Ir para conteúdo

Moedor Ceado Profissional E37S Eletrônico


Murilo Lins

Postagens recomendadas

Apenas esclarecendo Rodrigo, quando menciono regulado, refiro-me a deixar com a melhor regulagem para o café que estiver usando no momento da visita técnica a fim de que possa ser passada todas as instruções nas melhores condições de uso.

 

Obviamente, após a saída do profissional, serão testadas por mim diversas posições de regulagem para que eu encontre aquelas que mais me agradem.

 

Reproduzi a mesma expressão utilizada pelo representante local, pois é exatamente assim que eles se referem nas cafeterias visitadas que, na maioria das vezes, costumam utilizar um único tipo de café, daí a razão da expressão regulado, levando-se em conta o café ali comercializado.

 

Para se ter uma ideia, já observei em uma cafeteria aqui de Recife, que fechou recentemente, um moinho que não estava sendo utilizado porque estava "desregulado", expressão usada pelo atendente, aguardando a visita do técnico para colocá-lo novamente em "condições de uso".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para vocês terem idéia da falta de conhecimento/treinamento da maioria das pessoas que trabalham nas cafeterias. Uma habilidade essencial, como a de regular um moedor, para que o melhor resultado seja alcançado, algumas pessoas que trabalham diretamente com o café não a fazem. Penso que falta um comprometimento maior por parte dos proprietários das cafeterias, que quando não são baristas, não percebem a importância dos "detalhes" para que se tenha uma melhor qualidade no produto oferecido. Por outro lado, percebo nitidamente a diferença na qualidade final do café daquelas cafeterias que os donos são baristas ou que se preocupam em ter alguém habilitado para esta função. Penso que o público consumidor desse café especial e com um preparo que o justifique está aumentando no Brasil (iniciado pelo Sudeste), contribuindo assim com o surgimento de novas cafeterias para suprir esta demanda.

 

Como Murilo já bem se posicionou, estamos adquirindo um Ceado E37s, um moedor tido como comercial mas que, como outros dessa mesma categoria, também são utilizados em ambientes domésticos. Quando pensamos neste novo equipamento pretendíamos, além de satisfazer o ego do hobista (Síndrome Ruiva kkkk), obter uma melhor qualidade dos nossos cafés, não que com outros isso não seja possível, mas que diante de algumas pesquisas, percebemos vários fatores (citados anteriormente por Murilo) que justificavam a compra deste moedor como um bom negócio. 

 

Diante dessa nossa intenção de compra, o Murilo resolveu abrir esse tópico para que fosse discutido assuntos referentes a melhor utilização do moedor, incluindo suas limitações e méritos, mas pensando também, nas pessoas que poderiam conhecer um pouco mais sobre o equipamento através das experiências de usuários que nem sempre são as mesmas divulgadas pelo fabricante. 

 

Algumas pessoas do CDC já são conhecedoras e apoiadoras kkk de um projeto que já vem sendo pensado há quase dois anos: abrir uma cafeteria, não teria a pretensão de ser nada muito sofisticado mas com uma proposta ousada de concepção (para as cafeterias da região) e com um excelente café. Como o projeto continua se encaminhando e irei precisar de uma máquina e moinho comercial, a compra do moedor também se justifica. Diante disso, provavelmente não me darei ao luxo de ter uma máquina e moedor em casa pois precisarei de fazer esse investimento na cafeteria e, em breve irei me desfazer da ECM Classika e do Vario W. Fico triste com a venda mas já avaliamos e realmente será necessário o desprendimento.

 

Em breve postaremos nossas impressões sobre o moedor.

 

Valeu!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Murilo. Peço desculpas se fiz você perder o sono naquela noite. hehe

 

De uma maneira geral, não quis passar a impressão de que o moinho não é bom. Aqui utilizamos ele desde Dezembro, com um resultado bem satisfatório. Na minha experiência usando o ceado, ele só deixou a desejar um pouco moendo para os filtros vst ou trocando de grão para testes de amostras. Mas como eu disse, não tenho experiência com outros moinhos dedicados para espresso comercialmente, então é bem possível que esses pontos que considero negativo, o ceado pode se dar melhor que os mazzers, mahlkonig... 

 

 

De modo algum quis fazer você desistir da compra, mas fiz questão de apontar alguns itens que penso ser importante. Ainda mais pensando em uso doméstico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Geremias, sei disso.

