Ir para conteúdo

Aeropress


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Faço bem diferente.. Achei o tempo total de extração muito curto. Mas talvez para o café que ele utilizou seja válido. O que não dá para fazer é generalizar para todos os grãos. Estou sempre adequando minhas receitas dependendo do café que utilizo. Ficam um melhor que o outro! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que eu tenho feito no aeropress é usar sempre 2 filtros.

O café tende a ficar mais sedoso (não encontrei palavra melhor) na boca.

 

Acho que minha extração média varia de 1:45 pra 2:00.. 1:30 me parece pouco mesmo.

Mas sempre vale tentar e ver no que dá. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, sedoso é um termo curioso, hehehe. Acho que seria menos agressivo. Dois filtros de papel tendem a reter mais óleos, gerando uma bebida mais limpa (bebida limpa, menos agressiva e sedosa, aiai esses termos pra café, hehehe)

Quanto a receita do campeão, ter ido no campeonato de AP e ver receitas de outros campeonatos, só me faz ter a certeza de que nem da primeira fase eu passo, hehehe. O que me incomoda é que todas me lembram cupping. Temperaturas mais amenas, infusões curtas, BP baixos e etc. Como não sei que café ele usou na receita, nem dá pra julgar muito, mas é uma receita que eu não faria só de bater o olho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Pessoal, estou com um amigo indo na segunda para os eua, queria trazer uma e o filtro .

Achei este link:

http://www.ebay.com/itm/NEW-Aerobie-Aeropress-Coffee-Maker-and-Reusable-Filter-Disk-/181729922280?var=&hash=item2a4ff28ce8

 

Devo escolher o ABLE DISK?

 

Tem outra opção que diz:

 

With TOTE

REGULAR

 

Fiquei em dúvida, se puderem me ajudar desde já agradeço, não sei se é o melhor preço , e este dólar ta matando demais :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O vendedor oferece duas opções de filtro de metal: o Standard e o Fine. O resultado na xícara difere um pouco. O Standard, por ter furos mais largos, deixa passar mais sólidos, então você tem uma bebida levemente "suja", fica uma laminha de pó de café no fundo da xícara. Já o fine, por ter os furos mais finos, deixa passar menos sólidos, e oferece um resultado bem mais próximo do obtido usando filtros de papel. A bebida produzida pelo Standard é mais rica em notas sensoriais e mais untuosa. Além disso, o Standard é mais resistente. Tenho um e digo que, com um minimo de cuidado, você o terá por toda a vida. Já o Fine, por ser mais fino é também flexível, e se você dobra-lo precisará comprar outro.

 

Esse Barista Lab Mesh Disk, sinceramente, não conheço. Parece ter a mesma proposta do Able Fine, mas com bordas reforçadas, que devem evitar que seja dobrado. Parece bom, se alguma hora vir por aqui vou arriscar comprar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tote é a bolsinha para carregar. SE o preço for pouca diferença, pegue com ela. É útil para um kit viagem. Principalmente se couber um moinho manual junto (o Porlex mini cabe DENTRO da AP).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alexandre, minha AP está chegando (com os filtro de papel) mas estava pensando, para o futuro, nos filtros Able. Vc disse que tem o Standard, sei que é mais resistente, mas pelo que andei lendo por aí parece que "amarga" mais que o Fine. Você já teve a oportunidade de comparar os dois?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca testei o Fine, mas a bebida preparada com o Standard é muito boa. O problema, pra mim, são os fines, que me provocam refluxo, então uso muito mais o papel. Comprei o metálico pensando em não usar o de papel, mas o último tem um preço bem aceitável, então acaba que uso muito mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a questão dos fines com o filtro Able na AP depende muito do grão/torra também.

 

Esses dias, aqui no trabalho, estava tomando um grão que torrei em casa (não lembro qual) com o Able Fine e passava realmente bem poucos fines pra bebida, quase imperceptível. Essa semana troquei por grãos da Nuance, com torra levemente mais escura que a dos grãos anteriores e, apesar de o café ser muito bom também, mesmo abrindo 2 pontos no Porlex a quantidade de fines na bebida aumentou bastante.

