Ir para conteúdo

Aeropress


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Quase todos cafeterias. Dois autônomos. Algumas cafeterias conseguiram inscrever mais de um concorrente. Um participante da Petrobrás (?).

 

Boa sorte ao Fernando.

 

Todos concorrem com o mesmo café, um Obatã da FAF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A lista, divulgada a pouco na página do campeonato https://drive.google.com/file/d/0B2_jspdqxVc4NnJnOFJUSWhUaGM/view

 

O que me frustrou um pouco foi ser o único representante do Nordeste, apesar de já esperar isso (e nesse caso o nordeste será representado por um paulista, heheh)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então a qualificação é rapidez em mandar email ... Alguém leva esse pseudo campeonato serio? Talvez seria uma ideia para o Libertadores,só quem manda email primeiro pode jogar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny, imagino que haja muitos interessados e essas pessoas se julgam todas aptas a participar de um campeonato.

 

Como não há seletivas e considerando um grupo grande de competidores preparados, além de um espaço pequeno para o evento, algum critério seria necessário. Então optaram pelos primeiros inscritos.

 

É a primeira vez do campeonato por aqui, ainda devem estar definindo o formato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita...eu acho que eles poderiam fazer um dia antes com todos os interessados uma qualificação pra final. Isso de mandar email primeiro eu acho complicado. Caso o cara esteja com problemas de NET, acesso lento, etc fica prejudicado. Mas como VC bem colocou dificuldades de espaço e sendo o primeiro de muitos campeonatos, vamos ver como fica os próximos. Pena que a galera daqui e outros não puderam ficar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, só reparei agora nisso e me ferrei. Não por conta das passagens, que já estavam compradas, e sim por conta do visto, que tava aguardando sair a lista para que efetuasse o pagamento.

 

Enfim, me ferrei, hehe, Já tava sem pique pra participar do campeonato e agora então só aumentou a falta de pique. Só não cancelo a passagem por que acho que terão coisas mais interessantes a se fazer em SP, apesar de não ter pique nenhum pra algumas delas, heheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita...eu acho que eles poderiam fazer um dia antes com todos os interessados uma qualificação pra final. Isso de mandar email primeiro eu acho complicado. Caso o cara esteja com problemas de NET, acesso lento, etc fica prejudicado. Mas como VC bem colocou dificuldades de espaço e sendo o primeiro de muitos campeonatos, vamos ver como fica os próximos. Pena que a galera daqui e outros não puderam ficar.

 

 Eu desde o começo achei mega escroto isso, porque no fim virou um campeonato sudeste com um de cota pro sul e outro pro centro oeste, além de não haverem representantes do nordeste e do norte, e pela forma como foi organizado, não houve a menor preocupação quanto a isso

 

Enfim, já tava afim de não participar do campeonato, mas como tem outras coisas pra resolver em sp como o visto, o jeito vai ser ir pra sp ver a família, heheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, Fernando. :(

 

Você precisa vir mesmo nesta data? Venha no 21 e faça o Jamboree conosco. Daí resolve junto visto, licitação, vem conhecer a galera do Clube e passar um fim-de-semana legal por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, Fernando. :(

 

Você precisa vir mesmo nesta data? Venha no 21 e faça o Jamboree conosco. Daí resolve junto visto, licitação, vem conhecer a galera do Clube e passar um fim-de-semana legal por aqui.

 

Já marquei entrevista do visto pra um dia antes e um dia depois do campeonato, hehehe

 

Adoraria, e existe um leve motivo que possa extender minha estadia em SP que é a "licitação". E como disse, a minha motivação pro campeonato é/era marketing. Não preciso de um juri pra dizer que minha aeropress é boa, até porque, o head judge já disse que é, hehehehe

 

E olha, já tava querendo cancelar a passagem, e depois desse motivacional lista de esperw, vou deixar mais pertoda viagem pra cancelar, porque estar em Salvador pra cuidar do Café da Walter será muito mais motivador que participar do campeonato, hehehe

 

P.s.: E como sou barraqueiro, nada melhor que enviar mensagem pra um dos juízes que é amigo no facebook fazendo a crítica que já fiz aqui e ver que na madrugada já foi visualizada, hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkk Ahhh a felicidade alcoólica :)

 

Dá uma chorada na mensagem pra eles. Diz que quando foi anunciado o campeonato você comprou as passagens e que só depois saiu a regra bizarra.

