Ir para conteúdo

Aeropress


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Bom gente, rolou o campeonato esse fds e fui, não participei fazendo café mas participei de outras maneiras, heheh

O clima do campeonato foi bem gostoso e o campeão foi um barista da Urbe em SP. Uma das coisas mais legais foi que os juízes liberavam o que sobrou das extrações dos competidores e umas colheres de cupping pra que o público pudesse provar. Nisso devo eu ter tomado no mínimo café de 15 dos 18 competidores, o que dá pra ter um parâmetro legal pra cruzar com as minhas receitas e ver como o campeonato é pensado e pra onde caminha um pouco o paladar dos juízes, hehe. 

No final das contas até fiquei feliz de não ter participado concorrendo, pois com a minha receita não ganharia, heheheh. O que achei das receitas é que são um tanto parecidas, e como aeropress é um dos métodos que mais curto e acho um dos mais criativos, foi um tanto frustrante, apesar de esperado por já ter lido as receitas dos campeões e outros nacionais e ver que por exemplo, o brew ratio de todas é praticamente igual, e acho que não vi ninguém usando filtro metálico. 

Foi muito legal ver as técnicas dos participantes e nesse ponto deu pra aprender um bocado. Uma das que mais gostei foi a de um cara que, depois de moer o grão, espalha ele sobre papel toalha. Conversando com ele depois pra tentar entender, ele explicou que o moinho dele é desses bem artesanais (o cara é produtor em Minas, e desses que faz a torra no fogão e etc, hehe) e a moagem acaba sendo muito inconsistente. Ele espalha no papel toalha antes de usar porque o papel toalha acaba segurando uma boa parte dos fines do café, diminuindo o amargor da extração.

 

Valeu a pena ter ido, e depois dos stresses com o campeonato, foi tudo tranquilo, e a equipe da FAF foi mega atenciosa comigo durante o campeonato. Conversamos um pouco sobre o regulamento e outras questões relativas a um campeonato, e encerraram o evento com uma palestra-degustação de cachaças  :D  :D  :D

 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Então, pro campeonato era disponibilizado um Guatemala Lab e um EK 43, além de chaleiras elétricas mas, o participante podia levar seu equipamento. Se fosse algo muito estranho, teria que ser autorizado pelos juízes, coisa que não aconteceu

 

O campeão usou um hario mini e acho que outros dois competidores fizeram o mesmo. Se eu tivesse classificado, teria feito o mesmo, por não ter um guatemala Lab e um EK43 a disposição pra estudar, heheheh.

 

Teve gente que levou um baratza encore e acho que vi um Vario também sendo usado.

 

Quanto aos filtros, a escolha era livre, papel ou metal e nas quantidades e jeitos desejados.Houveram dois ou três competidores que usaram o método invertido (a grande maioria) que encaixam um filtro de papel na BORRACHA da aero, e depois outro no PF. Esqueci de conversar com eles no dia, mas acho que era pra reter mais óleos, ao menos na minha cabeça só isso justificaria.

 

Não vi ninguém usando ABLE.

 

E outro ponto. O participante podia usar a sua própria água trazida de casa. Se não me engano, o campeão foi um dos únicos que fez isso.

 

Na final, não duvido dos juizes e seus critérios, mas me pareceu estranho os finalistas. Dos três finalistas, um é do Coffee Lab, outra da FAF. Não duvidando da qualidade dos cafés dos finalistas, que era excelente e provei todos durante o campeonato, mas mesmo numa prova as cegas, que conhece café, e tá acostumado a fazer cupping, se toma o café de alguém conhecido, sabe quem é. Felizmente o campeão foi o único que aparentemente não tinha nenhum vínculo com juízes, que era barista da urbe

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para a turma que fala alemão, aqui um artigo hilário zoando a AP:

 

http://www.wiwo.de/unternehmen/handel/werner-knallhart-flat-white-und-aeropress-der-neue-kaffee-schnickschnack/11548968.html

 

... sabor como vc usa uma capsula nespresso acidentalmente uma 2a vez. Kkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li em leitura dinâmica, mas entendi que foi a primeira experiência dele. Estranhei em falar em nova tendência, achava que a AP era bem difundida na Europa. Mas pelo relato a brew ratio devia estar na casa dos 4%, daí não é culpa da AP...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que ele quer zoar a terceira onda e os coffee hipsters em geral. Concordo com ele que muitos lugares de 3a onda fazem chafé. Eu p.ex. gosto de cafés mais concentrados. Acho que AP ainda não é tão comum na Europa, talvez só nos cafeterias chiques nos capitais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que ele quer zoar a terceira onda e os coffee hipsters em geral. Concordo com ele que muitos lugares de 3a onda fazem chafé. Eu p.ex. gosto de cafés mais concentrados. Acho que AP ainda não é tão comum na Europa, talvez só nos cafeterias chiques nos capitais.

