Ir para conteúdo

Aeropress


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Oi Leonardo

 

Acho que você mesmo respondeu: as pessoas viram a Aeropress de ponta cabeça quando querem um tempo de infusão maior, caso contrário ficaria "pingando na xícara". Sendo assim, acho errado chamar isso de "método invertido", pois a extração é sempre na mesma posição. Essa quantidade de grão (10 g) também vai pingar rapidinho no filtro de papel, não tem jeito.

 

Particularmente, gosto de usar moagem ligeiramente mais grossa que espresso. No entanto, alguns cafés melhoram aumentando a granulometria, já outros melhoram diminuindo. Acho que não tem regra fixa. Em todos os casos, não gostei de infusões superiores a 30 segundos, normalmente deixo apenas 10-15 segundos já que despejo toda a água lentamente. Mas isso é o meu gosto.

 

Abs

Julio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se é impressão minha, mas até agora os melhores resultados na Aeropress foram todos com blends de espresso.

 

Levando em conta que esse método tem algumas semelhanças com a extração do espresso, acho que faz sentido...o que me dizem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Leo

hj fiz um aeropress com moagem para expresso e realmente o resultado tb ficou muito bom, porem ainda fica com aroma mais para coado do que expresso. de qq forma gosto de ficar sempre fazendo cafe com todo meu arsenal hehe pq vira e mexe eu me vejo enjoado de ficar so no expresso.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ruston,

 

Eu tenho conseguindo um aroma bem mais próximo do Espresso que do coado. Talvez se vc diminuir o tempo de infusão para 10 a 20 segundos essa característica apareça. Como a moagem é fina, de fato pede um tempo pequeno de infusão...

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Ontem estive no Coffee Lab.

Experimentei um blend tirado na La Marzzoco em xícaras de tamanho diferentes o que resulta em uma experiência sensorial diferente (a xícara menor é mais acentuada) e, em virtude de todos os elogios, comprei, e experimentei um Sumatra numa Aeropress.

Prepararam moído bastante grosso, 18gr em 150gr de água. Minha impressão inicial foi controversa. Por um lado da para sentir bem e identificar os diferentes sabores frutais e aromas do cafe, pelo outro a bebida foi muito leve, mas para chá que para cafe. Pareceria que estivesse degustando chá, e como chá já tive experiências mais gostosas.

Em casa testei com meu bourbon amarelo do momento, moído para espresso e com mais cafe, ficou uma bebida agradável, suave porém com melhor corpo, mas o sabor era típico de coado. Gostei, mas para mim, foi como um bom coado, nada que lembre um espresso.

Hoje de manhã, igual, um coado bem consistente, gostoso, mas um coado enfim, não percebo nada de diferente que não obtenha com um coado cuidadoso.

Vou continuar experimentando ...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leonardo,

Testei com 10, 30 e 60 seg, não percebi diferença significativa.

Hoje comprei e testei um microlote de bourbon da Suplicy, moído para coador, bem frutado e cítrico.

Filtrou mais facilmente, que o meu bourbon habitual moído para espresso e a bebida resultou suave, gostosa mas tipicamente com sabor de coado fraco.

Continuo experimentando, mas prefiro um bebida mais concentrada.

Comprei um coador de pano novo, hoje na feira, amanha vou experimentar-lo dobrando a dose de cafe, vamos ver no que dá.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo,

 

Usando moagem de espresso e aproximadamente 12g de café para 60ml de água eu consigo na Aeropress uma bebida bem encorpada. Se você não está obtendo um resultado satisfatório talvez o método não te agrade mesmo. Daí seria melhor continuar no espresso. :)

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por enquanto tentei replicar o metodo que me mostraram no Coffee Lab ...

Hoje o resultado foi melhor, experimentei utilizando mais cafe, mais agua e, especialmete: misturando por mais tempo.

Saiu até forte demais - grande avanço ja que sempre saía fraco, agora e só reduzir um pouco o cafe ou o tempo de misturar até encontrar o ponto - obtive um coado forte mas que conservou muito bem os sabores frutados, foi bom.

Me incomoda um pouco o vestígio de sabor do filtro de papel (apesar de escaldado), acho que com o Able deva ficar melhor.

Gosto de um bom cafe coado, mas prefiro o que consigo na cafeteira italiana e ainda mais do meu espresso; sinto falta da crema aveludada.

A aeropress me pareceu especialmente útil para experimentar cafés, desde que permite distinguir as características individuais e mais sutis.

Acho que todo método tem seu momento e lugar. Como estou em viagem, a aeropress pequena, leve e utilizando cafe moido é muito prática atende muito bem, e ainda me evita ter de beber o cafe do hotel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experimentei reutilizar o filtro, lavado, seco e novamente escaldado. Funcionou muito bem e eliminou o resquício de sabor a papel.

Estou gostando mais da aeropress. Vou experimentar com água mais quente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei usar água mais quente para diminuir a acidez, não funcionou e prejudicou o sabor.

Experimentei deixar mais ar na "seringa" . Facilitou bastante a extração, gostei e adotei.

