Ir para conteúdo

Moedor Gino Rossi RR45


Victor Costa

Postagens recomendadas

Como postei no outro tópico do classificados comprei um moedor Gino Rossi RR45.

Como dito o bicho é um tanque e moi o café muito rapidamente, mesmo com grãos mais duros ou torras mais claras.

 

Seguem fotos:

WP_20151018_20_07_37_Pro_zpsuxyifnrx.jpg

 

WP_20151018_20_07_46_Pro_zpsxyafsscl.jpg

Um dos grandes problemas para uso doméstico deste moedor é a retenção no dosador. Então o removi e adicionei um funil no lugar.

 

WP_20151025_17_58_17_Pro_zpsz770gxht.jpg

WP_20151025_17_58_27_Pro_zpsnjnifcnv.jpg

Próxima modificação será transformá-lo em stepless. Já estou construindo uma peça em madeira com um prisioneiro para travar o disco na posição desejada. Faltou apenas um parafuso mais comprido para fixá-la no moedor. Amanhã já vou providenciá-lo.

  • Curtir 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente esse moedor é robusto. É idêntico ao moedor da cafeteria que frequento aqui na cidade. Andei mexendo nele pra encontrar a moagem ideal pro espresso. Ele é bem consistente, pelo menos eu gostei bastante do que ele entrega.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, tem uma ótima consistência e num ambiente comercial é muito bom. Porém para nós aficionados por essa bebida ele deve ser stepless. Fica claro que o pulo entre os ajustes é bem grande.

Esse moedor é vendido por várias outras marcas que apenas colocam seu nome.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu tenho um MDX da Nuova Simonelli que também retem muito e estou querendo fazer exatamente a mesma coisa!! 
Você se importaria em explicar o que exatamente você fez? 


hum, já entendi! :)

 

Só depois posta como ficou essa peça!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, tem uma ótima consistência e num ambiente comercial é muito bom. Porém para nós aficionados por essa bebida ele deve ser stepless. Fica claro que o pulo entre os ajustes é bem grande.

Esse moedor é vendido por várias outras marcas que apenas colocam seu nome.

Tem razão amigo. Se os pulos entre os ajustes nele fosse menor seria muito bom. No caso ele faz par com uma Astoria 2 grupos nessa cafeteria que citei. Bom, pra o que se propõe ele é muito bom e está dando conta tranquilamente lá. Mas realmente, se tivesse ele em casa teria que fazer algumas adaptações! Não deixe de postar as mudanças!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui chegar a uma versão funcional da peça. Não ficou bem acabada por que fiz testes nos dois lados pra ver qual ficava melhor.

 

WP_20151030_20_03_02_Pro_zpsdx1wpb7j.jpg

WP_20151030_20_03_36_Pro_zpsratapux0.jpg

 

Talvez mande usiná-la.

Mas o que interessa é que agora o ajuste ficou muito mais preciso.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 6 months later...

Olá, acabei de adquirir um moinho igual a este, mas não tenho noção nenhuma de como regular a moagem. Vi que se regula através da escala de rosca entre o corpo e o reservatório e que tem uma numeração de 0 a 40, mas não entendi como funciona, porque após passar dos 40 a rosca continua subindo ou descendo.
 

Preciso de uma ajuda do pessoal experiente hahahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, o mais simples possivel...

Coloca a rosca com ele desligado e vai até travar, volta +- 1/2 volta e liga o moedor.

Ai vc vai girando lentamente no sentido de apertar até escutar o barulho das mós (lâminas) se tocarem, fará um barulho de metal raspando, volte 1 step, 1 posição e esse é seu ponto 0 (zero).

Depois disso no sentidonde engrossar (eu chuto) seu espresso vai estar a +- 10º a partir do ponto 0, 1/3 de volta para os coados, 1/2 volta para prensa francesa. Lembrando, isso é uma referencia pra vc começar a testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta!
Eu tirei toda a peça da rosca, coloquei ela e fui girando até trancar. Ela trancou no número 5, mas não liguei a máquina com medo de dar algum problema. O ponto zero seria eu voltar até o número 0 e depois dar uma volta completa até o 0 novamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, entendi.

Reli e entendi o que você disse.

