Ir para conteúdo

Espresso Pequi - CDC GYN


Postagens recomendadas

Estávamos usando um filtro VST de 18g, com exatamente essa quantidade de pó.

 

Após acertar o grão (de primeira, diga-se de passagem), conseguimos uma boa estabilidade nas extrações, a maioria saindo em 25s, com 36-38g de líquido total, ou seja, nas duas xícaras.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

15º ENCONTRO MENSAL - ESPRESSO PEQUI - CDC GYN - MÊS DE JANEIRO - DATA 28/01/2017

 

RESUMO: 

 

1-PRIMEIRO ENCONTRO DE 2017!

2-PROVANDO OS CAFÉS DA COMPRA COLETIVA (TORRA LOCAL)

3-REVISITANDO A COLOMBIA

4-SEGUNDA GERAÇÃO DOS ENCONTROS...

 

Galera em primeiro lugar esse post saiu atrasado. O final de semana passado foi uma loucura e só hoje e durante a madrugada, consegui parar um pouco pra escrever e relatar a experiência desse mês. Foi tão corrido que não consegui nem fazer a convocação anterior ao encontro. Eu estava organizando não somente um encontro, mas sim DOIS encontros. É isso mesmo, se um encontro dá trabalho, imagina dois...

 

No sábado, o  "Professor Pardal" do Espresso Pequi, Weiler, nos recebeu em sua casa para realizarmos o encontro mensal do Espresso Pequi. Pudemos experimentar os cafés da compra coletiva pela terceira vez. A primeira foi a da amostra enviada pelo Igor, a segunda foi a torrada pelo Ivan e a terceira agora torrada por mim. Além disso foram servidos dois colombianos.

 

f1b3706822c3c7167f685837f59d8b7c.jpg

 

 

Para os coados utilizamos o método "Clever" com infusões de 5 minutos e moídos num Vario-Aço.No dia sevimos primeiro os naturais (OV , NDA e Salada), depois os lavados (Colombia JCSM, Colombia Finca Tamana Lot 4 e o Brejetuba CA da compra anterior) e por último os cereja descascado (Forquilha e OV). Torras de 4-5 dias com Blooming visível nas fotos..

 

1d81706a46d0a05e5497554feacf8682.jpg

 

 

87e8f75436f3fb309430f72b24ff5de8.jpg

 

 

Nos espressos, os cafés da compra anterior ( Mantissa, Brejetuba, Eufrasio...). Na bancada dos espressos o Macap que era do Santiago, Vario-Cerâmica (que era de algum membro aqui que não lembro o nome) e a Silvia Pidada extraindo os shots.

 

 

922876a1a4b24314833fecae732152ab.jpg

 

00df79861a5b896389c8e22790189fd1.jpg

 

5f55a599d655ad2f259f483f2a711496.jpg

 

83ed5a13f96248d0de061c233f1cf303.jpg

 

Comentários sobre o encontro: Os preferidos do encontro foram os OV. Alguns preferiram o CD e outros o Natural.O Salada e o seu gosto de fermentado ainda causam "estranheza" em alguns. O Forquilha surpreendeu positivamente os presentes. Eu me surpreendi  com o NDA, não que ele fosse espetacular, porque ele não é. Mas ele é muito gostoso, redondo  e equilibrado,essa semana só tenho tomado ele. Cabe ressaltar que cometi um erro, torrei o Brejetuba antigo achando que estava torrando o novo.Portanto ainda falta experimentar o Brejetuba novo, que só bebi na amostra enviada pelo Igor antes da compra coletiva, e que no dia foi o segundo café que eu mais gostei. Os Colombia tambem não agradam a todos, e talvez pela acidez mais pronunciada e exoticidade, alguns não gostaram. O Colombia Finca Tamana pra quem não sabe é da Fazenda do Tim Wendelboe!

 

Esse foi o encontro de sábado...