Mas precisava considerar todas as informações e as de um profissional não poderia ser deixadas de lado. A madrugada foi apenas para ver se encontrava algum relato parecido com o seu, porque, diferente de quem vive do negócio de café, um hobbista doméstico não pode se dá ao luxo de errar o alvo, pois não terá tantas oportunidades para consertar o erro.

Felizmente não uso os filtros VST e até carro zero quilômetro pode sair da fábrica com defeito. De sorte que duas pessoas que possuam o mesmo produto podem ter opiniões antagônicas sobre ele em razão de suas próprias experiências pessoais.

Como agora já comprei o moedor, vou ter que tirar as minhas próprias conclusões a respeito e agradeço muito por você ter contribuído com nossa discussão.

Um grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal, ainda tem desse ceado pra vender e quanto? 

Possuo um MDX da Nuova Simonelli (flat) e um BCg485 da Breville (conico)

Acham que eu ainda preciso de mais um moedor melhor?

 

Precisar não precisa , mas se vc ficar algum tempo por aqui , vai achar que precisa de outra máquina de expresso e de mais moedor :lol:

 

O MDX se for o "on demand" é mais caro que o Ceado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse tópico está bom demais, me ajudou muito com meu moedor. Trabalhei bastante na última semana pra regular ele para o filtro VST e descobri duas coisas importantes.

 

Primeiro que regular para ajustes mais finos tem que regular até dar barulho de metal das mós batendo uma na outra, antes eu evitava essa regulagem. Esse barulho acontece pela vibração delas sem café no meio, não faça isso por mais que poucos segundos de acordo com o manual! Depois com café triturando não tem barulho nenhum e sai bem fino o pó cheguei a tirar um café no vst com 1 min e 40s de extração!

 

Achado o ponto para extração em 30s com o vst aconteceu exatamente o que o Geremias falou ele começa a soltar torrões! Mas para isso finalmente entendi o controle anti-static anti-clumping do moedor!!! Esse parafuso na lateral é extremamente dificil de regular por que uma leve mexidinha muda tudo. Esse parafuso tem regulagem total de meia volta entre o fechado e o todo aberto. Só que na verdade a regulagem dele é de 1/4 de volta, a partir disso ele entorta o negócio de borracha aumentando a retenção sem fazer nada contra os torrões. A moral pelo que eu entendi é um meio-termo entre menos retenção vs. menos clumping (torrões). Para diminuir o clumping você abre mais espaço na saída do moedor (já que é uma janela de borracha) com isso você tem uma maior retenção entre as doses. Em regulagens bem finas como para o vst com ele todo aberto sai café voando reto da janela (é uma saco limpar depois!). Como eu consegui a regulagem? Fui do quase fechado abrindo aos poucos o parafuso no sentido horário. No começo quase não saia café, depois veio tudo em torrões! Conforme fui subindo (com híper leves toques com a chave de fenda em sentido horário) ia diminuíndo os torrões (clumping), até chegar uma regulagem que praticamente não tinha torrões! Se passar do ponto (café voando reto!), tem que tirar todo o café com um pincel e começar de novo por que como a janela é de borracha para trás ela não volta por que fica café ali.

 

Essa foi minha experiência de fim de semana. Assim que descobrir mais coisas vou relatando aqui...

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sensacional Rodrigo.

Já tinha lido a respeito do controle de retenção e saída do pó através do ajuste do parafuso antiestática nos moedores Ceado. A questão é que alguns usuários ficam um pouco irritados com o desajuste provocado pela mudança para uma moagem bem mais fina (li o relato de um que, sem paciência, chegou a devolver o moedor ao fornecedor por conta disto).  Este fato acontece pela falta de orientação e completo desconhecimento da forma correta de ajustar o moinho.

Em conversa com o distribuidor de São Paulo ele me falou que esta situação acontece em alguns casos e a orientação, de tão simples (segundo ele), é dada quase sempre por telefone. Naturalmente, como qualquer ajuste, inclusive para que seja encontrado o ponto ideal para extração do expresso em determinados cafés, alguma paciência faz-se necessária.

E aí é onde entra a vantagem do usuário doméstico frente a maioria das cafeterias, não sofremos a pressão da produção em escala e, na maioria das vezes, temos o hábito de lê atentamente o manual de instrução do equipamento e outros reviews, além de termos o tempo necessário para promover esses pequenos ajustes no moedor.

Eu mesmo, antes de receber o moinho, já baixei uma versão do manual de instruções em diversos idiomas e transferi uma cópia para Cristiano. Já estamos na fase de leitura para não apanharmos tanto quando o moedor chegar.

