Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

não acho que você terá muita diferença.

se é para gastar para trocar 6 por meia dúzia melhor guardar seu dindin e pegar algo realmente melhor.

use a sua atual para treinar e quando surgir a oportunidade pegue uma máquina de qualidade superior.

Vendo por esse lado mais "Profissional," de fato é a melhor escolha sim, mais vou mais alem....

caso nao tenha moedor, compre um moedor ao inves da poemia, eu tenho a poemia e n tenho moedor,

estou sofrendo com isso com a pessima qualidade dos expressos que eu extraio, rsrs...

 

 

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não acho que você terá muita diferença.

se é para gastar para trocar 6 por meia dúzia melhor guardar seu dindin e pegar algo realmente melhor.

use a sua atual para treinar e quando surgir a oportunidade pegue uma máquina de qualidade superior.

 

Mas sabe o que é pior é que minha Chef Crema não ta servindo nem pra treinar porque ta parada aqui sem funcionar....só ta servindo para decoração no balcão da cozinha....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas sabe o que é pior é que minha Chef Crema não ta servindo nem pra treinar porque ta parada aqui sem funcionar....só ta servindo para decoração no balcão da cozinha....

não vejo como uma saeco poemia faria você evoluir em relação a esse problema.

provavelmente terá o mesmo destino.

acho mais fácil descobrir a razão do problema do encosto e tentar resolver.

 

será problema de falta de moedor? café bom? treino? Isso tudo pode ser resolvido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou palpitar aqui. Eu tinha uma Delonghi bem simplória (EC200) que eu comprei usada pelo ML!! Me serviu por quase 2 anos até dar problema numa válvula e pingar água pra tudo q era lado. Foi nesse momento que aposentei a tadinha e comprei uma Poemia. Vou falar uma coisa que pode parecer estranho mas eu tirava melhores cafés na Delonghi do que na nova Poemia. Não sei se era o ajuste, se era o tal do porta filtro pressurizado (que são bem diferentes).

 

Enfim, meu ponto é que realmente a máquina não vale nada sem a prática nele, sem a mão. Claro, grãos de qualidade, ponto de torra e moagem, água e xícara tb conta. Mas só a prática e a familiaridade que a gente pega com a máquina que torna os cafés melhores...

 

Em tempo:

 

Aproveitei o cupom de $10 de desconto no Ebay e comprei um kit PID baratinho.

Para usar o PID é interessante acrescentar uma linha de cobre na entrada da caldeira adicionando aí uma linha "pré-aquecida", diminuindo o impacto na extração.

Vou fazer esse mod e o PID, depois posto os resultados. Vou tirar cafés antes para ver a diferença, mas tudo sem pressurizador, que já arranquei fora do portafiltro original.

 

leo, assim que tiver feito por favor, poste os resultados.. se puder postar o link do PID no eBay tb seria legal!

 

 

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu ja aprendi que pra fazer um bom cafe ele precisa ser moido na hora, a gente brasileiro é assim, embora tenha lido e até "sabendo" de que problemas com a qualidade do café poderiam vir a acontecer a gente insiste. EU sou o exemplo vivo, comprei uma saeco poemia mais nao consigo tirar expressos bons em razao da qualidade do café, na epoca eu nao tinha direito(e ainda nem tenho, rsrs) mais ja vou tratar de encomendar um MINI HARIO no ebay, só estou vendo um vendedor aqui legal aqui pra comprar...mais é vivendo e aprendendo né...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu ja aprendi que pra fazer um bom cafe ele precisa ser moido na hora, a gente brasileiro é assim, embora tenha lido e até "sabendo" de que problemas com a qualidade do café poderiam vir a acontecer a gente insiste.

 

Com você foi assim ! Muita gente se programa antes , acredita nos mais experientes e compra um moedor ;)

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com você foi assim ! Muita gente se programa antes , acredita nos mais experientes e compra um moedor ;)

lima, não foi por falta de informação e vontade que eu nao comprei um moedor antes, foi por falta de dinheiro mesmo.

Mais depois de ver que a situação é "tão critica", eu resolvi me sacrificar e comprar(ps: ainda procurando vendedor pra HARIO MINI no ebay)....

