Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Encaixe do porta-filtro (cachimbo)?

 

Se sim, imagino que seja apenas um problema no anel de vedação, uma boa limpeza pode resolver. Mesmo em caso de necessidade de troca dessa vedação, costuma ser um procedimento simples nessas máquinas de entrada (não sei como é na Poemia mas na Chef Crema eu comprei o anel de silicone por algo em torno de 15,00 e troquei em casa mesmo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera.. Sou novo aqui. Abri um tópico na sessão de iniciantes pedindo algumas orientações sobre qual máquina comprar. Estava em dúvida entre Mondial C08, Saeco Poemia, EMC10 e EM220. Porém, resolvi compra a Saeco Poemia pela informações adquiridas aqui no forum.

 

Gostaria que me tirassem apenas mais uma dúvida. Achei vários modelos muito parecidos. Afinal de contas, qual a diferença entre Saeco Poemia, Saeco Poemia Focus, Saeco Poemia Black? E isto? HD8323, HD8325, HD8327. E qual a diferença entre HD8323/01, HD8323/45 e outros números?

 

Uma observação é que não tenho encontrado muitos lugares vendendo a cafeteira. E os poucos que encontrei são lojas um pouco duvidosas. Ah.. E o valor é aproximadamente 400 reais.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Miyamamoto.

Internamente os modelos da Poemia são idênticos. As variações são relativas aos materiais das carrocerias.

Veja as informações no sítio da Philips, clicando neste link.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Miyamamoto.

Internamente os modelos da Poemia são idênticos. As variações são relativas aos materiais das carrocerias.

Veja as informações no sítio da Philips, clicando neste link.

 

Cara.. Você arrebentou agora! rsrsrs

 

Pela comparação do site realmente o interno é idêntico. Muda um pouco a carcaça e as mais caras tem aquecedor de xícaras. Porém, este aquecimento poderia ser feito com vapor ou água quente não é? E o pannarello é de inox e a outra é de plástico (faz tanta diferença assim o material do bico de vapor?)

 

De qualquer forma, eu estaria bem atendido com preta mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui achar uma chave sextavada que me permitiu tirar todos os parafusos da máquina, só não tenho coragem de terminar de desmontá-la por medo de quebrar...

 

Não faço idéia de como trocar ou mesmo limpar o tal do anel de vedação mencionado pelo camarada Mortari, aceito sugestões, pois descobri que a assistência da Saeco só funciona em PoA e é muita mão-de-obra levar apenas a máquina até PoA e pegá-la sabedeusquando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Descobri o problema, a mangueira rosa (aquela recoberta com amianto) deve ter derretido pela proximidade com a caldeira e está vazando ruidosamente.

Acho que não me resta saída a não ser marchar com a assitência :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

compra a mais barata pois com o tempo é normal fazer upgrade. Máquina de iniciante tem que ser barata, invista no moedor.

 

Leo, vi alguns vídeos das máquinas no Youtube e procurei alguns depoimentos aqui no forum também. Se fosse levar a mais barata, a Mondial C08 seria a melhor opção. Porém, acho ela meio feia (ela parece mais filtro purificador de água.. mas tá que beleza não altera sabor rsrsrs). E ela tinha outros detalhes também que não me agradaram. Por isto acabei optando pela Saeco Poemia Black mesmo. Tem até um vídeo do Alexandre operando. Achei uma máquina boa, prática, dando um resultado satisfatório (como não sou nenhum expert, o resultado tá mais pra excelente mesmo) e gostei principalmente do fato de só precisar desparafusar o porta-filtro para fazer a despressurização. Além disto, consegui a Saeco Poemia por um preço excelente, 350 reais. Tá bom o preço né?

 

Outra dica que peguei aqui no forum, foi com relação ao moinho. Ia pegar um elétrico, o Krups GXV2. Porém vi em um fórum que ele não dá um resultado tão bom se comparado com alguns manuais. Lembro-me de um tópico em que numa escala de 0 a 10 ele ficou com 4 e o manual com 7 rsrsrs. Sendo assim, acabei adquirindo um Hario Mini Slim que é comumente citado aqui.

 

Portanto, acho que meu kit ficou bom para iniciante não é?

 

Philips Saeco Poemia Black + Hario Mini Slim

 

Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim, não acho que tem que comprar a mais barata, e sim uma barata, como a Poemia.

o hario é bacana também, o meu já chegou e estou gostando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos!

 

Primeiramente, gostaria de salientar a influência (ou culpa, rsrs) deste canal na minha decisão de enveredar pelos aromas e sabores do café. Por me ajudarem nisso, agradeço ao esforço dispendido por todos os participantes.