Um grande abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Recebi meu moedor Ceado E37S na noite do dia 10/10/2015 (sexta-feira), véspera do feriado de Nossa Senhora Aparecida, quando de partida para uma viagem ao interior do estado onde iria passar o feriadão.

 

No dia seguinte ao retorno da viagem (13/10/2015), retornaria também de umas férias antigas, gozadas somente agora, o que reduziu o meu tempo disponível para os primeiros contatos com a nova aquisição. Havia esperança de receber o moedor alguns dias antes, mas pequenos contratempos com a fiscalização tributária estadual atrasou um pouco a entrega do equipamento.

 

Por conta disto, ainda estou conhecendo melhor o moedor para que possa mais seguramente avaliar os prós e os contras do equipamento. De antemão posso adiantar as seguintes impressões:

  • O tamanho deste moedor comercial não chega a ser um problema para uso residencial. Mesmo utilizando o hopper original com capacidade para 1,6 Kg de grãos de café, o moedor coube sem maiores problemas em minha bancada e com um certo espaço em relação a posição dos armários suspensos da cozinha.
  • O seu peso na caixa alcançou 14,5 Kg enquanto que o peso líquido (sem embalagem e com o hopper vazio) atingiu cerca de 12,1 Kg. Aproximadamente 3 vezes o peso do Baratza Vario W.
  • Em funcionamento demonstrou ser muito silencioso. Com a câmara de moagem vazia e o motor acionado mal escuta-se um pequeno zumbido provocado pelo giro de suas mós. Durante a moagem efetiva dos grãos de café revelou-se bem mais silencioso que o Vario W que é o moedor que tenho para comparar aqui em casa. O baixo ruído produzido pelo equipamento, até onde pude perceber, deve-se ao fato de a câmara de moagem ter sido projetada para funcionar suspensa, com quase nenhum atrito ou vibrações decorrentes do contato com outras partes metálicas do moedor.
  • Os ajustes eletrônicos são fáceis de serem utilizados, sendo suas funções rapidamente assimiladas pelo usuário. Caso quisesse reclamar de algumas deficiências em suas funções, reportaria o fato do equipamento não realizar moagem por peso (exclusividade do Vario W, Forté AP e Forté BG) e que entre os 5 idiomas disponíveis em sua configuração não se encontrar o nosso tão desprezado "português".
  • A velocidade de moagem é muito alta. Atualmente o moedor está ajustado para entregar uma dose single em 2,0 segundos (cerca de 9,0 a 10,0 gramas) e uma dose dupla em 3,6 segundos (algo entre 17,5 e 19,0 gramas). Estas variações verificadas é fruto das constantes alterações que tenho efetivado na alavanca de controle de granulometria em busca do perfil ideal para o expresso.
  • O perfil da moagem oferecida tem sido muito boa, eliminando quase que por completo a sensação de amargor presente em alguns erros de extração da bebida. Em algumas moagens apresentou pequenos empelotamentos cuja correção tenho evitado, neste primeiro momento, por conta da falta de domínio do mecanismo de ajuste do parafuso de controle antiestática / anticlumping. Cabe ressaltar que a presença desses pequenos empelotamentos em algumas moagens não alteraram a qualidade da extração e são facilmente corrigidos com a aplicação da técnica do WDT.
  • A alavanca de ajuste da granulometria é muito pesada e de difícil movimentação. Este detalhe que pode ser bom no ambiente comercial, pois tende a evitar uma alteração acidental do ajuste predeterminado, deixa a desejar no ambiente doméstico, pois torna mais difícil as alterações necessárias frente aos mais variados tipos de grãos utilizados e, consequentemente, pode ocasionar um maior desperdício de tempo e de matéria prima durante a execução de novos ajustes.
  • A recomendação existente no manual de instruções de somente efetuar ajustes de granulometria com o motor do moedor acionado e sem grãos na câmara de moagem também não se mostrou muito prática, pois, ao seguir rigorosamente essa instrução, teríamos que fechar o obturador do funil, esvaziar a câmara de moagem, ligar e ajustar o moedor, em seguida adicionar novos grãos ou liberar aqueles que já se encontram no funil (obstruídos pelo fechamento do obturador), efetuar uma nova moagem, conferir o peso e o tempo de extração do café e, caso não fosse atingido o perfil adequado de extração (entre 25 a 30 ml na xícara num tempo de 25 a 30 segundos), recomeçar todo o processo de ajuste esvaziando novamente a câmara de moagem.
Cabe aqui ainda algumas considerações adicionais:

 

O fato do moedor ser novo e necessitar de cerca de 10 quilos de moagem para o amaciamento de suas lâminas (utilizei até o momento algo em torno de um quilo), aliado ao excesso de ajustes efetuados nesta fase inicial de aprendizado, tem provocado uma pequena instabilidade no resultado do peso da moagem fornecida (pequenas variações de uma moagem para outra), particularmente, quando da primeira moagem do dia.