No domingo fizemos um outro encontro. Esse não é do Espresso Pequi. É de uma segunda geração de iniciantes que está surgindo em Goiânia. Esse evento foi feito em parceria com o pessoal do Luiz Café Conceito que estão sempre conosco, nos apoiam e participam dos nossos encontros. Eu tinha uma turma de iniciantes em contato comigo querendo participar dos encontros e o Leo havia feito um curso onde conheceu uma outra galera iniciante. Resolvemos juntar esse pessoal e começar uns encontros de iniciantes aqui em Goiânia.

 

O Segundo encontro foi uma réplica do primeiro nos cafés servidos. Foi mais pra reunir o grupo, se conhecer, beber alguns cafés e entender como funciona um encontro de café. Foi o primeiro encontro desse grupo. No encontro do Espresso Pequi usamos clever nos coados, nessa segundo encontro, tínhamos 18 pessoas presentes, 10 a mais que o do Espresso Pequi.

 

66bd2f2ea70cccf512759360a1036db8.jpg

 

b19fb8761495ef87e13db771be6412a0.jpg

 

 Tivemos que improvisar e mandamos ver nas French de 1litro. Tava rolando só litrão! Para simularmos a Clever, fazíamos a etapa de infusão nas french e depois coavamos o café em Hario V60-02. Isso foi um problema, porque "bugamos" a cabeça de alguns novatos que perguntaram se French Press era feita daquele jeito, que eles achavam que era diferente. Mas no final, deu tudo certo, e o resultado na xícara foi surpreendente. Os cafés foram feitos em dupla, de dois em dois,  por mim e pelo Carlos, barista e sócio do Luiz Café.

 

16e8f0732bbdeb45134016d84bf6f25e.jpg

 

Foi um prazer enorme conhecer novas pessoas e se divertir ali daquela forma. Vida longa ao novo grupo!

 

O nosso próximo encontro (Espresso Pequi) está marcado para o dia 18 de fevereiro. O dos inciantes ainda vai ser marcado...

Pra encerrar, gostaria de agradecer a todos que participam e apoiam os encontros. Agradecer tambem ao Igor pela compra coletiva e mostrar que somente aqui em Goiania, já foram mais de 20 pessoas, que beberam e aprovaram os cafés da Compra Coletiva. Valeu Igor!

 

"Filter Coffee, Not People"

 

Enviado do meu Moto G (4)

  • Curtir 10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de bola Rafa!

Vendo esses encontros bacanas fico me coçando pra tocar outros encontros por aqui.

Com todo esse sucesso jaja vai ter alguns encontros simultâneos por ai!

 

Abraços!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rbcassani, sobre a Tamana e o Tim, eu só sei a história do livro que ele escreveu sobre a Finca Tamana. No local que me venderam esse café, na descrição eles falam que é uma das fazendas do Tim e do livro que ele escreveu. Não sei maiores detalhes, só sei q o café é muito bom... Valeu

 

Enviado do meu Moto G (4)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba Rafa, mega parabéns cara!

 

Fiquei até com vontade de tocar uns encontros aqui pelo ES, até tentei agitar algo mas a correria de final/início de ano me deixou atarefado!

 

Mas quem sabe 2017 não começa a rolar um "Espresso Muqueca" :)

 

Parabéns novamente cara, é de dar inveja

 

 

Sent from my iPhone using Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Almir pega você mesmo e toca os encontros. Se ninguém pegar pra fazer, o encontro num sai do papel não.

É canseira, dá trabalho,mas conforme falei, alguém tem que pegar e fazer, senão não acontece.

 

Manda bala e qualquer ajuda que precisar manda msg.

 

Valeu

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Rafa, estava de férias... (e incentivando as crianças aqui em casa a ficarem longe dos eletrônicos, acabei dançando tb rsrsrsrs).

 

Estava conversando com o Rubens sobre aquele honey Gueisha https://www.hasbean.co.uk/products/costa-rica-finca-el-potrero-gold-honey-geisha, ele comentou que vc conseguiu comprar grãos verdes de lá. Pergunto: comprou só verde, comprou misturado (verdes e torrados), e chegou experimentar este café em especial?

