Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Alexandre, entendi a parte do aquecimento passivo. Pode ser que o material da placa interfira na temperatura de aquecimento, mas com certeza não seria tão significativa a ponto de excluir a opção das características de uma e incluir na outra. Realmente pode ser puro marketing na tentativa de justificar a diferença absurda de preços entre as duas já que a diferença seria apenas a carcaça.

 

Só alguém que já operou as duas poderia dizer com clareza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para registrar. Ontem fui fazer um café e aproveitei para testar minha balancinha..

 

O filtro duplo da Poemia suporta mais de 18 gramas!

 

No começo eu estava colocando o pó até a borda do filtro e nivelando com o dedo. Deve ter ficado com mais de 20g de pó. O problema é que usando este método é praticamente impossível encaixar o pf no grupo. A massa de café é tão grande que para comprimir no chuveiro tem que fazer muuuuuuuita força. Praticamente quebrando a máquina...

 

Então uma dica para os iniciantes na máquina é não encher o filtro!

 

Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Miyamoto, o bolo também expande depois que a água passa. Se ele já encosta no chuveiro antes da infusão, depois de molhar vai comprimir bastante contra a telinha do chuveiro.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade. E ainda tem isto.

 

O problema é que o tempo de extração está bem curto para o café que estou usando. Meu Hario Mini ainda não chegou e estou usando o Baggio moído para espresso. A extração de 60ml dura uns 17 segundos mais ou menos. Se eu colocar mais pó, não consigo encaixar o pf no grupo.

 

O café em si não sai tão ruim. Como iniciante estou achando até bom. Pouco amargor. Uma espuma bonita mas que rapidamente se desfaz...

 

O jeito é esperar o moinho chegar para testar uma granulometria mais fina e ver se consigo extrair em 25 ~ 30 segundos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Miyamoto, estou ha pouco tempo aqui no clube, tenho também uma Poemia e um moedor Porlex. Tenho uma dúvida e preciso da sua ajuda, não possuo balança, ainda, mas gostaria de um parâmetro para a quantidade de café que estou utilizando, o indicado seria entre 14g e 18g para um duplo. Gostaria de saber quantos gramas você está colocando e, depois de compactado em que nível do porta filtro posso ter como referência?

 

Um abraço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cristiano, após medir com a balança encontrei o valor de 18g para o duplo. Se eu colocar menos, o café vai ficar subextraído e se eu colocar mais não vou conseguir encaixar o pf no grupo. Eu acredito que o filtro da Poemia após nivelamento com o dedo deva ficar nas 20g ou até mais. Eu aconselho a deixar o filtro com uns 2 ~ 3 mm da borda para só depois aplanar com o tamper. Como o pf é pressurizado não há a necessidade de compactar. Apenas nivele. Compactar demais para encaixar o pf pode não dar bons resultados.

 

Você sabe em quanto tempo está extraindo o café?

 

Vale ressaltar que estou baseando no café que estou utilizando. Que por sinal, acho que a granulometria está grossa demais. Extraindo 60ml em 17 segundos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o pf é pressurizado não há a necessidade de compactar. Apenas nivele. Compactar demais para encaixar o pf pode não dar bons resultados.

Não há necessidade, mas você experimentou para ver o que acontece? Eu acredito que se a compactação aumentar alguns segundos no tempo de extração, você provavelmente terá uma xícara de café melhor (ou ao menos mais próxima do que deveria ser).

 

Tenha em mente que não adianta você querer seguir a metodologia "correta" se o pó está com a granulometria incorreta, nesse caso especificamente, usar uma metodologia "errada" pode produzir resultados melhores.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari.. Não resolveu.. Compactei bastante e não mudou nada. O tempo ficou nos 18 segundos e o café praticamente a mesma coisa. Deve ser a moagem do cafe mesmo. Ê Hario Mini que não chega..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari.. Não resolveu.. Compactei bastante e não mudou nada. O tempo ficou nos 18 segundos e o café praticamente a mesma coisa. Deve ser a moagem do cafe mesmo. Ê Hario Mini que não chega..

 

Sem sombras de dúvida é devido a moagem antes de ter meu moedor comprava moído para expresso e sinceramente nunca obtive bons resultados, cada máquina precisa ser analisada quanto ao nível de moagem tempo de extração, etc, quando tinha minha crema silver era uma coisa, depois que comecei a usar a EMC10 era outra completamente diferente, quando comecei a usar a Ge atualmente tive que re - aprender tudo novamente, agora depois que se pega o jeito da máquina começa a sair um café que é uma maravilha...é impressionante como muda o sabor o cheiro tudo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente comprei um copo de vidro para eu ver a extração. Fiquei surpreso com meu espresso. Parecia Coca Cola chacoalhada. Kkkkkkkkkk Crema feia que dói. Ralinha.. Estou ficando decepcionado com minhas extrações por causa deste café que estou usando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou precisando da ajuda de vocês, seguinte: estou ha 3 meses com a poemia, no início estava extraindo um café razoavel, bebível, depois chegou o Porlex, onde estava usando na regulagem 3 ou 4, comprei o café Unique Frutado que, por sinal achei excelente, na verdade o melhor que tomei até agora, e estava conseguindo tirar um bom café, com o moinho nessa mesma regulagem e quantidade de café, de acordo com o orientado por Miyamoto. Na semana passada percebi que a máquina não estava extraindo um volume adequado, então regulei novamente o Porlex , colocando-o no 5 click, sem compactar demais, praticamente nivelando somente e, mesmo assim a quantidade extraída foi em média 30ml para o filtro duplo, percebo a máquina quase travando para extrair o café. Sendo assim, não sei o que está acontecendo, mesmo executando todos os passos da mesma forma que antes, não consigo tirar um bom café. Será que é limpeza da máquina? falo interna, tipo descalcificação, nunca fiz e não sei se isso poderia ser a causa desse problema.