 

A falta de um maior domínio quanto a melhor forma de proceder os ajustes adequados de granulometria e do parafuso de controle antiestática / anticlumping, bem como da limpeza diária do moedor, podem trazer alguns inconvenientes durante o uso do equipamento como o bloqueio da porta de saída da rampa do café moído, por exemplo, conforme relato de alguns usuários em fóruns de discussão na internet. Tenho tentado administrar esta situação dando mais atenção na limpeza do moedor, pois, ao mesmo tempo em que tento encontrar o ajuste de tempo de moagem e granulometria ideais, tento evitar alterar o ajuste de fábrica do parafuso de controle antiestática / anticlumping até possuir o pleno domínio das funcionalidades deste moedor e desta particular ferramenta de ajuste.

 

Verifiquei também que a abertura da câmara de moagem e a retirada da lâmina superior, como demonstrado em vídeo, é muito simples e permite o acesso a todos os grãos não moídos ou parcialmente moídos que permanecem no interior do equipamento.

 

Como procedimento de limpeza virei até o moedor de cabeça para baixo, uma vez que foi apontado como uma solução desejável por Geremias em posts anteriores, com o objetivo de eliminar todos os resquícios de grãos não moídos ou retenções de pó no seu interior. Pelo fato de a câmara de moagem ser suspensa, existe um espaço vazado em sua volta que possibilita a queda do pó e de alguns grãos de café para o fundo do moedor quando da limpeza do equipamento sem a lâmina superior fixada. No entanto, devo garantir que, apesar de não ser um equipamento leve e este não ser um procedimento recomendável, pois pode provocar quedas ou deslocamento de alguns de seus componentes internos com sérios danos ao moedor, não tive nenhuma dificuldade em realizar esta operação.

 

Por fim, essas são apenas algumas impressões iniciais que podem ser reconsideradas com o decorrer do uso do equipamento. Vale destacar que, como qualquer outro moedor comercial ou doméstico, este também tem os seus prós e contras e a decisão final pela sua escolha dependerá para que lado a balança penderá mais, considerando a avaliação conjunta de todos os pontos positivos e negativos levantados e observadas as reais necessidades de cada usuário.

 

Neste primeiro momento estou bastante satisfeito com a aquisição e tentando conhecer melhor o produto e suas potencialidades no dia a dia. No entanto, rapidamente deu para perceber alguns ganhos de qualidade: a granulometria da moagem produzida é muito homogênea e bastante consistente, o que provocou uma nítida melhora na qualidade da bebida na xícara. Espero com o passar dos meses poder confirmar todas as expectativas que cercaram a compra deste moedor.

 

Seguem algumas fotos mal enquadradas e com baixa resolução do moedor no dia de sua chegada em minha residência:

 

https://instagram.com/p/9CQ_m5Hvjw/?taken-by=muriloflins

 

https://instagram.com/p/9CG7Qbnvgc/?taken-by=muriloflins

 

https://instagram.com/p/9CH5n_nvjO/?taken-by=muriloflins

 

https://instagram.com/p/9CIa1YnvkW/?taken-by=muriloflins

 

https://instagram.com/p/9CI1J-nvlb/?taken-by=muriloflins

 

https://instagram.com/p/9CLn4unvqW/?taken-by=muriloflins

 

https://instagram.com/p/9CHfELnviB/?taken-by=muriloflins

 

https://instagram.com/p/9CItVIHvlF/?taken-by=muriloflins

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom Murilo, parabéns pelo review, tem equipamento agora para uns 20-30 anos sem precisar fazer qualquer upgrade em se tratando de qualidade na xícara em espressos :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Roger, mas ainda acho muito cedo para pensar assim pois são poucos elementos para uma avaliação definitiva. Penso que alguns problemas ainda surgirão e algumas adaptações podem se fazer necessárias, particularmente, quanto à aquisição de um hopper menor (Mazzer Mini Hopper) ou algum funil adaptado, nos moldes de alguns vistos no Home Barista, que ajude no controle da força centrífuga aplicada quando da utilização do equipamento com pequenas quantidades de grãos no funil, tendo em vista que o acionamento do moedor com a utilização de monodoses ou de pequenas quantidades de grãos é um hábito muito comum em ambientes domésticos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu Deus  :o

 

Murilo vc como eu é velho , menos velho , mas velho  :D , por favor , não envergonhe os velhos do CDC , sobe essas fotos para um serviço (gratuito) como Flickr , Instagram e etc , e depois cole elas direto no post .