 

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodolfo comprei misturado. Se for comprar os cafés COTM tem desconto, mesmo que não seja o café do mês. Estou pensando em pegar esses da series honey mas ainda não provei.Valeu

 

Enviado do meu Moto G (4)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Rafa, estava de férias... (e incentivando as crianças aqui em casa a ficarem longe dos eletrônicos, acabei dançando tb rsrsrsrs).

 

Estava conversando com o Rubens sobre aquele honey Gueisha https://www.hasbean.co.uk/products/costa-rica-finca-el-potrero-gold-honey-geisha, ele comentou que vc conseguiu comprar grãos verdes de lá. Pergunto: comprou só verde, comprou misturado (verdes e torrados), e chegou experimentar este café em especial?

 

Abraços

Desculpa o off topic, mas eu comprei esse geisha, rodolfo. Já está em poa, devo receber amanhã

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

16º ENCONTRO MENSAL - ESPRESSO PEQUI - CDC GYN - MÊS DE FEVEREIRO - DATA 18/02/2017

 

RESUMO: 

 

1-PRIMEIRO ENCONTRO DE 2017 NO LUIZ CAFÉ!

2-PROVANDO OS NOVOS CAFÉS DO LUIZ CAFÉ

3-REVISITANDO A AMÉRICA CENTRAL (COSTA RICA, NICARAGUA E GUATEMALA)

 

Galera em primeiro lugar esse post saiu super atrasado. Estou organizando uma viagem pela Europa e simplesmente não tenho postado nada, inclusive esses dias percebi que não havia postado o encontro passado do dia 18/02. Segue o resumo então:

 

Para o encontro de fevereiro fomos convidados pelo Luiz Café para degustarmos em primeiríssima mão os cafés de 2017. Mais uma vez, o Luiz Café nos recebeu fora do horário de funcionamento e com exclusividade! Fomos servidos com deliciosos pães de queijo e com o sanduíche que a Renata faz pro encontro que é o maior sucesso. Serão 4 cafés de 4 produtores diferentes esse ano, todos do cerrado mineiro: Lucio Velloso, Fausto Velloso, Marcus Heitor e Mariana Heitor.

 

 

fba2769746a5122d36acafdab3ade575.jpg

 

92a4682b71eb14d5ba3bba6bd1917a97.jpg

 

 

Ainda não temos os dados completos dos grãos mas nos próximos encontros compartilharemos com vocês. Provamos os grãos, sendo que, ainda estão em fase de ajuste de torra e sabor. Falta acertar o ponto de torra de alguns, mas dentre os que bebemos o que se destacou foi o do Marcus Heitor. Vamos acompanhar as próximas torras pra ver se o veredito se mantém. Todos os cafés foram finalistas do Prêmio Região do Cerrado Mineiro e realmente podermos provar esses cafés aqui na nossa cidade em primeira mão é uma honra.

 

 

Da parte internacional do nosso encontro repetimos 2 cafés que já haviam sido bebidos nos nossos encontros: Costa Rica La Estrella Tarrazu Microlote e Guatemala El Socorro Maracaturra. Bebemos um Nicaragua Finca Argentina agora na versão Pulped Natural (havíamos bebido a versão natural ano passado). Além dos três provamos tambem um café da Fazenda campeã do COE da Costa Rica, um Villa Sarchi Yellow Honey da Fazenda Sumava de Lourdes.

 

 

Na minha opinião pessoal, considero importante para o aprendizado conhecer os diferentes países, varietais e revisitar os mesmos cafés em alguns encontros depois, ajudam a compreender o grão, o país e as suas principais características. O Guatemala El socorro Maracaturra apareceu em diversas torrefações internacionais de ponta ano passado. É um senhor café e bem diferente.É um café que eu gostei dele torrado mais escuro, por incrível que pareça. Já o grãos da Nicaragua da Finca Argentina são sempre de altíssimo nível, um café excelente. O Natural era de um chocolate delicioso com muita fruta, agora esse Pulped Natural era muito Doce e muito chocolate. Já o Costa Rica, apesar de gostar, apreciar o aroma e a acidez que normalmente são bem distintos, são cafés que eu preciso conhecer melhores, pois ainda não me surpreendem tanto como os Guatemala por exemplo. São cafés que não me atraem tanto...em breve irei provar aquela edição limitada da Has bean dos Costa rica Naturais e nos mais variados métodos Honey. Quem sabe eu mude de opinião…

 

 

Os cafés foram moídos num Vario, peneirados e preparados no método Clever com infusões de pelo menos 5 minutos.

