Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Ruston Louback

Aeropress

Recommended Posts

Nos metálicos sempre passa algo de particulado, mas dá pra reduzir bastante. Tenta baixar o embolo em nao menos que 30 segundos e parar quando comece aquele ruído de ar passando no final.

Abs

Luis Paulo    1,079

Então tá explicado... em maior ou menor grau, qualquer filtro metálico deixa passar um pouco de particulado. Mesmo os Altura super finos... faz o teste colocando um de papel embaixo pra vc ver o que passa.

Nos metálicos sempre passa algo de particulado, mas dá pra reduzir bastante. Tenta baixar o embolo em nao menos que 30 segundos e parar quando comece aquele ruído de ar passando no final.
Abs
Geralmente extraio assim, lento e não indo até o final...

Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk

Então tá explicado... em maior ou menor grau, qualquer filtro metálico deixa passar um pouco de particulado. Mesmo os Altura super finos... faz o teste colocando um de papel embaixo pra vc ver o que passa.
Os particulados conferem que tipo de sabor à bebida?

Luis Paulo    1,079
3 minutos atrás, Rafael Ribeiro Simões disse:

Os particulados conferem que tipo de sabor à bebida?

Nada como experimentar por si próprio :P

Faz o teste aí... mesma receita, uma vez usando o mesh, outra vez usando o de papel.

Nada como experimentar por si próprio 
Faz o teste aí... mesma receita, uma vez usando o mesh, outra vez usando o de papel.
Tou sem minha AP nesse momento. Mas assim que estiver com ela em mãos vou fazer o teste!

• Like 1

MaLeandrini    10
20 horas atrás, Luis Paulo disse:

@MaLeandrini, vc usa filtro de papel comum ou filtro de metal? Bebida opaca é indicação de sólidos em suspensão (café da prensa francesa por ex)... deve estar deixando passar um pouco de particulado na filtragem.

Utilizo os de papel. Não vejo nada no fundo da xícara nem boiando, tão pouco sinto na lingua, mas o visual é bem bem turvo. 

Luis Paulo    1,079

Huummmm... sei explicar então não :mellow:

Will_Azin    45

Salve galera!!

Como questionado alguns post atrás, chegou meu filtro da Altura - The Ultra!!

Resolvi postar aqui.

eUhCJ35.jpg

hx0nfeW.jpg

Ele é beeeem fino, dá pra ver os dedos nesta foto.

Ontem a noite fiz um ""espresso"" e a diferença entre o filtro de papel é absurda. O gosto (para mim) ficou extremamente melhor.

Como o amigo @André Santos Savini tinha questionado sobre a retenção, segue as imagens.

4CUw9jq.jpg

Frente

89Dmwzt.jpg

Verso

ypAFlit.jpg

Xícara (percebe-se lá no fundinho a borra que fica, é bem mínima)

É isso galera, não fiz testes elaborados, igual ao tópico do amigo Rodolfo, mas já dá pra ter uma ideia.

Compra: https://alturahq.com/

Frete: $3,00 (eles mesmos enviam)

Tempo: Chegou em 7 dias corridos.

Correios: Nem fui taxado e nem peguei os R$ 15,00 ( \o/ )

Valeuuu!!!

• Like 3

MaLeandrini    10

Qual proporção vcs andam usando? Quanto tempo de infusao total? Esta mexendo? Não esta? AHHH ! O fato de eu usar o AP invertido pode dar um resultado mais ´´ turvo´´ ? 

MaLeandrini    10
Em 13/06/2018 at 16:35, Freedom Force disse:

Eu uso cerca de 30g de pó pra 240g de água. Na verdade só dobro a quantidade de pé que habitualmente uso quando faço só pra mim.

Faço uma infusão longa, total de cerca de 8 a 9 minutos, com moagem média (coado) e pouca agitação.

No final completo com a mesma quantidade de bebida em água.

Fica bom, menos complexo, mas ainda sim intessante. Não faço com os cafés mais tops, só os do dia a dia mesmo. Na minha experiência parece que a acidez diminui.

vc sente que fica mais turvo que em cafeterias? Metodo invertido ou tradicional?

Freedom Force    167

@MaLeandrini

Hum... acredito que não fique mais turvo não (pensando em óleos na xícara), de maneira geral.

Ainda que, na minha opinião, muitas cafeterias subextraem o café, então talvez sim :D. Pergunta difícil na verdade.

Faço com o método invertido.