 

Confesso que meu estágio atual (tendendo a zero, rs) não permite lidar com todas as variáveis que compoem a extração da bebida, sendo que no momento ainda estou tentando manter um diálogo com a minha Saeco Poemia, utilizando café moido já embalado (a variável moedor fica para depois) na tentativa de estabelecer um padrão básico (beeeeem básico no momento).

 

Desta forma, gostaria de solicitar a ajuda para esclarecer duas coisas em relação à extração do café na Poemia:

 

1. É normal ficar uma grande quantidade de água junto com a borra de café no filtro, após a finalização da extração?

 

2. Como o porta-filtro tem uma espécie de membrana plástica (acho que relativo a pós-pressurização - segundo o que eu li aqui) abaixo do filtro, como proceder à sua limpeza? Tenho efetuado uma extração somente com água, após o uso, está correto?

 

Se puderem me ajudar, eu agradeço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim, a poemia não tem válvula 3way, então fica ensopado em cima mesmo. Tem um vídeo dessa semana no canal da SCG no youtube falando disso.

 

vc pode desmontar para limpar, mas acho que só a água quente logo depois do café extraído é suficiente por um determinado tempo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim, a poemia não tem válvula 3way, então fica ensopado em cima mesmo. Tem um vídeo dessa semana no canal da SCG no youtube falando disso.

 

vc pode desmontar para limpar, mas acho que só a água quente logo depois do café extraído é suficiente por um determinado tempo

Obrigado pela resposta, bem como pela dica do video, ja estava achando que existia algum problema no equipamento.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém sabe onde posso comprar porta-filtros para a Saeco Poemia? No site da SCG tem os pf naked e despressurizado. Muito bacanas. Mas achei o preço meio salgado. Será que é possível comprar por aqui ou só importando mesmo? Vou dar uma olhada no eBay aqui..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém sabe onde posso comprar porta-filtros para a Saeco Poemia? No site da SCG tem os pf naked e despressurizado. Muito bacanas. Mas achei o preço meio salgado. Será que é possível comprar por aqui ou só importando mesmo? Vou dar uma olhada no eBay aqui..

 

Se encontrar um porta-filtro barato para a Saeco Poemia, por favor avise aqui. Estou procurando para a Briel, para converter para despressurizado. Só achei o PF na faixa do 40 doletas, mesmo o original... Caro demais! :o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ohayo Gozaimasu!!!

 

Galera, finalmente minha cafeteira chegou. Agora sim pude atualizar meus dados no fórum e pude sair da teoria e ir para a prática!

 

Ontem já pude fazer minhas primeiras experiências. Infelizmente meu Hario Mini ainda não chegou. E pelo visto ainda vai demorar mais algumas semanas. Enquanto isto, tive que usar café torrado e moído para espresso de supermercado mesmo.

 

Bom, relatando meus primeiros testes:

 

A primeira impressão que eu tive foi: péssima :P

 

Fiz 3 cafés duplos ontem à noite usando o filtro pressurizado original. O problema é que não tive como medir o volume das extrações. Estou sem parâmetro para isto. Vou tentar medir o volume de uma xícara hoje.

 

O primeiro eu enchi o filtro e compactei bem (sei que não tem necessidade devido à pós-pressurização) saiu com uma espuma até bonitinha com um café intragável e frio. Medi a temperatura ficou na casa dos 68 °C. Resultado: foi pro ralo.

 

O segundo eu não compactei, só nivelei e resolvi seguir o tempo de extração mais comum. De 25 a 30 segundos. Saiu um chafé intragável. Parecia mais água suja que café.. Medi novamente a temperatura e ficou em 63 °C.. kkkk Resultado: foi pro ralo.

 

O terceiro eu compactei bem de novo e não olhei o tempo.. Extraí no olho mesmo. Mas dei uma pré-aquecida na xícara no bico de vapor. Quando começou a ficar ralo eu desliguei. Medi a temperatura e ficou em 70 °C. Resultado: mais um pro ralo.

 

Como já deu para perceber, ontem eu não tomei café.. kkkkkkkkk :D :D :D

 

Mas pelo menos deu para brincar um pouco com a máquina. Achei bem interessante as extrações, o bolo saindo sequinho sequinho, a cor e as espumas do café. Apesar de não ter bebido nadinha, fiquei feliz com os resultados.

 

Antes de dormir, vim dar uma última checada nos vídeos do r.lima e do Alexandre e percebi uma coisa: em todos os vídeos, o tempo de extração (imediatamente antes de acionar o botão e não após começar a extrair o café, que demora mais uns 2 segundos) foi de apenas 16 a 18 segundos para um duplo!!! Tá certo isto, produção?! E eu havia esquecido de fazer um flush para pré-aquecer o porta-filtros e xícara das primeiras vezes.