 

 

2ae1a3da9a261938175a24d6bd7e5006.jpg

 

4e3d724aa1278712e2da477e6c5005c7.jpg

 

57db7625bfaf439b7071e46603d30864.jpg

 

5f2c6caffc9e3c0eda50c1bfad6e2da8.jpg

 

 

 

Tivemos tambem à nossa disposição o Blend do Luiz Café sendo servido na La Spaziale da casa. O Blend do Luiz Café está excelente, redondo e foi praticamente uma unanimidade entre os que beberam.

 

075bc89c6959ba25d1d8af10a59304e9.jpg

 

 

Gostaria de agradecer aqui a todos que compareceram e apoiam o Espresso Pequi e principalmente ao Luiz Café que está sempre nos nossos encontros, participando e sediando algumas edições do Espresso Pequi. Obrigado Renata, Carlos e Marcos!

 

 

0b174065364a55026063071f037ded54.jpg

 

 

 

Enviado do meu Moto G (4)

  • Curtir 12
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

17º ENCONTRO MENSAL - ESPRESSO PEQUI - CDC GYN - MÊS DE MARÇO - DATA 18/03/2017

 

 

RESUMO: 

 

1-CAFÉS DO JOAO HAMILTON E GERTRUDES!

2-CAFÉ VIETNAMITA!

3-REVISITANDO A FRENCH PRESS

 

 

No dia 18/03, o Espresso Pequi se reuniu novamente em Goiânia, no Luiz Café, em mais um evento exclusivo.

 

 

b73d617659a4e45397201fa766485652.jpg

 

 

6eb5f5ea90b257009717df5c0b96ba53.jpg

 

 

No encontro desse mês, decidimos provar os cafés do João Hamilton do Sitio Canaã e do casal Gertrudes e Celso. Esses cafés são da região de Caconde-SP e chegaram em nossas mãos por intermédio do membro “pequizeiro” que não reside em Goiânia mas que é conhecido da maioria aqui do fórum por Lisboa. Quem conhece a FAF, provavelmente já conhece alguns desses cafés uma vez que eles são parceiros do issoecafé e da FAF.

 

Em primeiro lugar gostaríamos de agradecer ao vô Lisboa e aos produtores: João Hamilton, Gertrudes e Celso. Obrigado! Foi um privilégio poder experimentar tamanha variedade de cafés e de tão alta complexidade e sabor. Nossos sinceros agradecimentos! Sempre que puderem nos enviem mais dessas amostras!

 

 

Recebemos simplesmente 10 amostras que vieram descritas da seguinte forma:

 

 

1-Obata Natural (vai estar na próxima compra coletiva!)

 

2-Obata “Roxo” Natural

 

3-Obata Boia e Natural

 

4-Catuai Vermelho Natural 05

 

5-Catuai Vermelho Natural 08

 

6-Catuai Vermelho CD

 

7-Bourbon Vermelho Natural

 

8-Bourbon Vermelho CD

 

 

Esse acima todos do João Hamilton; e os abaixo da irmã dele:

 

 

9-Catuai Vermelho Natural Gertrudes

 

10-Catuai Vermelho CD Gertrudes

 

 

Ainda neste encontro, nosso mestre cuca resolveu nos presentear com deliciosos cafés vietnamitas que foram executados pelo próprio.

