Ir para conteúdo

Aeropress


Ruston Louback

Postagens recomendadas

@Álvaro e Jefferson, vão fuçando o Compasso do Coado do Matt Perger, sem entender como ele funciona não dá pra explicar como a diluição funciona, como ela pode modificar a percepção da sua xícara etc. (spoiler: ela não vai trazer pra xícara o que vc não extraiu do café, não existe esta mágica!). Mais tarde se der tempo dou umas respostas.

 

Além de muito ocupado essa semana, estou agora que nem cachorrinho feliz pois consegui de novo me inscrever no CBA 2017 (Campeonato Brasileiro de AeroPress 2017), e a loucura já vai começar hoje à noite mesmo com um Salada de Frutas do Sítio Santa Rita que chegou hoje! Não é o mesmo que será usado no campeonato, mas deverá ser parecido. Haja sincronismos!  :P

 

Que eu conheça, daqui do Fórum, só o Hugo Rocco, nosso Campeão Brasileiro e Bronze Mundial conseguiu se inscrever, parece que as inscrições fecharam em menos de 25 seg, eu enviei com 2 seg! :ph34r: O Fernando da 1268 (enviou em 27 seg) e o Hélio Nascimento (mais de 1 min), ambos daqui do CdC, não lograram êxito. Que pena!  :(

 

Acho que "100% CdC" só eu mesmo, de novo! Somente eu e uma aficionada de BH somos "Amadores" (saiu assim na lista de inscrição, com muito orgulho), os outros 25 participantes, portanto, são todos baristas profissionais vinculados a alguma cafeteria, fazenda, produtores, torrefadores, distribuidores etc. (como o nosso querido Hugo Rocco do Moka Clube).

 

Entrou na chuva é pra se molhar! Vamos nessa! botar a chaleira pra derreter de tanto esquentar água! uhuuuuuuu B)

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ainda acho essa inscrição muito sem noção. Acho muito mais equilibrado, justo e normal, 1 dia de inscrições, depois sorteio, pronto, ja pensou se da um problema na conexão do Hugo e ele fica 30s sem internet, pronto, não teremos o campeão defendendo o título...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahaha pessoal, vocês são demais. Eu tava em dois computadores com duas operadoras diferentes preparado pra fazer a inscrição. Esse ano tô mais afiado nas provas e nas dicas do Lisboa aqui desse post. Se cuida professor!

 

 

 

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas regras são de uma imbelicidade impressionante , se falta luz na casa do Hugo , o concurso não vai ter o 3 colocado no mundial.

 

Deveria ser interesse do concurso ter os melhores , o Hugo é o cara a ser derrotado , todos vão ficar de olho nele , agora se ele é outros bons concorrentes não conseguem se inscrever , qual vai ser o interesse na competição.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se todos tentaram, mas o Edgar Martins (campeão de 2015), o Kyo Silva (Prata em 2016), pessoal da Octavio que sempre diz que vai se inscrever, Will&Sons etc. não entraram... Talvez reservar 3 vagas pros finalistas do ano anterior seria mais justo mesmo. Como é notório, Campeonatos (poucos na minha vida) e Concursos (públicos, ou musicais, muitos) não medem quem é o melhor no que o certame está medindo, mas quem é o melhor na própria competição, nas circunstâncias e com as regras dela. A habilidade e malícia de se virar com as condições estressantes oferecidas, inclusive da inscrição, faz parte do jogo. E no final tanto faz, pq só 3 chegam à final, e só um ganha. O próprio sistema de classificação tipo mata-mata sem cabeças de chave, já é uma (possivelmente injusta) loteria, pode ocorrer de justo os 3 melhores da competição caírem aleatoriamente na mesma chave inicial e bye bye... not fair at all, huh?

 

Eu nem sou home "barista", tô mais pra home "coffee maker" (como me defino), mas imagino o Odorico Paraguaçu dizendo, quanto à inscrição maluca: "Não basta ser barista, tem que ser internetista!". :P

 

Ano passado fui o 2º a me inscrever, dentro do 1º seg; este ano, com medo de me antecipar, ainda esperei um pouquinho e transmiti aos 2 seg: não foi sorte, foi preparação. Também estava conectado via internet fixa e celular, usei uma conta no mesmo provedor "gmail", pois assim a transmissão é instantânea, e por aí vai.

