Ir para conteúdo

É possível fazer chá em máquinas de café expresso?


Fábio Frizzo

Postagens recomendadas

Talvez o problema seja o tempo de infusão, que nos chás costuma ser maior que em café moído pra espresso.

 

Porém a pergunta mais importante é por que razão você tem intenção de fazer isso... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho até possível alguém conseguir algo com tentativa e erro...

mas o fato de se poder fazer algo não necessariamente é motivo pra fazer

salvo se vc tiver uma vontade muito doida

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que é perfeitamente.... Basta usar a agua quente que sai da maquina. :D

Brincadeiras a parte... O rodrigo levantou bem as questões....

Talvez "moendo" o cha num ponto compatível....abrir uma capsula de cha pra ver como é.

No mais o pessoal ja respondeu...

 

 

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na Alemanha era comum usar a cafeteira pra passar a água quente e aí fazer chá.

Ontem no Zona Sul eu procurei o Jacú, mas não achei. Achei cápsula de chá para Nespresso. Como eu odeio chá, ignorei, mas já que estão comentando...

A única exceção que faço é pra esses chás industrializados, tipo chá verde (ou branco) Feel Good ou Lipton sabor pêssego. Eles não êm gosto de chá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O red espresso é uma erva africana moída igual café e que rende um espresso chá delicioso, com crema e tudo, hehehe.

 

Vi esses dias que um brasileiro desenvolveu algo semelhante com erva mate.

 

Possível é, mas demanda um bom estudo ou máquinas específicas, como as de capsulas, aquela multibebidas da brastemp e etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabio ja vi pessoal aqui usando a french press para fazer chas... Eu ja fiz e gostei tambem. A minha nao paguei 30 reais. Uso ela e a agua quente da cafeteira.

Comprar um maquina de cápsulas so por causa de cha nao sei se um bom investimento.

O que voce tem atualmente de equipamentos para cafe?

 

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

No Campeonato de AP em Curitiba um dos patrocinadores foi a Laranjeiras, e lá serviram deliciosas versões quentes e frias (inclusive drinks) do MateSpresso. Ganhamos dois pacotes de chá mate natural, um torrado e outro verde. Tirei minha Mondial da aposentadoria (tava parada uns 9 meses, renasceu) e fiz vários testes, todos quentes, seguido de provas tipo "cupping", ficaram muito bons. Vou entrar em contato com eles para maiores informações sobre oxidação, por exemplo: onde conservar melhor depois de abertos os pacotes. No site tem receitas diversas. A moagem é bem grossa.(*)

 

No teste 1 fiz como na sugestão deles na máquina de espresso: 10g de mate para 60ml na(s) xícara(s).

No teste 2 continuei extraindo, tirei mais 60ml com o mesmo PF.

No teste 3 preparei na AP, filtro Able Fine, 12g de mate para 200g de água, minha receita-padrão de 3 minutos.

 

Com o torrado, no teste 1 ficou mais suave e delicado, no 2 mais escuro e intenso, no 3 ficou quase igual ao 2 em intensidade mas com mais aroma e doçura (provavelmente por causa da água de infusão bem mais quente).

 

Já com o verde, no teste 1 ficou mais intenso, aromático e destacou bem o umami, no 2 mais suave e delicado, no 3 ficou um pouco mais intenso que o 1 mas amargou um pouco mais.

 

Pelo menos comparando os dois métodos, fazer para espresso é mais rápido e prático, e também foi divertido mexer na Mondial depois de tanto tempo. :)

 

(*) Em tempo: está mais para folhas e galhinhos picados, do que moídos propriamente dito; tem gravetinhos de até 1cm, folhas de 3 a 4 mm, a média parece ser 2 mm. Na peneira de 1mm não passou quase nada.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Costumo fazer na AP, entre 10 e 15 gramas de chá e 130 a 180 de agua. Infusão de aproximadamente 4 min. Fica do jeitinho que gosto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...