Ir para conteúdo

Espresso Pequi - CDC GYN


Postagens recomendadas

  • 5 weeks later...

5º ENCONTRO MENSAL - ESPRESSO PEQUI - CDC GYN - MÊS DE JANEIRO O PRIMEIRO DE 2016!

 

 

Resumo: 

Experimentando a Compra Coletiva: Mantissa, Ouro Verde e Boa Sorte.

Torrando Africanos: Ethiopia, Kenya, Rwanda e Uganda.

Pela Primeira vez Uganda na nossa mesa!

Convidado Ilustre: lipe_oa e os seus protótipos do DIY Gooseneck kettle!

 

No próximo sábado (16/01) faremos nosso encontro mensal com os membros do CDC de Goiânia. Será o primeiro do ano! Contará com visitante interestadual lipe_oa!

 

O Encontro está previsto pra começar entre 14 e 15hs.

 

Programação:

 

1ª Parte - Degustação de alguns cafés, sendo 5 internacionais e o resto nacionais.

 

1-MANTISSA CATUAI/CATUCAI NATURAL

 

2-OURO VERDE

 

3-FAZENDA BOA SORTE

 

4-Ethyopia Sidamo

 

Details:
Altitude: 1,600 -1,900 m above the sea level
Variety: 100% Typica

Harvest Period: October - December
Processed Method: Fully Washed

Aroma: Flowers, Citrus, Cocoa

Flavour: Tea-like, Lemony

Body: Soft & Smooth

Acidity: Bright, Citrusy

 

 

5-Ethiopia Yirgacheffe

Altitude: 1,700 -2,200 m above the sea level
Variety: Typica

Harvest Period: October - December
Processed Method: Washed, Sun-dried

Aroma: Flowers, 

Flavour: Complex, Fruity, Floral, Lemon

Body: Heavy

Acidity: Soft, Sweet, Citric

 

 

6-KENYA BORA

Kenya Bora is full bodied, sweet and fruity. Along with this comes good aroma and acidity as can be expected from a good Kenyan estate coffee. To be enjoyed any time of the day. 

Kenya coffee is grown in the upper reaches of the country's highlands and along the Mount Kenya region. The rich volcanic soil, temperate climate and seasonal rains produce coffees for Kenya that have strong, distinctly bold flavours and a high, smooth acidity with a mellow after-taste similar to wine.

 

7- RWANDA INZOVU

 

These green coffee beans come from a Rwandan exporter who recently participated in the Cup of Excellence, taking 4 of the top 10 positions including numbers 1 and 2! This coffee was picked from those same very estates. Sweet and clean, with a bright acidity and some floral notes.

 

8-Uganda Bukonzo

Ugandan Bukonzo coffee is grown by Bukonzo Cooperative from the Rwenzori Mountains, or ‘Mountains of the Moon’ in Western Uganda. The coffee is sweet, fruity with hints of raspberries. It has medium body and clear, bright acidity. 
Bukonzo coffee is also Organic and Fair Trade

 

9-CAFÉ HUGO WOLF – CATUAÍ (Gentilmente cedido pelo Lipe_oa)

 

 

2º Parte - Livre

 

Cada um faz o que quer, as máquinas de espresso entram em ação, o globinho do Arthur,a moka do Leo e os Lattes do Weiler, esse é o momento em que acabaram os testes e é só diversão!

 

Convidamos aqui membros do CDC de outras cidades que queiram participar, vocês serão bem vindos!

 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem realizamos nosso encontro mensal,o primeiro de 2016 e o primeiro com visitante interestadual.

 

Primeiro vamos aos agradecimentos.

 

Eu gostaria de agradecer ao Igor por ter me dado uma saca de café que virou uma bela moldura no meu cantinho de café!

 

54111a9d007e6371b854f1a30b791cea.jpg

 

Agradecer ao Lipe pela visita e por trazer os protótipos. Da esquerda pra direita em pé: naldim, eu, arthur, weiler, leo.Sentados: Lipe e Ítalo.

