Ir para conteúdo

Aeropress


Ruston Louback

Postagens recomendadas

N acha no brasil, n tao fácil.

Caramba 3 anos só? A minha ta chegando no sexto ano e ta firme e forte, na verdade todas as que eu uso estão sem problemas e todas tem pelo menos 2 anos

Enviado de meu Pixel 2 XL usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

N acha no brasil, n tao fácil.

Caramba 3 anos só? A minha ta chegando no sexto ano e ta firme e forte, na verdade todas as que eu uso estão sem problemas e todas tem pelo menos 2 anos

Enviado de meu Pixel 2 XL usando o Tapatalk


Pois é, João. Acho porque nos últimos tempos venho fazendo o café e não limpo ela imediatamente depois. As vezes ficam dias ela quietinha escondida e esqueço de lavar... Talvez o óleo do café esteja contribuindo pra isso...

Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A borracha da minha deixou de selar certinho a Aeropress depois de uns 3 anos de uso quase diário.

Não sei se tem a ver com usar o método invertido predominantemente, ou talvez por não limpar bem e guardar corretamente ela com frequencia :rolleyes:

Aí acabei comprando uma outra Aeropress, já que aqui não achei só a borracha pra comprar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Percebi que a minha mais antiga (6 anos) está mais frouxa que as outras, pensei ser a borracha, mas é o corpo dela que cedeu um pouco, pq o embolo dela nas outras aps fica apertado.

Enviado de meu Pixel 2 XL usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 1 month later...
  • 1 month later...
Em 28/06/2016 at 19:07, Lisboa Santos disse:

Hélio, do 2º colocado, considerando o tempo total (até o fim do êmbolo) foram 10+20+40+40 = 110min = 1:50min de contato da água com o café. Note que a AP não estava invertida, então estava filtrando continuamente no estilo de um V60 (mas é mais lento), a não ser que você só coloque o êmbolo (sem pressionar) pois isto cria um "vácuo" que pára a filtragem. Para vc ter uma idéia, em Curitiba usei a mesma moagem: eu usei 7.2 no EK43, e na receita está indicada 7 no EK-43. É uma granulometria média-grossa (80% entre 600 e 1.000 micra, 10% <600 e 10% >1.000). Com uma moagem destas, e em tempo tão curto, sem imersão estática e sem agitação extra nenhuma, nunca tive em mãos um café que não ficasse subextraído. A Nestlé que se cuide, pois esse café colombiano é sério concorrente do Nescafé!  :P  Gostaria de brincar com um colombiano desses em mãos, um dia! ;) E olha que nem é um gesha, é um bourbon amarelo..... que aliás é um varietal que eu gosto muito. ;)

Fala Lisboa! Cara, eu tenho procurado tabelas do EK43 para correlacionar o nível da moagem com a análise granulométrica dos grãos, assim como você descreveu aqui: "...em Curitiba usei a mesma moagem: eu usei 7.2 no EK43, e na receita está indicada 7 no EK-43. É uma granulometria média-grossa (80% entre 600 e 1.000 micra, 10% <600 e 10% >1.000)...". sabe onde encontro esse descritivo? Abraçooooo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

para os faixas preta de aeropress:

A receita original do Adler, inventor do metodo, fala em moagem espresso, pouca passagem de agua (90-100g), 12-a 16 g de cafe na conchina,,, completar com agua a gosto se necessario..

O raciocinio por ttras de suas recomendações são:

1- moer para espresso significa uma economia de pelo menos 10% de grão, devido a alta eficiencia de extração no pó fino..
2- extração em temperaturas mais baixas pela mesma razão acima...
3- tempo de passagem de agua reduzido melhora o sabor...

É uma visão "matemática" e lógica da coisa, do ponto de vista do "engenheiro"...

E daqui? Quem fez esse tipo de comparação na xícara?   Não é interessante que nos campaonatos mundiais a maior parte dos finalistas utilizem moagens entre média e grossa ??


Comentem,,,  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele fala de usar 85C. Se lembro bem, a questão dele, e que o inspirou a fazer a Aeropress, eram pesquisas que mostram que cafestol e kahweol podem aumentar colesterol. Ao filtrar com papel, diminui-se a concentração desses componentes, que são gorduras. Acho que a temperatura era mais pra diminuir acidez.

Enfim, o cara tá cheio de problema de saúde e não deveria beber café, aí inventa um troço pra fazer uma bebida ruim que possa tomar. :P

Brincadeira, nada contra o método nem as receitas diversas. Acho que como ele sugere usar pó fino e água menos quente, o tempo lento é pra compensar (também pode ser que fique difícil empurrar rápido com pó muito fino). Mas outro dia vi um artigo em que se comparou café feito a 87, 90 e 93 graus Celsius e praticamente não havia diferença. Talvez de 95 pra 85 diminua um pouco a percepção de acidez, mas duvido que mude muito o pH do café - que convenhamos, não é o problema de saúde, considerando o pH do estômago. A cafeína certamente é mais maléfica e quem tem gastrite, refluxo ou outras ites no trato gástrico tem que ponderar bem esse consumo de maneira geral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

para os faixas preta de aeropress:

 

A receita original do Adler, inventor do metodo, fala em moagem espresso, pouca passagem de agua (90-100g), 12-a 16 g de cafe na conchina,,, completar com agua a gosto se necessario..