 

Hoje vou abrir mais um ponto do Porlex pra ver se melhora, mas dá pra perceber que cafés diferentes podem alterar drasticamente a quantidade de fines na xícara com o Able, mesmo usando o mesmo moedor na mesma regulagem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que faz sentido, com cafés de torras mais escuras, passar fines pelos filtros mais finos, porque o fato de o café estar mais torrado deve deixar o grão mais suscetível à produção de micropartículas no processo de moagem, até porque o grão fica mais mole.

 

Tinha a impressão de que, independente do café, o Able Fine promovesse uma experiência muito próxima à do filtro de papel, mas pelo visto, não. Já teve a oportunidade de comparar o Fine com o Standard, Mortari?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho e nunca usei o standard, mas do Able Fine pro filtro de papel há uma diferença significativa na xícara. Ambos dão resultados bons, mas diferentes. Eu costumo preferir o resultado do Able, mas, dependendo do café, quando passam muitos fines pra bebida acho melhor o de papel.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de tomar uma AP com o Able Fine abrindo mais um ponto do Porlex e não adiantou, ainda ficou com muito mais resíduo no fundo da caneca que ficava com o grãos que eu usei anteriormente.

 

Apenas como referência, deixei a caneca inclinada com o restinho de café um tempo pra decantar, depois inclinei pro outro lado e tirei a foto pra conseguir visualizar bem o pó residual, vejam:

 

20538963162_f6b0301003_b.jpg

 

 

Com o café anterior quase não ficava resíduo, mas com esse vai ser só no filtro de papel mesmo.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando comprei o Able pensei em (1) ter um filtro permanente que não me deixasse na mão caso ficasse sem os de papel e (2) ter um filtro que deixasse passar mais óleos pra xícara, mas não necessariamente sedimentos.

 

O raciocínio que fiz (e posso estar errado) pra escolher o Fine no lugar do Standard foi que, sendo o filtro feito de uma lâmina de inox, que é um material inerte e não "absorvente" (como papel, tecido etc.), ele acabaria deixando passar os óleos de qualquer forma, independente de quão fina fosse a malha. Sendo assim, optei pela malha mais fina possível justamente pra conter ao máximo os sedimentos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo o raciocínio, faz bastante sentido. Entretanto, pelo que vi do seu resultado final, concluí que o meu é suficientemente semelhante, o que não justifica a compra de outro filtro. Desde que a moagem não seja muito fina e seja consistente, a quantidade de resíduos é bem aceitável. Quando uso papel, afino mais a moagem. Quando uso o filtro de metal, uso a mesma moagem que uso para o V60, e voilá.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • 3 weeks later...

Acabo de comprar uma aeropress. To usando um café de torra clara que é bem doce mas eu to sentindo um pouco de amargo nas extrações, alguem sugere alguma receita ? Eu uso o moedor slim da Hario, quantos clicks seria o ideal pra o aeropress ?

Não tenho balança entao to usando uma medida da colher que vem nele com uns 150 ml de agua( no olhometro). Como vocês fazem ? 

valeeeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para diminuir o amargor, tenho duas sugestões: a primeira, é baixar a temperatura inicial da extração. Se você não tem um termômetro e ferve a água antes de despejar, experimente deixar a água descansar por quatro minutos e faça a extração, depois vá diminuindo o tempo de descanso até o momento em que o café voltar a ficar amargo, e escolha o tempo que melhor lhe atendeu. Lembrando que é importante que a massa de água a ferver deve ser sempre a mesma. Se tem o termômetro, vá baixando a temperatura inicial de extração de 1ºC em 1ºC, começando por 93ºC.

 

A segunda sugestão é engrossar a moagem. Vá engrossando um clique por vez até achar uma moagem que resulte numa bebida sem amargor. Novamente, é importante que ao ajustar a moagem a temperatura da água seja sempre a mesma. Sugiro começar em 8 cliques, que foi o que funcionou para mim, mas pode começar com mais ou com menos, de acordo com seu paladar.

