Ir para conteúdo

Aeropress


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Opa, quem comprou fora, pagou quanto na aero?

 

digo, 50-60 dolares, virou uns 100 reais?

 

eu so comprei uma vez de fora, e usei o cartao de credito... tive q pagar +40 por compra internacional na fatura do cartao..

 

paypal e outros pulariam esse problema ne?

 

 

custo final, total, de vcs até chegar na mão foi quanto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Ruston Louback

oi Nilton

eu comprei no ebay via paypal e o valor foi 56 dolares, nao fui taxado

deste vendedor http://www.ebay.com/itm/AEROBIE-AEROPRESS-COFFEE-ESPRESSO-MAKER-/330637454795?pt=Small_Kitchen_Appliances_US&hash=item4cfb872dcb#ht_1818wt_922

o q vai pagar no cartao se nao me engano é o iof, mas isso nao vai aumentar quase nada, 1 real e pouquinho acho.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

salve Alexandre

sim, chegou...

eu usei ela no rio... e acabei deixando, para toda vez que for la tomar um bom cafe em casa.. hehe

a experiencia que tive foi pequena, cheguei a tomar uns 4 cafes, pois fiquei pouco tempo no rio.

O que acho q ela é uma cafeteira muito pratica e rapida que fica realmente entre o cafe coado e o expresso, como usei po do cafe do ponto exportacao, entao nao tive a sensacao do expresso. No futuro vou levar um moedor para o rio para ter uma extracao melhor.

ah, e meus cafes estao acabando preciso comprar mais de vc... hehe,

e o aromatizado conseguiu?

 

Detalhe deste aeropress é que ja vem numa cor escurecida (fume), com isso deve evitar de ficar aquela cor de impregnacao com o tempo do po.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Ruston,

Ainda bem q vc deixou-a no Rio, pois assim ela não competirá com a Epoca.

Essa jogada de mudar a cor do acrílico foi bem inteligente mesmo. Vi uma nova dessa cor fumê num video.

Sobre os cafés, vou te mandar um email.

Valeu,

Alexandre

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Fiz ontem meu primeiro café na aeropress e realmente o resultado me surpreendeu.

 

Apesar de eu ter errado o preparo por não ter mexido o café por +/- 10s ainda e não ter usado café recém torrado, o gosto do café foi bem superior a um café coado ou feito na italiana.

 

Para quem gosta de experimentar métodos diferentes de preparo, esse sem dúvida vale a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Salve.

 

Em 09/12 recebi o filtro permanente Able Disk gentilmente comprado e enviado pelo Klause, companheiro de Brasília, que demonstra muito interesse pelas coisas relacionadas ao café.

 

Sendo grande a curiosidade, não me contive e logo fiz uma extração com o filtro e sobre a qual faço esta inicial e despretensiosa avaliação.

A primeira vista do pequeno disco encanta pela apresentação sofisticada da embalagem e pelo disco em si devido a qualidade da engenharia aplicada e manufatura. Ao vê-lo, tem-se a impressão que é perfeito.

Só depois de usá-lo notei que a pequena embalagem traz um sucinto texto com as instruções de uso.

 

Água aquecida na jarra elétrica, pus a moer os grãos em um moinho de lâminas, posto que meu querido e saudoso Virtuoso já estava limpo, revisado, embalado e aguardando ser remetido a seu novo dono, companheiro aqui do Clube do Café e que espero venha a ter resultados tão satisfatórios com ele como os tive eu por um bom período. Desculpe-me pela nostalgia e voltemos ao teste.

 

Feito o pó que julguei ser apropriado em termos de granulometria, supri a quantidade costumeira no tubo da cafeteira e a água quente na correta temperatura.

Logo percebi que sem o filtro de papel, o líquido não é retido no tubo nesta fase inicial da extração e flui para a caneca numa vazão maior que aquela que eu me acostumara. Isto alterou o ritmo do processo, fez-me abandonar a rotina que adoto quando uso o filtro de papel e deixou-me sem saber exatamente o que fazer para controlar a infusão e percolação do café. Deficiência típica do iniciante...