 

 

cd83759522d0dd65c4b9ff17127133bf.jpg

 

9dff934bac5c32d91bc18012d4dc21c7.jpg

 

f5e30b4ab499697ddc2a567a45ba76fd.jpg

 

Neste encontro resolvemos provar os cafés e revisitar o método French Press. Deixamos de lado a Clever e partimos para as nossas French “Litrão”. Todos os cafés foram devidamente preparados, catados, moídos e peneirados para uma correta extração na French Press.

 

 

2f4fa1d8f5d745050d3b1869a78db17a.jpg

 

ad15344542cf558315d32d4278ea828b.jpg

 

f1d4fbc5b5181e747c280a8df48b224b.jpg

 

E para finalizar bebemos os “blend” da casa em expressos extraídos na novíssima máquina do Luiz Café

 

 

e6a59bc3699bbedc6c66fbc910db73d2.jpg

 

1d3d2237375c045bcc742bb93cbe1113.jpg

 

Nos nossos testes destacamos 3 cafés que sobressaíram: Obata Natural 07, Obatã Roxo e o Catuai Vermelho CD. Diferentemente dos naturais “frutados” ou “Funky” esses naturais são excelentes exemplos do processamento natural mais tradicional, sem fermentação ou gosto de fruta. São cafés super doces, encorpados e suaves. O que diferenciam os três na minha opinião são: o 07 é o mais exótico e brilhante de todos, o Roxo é de um complexidade de sabor diferenciada, e o Catuai CD é um doce, uma bala, um café que é super doce e diferente ao mesmo tempo, sem ser enjoativo...

 

 

Por sorte o Igor negociou o lote 07 do Obatã e ele estará na próxima Compra Coletiva. Dificilmente quem comprar vai ser arrepender.

 

 

Mais uma vez gostaria de agradecer ao membro com o “lab kitchen” mais invocado do fórum e os produtores da região de Caconde que nos enviaram as amostras. Obrigado e até a próxima

 

 

 

Enviado do meu Moto G (4)

  • Curtir 12
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns, Rafa!!

Ainda vou conseguir "dar um pulo" aí só pra ter o prazer de participar de um evento de tão alto nível e conhecê-los pessoalmente.

Grande abraço!

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo encontro Rafa, achei bacana esse esquema da cafeteria fechada. Como vc organizou isso com o dono?

Aqui só rola mais bagunça quando fazemos no Fernando (1268), mas ele mesmo perde muito pois a cafeteria não fecha.

 

Abraços, uma hora dou um pulo ai pra conhecer o povo de Goiás.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodolfo, no caso do Luiz Café, no começo, eu negociava com eles um valor pelo espaço / por pessoa. Depois eles se ofereceram pra sediar os encontros e funcionar como a sede oficial dos nossos encontros. Fora isso eles participam ativamente de todos os encontros, seja nos que eles sediam, seja nos que são feitos na casa de alguém. Como os encontros envolvem testes de equipamentos, métodos, cafés, extrações, o encontro acaba que funciona como um curso de "atualização" constante. Hoje eles são parceiros e participantes dos nossos encontros. São a única cafeteria de Gyn que teve real interesse em participar dos encontros e em ser parceiro do Espresso Pequi. E assim vamos crescendo como um grupo.

 

Sobre vir pra Gyn ja te falei daquela outra vez que é baratim e que será bem vindo quando vier!

 

Enviado do meu Moto G (4)

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

18º ENCONTRO MENSAL - ESPRESSO PEQUI - CDC GYN - MÊS DE JUNHO - DATA 17/06/2017


RESUMO: 

1-CASA DO NELSON!

2-CAFÉS DA COMPRA COLETIVA!

3-FERIADO!

No dia 17/06, o Espresso Pequi se reuniu novamente em Goiânia, dessa vez na casa do Nelson, em mais um evento exclusivo.