 

0c662e58c5f963b89001ad3f2ac7153c.jpg

 

Pudemos usar os protótipos do Lipe e eu mesmo gostei muito do de vazão menor, diâmetro de 8mm.Fiz um V60 tranquilamente em 03:20!

 

a6c51a910f2bfd4a585ec773d866a0d1.jpg

 

81604ed621d27bcd807ea1e0c03494c4.jpg

 

800b67f801f5cafab94205d503b8858d.jpg

 

00c35f73700b99888403e3e2a4a73361.jpg

 

Tinhamos 7 "pescoços de ganso" na reunião!

 

45dfbb9add19a6b6573293fa767d16b1.jpg

 

Uma novidade para muitos foi o café gelado que o nosso mestre cuca e fotógrafo oficial do CDC GYN Arthur preparou usando capsulas de Co2 para bebidas tipo soda. Vou deixar ele explicar melhor. Fizemos do Mantissa,eu bebi e achei ótimo!

 

911cdde2d04d879f7590bc2464e352c4.jpg

 

60c590a26fa7046e743960dbab7fcce4.jpg

 

0f96af8f0dae907175b1be8f08e69e82.jpg

 

http://uploads.tapatalk-cdn.com/20160117/89060c7394f3337b8153b791569e3d34.jpg

 

http://uploads.tapatalk-cdn.com/20160117/ffc4f57be8b6610d6d88dba48f04a64f.jpg

 

http://uploads.tapatalk-cdn.com/20160117/c5b0048067c1ace1b4ae730fcaa27588.jpg

 

Rolou também um Siphon Hario,vulgo Globinho.

 

http://uploads.tapatalk-cdn.com/20160117/c53e9b18aceb3a4b2a76943da8602ee5.jpg

 

Fizemos espressos na minha Baby Twin utilizando o excelente tamper do Gil. Foram só elogios pro tamper.Mais uma vez parabéns Gil!

 

http://uploads.tapatalk-cdn.com/20160117/13e2d69221f6b147d763a4457b67e27f.jpg

 

http://uploads.tapatalk-cdn.com/20160117/895a0014e01c37a27519e8d3e5f0ce3e.jpg

 

E ainda sobrou um tempinho pra torrar uns cafés pro Lipe. Foram duas rodadas no Behmor do Mantissa e uma do Ouro Verde no torrador do Weiler.

 

http://uploads.tapatalk-cdn.com/20160117/8d3064f44e4d3232ee8ab50a1d636170.jpg

 

http://uploads.tapatalk-cdn.com/20160117/4152c6b8d3e2787377db8bbb89e07ae9.jpg

 

http://uploads.tapatalk-cdn.com/20160117/a2526a2cf67c9f67032394745cb59969.jpg

 

Resumindo foi isso, espero ter resumido e ilustrado bem o encontro. Até a proxima pessoal!

  • Curtir 11
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cafés ótimos, conversa produtiva sem deixar de ter risadas. Eu só tenho a agradecer e falar q se pudesse eu compareceria todo mês. Estão de parabens, todos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, que encontro animado! :)

Parabéns ao grupo de Goiânia!

A cultura, bem imaterial, é sensacional. Quanto mais se divide mais se enriquece.

Aqui em Sampa não consigo participar de nenhum... isso que dá morar na megacity.