Vai que cola!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia pessoal.

 

como perceberam eu entrei na lista de espera. Estou de férias em São Paulo agora, pra visitar umas lojas e pousar na casa dos meus sogros. A internet do meu celular é muito precária. Por isso demorei pra saber do resultado e só descobri agora que se trata de lista de espera :angry: 

 

Compartilho do sentimento de todos. Na minha opinião deveriam fazer com o triplo de competidores, com cota para baristas profissionais e também para entusistas, com possibilidade de seletiva se o número de inscritos superar a estimativa do evento. Mas, fazer o que né. Muita gente boa ficou de fora desta lista. Me sinto até um entruso. Eu fui rápido no gatilho, mas mesmo assim fiquei na lista de espera.

 

Eu deveria ter colocado autonomo na ficha rsrs. O lava jato pode ver isso :P

 

Estou muito animado para o dia 21 de março. Temos alguma programação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkk Ahhh a felicidade alcoólica :)

 

Dá uma chorada na mensagem pra eles. Diz que quando foi anunciado o campeonato você comprou as passagens e que só depois saiu a regra bizarra.

Vai que cola!!

 

 

Ah, não sou desses, prefiro fazer a baixaria a la Casos de Familia mesmo, hehhe. Ontem postei num posts deles o seguinte comentário:

 

"Não vou negar que achei mega falho essa estratégia de "seleção" dos competidores. Teremos uma competição concentrando candidatos do sudeste, com um do sul e outro do centro-oeste a menos que hajam desistências, além de dar margem pra amadores e a qualquer pessoa que queira participar do campeonato. Na teoria soa como democrático, mas na prática, é um corra e abocanhe quem puder na melhor das cenas vistas no passado dos coliseus romanos. Enfim, se rolar, ótimo, se não rolar, ótimo também"

 

E a resposta deles foi:

 

"Caro Fernando Lopes, o Campeonato Brasileiro de Aeropress surgiu com o propósito de incentivo a cultura de cafés especiais no país e confraternização de profissionais e entusiastas da área. A competição é apenas uma maneira de engajar as pessoas nesses propósitos e promover um encontro amigável entre pessoas com o mesmo interesse.

A "seleção" dos competidores se dá da mesma maneira em todos os países que recebem o apoio do WAC (World Aeropress Championship) para realizar o evento. E nos pareceu sim, a maneira mais democrática e justa.

Mesmo com toda abrangência e alcance que tomou a divulgação do evento (Folha de São Paulo, Sprudge, Revista Espresso, Fan Page do Coffee Lab, BSCA, ACBB, entre varios outros blogs) notamos um interesse ainda muito baixo em algumas regiões.

Ainda assim, acreditamos no nosso propósito e faremos o possível para que na próxima edição nos deparemos com um emaranhado de fichas de todas as regiões do país.

Contamos com a sua ajuda nessa missão.

Te esperamos no dia 07"

 

E a minha:

 