 

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Cristiano.

Possivelmente o porta-filtros entupiu devido ao uso de pó demasiadamente fino e/ou calcado.

Há neste tópico uma mensagem que cita o link para como desmontar o porta-filtros. Fazendo-o poderás limpá-lo e assim restabelecer o bom funcionamento da Poemia.

Dificilmente será problema de calcificação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

minha Poemia chegou e assim que olhei a parte interna do porta filtro, percebi um pequeno ponto de "oxidação", ou seria calcificação? Relevei por ser pequeno e por ter saído assim que lavei.

Usei a cafeteira por quatro vezes e após cada extração liguei a bomba sem pó algum no filtro para fazer a limpeza, tirava o porta filtro e enxugava com um pano seco sem tirar o filtro do PF.

Hoje resolvi tirar o filtro para uma melhor limpeza e percebi essas manchas. O que seria isso? Estou limpando da forma correta?

post-2076-0-84631000-1378049760_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre brigadão pela força. Esqueci de informar um detalhe: fiz um teste colocando o porta filtro sem o café e o volume de água saiu normal. Mesmo diante disso você acredita que pode ser o entupimento do porta-filtro?

 

Abraço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Cristiano.

Se sem carga saiu normal, indica que estás usando pó muito fino que está aumentando demasiadamente a restrição ao fluxo d'água. Tente usar pó mais grosso e analise o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Bruno.

Aparentemente são resíduos de óleos do café.

Experimente lavar com detergente neutro e a parte mais dura de uma esponja dupla-face. Feita a limpeza, enxágue bem para retirar qualquer resíduo de detergente. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, obrigado pela sugestão.

 

Fiz a limpeza com detergente da forma que você falou mas não funcionou. Reparei que o filtro que é em inox também estava um pouco manchado mas com o detergente saiu, o porta-filtro que é em alumínio (se não me engano) continuou como estava.

Isso pode ser o cloro da água? Na cafeteira uso água mineral mas para a limpeza do PF + filtro estou usando água da torneira mesmo.

Não sou muito ligado nessas coisas de "estética" nos equipamentos, meu único receio é que esse resíduo altere o gosto da bebida, se isso não ocorrer por mim está tudo bem.

Antigamente eu tinha uma cafeteira italiana tipo moka em alumínio, quando ficava algum tempo sem usar manchas desse tipo apareciam e ficava difícil de sair depois. Por isso questionei sobre a questão da água com cloro. Se for óleo do café e não alterar o gosto da bebida como falei antes, ok!

 

Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Pessoal, após a aquisição do moinho (Hario Skerton) resolvi retirar o aparato pressurizador. Usei moagem um pouco mais fina que expresso e calquei bem. Extraí um expresso 60 ml com uma crema boa. Extração de 17 segundos. Fiquei satisfeito com o visual já que foi a primeira extração no pf despressurizado. Quando fui beber a bebida estava com acidez muito acentuada. Não dava pra beber. Fiz na Aeropress com a mesma granulometria. Usei 18g de pó e 200ml com água a 85 °C. E ficou mole com alta acidez também.

 

Uma dúvida: a granulometria pode deixar o café ácido? Quanto mais fino mais ácido ou o contrário?

 

O café que estou usando é o Orfeu.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto, voce usou no filtro de duas doses e quanto em peso?

 

Tenta afinar a moagem um pouco mais pra aumentar esse tempo de extração.

 

O skerton tem a regularem em clicks que nem o hario mini?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu só usava o hario mini eu malhei muito meu braço fazendo varias tentativas hehehehehehehe. Tenta afinar um pouco mais, acho que seu resultado vai melhorar.

 

Ou espera alguem que entenda mais do que eu responder, mas meu conselho é tentar usar a moagem fina como você usa no coado que citou,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

Ainda que não seja o tópico apropriado, deixo aqui uma dica muito útil para ajustar qualquer moinho. Comece sempre pela granulometria mais fina. Fina a ponto de entupir a máquina. O caminho a ser seguido entre o muito fino e o ideal é mais curto do que entre o grosso e o ideal.

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A título de sugestão, o método de busca binário é bem eficiente pra achar a granulometria ideal pra qualquer método. Em pouquíssimas tentativas se chega próximo do ideal. Funciona assim: sabendo os limites que não funcionaram, isto é, o muito grosso e o .muito fino, escolha o ponto médio entre estes dois. Se ainda não for o ideal, escolha o ponto médio entre esse novo ponto e o limite anterior, e assim sucessivamente.

 

Explico com um exemplo, que fica bem mais fácil:

 

-supomos que o ponto ideal que procuro seja simbolizado pelo número 22.

-digamos que eu sei que o ponto 10 é fino demais e o 100 é muito grosso. Daí começo a busca no ponto médio, (100+10)/2=55.

-o 55 ficou grosso, então pego o ponto médio de novo: (55+10)/2=32,5.

-o 32,5 é muito grosso, então novamente pego o ponto médio entre os novos extremos: (32,5+10)/2=21,75.

 

Vejam que em 3 ou 4 tentativas se chega bem perto do ponto ideal, mesmo em um intervalo grande. Claro que isso é teórico, e no café tem o complicador que o fator de comparação depende do paladar. Mas é um modelo teórico interessante pra busca em listas ordenadas, muito usado em computação, e que pode se aplicar bem a outras aplicações concretas, como a determinação do grau de moagem de café.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei foi só pra fingir que lembro das aulas da faculdade...

 

Se eu tivesse aplicado alguma dica dessas teria malhado bem menos o braço pra chegar no ponto que queria,,, Bom do Miyamoto que tem testes a fazer amanhã e contar os resultados pra gente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...