Café na caneca e a primeira observação foi de parecer mais concentrado e escuro. Untuosidade aparente pelas manchas dos óleos na superfície do líquido. Aroma agradável de café fresco e característico do blend Expresso Brasil, bastante conhecido por mim e por isso adotado como café de referência.

Ao prová-lo notei certa diferença de sabor, ainda que sutil, com leve mas perceptível diminuição de doçura. Intrigado, bebi os quase 300 ml com um gostinho que não me é familiar até chegar no fim do líquido e deparar-me com as finas partículas depositadas no fundo, para minha surpresa, pois em nenhum momento ocorreu-me que estariam lá, devido ao costume do uso do filtro de papel que as retém completamente e também do uso do moinho com mó cônica que é mais eficiente que o de lâminas.

Findo o experimento, considerei-o não conclusivo, dadas às circunstâncias.

 

Alerta, no dia seguinte, utilizei-me do Rocky para moer os grãos e testar novamente o filtro permanente. Mas o comentário desta experiência fica para o próximo post. Que também terá o resultado do uso de um moinho Baratza Preciso.

 

Valeu,

Alexandre

 

Editado por Visitante
  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem chegou o Able que o amigo Klause gentilmente comprou e mandou para nós.

E realmente parece muito bem feito e bonito como disse o Alexandre. Já avisado por ele li as instruções antes de usar, mas deveriam ser mais visíveis, senão voce joga o papel fora e nem percebe.

Usei o café Serra das Três Barras da Lucca, moído em um moedor de lâminas, 2 minutos de infusão e usando a Aeropress invertida.

O resultado me agradou muito, o melhor que já tirei da bichinha, mais corpo e muita doçura, fiquei fâ imediatamente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Tambem entrei pro grupo da aeropress. Chegou hoje e fiz uma extracao utilizando o blend do Alexandre. Gostei muito do resultado. Gostaria de ver a granulometria que estao utilizando nele. Vou tentar postar uma boa foto do cafe ja moido no rocky com a granuloetria que estou utilizando.

Para os que estao utilizando o filtro de metal (nao eh o meu caso), parece ser interessante usar o metodo invertido que facilitara a infusao.

ABraco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Primeiro shot no Aeropress. Grão é o Red Brick da Square Mile, na moagem de espresso e usando o filtro de aço que o Klause trouxe dos EUA...

 

Fala sério...que invenção da $#@!$@%@$!! Esse tal de Aeropress é fantástico, superou todas as expectativas. Acho que vou guardar a Gaggia no depósito...

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

salve leo

demorou hein hehe, tem um vendedor do ebay que chega em 1 semana.

hj testei o filtro do klause. realmente o cafe ficou espetacular, acertei na granulometria de primeira com a dica do alexandre. ah eu era meio desconfiado da aeropress, pois sou um adepto do espresso, porem posso dizer que como um apreciador, ficar tomando todo dia o msm cafe ou o msm metodo acaba enjoando um pouco. como podemos perceber pelo que os membros do forum falam, entao alem de ter varias opcoes de graos, é interessante tb ter varios metodos e neste caso a aeropress acerta em cheio e o investimento é muito barato. se vc comprar um moedor de 60 reais como cadence e um bom cafe em graos certamente ira tirar excelentes cafes, como eu pude observar hj. serve de dica para os iniciantes que queiram gastar pouco e nao chega a 150 reais o investimento se comprar no ebay o aparelho e o moedor vc acha no buscape baratinho.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve,

 

Léo abandonar a máq. de espresso é o grande risco que corre quem experimenta a Aeropress. Avisei ao Ruston exatamente isto num post no início deste tópico.

 

Hoje bebi o colombiano Huila Supremo (torrado em 10/01/12), feito nela com filtro de papel, na forma que uso sempre e está demonstrada num pequeno vídeo postado aqui, e estava uma maravilha.

Mais tarde farei com o filtro permanente e invertida por 2 minutos. Depois eu posto a comparação.