Vou ali inventar algum utensílio pra café volto já... :P;)

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Rafa e turma toda que estiveram aí! Já estou planejando uma visita aí em Abril ou Maio, se os encontros forem nas duas primeiras semanas de cada mês. Vcs têm um calendário do semestreí?! rsrs é que pra comprar passagem mais barata tem que ser com uns bons meses de antecedência.... ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A visita do Lipe ele que sugeriu a data Lisboa...seria legal se você vier,vir pra ficar uns dois dias ou mais.Poderíamos fazer uma tour pelas cafeterias de Goiania e visitar a cena de Brasília num outro dia,numa viagem bate e volta,a cena de Brasilia na minha opinião está sensacional. Talvez uma boa data pra visitar seja no próximo jamboree que será em Brasília! Programe-se!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mandei um e-mail pro pessoal do Jamboree, não achei nada da programação deste ano. Mas acho que misturar esses dois grandes eventos não vai dar certo: o do CdC GYN é sábado, e o Jamboree tem sido em um domingo! Num vai rolar! hehehe vamos discutir isso numa MP, depois atualizamos aqui. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa e Lipe, ano passado postei uma pergunta pro Ensei no facebook dele ou do jamboree, perguntando sobre um evento no centro-oeste, como ele é consultor do Ateliê e da Bellini,imaginei que poderia ser em Goiânia ou Brasília. Ele me disse que iria fazer o Jamboree Centro-oeste e que seria em Brasília. Só não falou a data em que será feito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

6º ENCONTRO MENSAL - ESPRESSO PEQUI - CDC GYN - MÊS DE FEVEREIRO/MARÇO - SEGUNDO DE 2016!

Resumo: 

Experimentando o melhor de São Paulo: Coffeelab,Octavio,Suplicy.

Experimentando o melhor do Mário Zardo e um microlote do NDA.

Novidade: Luiz Café Conceito. Facebook: https://www.facebook.com/luizcafeconceito/?fref=ts

 

No próximo sábado (05/03) faremos nosso encontro mensal com os membros do CDC de Goiânia. Será o segundo do ano! Contará com novidades!

 

Primeiramente, esse encontro era pra rolar em fevereiro, mas como eu iria pra São Paulo no final de fevereiro, e no meio de março teremos o Jamboree, resolvemos assim: um encontro no dia 05/03 que seria o de fevereiro, bebendo os cafés de São Paulo e contaremos o Jamboree como um encontro mensal, ou seja, 19/03 será o de março, e depois só em abril!

 

A grande novidade desse encontro é o local onde será realizado. Toda a demora na divulgação aqui no fórum se deve ao fato de que acertamos os detalhes somente hoje. A reunião não será na casa de um dos membros e sim numa cafeteria aqui da cidade que iniciou as atividades recentemente e decidiu receber o nosso evento amanhã em caráter experimental, e quem sabe em breve, em definitivo.

 

Algumas explicações sobre o melhor de São Paulo. Compramos cafés (microlotes) do Coffelab, Suplicy e Octavio para o evento. Alguns estão sem saber porque o Issoécafe (FAF), o Sofácafé, o Torra Clara e o Beluga, por exemplo, não estão na lista. Vamos falar sobre isso:

 

1-A FAF nos vendeu todos os seus cafés crus, inclusive o Obatã e Bourbon Amarelo da safra passada, ou seja pegamos a linha completa deles pra torrar aqui. Como são muitos cafés, não caberiam nesse encontro, e vamos mais pra frente torrar e beber os FAF. Portanto eles não entraram agora porque terão um encontro dedicado só para eles. Mas sem dúvida alguma, estão entre os melhores de São Paulo.

 

2-O Sofácafé tambem torra seus cafés, entretanto no dia que estivemos lá (Eu, Beto,Márcia e Felipe) das várias opções da sua linha, só tinham três para experimentar, e o café que eu e o Beto mais gostamos, não estava a venda pra levar pra casa. Por isso não trouxemos nada de lá. O Sofá apesar de torrar seus cafés, não estava com a linha completa e as opções pra levar pra casa era de um tipo apenas.

 

3-O Torra Clara e o Beluga, não torram seus cafés, mas era um lugar pra achar bons cafés pra trazer pra casa, principalmente dos torrados pelo Wolff. No Torra Clara, a maioria era FAF e tinha um Hugo Wolff muito bom, mas que não estava disponível pra trazer pra casa. Já no Beluga tinha 4 opções de grãos do Wolff e todas eu achei “Flat”…

 

Em resumo foi isso o que aconteceu.