 

Essa area de fotos do CDC é pequena e não cabe nada .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente com as considerações do Murilo, iguais as minhas. Com dois meses com equipamento consegui agora uma regulagem para o VST sem qualquer clumping. Para quem pensa em comprar esse moedor ou já possui ele recomendo sua utilização somente para espresso mesmo. Se você é daqueles que gosta de ficar trocando de tipo de preparação e de grãos esse moedor não é o indicado. Regular ele exige tempo e com a dureza da alavanca não é nada fácil, mas com o tempo vai se pegando o jeito e começa a se saber quanto tem que mover a alavanca para atingir o resultado desejado. Para quem busca consistência de resultados ele é excelente mesmo, para mim tem feito toda a diferença. Só vou precisar comprar agora um moedor manual para coados... kkkk

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

 Reativando o tópico. Vi no canal do youtube do Whole Latte Love que eles lançaram um novo sistema SCC para resolver o problema do spray com uma abinha de metal agora. No home-barista alguns donos disseram que acabou com problemas mínimos de clumping que ainda encontravam. A única dúvida que fica é onde comprar isso? Não achei em nenhum lugar ainda no google.

 

 

P.S.: É impressionante como aqui no RS e em SC de cada 10 cafeterias 9 usam esse moedor!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, continuo testando e gostando do moedor Ceado E37S, penso em depois postar um review dos 3 meses, mas o tempo não estava favorecendo para descrever sua operacionalização em um texto maior.

 

Já utilizei diversos cafés e todos ficaram com uma moagem acima da média do que estava acostumado com o Vario W. Apenas o último (Sítio do Cedro) que estava com a torra antiga e congelado há bastante tempo que gerou alguns travamentos quando moía com o sistema SCC praticamente todo fechado, o que aumentou em muito a retenção do café no moedor. O amargor dos cafés que as vezes sentia nas bebidas produzidas com os grãos de café moído no Vario W sumiu totalmente com o uso do Ceado E37S.

 

O problema do spray de café ocorreu em apenas duas ocasiões e foi rapidamente resolvido com o ajuste do parafuso. Troquei também o funil original pelo Mazzer Mini Hopper e achei que ficou muito bom, apesar da qualidade do funil da Ceado ser infinitamente superior.

 

Quanto à questão do clumping (empelotamento), este acaba sendo o maior desafio nos ajustes. Não é fácil encontrar o ponto de equilíbrio no parafuso de ajuste, principalmente quando você vai utilizar um café que nunca usou antes (sem uma referência anterior) e que tenha pouca quantidade dele para testar na nova regulagem. Em um sentido o parafuso aumenta a retenção e reduz o empelotamento, em outro sentido aumenta o empelotamento e reduz a retenção, o ponto de equilíbrio é o grande desafio. Mesmo assim, o pequeno empelotamento que se faz presente em algumas moagens é sempre resolvido com o WDT e não altera em nada o sabor da bebida.

 

Ou seja, não tive as mesmas dificuldades que outros usuários tiveram em controlar o spray de café utilizando o ajuste do parafuso do sistema SCC. Após a segunda ocorrência do spray passei a controlar e dominá-lo melhor e este fato não voltou mais a se repetir. Apesar disso, tanto eu como Cristiano tivemos conhecimento que a Ceado melhorou o sistema SCC nos novos moedores.

 

Desta forma, solicitamos a substituição do nosso sistema antigo pelo novo e, como o moedor ainda se encontra em período de garantia, a Astoria Máquinas, distribuidora oficial dos moedores Ceado aqui no Brasil, estará enviado ainda hoje um kit com o novo sistema SCC através de Sedex. Segundo o relato que obtivemos de diversos usuários no exterior este pequeno problema parece que foi totalmente sanado nos novos lotes de moedores. Assim que fizermos a substituição da peça passaremos as nossas impressões aqui no CdC. Acrescento que aí no Rio Grande do Sul existe uma representação da Astoria Máquinas e, talvez, você possa efetuar uma compra desta peça nova. Inclusive, é através da representação da Astoria do RS que estou adquirindo um suporte de porta filtro para o moinho (acessório exclusivo fornecido pela Ceado para os moedores E37S e E92).