 

@Hugo terei o maior prazer em reencontrá-lo, participar do campeonato é apenas uma das 4 razões de eu estar nele, se dessa vez eu passar na primeira (pelo menos não vou levar uma chaleira da chaleira) já tá bom demais: fazendo o que eu sei fazer (embora não vá fazer como gosto de fazer), se eu conseguir, já estarei satisfeito, o resto é lucro, não tenho nada a perder. O importante é a farra e - principalmente - o aprendizado que antecede tudo isto.

 

Ps.: minha internet, fixa e celular, caiu por 5 min (bastavam uns poucos segundos) às 20:20h quando eu estava vendo o vídeo do Eystein no Facebook. Eu estava temendo um tráfego lento, com sói acontecer, naquele horário por causa dos facebookeiros da vida. Murphy chegou atrasado, ou chegou na hora certa, pra quem entende mesmo da Lei dele. Mas acabou dando tudo certo, por ora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ô CaÊ! vc acha que a copa da FIFA sem o Brasil não teria graça?! kkkk pergunta prum argentino.... :P Esse assunto vai longe, nem vale a pena começar...  ;)

 

Eu acho pelo que senti pessoalmente lá em Curitiba, não sei se é só minha postura, que o Campeonato de AeroPress é bem mais informal, meio desorganizado mesmo (vc viu o espaço que deram pro nosso Hugão na bancada na Irlanda?), farrístico, a prioridade penso é mostrar que é um equipamento ultra versátil, prático e fácil de usar: pra dona de casa tb, essa é propaganda oficial inicial da Aerobie, bater o recorde de fazer café (1min, 1:30min) em casa com grão moído de supermercado, e o Campeonato tem este espírito de fazer rápido (daí o tempo "curto" de 8 minutos, na verdade até "longo" neste contexto). Eu queria ver uma AeroPress num campeonato de coado, se eu fosse um barista (parece que precisa ser vinculado oficialmente a uma empresa do ramo) arriscaria um campeonato de coado daqui uns 2 ou 3 anos, com 15 minutos para fazer duas receitas quase que simultaneamente etc.

 

Acabei de ver no Instagram que na Espanha (pouco menor que MG e o dobro de SP, ou SP+PR) fizeram 7 seletivas regionais para o Campeonato Espanhol de AeroPress. Não sei se é só questão de grana, patrocínio, profissionalismo, organização, vontade... os regionais não precisariam ter uma estrutura enorme, só seletivas menos "produzidas" mas suficientemente eficientes pra o fim a que se destinam, semelhante ao que tem por aí na TV, com os jurados principais (ou não) percorrendo o Brasil. Em todas as capitais (onde o produto café é bem desenvolvido) eu sei que sairia algo de muito bom, veja o que o Espresso Pequi faz em Goiânia, a Terça Expressa em Porto Alegre, o Igor em BH etc. Ou poderiam fazer o Campeonato em 1 ou 2 dias, com 2 ou 4 turnos (3 seletivas e uma grande final com 9, sei lá), juízes diferentes nas seletivas, enfim...

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só falei isso porque acho que poderíamos ir bem melhor nas competições , nos somos junto com os EUA , os maiores consumidores de café do mundo , o maior produtor e etc.

 

Fui ver onde será a competição, vai ser no sítio santa Rita , laaaaaaa no parque da Serra do caparao, agora entendi porque muita gente não tentou se inscrever .

Não precisava fazer inscrição , bastava dizer que se chegar lá pode disputar.

 

Lisboa se chover , vc vai precisar alugar um trator para chegar lá.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por ironia do destino, porque o destino é o destino, eu tinha decidido há muito tempo que não iria participar deste Campeonato. Daí conheci pessoalmente o pessoal do Caparaó, tivemos uma tarde e noite maravilhosas no Sítio Canaã do João Hamilton, fui convidado com o João para passarmos uma semana por lá. O João queria porque queria participar do campeonato e aproveitar pra fazer a visita. Eu ia só pra acompanhá-lo, e ajudá-lo, dar uma força. Daí o Hélio disse que ia se inscrever tb, e os dois, mais o Beto, botaram fogo pra eu ir tb, e quando boto lenha na fogueira é pra queimar até virar cinza (já fui escoteiro, adoro!).