 

Sobre os grãos que compramos, começamos no Coffeelab, comprei alguns velhos conhecidos: 2SL e Caturra, e trouxe um pacotinho do novo recém-chegado Fazenda Palmares. No Suplicy comprei 3 microlotes vendidos por ele: Fazenda Fortaleza (Esgotado!), Fazenda do Lobo e Tráppia. O do Lobo e Tráppia comprei um kilo de cada cru, pra torrar depois e comparar. No Octavio comprei o Onix Catuai Vermelho Natural e o Despolpado. Trouxe ainda uma amostra que ganhei do Bourbon Amarelo Cereja Descascado deles.

 

Resumindo o melhor de São Paulo é isso. Vamos agora aos cafés do Zardo.

 

O Beto, do café dos brothers, me deu amostras de alguns cafés do Zardo para experimentar. Estarão na mesa o Exótico frutas amarelas (o melhor na minha opinião!), o Vovó Olímpia Natural, e o Cítrico e Amendoado.

 

Tambem , recebi do Beto uma amostra de um novo lote do NDA.

 

No Luiz Café Conceito teremos dois grãos a disposição, um da fazenda deles e outro dos campeões do Cerrado, amanhã após o evento coloco aqui maiores informações.

 

Ficha técnica dos Cafés de São Paulo:

 

1-Catuaí -Fazenda Palmares

Catuaí

coffeea arabica

Fazenda Palmares

22°42'29.01"S 46°46'21.59"W

Amparo, SP

Produtor: Ricardo Bacellar

Safra: 2015/16

Altitude: 700m

O que a equipe acha dele:

da fazenda que além de plantar cafés encanta cavalos. Encantados estamos nós com a doçura e o equilíbrio desses grãos. Como diria nossa Isa: "um café muito correto para toda hora".

 

2-Caturra -Sítio Córrego da Prata

CATURRA

Coffea arabica

Sítio Córrego da Prata

20°26'65"S 41°25'79"W

Castelo, ES

Produtor: Genildo Benincá

Processo: lavado

Safra: 2015/16

Altitude: 1.090m

O que a equipe acha dele: apelidado carinhosamente de mapple coffee por ter a doçura e o sabor que lembram o famoso xarope canadense feito da seiva do bordo. “Doce de dar cárie”.

 

3- 2SL - Sítio Rancho Dantas

2SL

Coffea arabica

Sítio Rancho Dantas

20°53'94"S 41°02'27"W

Brejetuba, ES

Produtor: Joselino Meneguete

Processo: lavado

Safra: 2015/16

Altitude: 950m

O que a equipe acha dele: cheio de aromas e sabores raros. O melhor que Joselino já produziu até hoje. Lembra muito cafés africanos e isso emociona os baristas do Lab.

 

4-MICROLOTE Suplicy -Fazenda Fortaleza (Esgotado!)

Região

Mantiqueira de Minas

Tipo

Variedade CATUAÍ VERMELHO

Certificação

Lote adquirido no 2º LEILÃO ELETRÔNICO DE CAFÉS ESPECIAIS DO SISTEMA COCCAMIG

Safra 2015/16

Características

Origem Fazenda Fortaleza, na região Mantiqueira de Minas, do produtor Luciano Augusto Ferreira. Oriundo de grãos da variedade CATUAÍ VERMELHO, obtidos pelo processo NATURAL. O resultado na xícara é um café licoroso, com aroma de frutas e sabor de uva, recomendado para todas as formas de preparo.