=)

Mais com toda certeza se eu tivesse condições eu teria comprado sem pensar 2 vezes....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou palpitar aqui. Eu tinha uma Delonghi bem simplória (EC200) que eu comprei usada pelo ML!! Me serviu por quase 2 anos até dar problema numa válvula e pingar água pra tudo q era lado. Foi nesse momento que aposentei a tadinha e comprei uma Poemia. Vou falar uma coisa que pode parecer estranho mas eu tirava melhores cafés na Delonghi do que na nova Poemia. Não sei se era o ajuste, se era o tal do porta filtro pressurizado (que são bem diferentes).

 

Enfim, meu ponto é que realmente a máquina não vale nada sem a prática nele, sem a mão. Claro, grãos de qualidade, ponto de torra e moagem, água e xícara tb conta. Mas só a prática e a familiaridade que a gente pega com a máquina que torna os cafés melhores...

 

Em tempo:

 

 

 

leo, assim que tiver feito por favor, poste os resultados.. se puder postar o link do PID no eBay tb seria legal!

 

 

valeu!

 

olha aí, básico mas funcional.

http://www.ebay.com/itm/121013498372?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2649

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

O preço está ótimo, Leo! Comprando aqui, só um deles (não lembro se era o PID ou o SSR) já saiu por R$ 100,00. E isto antes do dólar maluco. Só não sei se são equivalentes em termos de qualidade.

 

Estou a semana toda para comentar: adorei sua foto nova do perfil.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O preço está ótimo, Leo! Comprando aqui, só um deles (não lembro se era o PID ou o SSR) já saiu por R$ 100,00. E isto antes do dólar maluco. Só não sei se são equivalentes em termos de qualidade.

 

Estou a semana toda para comentar: adorei sua foto nova do perfil.

 

um abraço

 

esse pid é provavelmente um clone, mas o pessoal do coffeegeek e do homeroasters.com disseram que funciona igual.

para uma máquina de entrada ele dá e sobra.

 

A Jeanie é o meu Avatar em todos os fórums que participo, se vê-la já sabe que sou eu :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou lhes fazer uma breve comparação meio tosca, mas que ainda sim vai valer como comparação:

 

"O Camarada tem um Fusca, 73 resolve mexer no 'fuquinha" manda trazer dos Estados Unidos um motor de Boxer do Porche, manda instalar ele no "fuquinha", (não que isso seja possível é só uma suposição) prepara todo o bichinho compra tudo do bom e do melhor meche na suspensão pra dar aquele visual, coloca roda legal, aquele som e tudo que tem direito, chama a namorada pra dar aquele famoso role na "Praia Grande", descendo a Anchieta e curva dali e curva daqui e resolve dar o máximo do novo "motorzão" que comprou, mas ao passar pelo primeiro buraco ouve um barulho estranho, resolve parar no primeiro mecânico que vê e logo aparecem os sintomas " uma trinca " na caixa de ar devido ela não suportar a pressão e vibração do motor.

Dei toda essa enrolada e encenada porque é o que eu acho não adianta nada você só ter um se o outro não lhe ajuda, no nosso hobby é a mesma coisa não adianta ter um moedor de café de R$3.000.00 e uma máquina de expresso de R$100,00 algo não vai sair legal, assim como não adianta ter uma máquina de R$3.000.00 e moer o café no liquidificador, não vai ter um gosto bacana, vai mudar sabor, aroma, textura tudo do café, claro tem gente que prefere investir em alguma coisa e não investir tanto em outra, mas vai do gosto eu prefiro sinceramente ir crescendo progressivamente, compra um moedor Krups e uma máquina de baixo custo depois investe em uma máquina melhor e compra outro moedor melhor, e assim progressivamente.

Se lembra da historinha do “fuquinha” e se o camarada ao invés de colocar aquele motorzão nele investisse em comprar o chassi de um “new beatle” iria melhorar um pouco mais né ?? Talvez ele não iria ter a surpresa de ter trincado a caixa de ar no new beatle por ele ser mais forte um projeto mais recente, não sei se estou sendo bem claro.

Porque se a pessoa comprar o melhor moedor no inicio á maquina não vai ajudar e se ambos forem bons tem a questão de experiência da pessoa ela pode não estar preparada para usar os equipamentos e vai fazer um café horrível, volto novamente na historinha do fusca e se ele fizesse as curvas um pouco mais devagar talvez não teria prejudicado a caixa de ar do fusquinha, sabendo que ela já é muito rodada que já não aguenta aquele motor e tal....