 

Daí o vento muda, o João vai viajar pelo mundo cafeinado, o campeonato vai ser quando se inicia a safra, e ele diz que não vai mais poder participar. Restou o Hélio, que não conseguiu se inscrever. Resta eu, e o Beto, meu sonny brother, companheiro de quase todas as noites no ZAP cafeinado, ou pessoal mesmo. Então é nóis na fita!

 

E barro e estrada ruim eu até que gosto, já morei no Parque Nacional de Itatiaia (RJ), lá dentro mesmo, nem luz tinha. Faz uns meses que não tiro o pé do barro conhecendo as fazendas de café, daqui e num raio de 60 km (e entendendo o que esse pessoal passa), então minha 2ª razão de ir pra lá é tirar mais uma nanoférias (vai fazer 10 anos em Abr que não sei o que é férias, mais de 10 dias sem trabalhar ou se preocupar com o trabalho). Tô querendo aproveitar o investimento na viagem para ficar por lá uma semana depois do campeonato (até para intercâmbio de experiências cafeinadas como preparação de receitas, colheita, beneficiamento e torra), mas não sei se o Beto poderá ficar tanto, tomara que possa! Mas isso ainda não é (nem será) um problema, então não vou me preocupar. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que tem Pedra Azul tb, sei lá... Pedi pro Markim (Ninho da Águia) fazer um roteirão da região, faço questão de conhecer o Parque do Caparaó mesmo, e ir me entregar às cachoeiras como fazia em Itatiaia; nunca mais, nem que fique milionário, vou ter um quintal com três cachoeiras incríveis e selvagens, como eu tinha lá. O Campeonato propriamente dito eu não sei, o que acontecer de bom lá será lucro total, mas a viagem em si já vai valer a pena, por si só.

 

Zé Beto-o & Vô Bôia vão se acabar de tanto trem bão que vão passá, nós vamos superar a Semana do Café de Lorena, mas a vida é pra gente se acabar nela, até ela acabar com a nossa, né ou num né!?

 

Ps.: oxalá, se eu atolá por lá, espero que tenha vaga pra idoso, pra eu poder usar meu cartão do DETRAN! :P Pode cobiçá, que sendo cobiça é coisa boa, logo logo vc chega lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

..... laaaaaaa no parque da Serra do caparao, agora entendi porque muita gente não tentou se inscrever .

Não precisava fazer inscrição , bastava dizer que se chegar lá pode disputar.

 

Lisboa se chover , vc vai precisar alugar um trator para chegar lá.

Ledo engano seu, nunca tanta gente se inscreveu tão desesperadamente pra ir pra lá, a inscrição acabou em menos de 25 seg, e não foi só pelo Campeonato em si mesmo, mas pela oportunidade de estar lá naquele rincão tupiniquim bruto cafeinado, um privilégio!

 

O dono da La Mazzorco, e isso eu posso falar porque tem muitas testemunhas, encantado com os cafés do Sítio Canaã e adjacências cacondenses (torrados num bolinha, moídos num mimoso, passados num Melittão e servidos uma hora depois na garrafa térmica) disse que ia fazer um campeonato de baristas na pedra do mirante do João Hamilton. Todo mundo ria, mas ele dizia que o dinheiro era dele e ele fazia o que queria, que barista que é barista tem que saber fazer café bom daquele jeito em qualquer lugar, até em cima duma pedra. Pra você ver....

 

Si causu calhá dilamiá, num carés di tratô... cê acha queu tô levano u Betu língua dispectômo, bombá daquele jeitu, cadiquê!? Ára, homi, toma tento! [emoji14] Enquan cê ia, eu jatava disvoltano.... B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A região é linda , o café é ótimo , se puder passar na Terroa , agora chegar é brabo e se chover fica complicado.

 

Eu visitei o parque em uma excursão escolar nas férias de junho em 1975 , para subir o pico da bandeira .

 

Eu não sei se pode fazer isso hoje , naquela época tudo era possível , nos subimos a trilha as 02:00 da manhã, para ver o sol nascer de cima do pico , realmente era impressionante .

 

Eu lembro que até o sol nascer o frio era brabo , agora se chover esquece , dorme até mais tarde no hotel . :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...