Foi um evento mais informal, pois era feriado e alguns estavam viajando. A Renata e a equipe do Luis Café estavam “em campo”, trabalhando na colheita da próxima safra que irão servir na cafeteria. Para não perdermos o pique, fizemos mais um encontro, no feriado, para nos reunirmos novamente e provarmos os cafés da compra coletiva…

36d14207b9ef30d7d229463ac878ecd1.jpg

Começamos com o nosso tradicional café da manhã :

46baaf3d046ecd5a132bb23f9b9a1df5.jpg

O clima era de felicidade total:

fe01c9703d7498d7f69e8a9af35a315d.jpg

Tivemos uma bancada de trabalho à nossa disposição e utilizamos nossa combinação tradicional, Chaleira elétrica,Clever, French, Vario, Balanças e um novo método: Osaka cone dripper. Para o próximo encontro faremos uma comparação entre o preparo na Clever com o Melitta 4 tradicional , o Melitta 4 “Gourmet Alemão” e um Filtro 4 permanente,esses dois últimos, aquisições recentes de uma viagem à Europa. No próximo encontro também vamos avaliar mais profundamente o método OSAKA, indicação do Léo, nosso “Moka Master”.

e66ca5d0006f728668422b798ab8dcc2.jpg

ab98a805638fda0dc7c2b07fd0acb77f.jpg

17438dba52a6b29711948a610b25bf1f.jpg

21e86f8f0fd5c716a0c29f8e99dc493b.jpg

36d2f0eb2e48281f288d800b51dee45e.jpg

ddc7fe3cfd1ece7d7770df557c09c37f.jpg

894909ffca072e48ba1fbae1e3fdf031.jpg

Sobre os cafés da última compra coletiva, as torras ainda não estão todas 100%, mas na preferência de alguns o melhor foi o Obatã do Joao Hamilton, para outros o Vargem Grande. O moquinha tem sido bastante elogiado e motivo de muito debate. Nosso grupo de torradores goianos aumentou, sendo que somos 5 em atividade agora e espero que no próximo encontro possamos provar algumas torras diferentes dos nossos novos torradores!

Com férias e feriados chegando, vamos pegando o ritmo novamente e em breve anunciaremos um novo encontro. Depois de alguns meses sem o encontro mensal, gostaria de agradecer aos que puderam comparecer e realizar esse encontro no mês de Junho.

Valeu Galera!

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa tarde galera de goiânia, entrando no fórum agora, e também para o mundo do café, precisarei muito da ajuda de vocês, do forum e da galera de gyn para tirar duvidas, quem sabe mais pra frente fazer parte desse grupo bacana do espresso pequi. abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
22 horas atrás, Rafa Rocks disse:

Torres,

próximo encontro você será convidado. Estávamos de férias em julho...

Valeu

Muito obrigado Rafa, e já vou procurar  o Luiz café para ir me familiarizando com todas estas novidades.

abs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado Rafa, e já vou procurar  o Luiz café para ir me familiarizando com todas estas novidades.
abs
 
Te enviei Mensagem Torres, olha na sua caixa de entrada. valeu

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

19º ENCONTRO MENSAL - ESPRESSO PEQUI - CDC GYN - MÊS DE AGOSTO - DATA 05/08/2017


RESUMO: 

1-NOVO INTEGRANTE: TORRES!

2-TESTE DOS FILTROS PRA CLEVER!

3-NO NATURALS! SÓ CAFÉS LAVADOS!

No dia 05/08, o Espresso Pequi se reuniu novamente em Goiânia, na cafeteria parceira : Luiz Café, em mais um evento exclusivo.


99ac9fb477bbe7f3d2091499419bd6bb.jpg


Primeiramente, recebemos um novo membro no evento. O nick dele aqui no fórum é Torres e se divertiu conosco no último encontro. Para os que gostam de saber quem é quem, ele é o da direita na foto abaixo. Seja bem vindo Torres!


a8da9ee7c212f5ae7655a8b20b38dd9b.jpg

A programação do encontro foi somente de cafés lavados e CD, a maioria dos nossos encontros é repleto de naturais, então nada como fazermos um encontro somente de lavados e CD para variar um pouco.