 

Bom, com a pulga atrás da orelha, acordei hoje cedo e resolvi fazer um cafezinho lembrando do flush e tempo de extração dos vídeos.

 

E o resultado?

 

Um café com espuma um pouco rala, porém o café estava bebível só que um pouco frio. Oba! Pelo menos tomei meu primeiro café!! Porém não medi a temperatura kkkkk :P

 

Alguém sabe como faço para atingir temperaturas mais altas? E o tempo de extração é rápido assim mesmo para um duplo? Não lembro o nome do café que usei e tampouco conheço sobre granulometria, mas tenho a impressão que a moagem está meio grossa.

 

Domo Arigato! :ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para temperatura: deixar ligado ao mínimo 20 - 30 minutos, com o PF encaixado, e escaldar a xícaras com água quente.

 

Para extração: deixar ligado no mínimo de 20 - 30 minutos, para chegar a temperatura de extração (por volta dos 93C).

A extração na temperatura correta vai melhorar muito o sabor: já tentou extrair café ou chá com água morna ? Pois é ...

 

Cafe de supermercado vai dar sabor de: café de supermercado.

 

Crema depende do conteúdo de CO2 no café, que praticamente desaparece após 30 dias de torrado e bem mais rápido se o café for moído.

 

Granulometria: não consegues modificar em cafe moído (evidente).

 

Calcar só com umas batidinhas do PF na mesa, para acomodar o pó, se estiver muito lento diminuir a quantidade de pó, se estiver muito rápido aumentar.

 

As maquinas comerciais, e as boas domesticas, vem calibradas de fabrica para produzir 25 - 30gr de café (atenção: são gr não ml, ou seja o volume de crema não conta) com 6,5 + - 0,5 gr de pó, para um espresso simples (o dobro para um duplo) em 25 + - 5 seg, extraídas a uma pressão de 8,5 - 9 bar.

 

As presurizados, tentam reproduzir estes parâmetros, no entanto precisam trabalhar a 11 bar para vencer a restrição adicional do filtro presurizado que tem menor área de drenagem (menos furinhos de saída). Neste caso é o sabor que indicará o tempo ideal de extração, sendo que o de 25seg serve mais como referencia.

 

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Miyamoto

Aguarde 15 a 20 minutos após ligar a máquina.

Por causa da pressurização do porta-filtros não há necessidade de compactar o pó. Apenas nivele-o.

O pó pode estar grosso.

Use um copo medidor para não extrair mais que 50 a 60 ml quando usar o filtro de 2 doses.

Quanto ao tempo de extração, compare os resultados e tire tuas conclusões.

Continue tentando e boa sorte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo e Alexandre, já vi uma série de erros que cometi.

 

Eu havia entendido que o "PRONTO" dá máquina, significava que ela estava realmente pronta. Ou seja, na temperatura ideal. Pelo visto não é bem assim.

 

Eu escaldei a xícara com a água quente extraída direto do porta-filtro, porém como a água não estava tão quente, o resultado não poderia ser diferente de uma xícara morna não é? rsrsrs

 

Então, após os 20-30 minutos, uma extração só de água quente pelo porta-filtro deveria estar em 93 °C?

 

Quanto ao café de supermercado, estou ciente da situação. E isto vale tanto para sabor quanto crema.. Mas... Como a euforia de testar a máquina logo era muito grande não pude me conter e comprei o de supermercado kkkkkkk Mas o moinho já está comprado, falta só chegar... Enquanto isto, vou treinando com os de supermercado para já conseguir um pouco de prática para quando ele chegar... ^_^

 

A granulometria eu achei meio grossa realmente.. Vou tentar me adaptar à ela por enquanto.

 

E por último, talvez o mais importante. Eu achei que o fato de sair água rápido demais era porque a compactação estava pouca. Na verdade eu preciso é colocar mais pó e compactar menos?! Mesmo o filtro estando cheio até a borda?! :huh:

 

Realmente no vídeo, o Alexandre deixa bem claro "Só nivelar!!".. Que teimoso eu sou.. :D :D

 

Arigato! :ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É pessoal.. Ainda não consegui extrair o café com temperatura acima de 70 °C.

 

Liguei a máquina. Esperei 30 minutos. Fiz flush para esquentar xícara e porta-filtro. E nada.

 

O que estou fazendo de errado?

 

E meus cafés ainda não estão num nível decente.. rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo.. Bom saber.. Sinal que estou quase lá.