 

5-MICROLOTE Suplicy FAZENDA DO LOBO

Lote adquirido no 2º LEILÃO ELETRÔNICO DE CAFÉS ESPECIAIS DO SISTEMA COCCAMIG, da Fazenda do Lobo, no Sul de Minas, da produtora Andrea G. Nogueira Foresti, cooperada da MINASUL. Oriundo de grãos da variedade ACAIÁ, obtidos pelo processo CEREJA DESCASCADO. O resultado na xícara é um café com acidez cítrica e sabor destacado de laranja, recomendado para todas as formas de preparo.

 

6-MICROLOTE Suplicy  FAZENDA TRAPIÁ

Lote adquirido no 2º LEILÃO ELETRÔNICO DE CAFÉS ESPECIAIS DO SISTEMA COCCAMIG, da Fazenda Trapiá, na região da Mantiqueira de Minas, da produtor Renato Pita Maciel de Moura, cooperado da MINASUL. Oriundo de grãos da variedade MUNDO NOVO, obtidos pelo processo CEREJA DESCASCADO. O resultado na xícara é um café com sabor de baunilha, muito frutado e macio ao paladar, recomendado para todas as formas de preparo.

 

No Octávio café, a barista e mestre de torras retirou de um local tipo uma “reserva especial” e me vendeu os cafés em embalagens de papel pardo sem maiores informações, foram inclusive os mais caros de São Paulo, só perdendo pro Microlote Especial 2SL do Coffeelab.

 

Os do Zardo tambem não tenho maiores informações uma vez que ganhei. O NDA já é velho conhecido aqui.

 

O Encontro está previsto pra começar entre 14 e 15hs.

 

 

  • Curtir 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, vou postar aqui algumas fotos e um resumo do nosso encontro de fevereiro. 

 

Conforme anunciamos previamente, dessa vez o encontro foi na mais nova cafeteria de Goiânia, a Luiz café Conceito. 

 

https://www.facebook.com/luizcafeconceito/?fref=ts 

 

A proprietária Renata, juntamente com o seu filho Carlos participaram do encontro e nos cederam o espaço sem custo algum. 

 

Tivemos a participação do Carlos e do Sérgio, que são os baristas da casa, preparando e degustando os cafés com a gente. 

 

d7dbd0a445b221e9519221dd762e3087.jpg

 

47b58b1754637dd1ab6afb36c8da9456.jpg

 

Na nossa mesa tivemos Suplicy, Octavio, Coffeelab, NDA e Mario Zardo, além dos cafés da casa: 

 

1-Marcos Heitor - Fazenda Chácara Colônia Agrícola - Patos de Minas - 1050m Variedade: Tupi RN IAC 

 

2-Lucio Velloso - Fazenda Cedro e Santa Cecília -85 pontos - Catuaí Amarelo IAC 62 - 6º Lugar no concurso Cerrado Mineiro 

 

ab25e06249e0b7c3a2c8c643f9d7a425.jpg

 

Bebemos praticamente todos os métodos, exceto french e espresso. Bebemos Clever, V60, Kono, Chemex,Moka e fizemos testes comparativos de Aeropress em papel e metal. 

 

A reunião foi muito boa e a presença dos donos da casa, assim como do mestre cervejeiro Sérgio, nos ajudaram a ter mais opiniões e mais pessoas bebendo os cafés. 

 

Gostaria de agradecer a toda a equipe do Luiz Café Conceito por nos terem recebido e por terem cedido o espaço para o nosso encontro. Obrigado Renata, Carlos e Sérgio. 

 

0f0ce1880b9ce2f1c855f724ee9579d0.jpg

 

Não teremos encontro em março aqui em Goiania, iremos participar do Jamboree em Brasília. 

 

Até o próximo encontro em abril. 

 

Valeu 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Atualizando.o tópico com as fotos do pessoal no Jamboree DF 2016:

 

Com nossos amigos Renata, Carlos e Sérgio!