Eu visitei o parque em uma excursão escolar nas férias de junho em 1975 , para subir o pico da bandeira...

Aff CaE, e eu, no mês seguinte... eu nascia! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (flooooooddddddd)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns, a vcs, Lisboa e Hugo! Que a disputa fique acirrada entre vcs dois na grande final!!!

Vou acompanhar daqui de Nikiti.

Grande abraço!

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Pois é pessoal, 

 

Nem eu nem o Lisboa fomos para a final, mas pode ter certeza que na zuera e na festa a gente foi finalista. Só sobrou a gente e o campeão no final da festa.

 

Abraço Lisboa, se é louco demais!

 

Ano que vem, Brasilia!!!

  • Curtir 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, Hugo! Enfim alguém deu notícias do campeonato. Ficou um vazio geral...

Enfim, parabéns pela participação e parabéns ao Lisboa. Perde-se, ganha-se... é assim mesmo.

Obrigado novamente, abraços!

 

Enviado de meu XT1650 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vi e perdi a oportunidade de cumprimentar o Hugo :-D, vi ele na cafeteria aqui da cidade (Kaffa) e não o reconheci de imediato.

 

Parabéns Hugo, Lisboa e demais, acompanhei pelo Instagram e pelo que vi foi um campeonato muito show, só de ser no Caparaó é top!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ Hugo, valeu mesmo: antes, durante e depois! :P:lol: Abração, e provavelmente nos veremos em Brasília, se não antes.  :ph34r:

 

@Wagner, esse negócio de "ganha e perde" é com o Hugo; eu só perco (na competição), mas ganho muito no aprendizado, conhecimento e evolução, fora novas amizades... :D

 

@Almir, você não tem idéia de como é o Caparaó, em beleza natural e cafés! Consegui fazer algumas visitas: Sítio Santa Rita, Ninho da Águia e Fazenda Santo Antonio do meu companheiro de jornada lá e colega aqui do CdC, Leandro, a quem publicamente agradeço a oportunidade de ter conhecido e à inestimável ajuda que me deu lá. Devo voltar lá em Setembro com mais calma pra fazer um circuito cafeinado legal, e conhecer as belezas do Parque e adjacências. :wub: Ah! e troque os óculos, ou passe a usar um, pq não reconhecer imediatamente o Hugo (daquele tamanhão, com barba, toquinha e seu bom humor) é dose! :D

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HAIEHaUEhaUE.. eu passei correndo na cafeteria @Lisboa, meu café tinha acabado e minha pipoqueira dando problemas, foi meio que desespero pra não ficar sem café. Vi de relance 3 pessoas numa mesa, mas não reparei bem, só "processei" o que vi depois quando cheguei ao trabalho. Era o Hugo, a Ellen Krause e o outro não lembro (esse realmente não sei quem é.. hehe).

 

Eu estava pra ir ao Caparaó no meu aniversário, 15/06, mas tive que mudar de planos e vou a outra região. Mas em setembro também estarei de férias e vou passar por lá, quem sabe não nos econtramos :-)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adquiri minha aero,já fiz duas extrações.. Estou usando 7 gramas para cada 100 ml,ontem fiz uma extração com o café Orfeu intenso,ficou muito bom,hoje fiz com a edição limitada que está no top 10 da coffe of the year,bourbon amarelo,ficou muito bom também! Alguém teria alguma dica a mais para me dar? O que seria um café subextraido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lauro Gomes você está fazendo invertido? Quanto tempo de extração?

 

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

estou fazendo no metodo invertido amigo,gostei desse metodo,apesar de nao ter experimentado o outro metodo, estou curtindo esse metodo. estou com o disco able standart e fine,notei que no fine o cafe fica mais doce .

 Quanto ao tempo de extração,eu faço o seguinte, coloco agua,conto 30 segundos de pre infusao e apos disso despejo o restante da agua e conto mais 1:50 segundos e começo a extração,nao conto o tempo da descida do embolo... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rouston, tb não te achei...  e como poderia, :rolleyes:  se não sei como é seu rosto?! :P

 

Não deu tempo de ir na região do Forquilha do Rio, por lá tem o Protásio tb que está bem famoso. Em Set ou Out pretendo voltar pra lá pra ficar uma semana, visitando as fazendas e o Parque.

 

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...