 

Você pode começar por um ou outro processo, mas não altere as duas variáveis ao mesmo tempo. Vá mexendo com uma variável, depois com a outra, e assim sucessivamente. Por exemplo, baixe a temperatura da água, extraia; engrosse um ponto de moagem, extraia; depois baixe mais um pouco a temperatura, e extraia; depois engrosse mais um ponto a moagem e extraia, até atingir o resultado ideal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou usando esta receita pessoal, com a qual tenho conseguido cafés bem equilibrados (acidez, doçura, amargor e notas), com uma %Ext de 19,5% a 20,5%. Mas sem balança... a colher dá umas 12-13g de pó (depende da granulometria), então você pode colocar uns 220ml de água pois um pouco dela ficará retida no pó; marque visualmente na AP onde fica esse nível da água com as 12g de pó, e bingo!

 

Abraços,

Lisboa

post-5707-0-73087700-1442426503_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para diminuir o amargor, tenho duas sugestões: a primeira, é baixar a temperatura inicial da extração. Se você não tem um termômetro e ferve a água antes de despejar, experimente deixar a água descansar por quatro minutos e faça a extração, depois vá diminuindo o tempo de descanso até o momento em que o café voltar a ficar amargo, e escolha o tempo que melhor lhe atendeu. Lembrando que é importante que a massa de água a ferver deve ser sempre a mesma. Se tem o termômetro, vá baixando a temperatura inicial de extração de 1ºC em 1ºC, começando por 93ºC.

 

A segunda sugestão é engrossar a moagem. Vá engrossando um clique por vez até achar uma moagem que resulte numa bebida sem amargor. Novamente, é importante que ao ajustar a moagem a temperatura da água seja sempre a mesma. Sugiro começar em 8 cliques, que foi o que funcionou para mim, mas pode começar com mais ou com menos, de acordo com seu paladar.

 

Você pode começar por um ou outro processo, mas não altere as duas variáveis ao mesmo tempo. Vá mexendo com uma variável, depois com a outra, e assim sucessivamente. Por exemplo, baixe a temperatura da água, extraia; engrosse um ponto de moagem, extraia; depois baixe mais um pouco a temperatura, e extraia; depois engrosse mais um ponto a moagem e extraia, até atingir o resultado ideal.

 

Vou começar a testar! são 8 clicks partindo da posição mais apertada ? 

Outro problema que estou tendo é na hora de fazer invertida. Ta grudando cafe no embolo quando eu viro na xícara . Qual seria o motivo disso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro problema que estou tendo é na hora de fazer invertida. Ta grudando cafe no embolo quando eu viro na xícara . Qual seria o motivo disso ?

O que gruda no êmbolo são os pós finos (da moagem em geral) ou dos "fines" (partículas muito menores que a granulometria geral desejada) do café moído, que decanta rapidamente se a infusão descansar por muito tempo (15 a 20seg, ou mais). Forma aquele "lodinho grudento" duro de desmanchar, inclusive com grãos mais grossos. Aqui você tem duas soluções:

1) se o o tubo não estiver muito cheio (digamos pela metade), você pode girar ele em círculos fortes para soltar e dispersar essa massa de pó fino do fundo (junto ao êmbolo); ou,

2) o que eu prefiro fazer porque normalmente meu tubo está até a boca e espirra café se você o agitar: eu uso a pá para dar uma mexida vigorosa no fundo da AP, a fim de soltar o pó de lá, exatamente antes de virar a AP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que gruda no êmbolo são os pós finos (da moagem em geral) ou dos "fines" (partículas muito menores que a granulometria geral desejada) do café moído, que decanta rapidamente se a infusão descansar por muito tempo (15 a 20seg, ou mais). Aqui você tem duas soluções:

1) se o o tubo não estiver muito cheio (digamos pela metade), você pode girar ele em círculos fortes para soltar essa massa de pó fino do fundo (junto ao êmbolo); ou,

2) o que eu prefiro fazer porque normalmente meu tubo está até a boca e espirra café se você agitar ele: eu uso a pá para dar uma mexida vigorosa no fundo da AP, a fim de soltar o pó do fundo, exatamente antes de virar a AP.

Obrigada Lisboa. Eu acho que minha moagem tava muito fina ai tava acontecendo isso e o amargor que citei. tirei uma foto

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/20150916_184455_1_-jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...