 

135c704a7e3d9458b780a1e8e12cb8b4.jpg

 

Só a velha guarda do fórum Italo,Guilherme Torres,Eu, Leo e Bernardo:

 

dd12d309aaf9035753f2e3771303fc15.jpg

 

5f11246d9b9abffed0c3ad4381f586e5.jpg

 

Hoje de manha tivemos um pequeno encontro com o Lipe aqui em Goiânia, onde foram entregues 4 bules pretos pra galera e ainda todos puderam conhecer os equipamentos do Gil!

 

c4434d730f832c3d92f01b1f453e0d17.jpg

 

a9fc108ae0d24874d29032acc25fa9b4.jpg

 

eab76fc1fd33e04af4f09ae316c02d15.jpg

 

Em breve anunciaremos um encontro pra essa semana.

 

Valeu

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7º ENCONTRO MENSAL - ESPRESSO PEQUI - CDC GYN - MÊS DE MARÇO - TERCEIRO DE 2016 - 26/03/16 REUNIÃO EXTRA!

 

Resumo:

 

Experimentando o melhor de Brasília: Grenat, Mantissa (Belini) e Wolff (Los baristas).

 

Experimentando algumas amostras da próxima compra coletiva.

 

Novidade: Moedores , tampers e acessórios Bravo na nossa mesa! Bule do Lipe na mesa tambem! A chegada de dois novos membros!

 

Galera por motivos de força maior faremos uma nova reunião ainda em março neste sábado. Motivos não faltaram, pois achamos que após o Jamboree teríamos um descanso, mas estamos com tantas coisas legais que o feriado da semana santa se mostrou perfeito para um nova reunião.

 

Primeiramente, fomos no Jamboree e voltamos com os moedores e acessórios do Gil para testar. Durante o encontro testaremos principalmente o Debut SN:000! Testaremos nos métodos filtrados e prensa, mas principalmente no espresso em uma Rancilio Silvia e uma Chefa Crema de entrada.

 

Os bules do Lipe chegaram e acho que só aqui em Goiânia foram 4 ou 5 vendidos. Teremos uma unidade pra abusar dos coados que faremos.

 

Teremos também algumas amostras de possíveis candidatos para a próxima compra coletiva. Os testes serão à cegas e não saberemos o que estamos bebendo,são amostras numeradas de 1 a 8. Aguardem novidades!!!

 

A maior novidade essa semana foi a inclusão de dois novos membros no Espresso Pequi! A nossa família segue crescendo aqui em Goiânia! Um deles, o Jean, participa aqui do fórum e o outro é o meu xará Rafael que é primo de um membro que já participava do nosso grupo. A inclusão deles ocorreu no dia 22 de março.

 

Teremos também a participação dos nossos parceiros do Luis Café Conceito!

 

E pra beber, iremos de Brasília...

 

Primeiramente, gostaria de falar que no Jamboree tinha um café super exótico do Café Cristina que foi 10º lugar no COE e que não conseguimos trazer para a nossa mesa. Uma pena, um excelente café! Do café Cristina beberemos o Edição Especial que um dos membros ganhou no Jamboree e que é um blend de cafés acima de 85 pontos.

 

Um dos meus locais favoritos em Brasília é o Los baristas, sempre com cafés excepcionais e um atendimento diferenciado. Os métodos são corretamente extraídos e eles tem sempre os melhores grãos do Brasil. De lá eu trouxe um dos melhores cafés nacionais que eu já bebi. Um Forquilha do Rio que mais parece um café estrangeiro. Segundo o Vitor, a Los Baristas comprou a Saca do Wolf e esse café será exclusivo deles, portanto quem é de Brasília ou passar por lá deve conferir esse café.

 

6ecdebf57f8a5ef12f5cefb9b9b43d02.jpg

 

Ganhamos do Leo supervisor de qualidade da Mantissa um pacote do nono lugar no COE categoria Natural. Quem quiser comprar uns cafés Mantissa em Brasília vai encontrar na Belini é só falar com o Gustavo ou com o Barista Farmacêutico! Isso sem falar o café exótico da Canastra que eles servem lá e que foi décimo lugar na Semana Internacional ano passado.