"Por mais que pareça justa e democrática, no início da frase e na forma de seleção já mostra que não é. O campeonato surge, pelas palavras aqui ditas, com o propósito de incentivo a cultura de cafés especiais NO PAÍS e confraternização de profissionais e entusiastas da área. Sinto dizer, mas ter isso como mote e esquecer as dimensões continentais desse país, era mais fácil dizer que era pra ser uma confraternização do Sudeste em que pessoas do resto do país seriam bem vindas se dessem sorte e forem rápidas no gatilho pra enviar um email. Quanto ao interesse das regiões, realmente é mais difícil as pessoas do norte e nordeste irem por conta dos custos, e não duvido eu que isso é e foi um desmotivador, principalmente pela "seleção" do campeonato sair menos de duas semanas antes do campeonato e o preço de passagens estar na estratosfera, e pra um campeonato como o nacional da Aero, um excelente motivador, até pra promover e articular melhor esses dois universos, ou melhor, bolhas que se desenvolveram no país, seria uma reserva de vagas por região, já que seletivas regionais seriam inviáveis também. Caso as vagas não fossem preenchidas pela região, passariam automaticamente pra outra região. Outro ponto é limitar pelo menos 60% das vagas para profissionais da área, pelo fato das cafeterias terem um papel central na articulação de uma cultura de cafés numa região.

 
Essas são minhas sugestões como empresário, barista e articulador cultural para as próximas edições do campeonato, se houverem próximas edições. Confesso que estava um tanto empolgado com o campeonato, mas a inscrição ser uma loteria, um bang bang hollywoodiano e o regulamento e inscrição serem um tanto solto demais, foi bastante frustrante, até por ver o altíssimo nível dos profissionais envolvidos e colocar expectativas demais no campeonato por conta disso. Se houverem quatro desistências, coisa que duvido muito, ótimo, senão continuo na minha "bolha" trocando com outros profissionais por outros meios, como a internet e viagens, o que de certa forma sempre me supriu como barista autodidata. Quanto a ajuda nessa missão, ficam as sugestões como forma de ajuda, pois além disso já ajudo fazendo cafés, incentivando uma cultura de cafés especiais numa cidade ainda engatinhando nesse processo.
 
Enfim, apesar dos pesares, espero que essa primeira edição possa transcorrer em paz e ser de fato um campeonato que articule uma série de profissionais e entusiastas envolta de uma cultura de cafés

Boa sorte a todos"
 
----
 

Se não vou participar fazendo café, vou participar problematizando o evento e as posturas tomadas dentro dele, heheheh. Por que ser barista e empresário no ramo, não é só trazer bons resultados numa xícara, e sim articular uma série de elementos numa cultura de cafés especiais, como o próprio público e adotar uma postura mais política quando se trata desse universo.

 

Enfim, agora no aguardo das cenas dos próximos capítulos, heheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Video: The 2015 Eastern Regional Aeropress Championship

O primeiro lugar:

  • 22 grams of Ethiopia Kochere Zonegediyo
  • 200 ml of water at 183.5 F
  • Normal Aeropress configuration, Able Brewing Disk Fine Filter
  • Grind coffee at 28 setting on Baratza Encore (very coarse)
  • 30 ml, 30 second bloom
  • Pour remaining water, finishing at 1:15
  • Cap plunger and pull up to create suction
  • Press at 2:45 finishing at 3 minutes.

O Segundo lugar:

2nd Place - Dmitriy Zhigunov
  • 17.5 g of coffee (Madcap Borana Ethiopia)
  • non-inverted method
  • 200 grams of water at 80 C
  • Pour water in for 1 minute
  • Stir and wait 2:30, then press

O terceiro lugar:

3rd Place - Brian Beyke
  • Place the Aeropress inverted.
  • Grind out 19 grams of coffee slightly finer than drip (4R on Vario with Steel Burrs).
  • Prepare a second kettle or pitcher with water at 107 degrees.
  • Place 3 paper filters in the Aeropress lid.
  • Place 18.2 grams of coffee in the inverted Aeropress and level.
  • Start timer and begin pouring 80 grams of the 107 water on the bed of coffee.
  • Gently stir and let steep until 2:45 where you will flip the press over onto a carafe, remove the plunger, and retare the scale.
  • Rinse the remaining coffee from the plunger while adding 150 grams of water at 200 degrees onto the bed.
  • Re-add the plunger by 3:15 and press until 3:45

https://prima-coffee.com/blog/video-2015-eastern-regional-aeropress-championship-32000

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...