 

O raciocinio por ttras de suas recomendações são:

 

1- moer para espresso significa uma economia de pelo menos 10% de grão, devido a alta eficiencia de extração no pó fino..

2- extração em temperaturas mais baixas pela mesma razão acima...

3- tempo de passagem de agua reduzido melhora o sabor...

 

É uma visão "matemática" e lógica da coisa, do ponto de vista do "engenheiro"...

 

E daqui? Quem fez esse tipo de comparação na xícara?   Não é interessante que nos campaonatos mundiais a maior parte dos finalistas utilizem moagens entre média e grossa ??

 

 

Comentem,,,  [emoji6]

Pois então... Ontem recebi de presente um catuai vermelho de Piatã e resolvi fazer duas extrações distintas. Em ambas utilizei 13g/200ml, moagem com 10 cliques no hario e infusão de 2mins30s. Contudo, em uma extração usei água a 82.5, enquanto na outra água a 92.5. Ambos os cafés ficaram bons, sendo que o da temperatura maior apresentou maior dulçor e o de temperatura menor uma maior acidez, com dulçor ainda presente (este último me agradou mais, inclusive).

 

O fato é que a aeropress possui muitas variáveis (temperatura, moagem, tempo de infusão, forma e tempo de agitação, além do Brew Ratio), pe fica difícil estabelecer o melhor padrão, principalmente ao se trocar de grão. Claro que, em tese, para uma bebida equilibrada, as variáveis devem ser alteradas em conjunto, como você próprio mencionou aí em cima. Todavia, mesmo tal questão é relativa, vide as extrações longas do Lisboa, que realmente entregam uma xícara boa.

 

Resumindo, acho que o segredo é procurar um padrão que lhe agrade e lhe dê repetibilidade, tentando ajustar o mínimo de variáveis ao se trocar de café, se possível...

 

 

Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/01/2021 at 07:25, Carneiro disse:

 

Enfim, o cara tá cheio de problema de saúde e não deveria beber café, aí inventa um troço pra fazer uma bebida ruim que possa tomar. :P

 

:D:Dhuhuahauhauhaaa... Bem, ele disse em entrevista que iventou o metodo pq adorava cafe, mas o preparo era muito lento, e normalmente resultava numa bebida amarga.... Pra temperatura ideal,, ele saiu distribuindo aeropress pra um monte de gente num esquema tipo blind test... e a maioria preferiu 79°...  sendo os extremos +- 73 e 85 ou 86 graus.....

Me interesso pela area de nutrição ja a muitos anos, e vou te dizer que, colesterol isoladamente, não é marcador de nada...  Nao passa de justificativa pra se receitar estatinas, farmacos que a maioria das pessoas sinceramente nao precisa...   Tem um monte de coisa impactanto a saude, e a principal delas é o alto consumo de açúcar; seja direto (açucar branco na xícara ou preparao de alimentos) ou indireto (refrigerantes, farináceos, biscoitos)... Normalmente sob essas condições, os níveis de colesterol sobem independente do seu consumo alimentar, uma vez que existe produção pelo proprio corpo!

Estudos de "observação", retrospectivos, que dependem da memória dos entrevistados pra lembrar o que comeram ontem (na melhor das hipoteses) são bem complicados de constituirem evidencia sólida. Tem uma cacetada de varíável não considerada, e muitas vezes os proprios pesquisadores fazem questao de lembrar que a associação entre dois fatores não implica em causalidade...

Grande abraço !  ;)

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...

Saiu um post novo no Coffee Ad Astra e eu achei as conclusões acerca da Aeropress bem interessantes!
Testei hoje a receita que ele compartilhou e eu gostei MUITO do resultado, acho que foi um dos melhores resultados que tive numa Aeropress. A única coisa que eu não tinha e é até mencionado como opcional é aquele acessório da Fellow, o Prismo.

Acho que vale a pena o teste apesar de entender que pra muitos a proposta da Aeropress pode ir meio contra um tempo de infusão de 10 minutos.

https://coffeeadastra.com/2021/09/07/reaching-fuller-flavor-profiles-with-the-aeropress/

 

Citar

 

TL;DR

  • Try steeping your AeroPress brews for 10 minutes or more. The flavor profile will get much closer to pour overs brewed at high average extraction yields.
  • Try using 100°C water if you are drinking light roasts, even though the AeroPress has more insulation than most pour over drippers.
  • Push the plunger as gently as you can.
  • Try to obtain an even bed before pushing the plunger in. To my surprise, it is still quite possible to get astringent brews if you push the water unevenly through the coffee bed, even when the slurry is saturated.
  • Use the Prismo if you have one, it helps to prevent side bypass. It can also really mitigate filter clogging if you pour some water first and then the dry coffee on top of it.
  • While this method can reach flavor profiles typical of very high average extraction yields like a well-prepared pour over or a cupping, it is a lot more wasteful because the slurry will retain some very concentrated water. I typically experience about 3% waste, which is similar to losing 0.5 grams out of a 18 grams dose.

 

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Ressuscitando o tópico...

Tenho uns filtros de 51mm da minha defunta DeLonghi EC200. Fiquei com vontade de furar um chuveiro de Aeropress para experimentar com esses filtros. Além dos pressurizados originais, ainda tenho não pressurizados chineses.

Agora a dúvida: Comprar as peças da Aeropress direto (10 dólares lá, não sei quanto custaria de frete e impostos) ou ver se alguém imprime as peças (que aguentem o uso)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...