 

E por último, passei pela Grenat. O que dizer da Grenat? Desde que eu comecei a beber cafés especiais ela simplesmente tem a maior variedade de cafés do Brasil numa única cafeteria o ano inteiro. Sempre que você chega na Grenat são 8 - 10 tipos de variedades de cafés diferentes sempre a sua disposição. Quem não conhece vale a pena ir ou comprar da Grenat. É muita coisa boa num único lugar.E a Luciana ainda te ajuda e explica direitinho o grãos que ela tem. De lá eu trouxe 4 novidades. Como eu já conhecia todos os outros grãos comprei os mais novos: Tipica, Rubi e dois Microlotes: Obatã Amarelo e um Catuaí Vargem Grande.O Catuaí Vargem Grande é um monstro de fruta e doçura fica a dica!

 

8139201cad56b70f423bc11aa57f2560.jpg

 

e2266d40a862cc4e03333814503852c3.jpg

 

d4e5b5ef0389868d54aa0dec471c23e2.jpg

 

5360f9c0e169f26b1eb2ed8d5a5df699.jpg

 

Valeu!

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

 

Mais um tomador de café de Goiânia chegando no grupo e querendo conhecer o espresso pequi!

 

Sou apaixonado por café e, aos poucos, venho tentando entender um pouco mais sobre esse mundo paralelo e tão místico que é o café de qualidade. hehe

 

Fiquei muito feliz em descobrir o fórum com esse caminhão de conhecimento e, melhor ainda, pessoas aqui em Goiânia para trocar informações.

 

A gente se encontra por aí!

 

Abraços!

Zelson.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

8º ENCONTRO MENSAL - ESPRESSO PEQUI - CDC GYN - MÊS DE ABRIL - 23/04/16

Resumo: 

Experimentando amostras para a próxima compra coletiva

Experimentando os cafés de Sumatra e Índia.

Novidade: Reunião com café da manhã no Luiz Café Conceito!



Hoje fizemos mais uma reunião do Espresso Pequi aqui em Goiânia, e dessa vez começamos cedo, às 9:00 com café da manha servido no Luiz Café Conceito. A casa funcionou fora do seu horário de trabalho só para nos atender e fazer mais uma vez parte do nosso encontro.


b6c95abf63b666dee41d96d048831cbd.jpg


Detalhe:


9221ca23b0480bb05003621ceb1951eb.jpg


Primeiramente fomos recebidos com um belo café da manhã:


6d6c5fcf2326910665472f44a6cf8285.jpg

Depois partimos para os trabalhos. Nossa primeira missão, provar amostras da compra coletiva. Tínhamos 6 amostras enviadas pelo Igor, identificadas por letras de “A” a “F”. Escolhemos prová-las na French Press.

817f7229f11f8f7288d59dd53cddee36.jpg


6aa13f6954887b29b08a6eb14558daa5.jpg

As amostras foram preparadas pelo Carlos Araújo Barista, Sócio da Luiz Café, que foi auxiliado pelo Arthur e pelo Leo:


d7b248c15dc1bee18de84505bea5b521.jpg


093c47a678b89bc179f765dd6783c48d.jpg


Amigos, tem dois cafés das amostras que o Igor enviou que são de arrebentar, são as amostras C e D! Aguardem novidades do Igor em breve...