 

Peço apenas que aguarde alguns poucos dias, pois fiquei sabendo que eles irão comprar um lote de peças novas do sistema SCC para o caso da necessidade de substituição em outros moedores existentes aqui no Brasil. As nossas peças, pelo que entendi, estão sendo retiradas dos novos moedores que importaram para o Brasil com o novo sistema e o excesso de pedidos de substituição por esses dias, talvez, possa melar ou retardar o nosso pedido inicial.

 

Finalizando, mesmo sem a atualização do sistema SCC efetuada pela Ceado, já estava satisfeito com a compra do moedor e com a garantia ofertada pelo distribuidor oficial no Brasil, penso que com a nova peça a satisfação só tende a aumentar. A notícia ruim é que nesses últimos contatos que tive com a Astoria Máquinas fiquei sabendo que o moedor Ceado E37S praticamente dobrou de preço, fato ainda não confirmado oficialmente pela distribuidora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recebi ontem o upgrade do sistema SCC do moedor Ceado. No entanto, acredito que por engano da assistência técnica, mandaram a peça maior nova e a peça menor igual a que se encontrava instalada no moedor. A nova é um pouco mais fina e possui uma dobra mais acentuada, além de duas capinhas de plástico em suas pontas. Espero que possa funcionar adequadamente mesmo com uma das peças antigas, caso contrário farei nova solicitação.

 

 

24391004536_c1988a121a_c.jpg

 

https://www.flickr.com/photos/137997889@N02/24391004536/in/dateposted-public/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eis o kit correto para o upgrade do sistema SCC:

 

23789856924_06d266ba84_h.jpg

 

A peça menor do kit atualizado deveria ser esta:

 

24122442750_65e90dde59_b.jpg

 

Mesmo com uma das peças trocadas efetuei a substituição e fiz uma primeira extração com o sistema praticamente todo fechado. A moagem saiu homogênea e sem nenhum empelotamento. Mais tarde verificarei com o SCC mais aberto, estágio que reduz a eletricidade estática (influencia em uma menor retenção) para verificar se a peça menor pode trazer alguma influência na moagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Sou o mais novo feliz proprietário de um E37S (isso é o "S"), e posso já dizer que estou muito satisfeito.

Produto muito bom!!! Mós 83, muito rápido, extremamente silencioso, e moagem muito boa. Mas dá umas empelotadas quando a moagem é fina. 
A retenção? então, é bem maior que meu MDX que é de praticamente zero depois da Mod doserless que eu fiz. A retençao aqui está em algo como 4g.
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aurélio, provavelmente, o moedor que você adquiriu deve estar com o parafuso de controle do Clumping / Retenção do sistema SCC no modelo antigo, com a portinhola de borracha. Caso você tenha como substituir o parafuso antigo pelo parafuso do modelo novo, com a portinhola de metal (conforme as fotos do post 117), junto à Astória do Brasil, resolve totalmente esse problema do empelotamento para a moagem muito fina.

 

Eu e um outro amigo aqui do fórum atualizamos o nosso moedor para o parafuso com a portinhola de metal e nunca mais o moedor gerou qualquer empelotamento na moagem. Desde a troca já utilizei diferentes cafés e torras e não surgiu nenhum empelotamento. No entanto, caso você não consiga trocar o parafuso, mesmo em moagens mais finas, basta fazer o WDT que não vai comprometer em nada o sabor do café na xícara.

 

Boa sorte e seja feliz com o novo brinquedo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Murilo, estava justamente vendo isso aqui. 
O meu é o de borracha mesmo. Mas estou muito feliz porque achei que o meu era o E37 e não E37S, e quando chegou vi que era o titã. 
Eu sempre faço o WDT, ainda mais que só eu tomo espresso aqui em casa, e as extrações estão ótimas! 

Em relação ao sistema, antes de chegar o novo kit, vocês que têm o moinho, acham melhor levantar totalmente o SCC antigo (de borracha) pra evitar que ele atue ou deixa ele em baixo mesmo? 
Quanto foi o novo kit SCC e com qual código eu devo pedi-lo pra astoria? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...