 

A Aeropress é possivelmente a grande invenção recente na área de filtragem de cafés. Fica bom d+!

 

Valeu,

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve alexandre

agora eu tb so tenho feito pelo metodo invertido esperando 2 min.

ah, que coisa esta hein, hj deixei minha maquina ligada atoa... hehe fiz um espresso nela e usei a agua aquecida, para fazer so aeropress!!! no fim desisti de tomar espresso!!! bom que deixa saudade e da mais opcoes

grande abraco

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha Aeropress chegou ontem e desde então a Gaggia está absolutamente parada...

 

Eita negocin fantástico esse tar de Aeropress!! To usando moagem e dose de espresso, o que deixa a bebida bem próxima do sabor e aroma desse tipo de bebida. Além disso o filtro permanente deixa a bebida com excelente corpo, bem untuosa. Em resumo: melhor aquisição dos últimos tempos...

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu devo ter algum problema... Nunca consegui acertar muito a Aeropress! Mas sempre usei filtro de papel, não tenho o de metal.

 

Mas, gosto do método, com alguns cafés bem legais eu gostei.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio,

 

Os filtros de papel que vieram não saíram da caixa. Acredito que existam diferenças relevantes entre os dois filtros e a lógica diz que o filtro de aço deve aproximar o resultado mais para o lado do espresso, enquanto o de papel deve aproximar mais para o coado.

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso dizer q realmente o filtro de metal melhorou bem a aeropress e tb tenho usado o metodo invertido deixando 2 min aprox. o cafe com agua e mexendo ate dispersar todo o po. Em cima costuma ficar um crema legal antes de apertar o embolo. Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso dizer q realmente o filtro de metal melhorou bem a aeropress e tb tenho usado o metodo invertido deixando 2 min aprox. o cafe com agua e mexendo ate dispersar todo o po. Em cima costuma ficar um crema legal antes de apertar o embolo. Abs

 

O que realmente consiste esse método invertido? como é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confesso que não vi grandes diferenças entre o método invertido e o convencional, exceto o fato de que com o filtro metálico o método tradicional fica pingando na xícara antes da hora.

 

Também não testei a infusão por 2 minutos, alguém pode comentar? Eu acredito que o café ficaria mais próximo do obtido em uma french press, seria isso?

 

Esses dias vi no site do World Aeropress Championship que há várias e várias receitas "campeãs", por assim dizer. Confesso que estou absolutamente viciado no mesmo método:

 

1. Moagem fina, no tamanho para espresso;

2. Dose aproximada de 10g;

3. Água fervida e descansada por 30 segundos (não tenho termômetro e nem quero usar um);

4. Filtro de aço;

5. Faço uma pré-infusão com cerca de 30 ml de água, mexo e deixo uns 10 segundos;

6. Jogo o restante da água, mexo e deixo mais uns 10 segundos;

7. Pressiono o êmbolo e extraio. Dá aproximadamente 120ml de bebida;

 

Alguém quer compartilhar outras formar de preparo além destas já discutidas no tópico?

 

Abraços,

 

Leo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi Leo

sabe que nem me toquei em fazer uma moagem mais fina. sempre deixei numa granulometria parecido com cafe moido de supermercado ou como se fosse aqueles saches de acucar.

depois vou experimentar na granulometria q faco os expressos. ah e tenho usado aprox. 18g de po.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não tenho uma aeropress,

mas deve dar pra brincar bastante com a moagem,

deve dar também pra tentar com granulometria mais grossa e infusão mais longa na invertida (se deixar por uns 3 ou 4 minutos talvez fique mais próximo da french press que a invertida por 2 minutos.

Mas acho que só experimentando.

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Leo

eu nao medi quanto tem de agua nesta "seringa", mas encho ela toda de agua, no meu caso faco invertido e a borracha do embolo fica proxima do 4 e ai deixo um espaco para o pó, confesso que quando coloquei menos po, achei q ficou fraco demais p meu gosto.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...