Depois fizemos alguns cafés na Hario, inclusive um café espetacular trazido pelo Nelson, nosso mais novo membro, que levou o prêmio de melhor café do dia, um Catuaí do Sítio Baixadão de 92 pontos. Imperdível, quem é de Brasília deve conferir...


a28ac4fb7e6ab2bd68e532292e4c8c87.jpg


ce57f27e7989add0d01080fc94c8ea9d.jpg

Por fim tinhamos 3 cafés asiáticos para experimentar:


1-Sumatra Jagong Village ( Rave Coffee UK)



Grown: Between Takengon and Lake Tawar in Aceh
Altitude: 1,600m to 1,800m
Varietal: Mainly Bourbon and P88
Grown: Between Takengon and Lake Tawar in Aceh
Altitude: 1,600m to 1,800m
Varietal: Mainly Bourbon and P88
Process: Wet hulled
Certification: Organic
Farm Info: 
Jagong village was established during the 1980’s as a result of the Indonesian transmigration program, when Javanese people were offered land and a new start in Sumatra in an attempt to reduce the population on the overcrowded island of Java. Working alongside their new Gayonese neighbours the settlers started to produce arabica coffee. The village is located in the Central Aceh District south
of Aceh’s capital Takengon and around 35 kilometres from Lake Tawar. There are 25 members of the Jagong village cooperative who grow organic bourbon and P88 arabica alongside cabbages, chillies and red beans on land that averages around one hectare in size.
An altitude of around 1,600 metres above sea level and rich and fertile soils bring about coffees that are unrivalled in their depth of body and often have fascinating complexity – possibly due to the way that the beans are processed. The coffee is semi washed and wet-hulled, a process that involves the part-drying of freshly pulped beans before removing the parchment then allowing the swollen and ‘blanched’ beans to be sun dried to a deep green colour.
The harvest takes place between October and July and the coffee is stored in GrainPro sacks for shelf life longevity.


2- Sumatra Iskandar Premium (Coffee Bean Corral)

Info:

This is the best & brightest Sumatran I have ever tasted !! (ok - ok - so I vacillate between Sulawesi Toraja and the Iskandar; no crime in that) It is reminiscent of the Lintongs of a few years ago…at least the memory of one of the best cups of coffee I ever tasted. 
If you are an Indonesian coffee afficionado, you must try the Iskandar


3-Indian Monsooned Malabar AA (Rave Coffee UK)


Grown: Chikmagalur, India
Altitude: 1,100m

Farm Info: 

Legend has it that Monsoon Coffee was developed by accident. The story goes that in the days of sailing ships Arabica Coffee bound for overseas encountered torrential rain at the coastal port and across the high seas to its ultimate destination. So much so that the coffee changed its characteristics completely on arrival. 
These days the coffee is monsooned with a controlled process indirectly exposing the coffee to the same moist warm winds.

During the process of monsooning, the Coffee undergoes certain biological changes, bloats to almost twice its size, changes its texture and colour to pale gold and above all acquires a unique flavour and quality.


A maioria já tinha que ir embora, era quase 12:30 e muitos tinham que almoçar. Poucos ficaram para a parte final dos asiáticos. Os que experimentaram os cafés asiáticos, puderam perceber, que não possuem acidez nem doçura, são mais característicos pela complexidade, corpo e são torrados mais escuros mesmo. Não é a minha praia, mas pra quem gosta de cafés complexos e sem acidez com certeza vai gostar muito. Acredito que no Espresso sejam bem saborosos. Na minha opinião parecem cafés “de Sal” e não “de doce”, remetendo a uma complexidade mais salgada e não tão doce.


Para os torradores: o Sumatra foi um dos grãos mais duros e densos que já torrei esse aguenta e pede calor, e o India, o mais estranho de todos, tanto no aroma quanto na cor, mas torra como um medium hard bean normal.


E no final aquela foto Geral da Galera:


5da58d14a0c9a3df5ddf8efe7def437c.jpg

Até o próximo encontro!

  • Curtir 14
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses encontros são de dar uma inveja boa na gente. Quem sabe um dia Recife contemple um grupo como esse.

 

Parabéns a todos aqueles que fazem parte do ESPESSO PEQUI - CDC GYN e aos proprietários desta bela cafeteria que contribuem para a realização desses encontros.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...