A aeropress e muito pratica de usar e a bebida e suave e agradável, parece que acabarei utilizando bem mais do que pensava :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre ouvi dizer que para "neutralizar" o sabor do cafe amargo (bitter) se deve baixar a temperatura e para o acido (sour) aumentar. Com a minha espresso (Graef ES90) vou alterando de 2 em 2 graus e tem funcionado direitinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando, do coffeefaq (homebarista):

1.2 Temperature

For coffee brewing, the Specialty Coffee Association of America (SCAA) prescribes a water temperature of 92 - 96 degrees C (195 - 205 degrees F); see The Basics of Brewing Coffee by SCAA Executive Director Ted Lingle. Avoid boiling then cooling the water to the proper range, or at least letting it boil for more than a few moments; boiling hot water rapidly loses dissolved air and will taste flat. If the water is too cool, the brew will be sour and underextracted.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja que "sour and underextracted" é uma coisa, mais ou menos ácido é outra... Água é mais solúvel com temperatura maior. Mas não dá para comprar espresso com os outros métodos de extração.

 

Fica uma questão, para aeropress e coado: qual a diferença de extrair a 88°C e 95°C?

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio,

em vários posts do home barista falam em acidez em baixas temperaturas e amargor em altas.

Só não me lembro se todos eram relacionados à espresso.

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade, especialmente no que se refere a espresso.

Seguindo as recomendações de diferentes sites, para cada novo lote de cafe que utilizo eu ajusto a temperatura.

O ML Sumatra da CoffeeLab que estou usando agora, marcadamente ácido a 88º fica agradavelmente ácido a 90º e quase não se distingue a acidez, ficando até um pouco amargo a 92º.

Um outro blend, da Ernesto (de torra um pouco mais escura), que tambem estou utilizando fica amargo a mais de 88º.

No meu caso, o parametro (dosagem, grau, tamper) que eu posso controlar e o que mais nitidamente reflete no sabor é a temperatura, e com a minha máquina, o mais fácil de escolher e repetir.

Observação: estas temperaturas são relativas, são indicadas pelo software da maquina e não foram medidas (os meus 88º podem significar p.e. 91º), não tenho como saber com certeza.

Além do mais, verificando o perfil de extração vemos que a temperatura não fica constante já que varia durante todo o processo.

Empiricamente eu testo e escolho a temperatura, indicada pela máquina, que mais me agrada para cada lote.

Ainda há outras variáveis a considerar, já que um mesmo lote de café, torrado mais claro me "pede" mais temperatura que outro torrado mais escuro.

Mas, coincidimos com Marcio: na aeropress para mim isto não funcionou e acredito que valeria a pena experimentar com diferentes temperaturas.

Como a minha aeropress ficou em SP, por enquanto fico só no espresso :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Para aqueles que possuem o disco de metal: avisem as respectivas esposas e empregadas que o filtro não é descartável.

 

Já deu pra descobrir o que aconteceu, né ? :(

 

Na primeira vez que foi pra lata do lixo eu consegui salvar, pois vi a aeropress no escorredor sem o disco.

 

Da segunda vez, vacilei novamente em ter deixado sem lavar, a empregada foi mais rápida: jogou no lixo e já recolheu o lixo para a lixeira externa. "tchau tchau disco importado que fui lá nos EUA pra te buscar"

 

Sorte que eu tinha um reserva. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Pessoal,

a Ana falou da promoção do Joe Glo do Ateliê do Grão,

fui conferir e me deparei com uma excelente oferta: aeropress por R$:92,00 + frete,

segue o link: http://www.lojaadg.com.br/products/cafeteira-aeropress-by-aerobie .

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Klause

Fica tranquilo, pq se perder é so encomendar em http://www.seattleco...le/default.aspx

Um dos poucos produtos que eles enviam para o brasil é o disco da aeropress.

Abs

 

Por favor, alguem sobe me informar onde posso comprar o disco de metal, tentei no endereço acima mas eles não estão entregando no Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ruston,

 

obrigado pela informação, o problema é que o preço do frete($54.34) está caro pra caramba, somado ao produto ($15.99) da um total de $70.33.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Pessoal sou novato na apreciação do café. Embora já seja um apreciador dessa notável bebida, somente agora tive oportunidade de me dedicar um pouco. Meu equipamento é bem simples, porém estou na busca de aperfeiçoamento.

Gostaria muito de adquirir uma máquina dessa, aeropress, porém não consigo encontrar na internet e, tampouco, sei comprar pelos sites gringos. Peço a ajuda e orientação dos amantes da bebida para me auxiliarem.

Além disso, gostaria de dizer a todos os amigos do fórum que moro perto de uma zona de livre comércio, free shop uruguai, e que estou disponibilizando meus préstimos aos amigos que precisem adquirir algo que tenha lá sobre café. Amanhã estou indo lá para ver se encontro a aeropress. Sei que lá existem diversos equipamentos e baratos, por exemplo, comprei minha E155 delonghi lá por 300 reais.

Peço que os amigos que tenham interesse em saber preço de algo do exterior me passem e-mail ou add no msn alex_fporto@hotmail.com e se identifiquem que viram aqui no fórum.

Minha ideia é difundir essa bebida maravilhosa e conhecer um pouco mais sobre com os amigos.

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex,

postei acima link com site nacional vendendo a aeropress a um bom preço,

está a R$92 nesse site, cerca de R$100 a menos que em outros locais,

se você não achar no paraguai tente comprar com eles.

Abraço,

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...