 

Das cafeterias que fui na europa, e foram muitas (Sul da França, Paris, Barcelona, Dublin, Berlin, Lisboa) só achei AP em uma em Barcelona que esqueci o nome agora. Na chapter one em Berlin eles tinham só pra venda na época que fui.

 

Bom, meu alemão se limita ao "Halo", heheeh, mas isso de 3a onda e chafé é um fato. Esses dias brincando/estudando AP, resolvi brincar com o brew ratio, que geralmente nas minhas receitas gira em torno de 12%. Resolvi provar brew ratios mais altos, e gostei bastante do resultado, apesar de ser um tanto oneroso, hehehe. Uma das receitas o brew ratio bateu em 27%, e como gosto de cafés mais encorpados, e tava usando um microlote da Terroá mais voltado pra espresso, o resultado foi uma das melhores AP´s que já tomei na vida, hehe.

 

Receita AP dusinfernu 

 

50g de Jairo! moído grosso - moído pra french press (microlote da Terroá, mas um terra vermelha ou outro grão mais frutado e com torra média-escura serve)

180g de água. Geralmente uso ela entre 85ºc e 95ºc

2-3 filtros de papel

 

Método invertido.

Adicione o café e a água.

10 segundos mexendo suavemente com a espátula de AP.

No meio da extração mexer por mais 10 segs

Infusão de 2´30´´ a 3´00

Baixar o êmbolo. Demoro entre 10 e 15 segundos pra terminar a extração, até a AP soltar um peidinho (como carinhosamente chamo quando todo o líquido já foi extraído e ela começa a sinalizar a saída só de ar)

 

Se achar o brew ratio muito alto, só adicionar um pouco de água. A não ser que seja o gosto da pessoa, não recomendo usar torras claras, pois ficará um chafé forte, hehe. Se for usar torras claras, um filtro só já basta. Como amargor é uma característica que sempre tento diminuir no café, uso os 3 filtros pra reter um pouco mais os óleos da extração. As vezes sinto a diferença (quando fiz com o vento norte que tem torra média-clara, senti), as vezes não muito (jairo tem uma torra um pouco mais escura, e com 3 filtros me pareceu que equilibrou mais o café)

 

Bom, é isso e essa e a receita dusinfernu, hehe. Dusinfernu porque apesar de boa, gasta um bucado de café, e se ficar ruim, vai ser um bucado de café direto pra pia e pra caixa de borra, assim como um bucado de palavrões direcionados a minha pessoa que propos essa receita, ehehheehe

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, CafedaWalter, a única explicação pra usar Hario Mini tendo EK43 disponível é justamente reproduzir uma receita testada exaustivamente. Caso contrário, faz pouco sentido na minha cabeça.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D:lol::D

 

acho que apenas demonstra que a "porcaria" conhecida é melhor do que o "caviar" nunca provado antes...

 

Como mencionou Rodrigo, é o caso da receita conhecida e testada um zilhão de vezes.

 

Eu demorei algumas (ou muitas) tentativas pra aprender a usar cada equipamento novo que comprei. Num campeonato, reduzir uma das variáveis, usando equipamento conhecido, já é ter vantagem.

  • Curtir 3
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gostaria de saber a opinião do cafedawalter ele provou a maioria (15) , como o cafe era o mesmo , na minha ignorância eu acharia que o perfil produzido pelo moedor deveria ter um peso grande.

 

Um exemplo é os nossos colegas do cafflano , eles estão sofrendo com o moedor do equipamento , e dizem sentir sensivel melhora quando usam outros moedores.

 

O hario mini não é muito melhor que o moedor do cafflano , será possível que no aeropress o peso do moedor não é tão crítico ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, deve ser equivalente ao Cafflano que é equivalente ao Skerton. É que o Cafflano deles está bichado, não é parâmetro.

 

No torneio, vai ver o Hario Mini gerou perfil ideal para AP =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio, offtopicando.. Skerton não é similar ao Cafflano.. As mós da Hario são bem fabricadas (com a limitação do preço lógico). As mós do Cafflano parecem bem irregulares..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...