 

Liguei a máquina e fui girando lentamente até que os mós dessem uma leve rangida. Por coincidência, acabou sendo justamente no número 0.

Agora vai outra dúvida. Caso eu volte 10º e trave a rosca na posição daquele desenho de "escala de volume de televisão" fará diferença ou o correto é voltar até o número 40?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao entendi sua pergubta direito...

Não tenho o Rossi, ai fica complicado de tentar entender. =S

Mas tipo, vc ta perguntando se faz diferença travar num valor intermediário aos "30", "40", "50"... Que tem no disco??

Se for, não, não tem problema, cada um daqueles "piques" é o que chamamos de "steps", ou seja, é uma divisão que vc pode andar no moedor para uma melhor regulagem, os numeros inteiros são só referencia pra vc nao se perder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah bom, pensei que você tinha um hahahahaha assim fica complicado de entender mesmo.

Isso, era mais ou menos essa a pergunta, porém não exatamente sobre os "steps" entre o 30, 40 ou 50, mas sim se ele ficar em cima deste desenho aqui:

27160697476_af5270e620_z.jpg2016-05-23_11-00-42 by Rafael Andriotti Sevaio, no Flickr

 

No caso este é o meu ponto zero, mas se eu quiser voltar 10º para separar os mós, o "step" irá ficar em cima deste desenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas para separar as mós você não tem que girar no sentido horário? Pela marcação é isso, quanto maior o número, mais grosso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lipe_oa Ah bom! obrigado pela ajuda! =D

@Galttar Pois é, depois do que o @lipe_oa falou eu também fiquei pensando nisso, mas acho que aqui está invertido então. Quando giro para a direita os mós se aproximam e quando giro para a esquerda se afastam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dificilmente ... Todos os que conheço são de rosca direita, além de estar claramente marcado no moedor ...

Girando em sentido horário e as mos devem tocar, em sentido anti-horário deve sair a mo superior.

Se teu ponto zero é o da foto, a trava te serve de referencia, e aí regular as mos para espresso e as outras modalidades Q ue utilizas e guardar o número que cai na marca de referencia (a trava). Dai, com a referencia do número, fica fácil de ir de uma modalidade para outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, quando eu ligo o moedor sem grãos ele não faz barulho estranho algum, mas quando ele começa a moer os grãos parece que faz um barulhinho como se os mós rangessem. Depois que termina de moer para.
Devo afastar mais os mós?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

Amigos, desenterrando o tópico para evitar criar um novo igual, estou negociando um moedor desse modelo mas não sei se o preço está OK pois não achei outro semelhante a venda. Quanto pagaram no RR45? Quanto acham que é um valor justo para um moedor completo e em bom estado geral, com mós provavelmente precisando de troca?

OBRIGADO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então mldanielsilva, eu paguei 200 reais no meu. Por sorte chegou em perfeito estado e com mós ainda boas. Logo terei que trocar.

Ao meu ver não tem pq pagar muito, dependendo do ano dele, pois é um moedor comercial simples.

Acho que até uns 500 reais daria pra encarar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 years later...
Em 25/10/2015 at 20:13, Victor Costa disse:

Como postei no outro tópico do classificados comprei um moedor Gino Rossi RR45.

Como dito o bicho é um tanque e moi o café muito rapidamente, mesmo com grãos mais duros ou torras mais claras.

 

Seguem fotos:

WP_20151018_20_07_37_Pro_zpsuxyifnrx.jpg

 

WP_20151018_20_07_46_Pro_zpsxyafsscl.jpg

Um dos grandes problemas para uso doméstico deste moedor é a retenção no dosador. Então o removi e adicionei um funil no lugar.

 

WP_20151025_17_58_17_Pro_zpsz770gxht.jpg

WP_20151025_17_58_27_Pro_zpsnjnifcnv.jpg

Próxima modificação será transformá-lo em stepless. Já estou construindo uma peça em madeira com um prisioneiro para travar o disco na posição desejada. Faltou apenas um parafuso mais comprido para fixá-la no moedor. Amanhã já vou providenciá-lo.

Oi, como regulas a moagem, para fina? Estou um pouco confuso com os números que aparece

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...