mais complexos.

Sitio Santa Rita do Pedrinho Senna. 10º no Coffee of the Year. Esse sim briga com o 92 da Mantissa. Complexo. Acidez brilhante, oleoso, encorpado e notas de canela. Confesso que todo dia testo uma receita nova no espresso para ele. E não canso de me surpreender!

 

Todos do fórum são muito bem vindos aqui!

Quando vierem, mandem um inbox para nosso perfil no Facebook (Belini Cafe The Coffee Experience) que eu respondo e encontro pessoalmente na loja.

 

Ate o final do ano devemos ficar com esses 5. Final de Dezembro vou a Piumhi conhecer o laboratorio de uma Fazenda e devo voltar com alguns novos lotes, mais os Fafs e do Ruvaldo que estamos querendo pro ano que vem.

 

Rafael, devo ir a Goiania ainda este mês. Te aviso!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Estive no último sábado na Belini Coffee Experience na SQS 114 e fui muito bem atendido pelo barista e membro aqui do forum Gustavo Costa Manso. Os dois cafés que provei estavam perfeitos. Recomendo o local aos foristas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Em Brasília conheço a Cafeteria Delícia, que fica em baixo do Ed. Baracat.

Periodicamente vou à BSB e essa cafeteria é minha salvação, fica próxima do local onde trabalho e consigo dar umas "fugidas" de vez em quando, pois café patrocinado pela União é de matar...

Que eu saiba não tem um barista oficial, apenas as meninas que atendem o balcão e também fazem o café, inclusive o expresso, o que me surpreendeu foi o expresso de ótima qualidade que servem ali.

A máquina é uma Nuova Simonelli das "tops" e certamente é muito bem regulada periodicamente por alguém que sabe o que faz, pois é a única explicação que imagino para o ótimo resultado.

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Café da União é ruim hein. ...é o famoso café 8666!

Mudando de assunto, estive em Brasília no Jamboree e comprei vários cafés, mas dois cafés que estão sendo vendidos em Brasília valem muito a pena e gostaria de indica-los aqui pra galera que é de Brasília ou que estiver de passagem. Um é o Catuai Vargem Grande microlote da Grenat, custa 28. Uma bomba de fruta, tipo um Mantissa, Carmem Miranda. O outro é um café do Wolf vendido exclusivamente no los baristas, é um Wolf Forquilha do Rio, um café exótico sem igual.Esse do Wolf é servido na los baristas no método de sua preferência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Boa noite amigos de Brasília,

 

Amanhã estaremos fazendo uma tour em Brasília, eu e o Lisboa Santos aqui do fórum. Vamos nos encontrar com o Bernardo e outros amigos de Brasília. Quem quiser se juntar a nós manda uma mensagem que a gente senta pra trocar uma idéia e beber um café. Iremos visitar a Belini, Grenat, Cristina Cafés, Los Baristas, Clandestino e Ernesto.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigos de Brasília,

 

Amanhã estaremos fazendo uma tour em Brasília, eu e o Lisboa Santos aqui do fórum. Vamos nos encontrar com o Bernardo e outros amigos de Brasília. Quem quiser se juntar a nós manda uma mensagem que a gente senta pra trocar uma idéia e beber um café. Iremos visitar a Belini, Grenat, Cristina Cafés, Los Baristas, Clandestino e Ernesto.

 

Valeu

Rafa,

 

A tarde vcs vão em quais cafés? Já tem o intinerário? [emoji16] Vou ver se saio do trabalho pra ir nesse tour com vcs...

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigos,


Só agora tive tempo de me dedicar um pouco ao fórum. O feriado foi bastante produtivo, bebi muitos cafés, muitos mesmo, aprendi um monte de coisas com o Lisboa, viajamos pra Brasília, interagimos com o CDC de lá, fizemos o encontro aqui de Goiânia na minha casa e de quebra terminei meu feriado cafeinado com um Geisha da Colombia. Um feriado perfeito.


Vou relatar aqui a nossa visita à Brasília e tudo o que aconteceu.


Nosso roteiro resumindo foi: Grenat, Cristina, Los Baristas, Clandestino e por fim Belini. Acho que foi meu recorde, cinco cafeterias em um único dia! A medida que o comboio andava ele aumentava.


Primeiramente chegamos na ponta da Asa Norte, na Grenat, e lá eu e o Lisboa encontramos nosso primeiro colega de Brasília, o Gabriel. Bebemos alguns cafés e seguimos para o Café Cristina.


No Cristina, encontramos com o segundo membro do CDC que iria nos acompanhar, o Bernardo. Lá não bebemos nada, O Lisboa e o Bernardo compraram os cafés campeões do COE e seguimos rumo ao Los Baristas. Uma crítica que sempre faço ao Cristina é que não consigo beber os café de lá. Eles servem um único café e pronto. Ou você bebe o que estão servindo, ou não bebe nada. Acho engraçado uma empresa vender microlotes nos preços que eles vendem (os mais caros do Brasil!) e não oferecerem para o cliente a oportunidade de beber no local. Um microlote de 60 e outro de 80 reais e você obrigado a comprar no escuro… Resultado não comprei. Com certeza se eu experimentasse antes de comprar, compraria um ou até mesmo os dois para mim. Uma galera de Goiânia havia me encomendado os cafés do Cristina, mas me pediram pra experimentar antes. Como eu não experimentei não comprei, perderam uma venda de uns 600 reais ou mais...