Pessoal aqui no fórum sempre recomenda escolher um bom moedor porque ele faz toda a diferença, eu concordo com isso mas acredito fielmente que esse não seja o foco principal e sim o conjunto todo de Máquina e moedor bom... e café bom também... e água boa também.... e tempo de extração adequado também.... e torra recente também...Percebem o quanto de variáveis que temos ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Na boa, Edson, mas com um moinho bom você faz um café bom em máquina de R$ 100,00, R$ 3.000,00, R$ 15.000,00, em Hario, Aeropress, Melitta, até coador de pano de R$ 5,00.

 

Um bom moinho te ajuda a extrair o máximo de cada equipamento, dentro dos limites que cada máquina ou processo proporciona. Pessoal que tem um moinho bacana e máquinas de entrada, mas sabe aproveitar o máximo delas, tira cafés lindos. Já um moinho básico não vai te ajudar nem na máquina básica e nem na mais sofisticada.

 

um beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas esse é o ponto que eu queria chegar é realmente como você falou "o máximo de cada equipamento dentro dos limites de cada máquina" a minha Chef Crema não chega nem aos pés da Kitchen Aid que tenho no meu avatar ou seja quer dizer que se tenho um moinho bom e uma máquina boa o conjunto está quase completo só necessitando assim do acertos das outras variáveis que eu relatei no outro post.

E quando o moinho é uma porcaria nem a melhor máquina do mundo vai fazer um trabalho bom...é um ciclo...tudo se completa....é quase filosófico..kkkkkk

 

Anita me ajuda depois com o Latte Maquiatto se tem alguma "receita" pra me passar me manda por MP não faço a menor idéia de como fazer e minha esposa ta doida pra tomar um recomenda alguma xícara para isso também ??

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Edson, de novo: tem gente que tem C-8 ou Chef Crema (pretinha ou Silver), quando acompanhadas de um BOM moinho, podem te dar cafés fantásticos (ainda que com falsa crema). Um moinho que não te atenda direito vai prejudicar a crema, trazer sedimentos ao seu café, fazer o café filtrar como numa cachoeira etc. etc. Moinho bom serve para qualquer máquina. Cafeteira top não faz nada com moinho básico.

 

Do macchiato (maquiado), até onde sei é o leite vaporizado com pouco café. Se sua máquina não é boa para vaporizar, pode usar uma cremeira ou um daqueles mini-mixers, dá para encontrá-los por R$ 10,00 ou R$ 15,00.

 

Imagino que os moderadores mudarão de lugar, mas um vídeo de preparo de um macchiato:

 

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu até tenho um mixer grande aqui em casa da Britania será que da pra usar ele mesmo ?? E a quantia de café seria a extração de um single ??

Agora entendi o que você quer dizer e nesse ponto você está certa realmente o moinho bom atende um leque maior de produtos no qual ele pode beneficiar, ao contrário de um máquina top que não pode se beneficiar em nada de um moinho ruim...realmente sua relação esta corretíssima mesmo...esse vídeo do latte maquiato só deixou eu e minha esposa aqui com mais vontade ainda...kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Mixer grande acho que é sujeira demais para pouco leite/café.

 

Não sei te responder a proporção. No balde de macchiato que o cara preparou no vídeo, ele deve ter feito um shot de 30 ml.

 

Se for só para fazer assim, maquiadinho, um shot talvez dê para dividir em duas xícaras com leite. Mas fica mais bonito em caneca transparente. Tipo as do CdC. :rolleyes:

 

Faz uns testes. Veja o que o paladar de vocês manda. A Poemia deve vaporizar melhor o leite, daí só acrescentar o café.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade eu troquei a minha Chef Crema Silver por uma EMC10 com Thermoblock estou esperando chegar essa EMC10 ainda não vi ninguém no fórum aqui que tenha ela falando sobre experiências e tal acho que vou ser o primeiro a postar minhas experiências com ela, se não gostar ai sim vou vende - la e comprar a Poemia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegou meu Rocky hoje, alguns dias de atraso nos Correios, mas enfim pude inaugurar minha Poemia.

Para testar o rocky e máquina usei um café melitta spresso, os quatro primeiros shots foram para a pia. Amargos demais, sem crema, um lixo.