Para tanto tivemos que buscar reforço nos países que tem tradição em Lavados e Honey: Colombia, Kenya, Costa Rica e Guatemala. Nacional tivemos o Brejetuba da última compra coletiva e o Ouro Verde Cereja Descascado 4º lugar do Coe.

bdb0c6a71c8c9128e39077fb94a3601c.jpg

Primeiramente, fizemos rodadas de 2 em 2 cafés para provarmos previamente todos os cafés.

51e8dac697b55a53a9b15fa44e07be17.jpg

831ab1d40dbdffd6482733c3251a66f7.jpg

e0ea0a34332269f6878744c78657fc36.jpg

Depois a maioria escolheu o Kenya como o melhor café do evento. E aí partimos pra segunda parte, preparar o Kenya, na Clever, com três filtros diferentes. Um filtro é o tradicional Melitta 4 vendido no Brasil, o outro um Melitta vendido como Gourmet na Europa que eu comprei na Bélgica enquanto estive lá, e por ultimo um filtro permanente que comprei em Portugal.

dadbb98f324bee8a88b09f1ce8fd2ba1.jpg


8d5b4f42cb9e5b49c2fdda1294055f75.jpg

8791e8d729ccae1bac7c8b32970ce30f.jpg

Nesse primeiro teste dos filtros, os resultados foram 3 bebidas muito diferentes. A começar pelo filtro permanente cujo sabor foi muito similar a uma French Press. Notamos também que o escoamento no filtro permanente foi mais rápido que nos outros. Somados esses fatores (escoamento rápido, passagem de fines e óleos) a bebida foi a que mais diferenciou das outras. Todos acharam a pior das 3. Todos os 3 cafés foram peneirados previamente para retirada de fines em uma peneira em torno de 600 micra, já que iríamos fazer no filtro permanente, fizemos nos 3 para não atrapalhar nas impressões. O filtro Melitta gourmet resultou numa bebida diferente, que para alguns era a melhor das 3, pra mim resultou numa bebida mais limpa, os detalhes estavam mais claros e a bebida mais suave. O mais importante foi que a bebida não estava com gosto de papel, pelo fato do filtro não ter passado pelo processo de branqueamento. Alguns ainda preferiram o filtro 4 tradicional mesmo. Esse é um comparativo que iremos fazer com certa regularidade nos próximos encontros, e de preferência em um teste cego, para que o conhecimento prévio não atrapalhe nas impressões.

Os próximos encontros vão ser comemorativos. O do mês de setembro será nossa vigésima edição! E o de Outubro será o aniversário de 2 anos!

Gostaria de agradecer aqui aos que apoiam e participam do Espresso Pequi!

Até o próximo encontro pessoal!

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19º ENCONTRO MENSAL - ESPRESSO PEQUI - CDC GYN - MÊS DE AGOSTO - DATA 05/08/2017


RESUMO: 

1-NOVO INTEGRANTE: TORRES!

2-TESTE DOS FILTROS PRA CLEVER!

3-NO NATURALS! SÓ CAFÉS LAVADOS!

No dia 05/08, o Espresso Pequi se reuniu novamente em Goiânia, na cafeteria parceira : Luiz Café, em mais um evento exclusivo.


99ac9fb477bbe7f3d2091499419bd6bb.jpg


Primeiramente, recebemos um novo membro no evento. O nick dele aqui no fórum é Torres e se divertiu conosco no último encontro. Para os que gostam de saber quem é quem, ele é o da direita na foto abaixo. Seja bem vindo Torres!


a8da9ee7c212f5ae7655a8b20b38dd9b.jpg

A programação do encontro foi somente de cafés lavados e CD, a maioria dos nossos encontros é repleto de naturais, então nada como fazermos um encontro somente de lavados e CD para variar um pouco.

Para tanto tivemos que buscar reforço nos países que tem tradição em Lavados e Honey: Colombia, Kenya, Costa Rica e Guatemala. Nacional tivemos o Brejetuba da última compra coletiva e o Ouro Verde Cereja Descascado 4º lugar do Coe.

bdb0c6a71c8c9128e39077fb94a3601c.jpg

Primeiramente, fizemos rodadas de 2 em 2 cafés para provarmos previamente todos os cafés.