Segue fotos dos cafés:


8fe95f014c87918a8d27cc9ca592c8a2.jpg


1dbad11c313deb2b53c31bee81f82866.jpg


Depois fomos para o Los Baristas. Lá pudemos beber todos os cafés que estavam servindo e o preparo como sempre foi um destaque, muito bem feitos e extraídos. Lá nosso grupo aumentou com a chegada do Guilherme e do torrador. O Guilherme nos mostrou em detalhes a construção do torrador, desmontando o mesmo na nossa frente, e explicando algumas das alterações feitas. Vocês poderão ver na foto que o torrador é adequado para dimensões domésticas e que na última revisão, ele ainda vai ficar menor em altura.

fcbcd9a086521dc5118842659d7dd0ec.jpg


8c6380741c783d323197b358d88ae050.jpg


Depois nos despedimos do Guilherme e seguimos nosso passeio rumo ao Clandestino. Lá bebemos os cafés da Raposeiras e do Pereira Vilela. Todos muito bons também, e o atendimento assim como o preparo excelentes. Lá o Lisboa protagonizou um momento único com um moedor EK43. A maioria fez uma refeição lá e posso dizer que dos locais visitados é o que oferece melhores opções para quem deseja comer.


9a5d9c642b2a85b4eb1b64fd81a5e202.jpg


bffe39f8ed925b32097f4b6373e1d06c.jpg


Por fim, nos despedimos do Gabriel e do Bernardo, e seguimos rumo a saída sul, para voltarmos pra Goiania, com uma última parada, Belini Coffee Experience. Lá fomos atendidos pelo Gustavo que nos mostrou um café de Alto Paraíso e nos preparou um V60 de um moquinha da Serra da Canastra que eu não tinha experimentado ainda. Fechamos nosso passeio cafeinado em Brasília com um belo sanduíche na Belini, chamado Hells Burguer e retornamos pra Goiânia, pois no outro dia às 9 da manhã teríamos o encontro mensal de Goiânia.


Gostaria de agradecer ao Bernardo, Gabriel e Guilherme que puderam dedicar um tempo do seu feriado para nos acompanhar nesse passeio cafeinado por Brasília.


Obrigado!

  • Curtir 10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O prazer foi meu de poder passar a tarde bebendo café e trocando muitas ideias e experiencias com vocês. Isso sem contar as risadas e os ótimos lugares que degustamos ótimos cafés.

Vou me organizar pra ir a Goiânia no encontro para repetirmos a dose.

Editado por Igor
Citação removida. Sugerimos ler o aviso sobre o uso da função citar na seção Leitura Obrigatória.
  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma tarde bem animada com os colegas, que aliás : tem uma resistência invejável !

Nem tentei acompanhar na quantidade de café que beberam, Gabriel e eu nos despedimos no Clandestino, Rafa e Lisboa acharam pouco e ainda foram na Bellini e continuaram bebendo café !!!

Nem sei como fizeram para dormir essa noite ...

De todas formas foi ótimo "trocar figurinhas" sobre cafés, preparo, torras instrumentos e tantos outros assuntos correlatos.

De fato a galera de Goiânia além de preparada é bem animada.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi bom demais, espetacular.... também nunca visitei tantas cafeterias num só dia, nem tomei tantos cafés diferentes (com métodos diferentes) num mesmo dia, foi uma experiência única e instrutiva. Com o Guilherme, eu e o Gabriel (que estamos no fundo da cadeia cafeinada) não aproveitamos muito, o Rafa e o Bernardo (e o Guilherme, claro) estão anos-luz à nossa frente, então deixamos eles discutindo torrador e torras, que era grego para nós. Nosso buraco ainda é mais embaixo: extração, preparações, desenvolvimento de degustação etc.

 

Agradeço ao Bernardo a explicação (sugestão) de como diferenciar o tal "corpo" no café, pois sempre tive dificuldade em entender como sentir o corpo, e agora acho que ficou mais fácil.

 

O Rafa teve uma hora que já tava com tanta vergonha de mim (por ex., por eu pedir taças para degustar os cafés, perguntar sobre BRs, ou ficar beijando moedores top) que já falava pros baristas e atendentes: "não liga não, meu avô é estranho mesmo!". Me chamou de velho gagá, na lata, não que ele esteja errado.... :P:lol:

 

Faltou o Rafa mencionar que após a Belini, ainda matamos um espetinho gourmet (mas servido na calçada) de Angus Black na Chicago (casa de carnes premium, vizinha à Belini).

 

Não perdi o sono por causa da pernada: primeiro porque café não me tira o sono (sempre tomo um antes de dormir); segundo, porque muitos cafés foram compartilhados (preparo de 200ml dividido por 4 ou 5, dava pouco para cada um, só pra degustar mesmo) e ao final acho que não tomei mais do que meio litro! :P:ph34r:

 

Muito obrigado a todos pela excelente tarde brasiliense!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa, tocando nesse assunto, uma vez vi uma reportagem dizendo que se tomarmos café antes de dormir, acordamos no dia seguinte mais disposto. Me lembro que fizeram testes que comprovaram isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tempo de meia vida da cafeína no corpo varia entre 3 e 5 horas. Então deve ter um pouco disponível ainda na hora de acordar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...