Ir para conteúdo

Fermentação café


pedecafecwb

Postagens recomendadas

Quem fala bastante e já fez testes sobre fermentação é o Moço, ele diz que é o futuro do café e que há possibilidade de terroir nacional ficar com as nuances de terroir do continente africano, eu pessoalmente acho um exagero...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As cooperativas lá das matas de minas vê como defeito a fermentação, coisa que acontece(sem controle) durante a secagem do café em terreiro ou quando armazenado com umidade em excesso...

Mas, por exemplo, o café da Terroá, o microlote do Jairo(delícia na FP), teve uns dois dias de "fermentação natural"  (desproposital/acidental) no terreiro, segundo o cara. Inclusive o campeão 2015 Coffee of the year, e os concorrentes pareados, todos tinham essas notas de fermentação...Tem muito alvoroço mesmo, como disse a Andreia, teve palestra do futuro do café fermentado inclusive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Eu acho que tem muito alvoroço e pouco controle sobre esse método...

Nao consigo discordar sobre a falta de controle. Pode surgir uma combinacao interessante. Mas e passivel de repetibilidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao consigo discordar sobre a falta de controle. Pode surgir uma combinacao interessante. Mas e passivel de repetibilidade?

 

Exato! realmente pode surgir uma combinação interessante, mas sem o devido controle as chances de repetibilidade serão muito baixas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande parte dos cafés da Etiópia são fermentados, que resulta em um sabor frutado e de vinho bem agradavel e consistente. Só que é uma fermentação natural sem inoculo. Não acho que eles não tem controle sobre o processo.

Abçs

Burny

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Grande parte dos cafés da Etiópia são fermentados, que resulta em um sabor frutado e de vinho bem agradavel e consistente. Só que é uma fermentação natural sem inoculo. Não acho que eles não tem controle sobre o processo.

Abçs

Burny

imagino que devam cumprir um protocolo.

mas penso que os resultados são tão incertos como as safras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Quem domina bastante além de brincar bastante também com fermentação é o Mariano Martins ( Martins Café) , o cara estudou isso a fundo e hoje cria cafés exclusivos para clientes que querem um café único para harmonizar com algum prato de um Restaurante por exemplo, entre outras coisas. Ele cria o café perfeito através da fermentação, inserindo microorganismos no processo. Isso pode demorar um bocado de tempo até se chegar no resultado desejado... Talvez anos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fermentação pode aportar "algo mais" , especialmente no aroma, mas o sabor depende fundamentalmente da genética e do ambiente: simplificando, a variedade e o terroir (o que engloba: latitude, solo, altura, orientação da encosta, insolação, horas de frio, etc.).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu prefiro que seja assim

depender da mãe natureza

não gostei muito da declaração do leo moço

segundo a qual é capaz de dar um perfil que escolher

achocolatado ou cítrico para para um café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 years later...

Pelo que entendi das mensagens nessa thread, o pessoal não parecia muito entusiasmado com a onda de cafés fermentados nos idos de 2015/2016.

Hoje na Europa só se fala disso.

Será que em mais de 3 anos a opinião dos membros do fórum sobre café fermentado teria mudado?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os que já experimentei daqui não achei nada excepcional, vindo de bons torradores. Achei até um pouco "esquisitinho". O Jimseven, por exemplo, é bem desconfiado com os fermentados, o Scott Rao costuma até mesmo criticar os naturais, por, entre outras coisas, dar início a um processo de fermentação não controlada, bom mas ele é meio chato com tudo no mundo do café, mas vale à pena observar suas reflexões...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha visão hoje é o seguinte: dizer que um café é fermentado é como dizer que ele é 100% arábica, não quer dizer muita coisa. Pra início de conversa, todo café é fermentado, em maior ou menor grau. A questão é o quanto a fermentação vai impactar no sensorial.

E depois, os resultados de uma fermentação são super variados, pois são muitas as variáveis no processo: à seco ou em água, aeróbico ou anaeróbico, tempos variados, temperaturas variadas, com diversidade bacteriana e de fungos local ou leveduras selecionadas, com casca ou sem casca, composição química dos frutos colhidos pras reações enzimáticas, etc...

Resumindo: tem café fermentado com todo tipo de sabor.

O que acho positivo nos últimos tempos é que a discussão do assunto tem ficado cada vez mais técnica, o que favorece processos de fermentação com maior controle e repetibilidade.

  • Curtir 6
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...