Extração muito rápida. Não sei se pela quantidade de café, moagem grossa demais ou falta de um tamper descente (o meu está no Brasil mas nada de entregarem).

 

O quinto shot fiz com o café que o Alexandre mandou junto com o Rocky, Expresso Brasil, 18g com Rocky no nível 6. Tamper de plástico original.

Consegui um café tomável. Pouca crema, mas muito superior aos primeiros.

 

Todo mundo usa o Rocky para espresso entre 6 e 10, pelo jeito o meu está no 5 para a poemia. Amanhã vou fazer um para tomar de verdade, vamos ver como será.

 

O portafiltro original da poemia é uma lástima, pesa menos que a dose de café. Assim que conseguir uma carona vou comprar o da Seattle Coffee Gear, pois meus planos são de deixar essa máquina no meu trabalho para tomar meus café diários, assim que eu comprar uma máquina boa para ficar em casa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo, a regulagem muDa bastante, o meu Rocky tem ficado ai pelos 4-8 , agora com o café do Alexandre era para ter saido uma boa crema, precisa ver se não tem que engrossar, em quanto tempo você extraiu ?

Pode ser que precise de água mais quente, você fez flush ?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo, a regulagem muDa bastante, o meu Rocky tem ficado ai pelos 4-8 , agora com o café do Alexandre era para ter saido uma boa crema, precisa ver se não tem que engrossar, em quanto tempo você extraiu ?

Pode ser que precise de água mais quente, você fez flush ?

hmmmm, engrossar?

Com a moagem em 10-8 extraiu muito rápido, menos de 20s.

Com a moagem em 6 extraiu em 25s.

Será que então tenho que engrossar e botar mais força na compactação?

 

fiz flush sim, pelos vídeos que lí a temperatura é quase a ideal pouco antes do led acender após o flush, como não sei quando é esse momento eu espero o led acender e na hora mando bala. Deve estar perto da ideal, vou medir com um termômetro culinário na xícara amanhã. Daqui uns dias coloco o PID aí deve ficar mais fácil esse controle, mas quero aprender no olhômetro também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato engrossar não. Experimente extrair no ponto mais quente ou seja logo após a liz apagar, isto com a máquina já ligada a uns 15 minutos, eu falo isto pois na Gaggia eu fazia uns flushs para forçar ligar a resistência, tão logo ela desligava eu dava um flush de 2 s e extraia, mas a água não saia muito quente e a crema sia modesta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

reduzi a moagem para nível 5 no rocky, 16 gramas de café. Tamper vagabundo de plástico mas consegui uma compactação razoável

Café Expresso Brasil (obrigado Alexandre). Deixei a máquina aquecendo mais tempo, tirei um flush rápido para aquecer a xícara.

 

Resultado:

- crema abundante, café encorpado, pouco amargor.

- fiz dois.

 

Conclusão:

Aprovado por mim e pela secretária. Ela adorou, mas queria colocar açúcar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Café Expresso Brasil (obrigado Alexandre)

 

Resultado:

- crema abundante, café encorpado, pouco amargor.

- fiz dois.

 

Conclusão:

Aprovado por mim e pela secretária. Ela adorou, mas queria colocar açúcar.

 

Salve Léo.

Não há que agradecer.

Agora, a secretária deveria ser presa por querer adicionar açúcar e você posto em regime semi aberto por ainda ter encontrado "pouco amargor"!!! :lol:

 

Aproveite o Rocky, excelente moinho.

 

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Léo.

Não há que agradecer.

Agora, a secretária deveria ser presa por querer adicionar açúcar e você posto em regime semi aberto por ainda ter encontrado "pouco amargor"!!! :lol:

 

Aproveite o Rocky, excelente moinho.

 

Grande abraço.

esse pouco que achei deve ser temperatura errada na máquina ou ainda a compactação, essa vai demorar para achar o ponto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Saudações, amigos do Fórum.

 

Hoje, para minha tristeza, minha cafeteira Phillips/Saeco Poemia começou a vazar...

 

Não consegui localizar nenhuma assistência Phillips na minha cidade que faça a manutenção de cafeteiras expresso.

 

Pergunto-lhes, o vazamento de água acima do encaixe metálico é algo que um leigo consiga consertar ou é caso sério?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...