 

Hoje fiz mais uns cafezinhos e gostei bastante do resultado. Me arrisquei inclusive em um latte. Que por sinal achei bom, já que foi o primeiro. Errei na vaporização do leite provavelmente. Mas isto já é outra conversa rsrsrs

 

Vou continuar minhas experiências e aguardar enquanto meu Hario Mini não chega.

 

Apenas como observação.. Quando encho o filtro até a borda nivelando com o dedo e depois uma calcadinha só pra nivelar melhor, eu não consigo encaixar o pf no grupo. Tenho que colocar um pouquinho a menos que a borda. Ressalto porém que não sei quantos gramas coloco já que minha balança também não chegou.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

 

Sou realmente e totalmente novato na arte do café, porém decidi me aventurar.

Pelo que vi aqui no fórum, eu que sou uma pessoa que nunca tirou um expresso na vida, uma Saeco Poemia com um moinho Hario Slim estaria de bom tamanho. Confere?

 

Minha dúvida é:

 

A Poema Preta está por R$ 400,00 e a Inox por R$ 600,00. Vale a pena comprar a Inox ou existe alguma máquina superior a essas que custa em torno de R$ 600,00.

 

Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno,

 

Seja bem vindo ao fórum. Primeiro, como você deve ter lido por aí, é aconselhável a iniciantes (eu por exemplo), a adquirir uma máquina barata e um bom moinho. Portanto, não achei interessante gastar mais em uma máquina sendo que ainda não tenho prática. Claro que nesta faixa de preço poderá achar outras máquinas, mas acredito que em relação ao custo x benefício são todas similares.

 

Quanto à Poemia, estou tendo bons resultados com ela. Ainda não aprendi a vaporizar o leite, mas como não tenho prática, não posso afirmar sobre o desempenho da mesma. Alem disto, a Poemia em inox não é somente detalhe de carcaça não. Ela sai mais cara porque além do inox claro, ela possui alguns itenzinhos diferentes como aquecedor de xícaras e o pannarello também de inox. Eu não achei que fossem tão importantes e mantive a Black mesmo.

 

Sobre o moedor, em pesquisas aqui no fórum, decidi por comprar o Hario Mini também, porém ainda não chegou. Segundo dizem, é um excelente moedor manual que proporciona ótimos resultados comparáveis a bons moinhos elétricos, mas claro que sem a mesma praticidade.

 

Eu acho que vale a pena arriscar neste kit. Eu estou exatamente com estes equipamentos:

 

Philips Saeco Poemia Black + Hario Mini

 

Abraços...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Bruno e Miyamoto.

 

Apenas acrescentando informações sobre as diferenças entre a Poemia em ABS e Inox.

Em ambas o aquecimento de xícaras na parte superior é passivo, ou seja, aproveitam o calor da caldeira que está localizada logo abaixo da tampa superior. A placa em inox é apenas detalhe de acabamento do modelo Inox.

Também o material da ponta do panarello não influi no resultado da vaporização. Em teoria, o de plástico, por ser um material pior condutor de energia, é melhor por contribuir menos com o aquecimento excessivo do leite.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Bruno e Miyamoto.

 

Apenas acrescentando informações sobre as diferenças entre a Poemia em ABS e Inox.

Em ambas o aquecimento de xícaras na parte superior é passivo, ou seja, aproveitam o calor da caldeira que está localizada logo abaixo da tampa superior. A placa em inox é apenas detalhe de acabamento do modelo Inox.

Também o material da ponta do panarello não influi no resultado da vaporização. Em teoria, o de plástico, por ser um material pior condutor de energia, é melhor por contribuir menos com o aquecimento excessivo do leite.

 

Alexandre, no site da Philips que você mesmo mencionou acima, fazendo o comparativo entre o modelo de inox HD 8327/41 e o de plástico HD8323/41 aparecendo diferenças no item Aquecedor de Xícaras. As Poemias de Inox estão com SIM e as Blacks sem nada.

 

Ou a informação do site está incompleta para as Blacks ou as de inox teria uma capacidade maior de aquecimento. Não poderia ser um sistema de aquecimento melhor? Ou apenas o fato de ser inox, melhor condutor, já seria suficiente para definir nominalmente como Aquecedor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Miyamoto.

Entendo que a Philips se refere ao fato de existir a placa sobre a tampa para marcar "sim". Insisto que em ambas o aquecimento é passivo, oriundo do calor da caldeira. Se, após aquecida, a plaquinha de metal mantém melhor o calor, não creio ou julgo que isso possa ser considerado como fator eficaz de aquecimento.

Sinceramente, acho ser apenas uma designação marqueteira para exaltar a presença do acessório.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...