51e8dac697b55a53a9b15fa44e07be17.jpg

831ab1d40dbdffd6482733c3251a66f7.jpg

e0ea0a34332269f6878744c78657fc36.jpg

Depois a maioria escolheu o Kenya como o melhor café do evento. E aí partimos pra segunda parte, preparar o Kenya, na Clever, com três filtros diferentes. Um filtro é o tradicional Melitta 4 vendido no Brasil, o outro um Melitta vendido como Gourmet na Europa que eu comprei na Bélgica enquanto estive lá, e por ultimo um filtro permanente que comprei em Portugal.

dadbb98f324bee8a88b09f1ce8fd2ba1.jpg


8d5b4f42cb9e5b49c2fdda1294055f75.jpg

8791e8d729ccae1bac7c8b32970ce30f.jpg

Nesse primeiro teste dos filtros, os resultados foram 3 bebidas muito diferentes. A começar pelo filtro permanente cujo sabor foi muito similar a uma French Press. Notamos também que o escoamento no filtro permanente foi mais rápido que nos outros. Somados esses fatores (escoamento rápido, passagem de fines e óleos) a bebida foi a que mais diferenciou das outras. Todos acharam a pior das 3. Todos os 3 cafés foram peneirados previamente para retirada de fines em uma peneira em torno de 600 micra, já que iríamos fazer no filtro permanente, fizemos nos 3 para não atrapalhar nas impressões. O filtro Melitta gourmet resultou numa bebida diferente, que para alguns era a melhor das 3, pra mim resultou numa bebida mais limpa, os detalhes estavam mais claros e a bebida mais suave. O mais importante foi que a bebida não estava com gosto de papel, pelo fato do filtro não ter passado pelo processo de branqueamento. Alguns ainda preferiram o filtro 4 tradicional mesmo. Esse é um comparativo que iremos fazer com certa regularidade nos próximos encontros, e de preferência em um teste cego, para que o conhecimento prévio não atrapalhe nas impressões.

Os próximos encontros vão ser comemorativos. O do mês de setembro será nossa vigésima edição! E o de Outubro será o aniversário de 2 anos!

Gostaria de agradecer aqui aos que apoiam e participam do Espresso Pequi!

Até o próximo encontro pessoal!

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk


[emoji108] [emoji122] obrigada pelo relato detalhado. Gostei muito do Kenya.

Como você mesmo disse Rafa, a gente se mantém atualizado e faz pequenos testes como esse do papel.

Será que um natural ficaria mais saboroso no filtro permanente? Você fez mais testes?

Estarei também no próximo!

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luciana,

Meu palpite seria de que cafés que remetam a chocolate, castanhas e sim, naturais que remetem a fruta com chocolate, poderiam se beneficiar de um filtro permanente. Mas isso é só um palpite... 

Temos ainda alguns encontros pra evoluirmos nessa avaliação. Pretendo fazer pelo menos um desse em cada encontro.

Aguardamos você no próximo.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns novamente para todos os participantes do Espresso Pequi e, claro, para vc Rafa!
Eu tenho usado a clever em encontros familiares com filtro de papel cru, comprado nas lojas físicas da Daiso Japan, eles possuem vendas on-line tb.
Achei muito superior ao melitta que realmente eu não suporto, posso despejar 500ml de água para escaldar que o cheiro de papel não sai do meu nariz, enfim, paladar é um mistério...
O café usado habitualmente, para efeito de comparação, é o seleção do Mário e o moedor é o bravo mini.
Enfim, é excelente essa proposta de vcs de aprendizado coletivo, muito motivador! Novamente, parabéns à todos!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faço coro com os demais colegas , dando os parabéns.

Gostaria de tirar uma dúvida sobre algo que me chamou a atenção. Você comentou que não usaram dessa vez naturais, apenas lavados e cerejas descascados. O que esperar em termos sensoriais de cada tipo? Confesso que eu leio o tipo de processamento dos meus cafés, mas nunca reparei nas diferenças sensoriais.

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...